segunda-feira, 9 de abril de 2012

Entidades se reúnem em Madalena para elaborar proposta para enfrentar estiagem

Entidades representativas dos produtores rurais no município de Madalena estarão reunidas na manhã desta segunda-feira 9, para realizarem conjuntamente um diagnóstico da situação do município de Madalena diante da falta de chuvas, que poderá ocasionar uma das maiores secas dos últimos tempos, e em seguida elaborar documento com proposta de ações, que deverá ser encaminhado as três esferas de governo, municipal, estadual e federal.

Os reservatórios do município que ainda não secaram, estão com pouca água, e os produtores rurais que arriscaram plantar, já perderam suas lavouras.

Diante da escassez de chuvas no município, sequer a pastagem para os animais está assegurada, muitos criadores já estão sendo obrigado a vender seus rebanhos, até a Fazenda Teotônio, pertencente ao grupo Edson Queiroz, responsável pela maior produção de leite do Sertão Central, já teve que retirar até o momento, mais de mil cabeças de bovinos.

Outro fator que vem causando grande preocupação às lideranças do setor é a redução do número de agricultores inscritos no programa Garantia Safra no município, que antes era de 3.725, e agora é de apenas 1.998.

A reunião acontecerá na sede do Sindicato dos Produtores Rurais (SINRURAL), além do SINRURAL, estarão participando, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), Federação das Associações Comunitárias (FEDACMA) e da Secretaria Municipal de Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário