terça-feira, 24 de abril de 2012

Secretário afirma que com ações do Cotar Interior ficará mais seguro

 "O Cotar será uma vacina eficaz, que vai combater os criminosos no Interior, e será como um anjo da guarda para aquelas cidades que contam com pequenos efetivos policiais. Vamos atacar com capacidade efetiva de resposta e reprimir esses grupos criminosos que vêm desafiando a tudo e a todos".

Com esta declaração, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Bezerra, colocou em ação o mais novo grupo de elite da Polícia Militar do Ceará. Trata-se do Comando Tático Rural (Cotar). A unidade que vai combater a onda de assaltos bancos no Interior cearense será comandada pelo capitão PM Rodrigues de Souza e terá efetivo de 64 homens, entre praças e oficiais, além de oito viaturas.

As atuações do Cotar no Interior serão direcionadas de acordo informações passadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin), principalmente as relativas a reação aos ataques a bancos e ao tráfico de entorpecentes. Além das zonas rurais, os homens do Cotar agirão nas divisas com Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com objetivo de combater a entradas de drogas e armas.

Para que o trabalho do Cotar renda o esperado, os policiais contarão com equipamentos de última geração, tais como detector de material explosivo, telefone global por satélite e armamento de grosso calibre. O Cotar terá ainda uma linha fixa de telefone para manter contato diretos com as polícias dos Estados com os quais o Ceará faz divisa. Sempre que um bando agir no Ceará e fugir para outro Estado, a comunicação será imediata. Em situação inversa, o procedimento será o mesmo.

Além da pistola ponto 40, cada policial militar do Cotar usará uma fuzil calibre 7.62. Em toda viatura haverá uma metralhadora modelo Madsen de calibre 7.62. "Existem no Brasil afora vários batalhões de policiamento rural, mas não vi nenhum deles com o aparato tecnológico que o Ceará tem a partir de agora", garantiu o secretário da Segurança Pública.

O titular da SSPDS ressaltou ainda que o Cotar terá o apoio de duas das três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) que estão baseadas no Interior do Estado. Até o final da gestão, o coronel Francisco Bezerra pretende triplicar o efetivo do Cotar.

Treinamento

As patrulhas no Interior do Estado serão realizadas em comboios de duas viaturas, com quatro policiais em cada uma. Um oficial comandará as duas composições. O comandante geral da PM, coronel Werisleik Matias, enfatizou que os integrantes da nova unidade passaram por um intenso treinamento na Academia Estadual da Segurança Pública do Estado (Aesp).

(Com informações do Jornal Diário do Nordeste)

Um comentário:

  1. Era pra ter feito uma visita a comunidade de macaoca, pois ta voltando os furtos de animais na referida localidade.

    ResponderExcluir