sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ceará receberá mais 4 mil tonaladas de milho, em Madalena produtores continuam prejudicados

O Governo do Estado vai custear o transporte de mais 4 mil toneladas de milho que virão do município de Porteirão, em Goiais para atender agricultores familiares e produtores rurais

Quatro mil toneladas de milho serão transportadas para o Estado do Ceará nas próximas horas para os armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) localizados no interior do Ceará.

A saca de 60 quilos do produto será vendida a R$ 18,10 para os agricultores familiares que possuírem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a R$ 21,00 para os demais produtores. A chegada do produto vai minorar os efeitos da seca, servindo para alimentar o rebanho.

O milho foi disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em virtude da estiagem. O Governador Cid Gomes negociou diretamente com o ministro Mendes Ribeiro Filho a disponibilização dessas 4 mil toneladas.

O milho será transportado de Porteirão, em Goiás, e o frete será custeado pelo Governo do Estado, que também está negociando a disponibilização de novos terrenos em Sobral e Quixeramobim para servirem de armazéns da Conab, para atender aos agricultores das Regiões Norte e Sertão Central. Atualmente existem armazéns da Conab em Crateús, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Senador Pompeu.

Aproximadamente duas mil toneladas de milho já estão a caminho do Ceará e devem chegar a qualquer momento. O compromisso do MAPA com o Estado é que até o final de setembro, mais 31 mil toneladas de milho sejam distribuídas.

Fonte: SDA

Em Madalena Produtores Rurais
continuam prejudicados
Lamentavelmente, alguns Produtores Rurais de Madalena que realizaram seus cadastros para ter acesso ao milho da Conab, estão prejudicados pelo escritório local da Ematerce, por conta de deficiências na operacionalização do programa.

Fizemos pessoalmente nosso cadastro, foi aprovado, e não recebemos o boleto. Após a chegada da primeira cota do  milho em Madalena, fomos ao escritório da Conab em Senador Pompeu e constatamos que o escritório da Ematerce de Madalena não nos colocou na relação para emissão dos boletos, situação pior, aconteceu com produtores que levaram a documentação ao escritório da Ematerce de Madalena, realizaram o cadastro, e a Conab não aceitou o cadastro, pelo fato da documentação está incompleta, e o que é pior, o produtor sequer foi informado do fato, para que fosse providenciado o documento pendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário