quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Senador Eunício Oliveira e o presidente da FAEC Flávio Saboya recebidos em audiência pelo ministro da agricultura

Presidente Flávio Saboya, ministro Mendes Ribeiro Filho
e o senador Eunício Oliveira
O senador Eunício Oliveira e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, foram recebidos nesta quarta-feira 23, em audiência pelo ministro da agricultura, Mendes Ribeiro Filho, Flávio Saboya solicitou apoio para combater a praga “Oídio”, fungo que está causando perdas na produção de caju no Nordeste

O parlamentar solicitou ao ministro o encaminhamento do parecer à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que permite aos produtores de caju utilizar, em caráter de urgência, produtos comerciais à base de enxofre e de triflumizole, os quais tiveram eficiência comprovada pela Embrapa.

De acordo com Flávio Saboya, o Governo já disponibilizou os atomizadores para realizar a vaporização nas produções, mas é necessário aguardar a autorização da Anvisa. “Precisamos dessa autorização para manter ou até aumentar nossa produção de caju, garantindo a qualidade do produto que é consumido aqui, mas principalmente, no exterior, já que somos o maior exportador do produto”, disse.

Eunício manifestou preocupação com a rápida proliferação do fungo. Ele disse que é preciso agir com rapidez para que não aconteça o fim da produção como aconteceu com o cultivo do algodão no Ceará. O ministro Mendes Ribeiro confirmou seu apoio e assinou encaminhamento à Anvisa dando parecer favorável a aplicação dos produtos .

Segundo a FAEC, 30% da produção de caju, no Ceará, já foi destruída devido à proliferação do fungo, atualmente, em todo o Estado, existem cerca de 60 mil produtores de caju. O setor gera em torno de 150 mil empregos no campo e 20 mil empregos na indústria e serviços. A Região Nordeste dispõe de mais de 659 mil hectares cultivados com o caju, sendo o Ceará o maior produtor, com aproximadamente 55% da safra.


(Com informações do Blog do Eliomar)

É a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará - FAEC, através do presidente Flávio Saboya, no fiel cumprimento do seu papel, que é a defesa dos setores agrícola e pecuário do estado, parabéns a entidade, da qual o Sindicato dos Produtores Rurais de Madalena é filiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário