segunda-feira, 9 de abril de 2012

Provab não consegue incentivar jovem médico a trabalhar no interior

Salários vantajosos e bônus nas provas de ingresso em residências não atraem profissionais

O Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab), criado pelo Governo Federal para incentivar a ida de médicos recém-formados para cidades do interior do país, não está conseguindo o objetivo de suprir a carência de municípios que pediram ajuda ao Ministério da Saúde.

Em todo o país existem 7.193 vagas, no entanto 1.460 médicos demonstraram interesse, e apenas 460 já começaram a trabalhar. O Ministério da Saúde revela ainda que 2.130 cidades, ou 38% do total, apresentam dificuldades para manter ou expandir o Programa de Saúde da Família.

O Provab oferece bônus de 10% nas provas de ingresso em residências médicas a recém-formados que trabalharem por um ano em cidades do programa. De acordo com reportagem da edição deste domingo do jornal O Globo, um balanço do Ministério da Saúde mostra que 233 cidades não atraíram nenhum interessado.

Por esse motivo, a presidente Dilma Rousseff determinou aos ministérios da Saúde e da Educação que preparem um plano para aumentar o número de médicos no país. O governo está convencido de que faltam profissionais e estuda criar ou ampliar faculdades, assim como facilitar a validação de diplomas de quem se formou no exterior, em países como Cuba, Bolívia e Argentina. Outro projeto é abrir mais 4 mil vagas de residência.

(Com informações do jornal O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário