quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comandante da PM com o apoio de moradores se mobiliza contra poluição sonora em Madalena

Área central da cidade de Madalena
O comandante do destacamento da Polícia Militar no município de Madalena subtenente PM, Roberto Alves Tavares elaborou relatório circunstanciado, também subscrito por um grupo de moradores residentes no entorno da praça da igreja matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no centro da cidade e bairros próximos, expondo problemas ocasionados pela poluição sonora provocada principalmente pelo uso de sons automotivos, que são utilizados nos porta malas dos veículos e ainda os chamados “paredões”.

De acordo com o comandante da PM, algumas apreensões de equipamentos e a elaboração de Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO têm sido efetuadas, no entanto alguns adeptos da prática insistem em desrespeitar o sossego alheio, onde em determinados momentos, as pessoas mesmo com as portas de suas residências fechadas, não conseguem estabelecer um diálogo, ou até mesmo descansar após um dia de trabalho, ainda de acordo com o relatório, em alguns casos, os abusos são apoiados ou presenciados também por uma camada da sociedade que detém um poder socioeconômico e que acha que está acima de tudo e de todos.


O relatório circunstanciado elaborado pelo comando da PM no município com o apoio de populares, foi encaminhado ao representante do ministério público da comarca de Madalena, ao juiz de direito, ao prefeito municipal, e ao comando do 4º batalhão da polícia militar.


Resposta imediata do Ministério Público

Ao receber o relatório nesta terça-feira 29, o promotor de justiça da comarca de Madalena Dr. Gustavo Pereira Jansen de Mello, sensível ao problema que vem enfrentado os moradores do centro e bairros circunvizinhos, de imediato baixou ainda na terça-feira, recomendação ministerial, na qual restringe o uso dos aludidos equipamentos de som e estabelece punições aos infratores.


Nossos parabéns ao subtenente Roberto Tavares e aos moradores que subscreveram o relatório, e ao Exmo. Senhor promotor de justiça Dr. Gustavo Jansen pelas medidas adotadas.


O relatório e a recomendação do ministério público serão lidos na íntegra neste sábado, 02 de junho, no programa Panorama Geral, a partir das 12h:30min na Rádio Campo Maior AM 840.   

Ações do Comando Tático Rural no Sertão Central

Implantado recentemente pelo governo do estado do Ceará, através da secretaria da Segurança Pública e do comando da Polícia Militar, o Comando Tático Rural-COTAR, vem correpondendo com a expectativa da população do Sertão Central, a presença das equipes do COTAR tem sido uma constante também no município de Madalena, realizando policiamento preventivo, contribuindo com o trabalho do efetivo local e trazendo mais tranquilidade aos cidadãos de bem.

Equipados com armamento especial, comunicação por telefone celular global (por satélite) e notebooks nas oito viaturas do Cotar, os militares que integram a unidade foram escolhidos de acordo com um perfil específico, sendo policiais experientes e, alguns deles, com passagem pela Guarda Nacional.


Ao todo, são 64 policiais militares que participaram do curso “Comando de Operações Rurais”, voltado para preparação da tropa para a complexidade das operações na Caatinga. As equipes receberam, em julho do ano passado, treinamento especial na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).


Diante dos bons resultados, torna-se  nescessário que o governo do estado amplie as ações, principalmente aumentando o efetivo, ainda considerado pequeno, tendo em vista a extensão territorial do estado.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Manifestantes depredam sede do jornal Diário do Nordeste

Trabalhadores da construção civil em greve e da indústria gráfica do Ceará invadiram o prédio do jornal Diário do Nordeste, em Fortaleza, na manhã desta terça-feira (29), durante protesto.

Os manifestantes pressionaram a porta de vidro da portaria e usaram pedras para quebrá-la. Um funcionário ficou ferido com os estilhaços de vidro. Janelas e veículos próximos à portaria também foram danificados.

(Com informações do G1-CE)

Programação do PEC Nordeste será lançada nesta 3ª feira

O presidente da Federação da Agricultura do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, lançará nesta terça-feira, às 14h30min, no plenário da Assembleia Legislativa, a programação do XVI Seminário Nordestino de Pecuária, o conhecido PEC Nordeste. O evento ocorrerá de 18 a 21 de junho próximo, no Centro de Convenções.

O tema central deste ano é “Pecuária Nordestina e o Novo Código Florestal”, contando com mesas redondas, oficinas de capacitação, minicursos, feira de produtos e serviços agropecuários, encontro dos secretários municipais e Mostra Pet, PECLEITE (concurso leiteiro).

Ainda no programa, duas  palestras globais abertas ao público: uma com o mesmo tema do PEC Nordeste e outra sobre a  ”A importância da Transnordestina para o Desenvolvimento da Pecuária Regional”, que será ministrada pelo diretor de Infraestrutura e Logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA),  José Ramos Torres de Melo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cid evita falar de eleições e decreta estado de emergência em 168 municípios

“Eu não vou tratar de eleição!”, afirmou o governador Cid Gomes (PSB) após reunião, nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, com prefeitos e representantes do Exército, onde tratou sobre ações de combate à estiagem que se registra na maioria dos municípios do Estado. Lembrou que estava há cinco horas tratando só sobre o tema e que essa era sua prioridade.

Cid Gomes cortou a conversa e disse que não falaria nesse tema em respeito aos que estão passando dificuldades por conta da seca. Ele anunciou que vai pagar seis e não só cinco parcelas do Garantia Safra, que dá no total R$ 32 milhões. Isso para 240 mil famílias atingidas pela estiagem. O desembolso começa em junho próximo.

O governador observou que o inverno no Estado foi irregular e abaixo da média em vários municípios e que por isso decretou estado de emergência  em 168 municípios, o que evitará maior burocracia na liberação do apoio financeiro. Por conta disso, terá que avaliar caso a caso. Ele adiantou que continua o trabalho de implantação de cisternas e que a previsão é de mais 40 mil cisternas, além de sistemas de abastecimento de água para mais 15 mil famílias.

Anda sobre a quadra invernosa, Cid disse que 2010 foi pior que 1958, mas preferiu aguardar um estudo completo a ser liberado pela Funceme para informar se 2012 está sendo o pior ano de estiagem.

Fonte: Blog do Eliomar

Revista Veja está no Ceará investigando decisões de cortes de contas

A revista Veja, de maior alcance no país, está fazendo uma varredura sobre nomes que atuam na política, mas que deveriam estar na cadeia ou fora da política.

A investigação vai incluir as cortes de contas. São os tribunais que facilitam a permanência dos fichas-sujas.

A Veja vai analisar decisões dos tribunais de contas e do judiciário. A Veja foi pautada a partir das denúncias contra vários ex-prefeitos que pretendem voltar ao poder mesmo com a ficha completamente suja.

(Com informações do Blog do Roberto Moreira)

Inscrições para o Enem começam hoje pela internet

Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 poderão se inscrever a partir das 10h de hoje (28).  O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro.

No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser feito até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros.

O edital
com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil

sábado, 26 de maio de 2012

Profissionais da área da saúde em Madalena falam sobre óbito decorrente do vírus H1N1

Além da presença da coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria da Saúde do município de Madalena Tatyana Costa no programa Panorama Geral deste sábado 25, que prestou esclarecimentos a população de Madalena a cerca da notícia publicada de forma destorcida através de alguns veículos de comunicação do estado, sobre óbito ocorrido em Madalena decorrente do vírus H1N1, recebemos também e-mail de Kerla Cavalcante, enfermeira do PSF do distrito de União.              


E-mail da enfermeira Kerla Cavalcante na íntegra:


Boa Tarde ouvintes ! Venho por meio desta nota esclarecer sobre o óbito ocorrido no Distrito de União Município de Madalena. Primeiramente justificando minha ausência, pois passei por um processo cirúrgico há dois dias. Externo aqui meu apoio aos familiares da vítima! Retificando a notícia publicada, o caso acorreu no dia 09/04/2012 e não na última sexta, e o mesmo não aconteceu no Hospital de Madalena e sim no Hospital Geral de Fortaleza. Sabendo que se trata de um caso isolado, não havendo assim motivo para alarde. Paralelamente todo o sistema da epidemiologia e Secretaria de Saúde de Madalena, está tomando providências necessárias para manter a doença sob controle.Madalena é um município cuja  cobertura vacinal é bastante significativa.Durante o processo saúde-doença mantive contato com a família, obtendo as seguintes informações: a adolescente apresentou febre no sábado dia 07/04 que antecedeu o óbito, tosse não produtiva, edemas na face e alimentando-se normal. Por ser um período de feriado prolongado. "Atentar para essa informação." A família recebeu visitas de parentes vindo de Fortaleza, onde permaneceram por alguns dias na residência da vítima.Ainda informo que a mesma tem seu calendário vacinal completo , incluindo a vacina H1N1 no ano de 2010.As orientações recomendadas são: apresentando febre, sintomas graves de gripe procure imediatamente o serviço de saúde.O importante é prevenir e evitar que o vírus se propague.Abraço à todos!!

Secretaria de Saúde confirma sexta morte por gripe A no Ceará em 2012

Até agora foram confirmados 131 casos em 17 municípios cearenses

Ceará registrou nesta sexta-feira (25) a sexta morte por gripe A em 2012. Desta vez, o caso foi em Madalena, a 186 km de
Fortaleza. Segundo o coordenador de proteção e promoção à saúde do Ceará, Manoel Fonsêca, uma jovem de 18 anos morreu nesta sexta-feira no Hospital Municipal de Madalena.

Na sexta-feira passada (18), uma mulher morreu no Hospital São José, em Fortaleza. De acordo com o diretor da unidade hospitalar, Anastácio Queiroz, a paciente chegou ao hospital "com o pulmão muito comprometido".  Na sexta passada, o boletim registrava cinco mortes por conta de gripe A no Ceará, sendo duas em Fortaleza

De janeiro a 25 de maio de 2012, foram notificados 420 casos suspeitos de influenza pandêmica (H1N1). Destes, 31,2% (131) foram confirmados e 68,8% (289) foram descartados.

No estado foram confirmados 131 casos da doença em 17 municípios até a sexta-feira (25). De acordo com a Secretaria da Saúde, 81% das pessoas infectadas são mulheres em idade fértil (de 10 a 40 anos de idade). Entre essas mulheres, 43% são gestantes. Além de gestantes, estão na área considerada de risco, idosos, crianças e profissionais da área de saúde.

(Com informações do G1)

Manifestação da secretaria de Saúde de Madalena

De acordo com informações do secretário da saúde de Madalena e da responsável pelo setor de epidemiologia do município, o óbito da jovem de 18 anos, que residia no distrito de União no município de Madalena, não ocorreu ontem, e sim no mês de abril, no Hospital Geral em Fortaleza, o que de fato houve ontem foi a divulgação do exame que constatou a causa da morte da jovem.

A secretaria de saúde de Madalena estará se manifestando sobre o assunto, no programa Panorama Geral que irá ao ar logo mais a partir das 12h:30min na Rádio Campo Maior AM 840.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

De acordo com MPF empresa de transporte escolar desviou R$ 2,9 milhões no Ceará

Segundo denúncia do Ministério Público, empresa alterava quilometragem. Prejuízo diário causado a município por empresa era de R$ 4,8 mil, diz MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, entrou com uma ação de improbidade administrativa na Justiça denunciando a empresa que realiza serviço de transporte escolar na cidade por fraude que geraram prejuízo de quase R$ 2,9 milhões em dois anos, entre 2008 e 2010.

De acordo com denúncia do Ministério Público, a empresa que prestava os serviços para a prefeitura de Juazeiro do Norte apresentou uma proposta que previa uma quilometragem diária de 3.079 quilômetros com um total de 30 veículos para realizar o transporte de alunos.

Representantes do MPF dizem ter constatado por meio de diligências que a quilometragem diária feita pelos veículos da empresa estava superstimada em 1.380 quilômetros. Como o contrato prevê um custo de R$ 3,50 por quilômetro rodado, o MPF conclui que houve superfaturamento diário de R$ 4.830,00.

Procurada pelo G1, a empresa responsável pelo serviço de transporte escolar em Juazeiro do Norte citada na denúncia afirmou que no momento da ligação (na tarde desta sexta-feira) não há pessoas presentes na empresa que possam falar sobre o caso.

Ainda de acordo com o Ministério Público, como a empresa atuou durante três anos letivos, entre 2008 e 2010, o prejuízo total causado pelo superfaturamento foi de R$ 2.898.000,00. "A empresa contratada encontrava-se, pois, a enriquecer ilicitamente às custas do dinheiro público, porquanto vinha recebendo quantias muito superiores ao valor dos serviços prestados", afirma o procurador responsável pela denúncia, que pede para não ser identificado.

A ação de improbidade administrativa pede o ressarcimento integral do suposto prejuízo, suspensão de direitos políticos dos envolvidos, pagamento de multa, proibição de contrato com o poder público e impedimento de receber incentivos fiscais.

Fonte: G1-CE

Falece aos 53 anos o radialista Pedro Azevedo

            Foto: (Arquivo Rádio Campo Maior)
Faleceu na manhã desta sexta-feira, 25, no hospital CuraD’Ars, em Fortaleza, o radialista Pedro Azevedo, da Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim. Pedro faleceu em decorrência de complicações após ser submetido a uma intervenção cirúrgica. Pedro Azevedo trabalhou em diversas emissoras de Rádio de Quixeramobim, inclusive na Rádio Campo Maior. Era detentor de grande audiência e muito querido pelos seus ouvintes.

Antes de passar a residir em Quixeramobim, Pedro viveu sua juventude ao lado dos seus pais (Zé Farrapo, in-memorian e Dona Raimundinha), e dos irmãos, na Fazenda Tigre dos Carneiros, localizada entre os municípios de Madalena e Quixeramobim, onde construiu uma grande legião de amigos que hoje estão comovidos e lamentam sua morte.

Pedro era uma figura humana extraordinária, e grande amigo, partiu prematuramente aos 53 anos, pautou sua existência na amizade e na solidariedade, que Deus o acolha e conceda força a sua família e amigos para suportar a dor da sua partida.



                      Pedro José de Azevedo   (Foto: Arquivo Rádio Difusora Cristal)

V Café do Alfredo acontecerá dia 9 de junho




“No Café do Alfredo é assim, todo mundo se diverte, é gostosa a brincadeira, vem gente de todo canto, você nunca se esquece...”. Será neste ritmo, ao som do tema musical do V Café do Alfredo, que familiares e amigos de Alfredo Almeida Machado se reencontrarão às 9 horas, do próximo dia 09 de junho, à sombra dos Benjamins, à Rua Monsenhor Salviano Pinto, N°: 47.

Realizado a cada dois anos em Quixeramobim, o Café do Alfredo tem como principal objetivo reunir amigos e familiares do ex-deputado e prefeito municipal no intuito de preservar sua memória e manter os laços de amizade e convívio social.

Alfredo Machado, quixeramobiense do século, quando em vida, costumava sempre acolher em sua casa aqueles que o procuravam, seja para um conselho, seja para um afago. E, em meio às conversas, um café sempre era oferecido ao visitante. Em memória a esse seu gesto, sempre generoso e acolhedor, em 2004, informalmente, sua esposa, Dona Tereza Holanda Machado, resolveu reunir amigos e familiares para tomar um café, que mais tarde se tornou o “Café do Alfredo”, passando a ser realizado a cada dois anos.

A data escolhida para o evento é sempre no mês de junho, quando acontecem em Quixeramobim, os tradicionais festejos de Santo Antonio, época em que quase todos os amigos e familiares visitam a cidade para reverenciar o padroeiro.

A programação já está sendo finalizada e algumas atrações culturais já confirmaram participação no evento, como o sanfoneiro Luís Paulo do Acordeon, que promete resgatar com suas canções as raízes e a tradição do forró pé-de-serra de Luís Gonzaga.

Orquestra de Sopros Padre Vital Elias Filho, de Madalena, participará pela primeira vez do Café


Fundada em 1998, a Orquestra de Sopros Padre Vital Elias Filho atualmente é comandada pelo Maestro Siqueira Júnior. São 30 integrantes, com idade entre 12 e 20 anos. A Banda tem em seu currículo apresentações em diversos festivais do interior do Estado, além de apresentações no projeto “Pra ver a Banda”, que acontece no Teatro Dragão do Mar. Por onde o grupo passa deixa a marca de uma belíssima performance.


Orquestra de Sopros Padre Vital Elias Filho
Serviço:
Café do Alfredo – Ano Cinco
09 de junho de 2012
Horário: 09h
Rua Monsenhor Salviano Pinto, 47
Quixeramobim-CE


(Com informações do Sistema Maior de Comunicação)

Vamos Nós - Alfredo Machado sempre manteve forte vínculo com o município de Madalena, como prefeito de Quixeramobim e deputado estadual, foi responsável direto por muitas obras que dotaram o então distrito de Madalena de infraestrutura que lhe possibilitaram a tão sonhada emancipação. Alfredo Machado, na condição de deputado estadual, foi o autor do projeto de Lei que criou o município de Madalena, sancionado no dia 24 de dezembro de 1.986 pelo então governador Gonzaga Mota.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Até que enfim alguém da bancada cearense cobrou do governo as ações de combate a seca

“A presidente Dilma prometeu 400 mil toneladas de milho para alimentar os animais durante a seca e até hoje não chegou um grão”, criticou o senador atacando a burocracia do governo. Eunício foi mais além: “Foi prometido carro pipa para cinco mil comunidades. Até agora nenhuma gota d’água e foi prometida uma bolsa para ajudar as vítimas da seca e até agora nada”, criticou.

Eunício bateu duro na burocracia oficial que não deixa o governo se mover. Ele avisou a presidente Dilma que o que ela anunciou não está sendo executado com a urgência que deveria.

Governador agenda encontro com prefeitos para tratar da estiagem no Ceará

Gov Cid reunido com a bancada cearense em Brasília
Como forma de reduzir os efeitos da seca no Ceará, o governador Cid Gomes agendou para a próxima segunda-feira (28), às 9h30, um encontro com os prefeitos dos municípios do Estado, no Centro de Convenções, em Fortaleza. A definição do encontro aconteceu durante o café da manhã do governador com a bancada federal, nesta quarta-feira (23), na Representação do Ceará, em Brasília. Alguns políticos e autoridades governamentais do Estado também estiveram presentes. 

No encontro, Cid Gomes destacou as medidas já adotadas para sanar os prejuízos causados pela seca como o Garantia Safra (R$ 680 divididos em cinco parcelas de R$ 136 para 240 mil agricultores cearenses), bolsa-estiagem (R$ 400 em cinco parcelas de R$ 80 para os agricultores não contemplados pelo Garantia Safra), carros-pipa (R$ 165 milhões), 53.785 cisternas e 1.500 sistemas simplificados de abastecimento de água (total de R$ 180 milhões), redução dos valores de alimentação animal (redução da saca de milho de R$ 40 para R$ 18,75 para os pequenos agricultores).

Outros assuntos ainda foram discutidos para tratar de situações como o financiamento público para os pequenos agricultores que tiveram problemas com a safra ou comerciantes que perderam com a redução de produtos advindos da atividade rural.  

Além da estiagem, o governador e a bancada trataram de temas relativos à infraestrutura de estradas federais, interligação de bacias e a Transnordestina. Essas demandas foram encaminhadas para soluções junto ao Governo Federal.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Vamos Nós - Louvável iniciativa do governador Cid, um governante extremamente comprometido com as causas do seu povo, no entanto, as ações voltados para o enfrentamento da seca, anunciadas pelos governos, Federal e Estadual, precisam ser desburocratizadas, a maioria dos municípios não tiveram seus decretos de emergência homologados, os poucos armazéns da CONAB não dispõe de milho para atender a demanda, e as agências do BNB com poucos servidores para atender os produtores.

Cachoeira ouviu provocações, riu e continuou calado

A oposição bateu, provocou. Os parlamentares chegaram a atacar a família de “Carlinhos Cachoeira”, mas ele permaneceu calado. Parecia um “poste”. Suas palavras eram “vou ficar calado”. “Só falo em juízo”. “Nada a declarar”. Foi assim à tarde inteira.

Os senadores e deputados federais não sabem mesmo ter postura. Vários deles perguntaram ao “Cachoeira” quanto estava pagando ao advogado Márcio Thomaz Bastos para defendê-lo. Thomaz Bastos sentou ao lado de Cachoeira e com a mão no queixo via e ouvia uma “sessão pastelão”. A senadora Kátia Abreu foi brilhante, “vamos parar com essa palhaçada”!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Animais soltos na CE 166/265 preocupam condutores de veículos

A presença de animais, principalmente jumentos, na CE 166/265 (estrada Madalena/Quixeramobim), inaugurada recentemente pelo governo do estado, vem preocupando condutores de veículos que trafegam no trecho. Durante a noite o perigo aumenta, tendo em vista que os animais procuram se abrigar na pista de rolamento.

De acordo com o engenheiro do DER de Quixeramobim, Dr. Paulo Marques, atualmente a fiscalização e a retirada de animais nos trechos das rodovias estaduais é de responsábilidade do Departamento Estadual de Transito.

Portanto, com a palavra os representantes do DETRAN. 

3ª Câmara Cível anula atos da Câmara Municipal de Quixeramobim e reconduz vereador ao cargo

José Cláudio Nogueira
A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) anulou os atos da Câmara Municipal de Quixeramobim que cassaram o mandato do vereador José Cláudio Nogueira. Com a decisão, proferida nesta segunda-feira (21/05), o político deverá ser reconduzido às funções.

José Cláudio Nogueira alegou que, em setembro de 2010, a Câmara acolheu denúncia do Ministério Público estadual (MP/CE) contra ele, por improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar. O vereador disse que o presidente do legislativo municipal, Carlos Roberto Mota Almeida, constituiu, sem a realização de sorteio, comissão processante para julgá-lo. A escolha dos membros teria ocorrido por indicação direta do presidente.

Em dezembro daquele ano, a comissão decidiu, por maioria de votos, cassar o mandato do vereador. Inconformado, ele promoveu ação anulatória com pedido de liminar junto ao Juízo de 1º Grau da Comarca. A liminar, no entanto, foi negada.

Visando reformar a decisão, interpôs agravo de instrumento (nº 0001184-66.2011.8.06.0000) no TJCE, sendo indeferida a liminar, pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes.

Ao julgar o mérito do agravo de instrumento, a 3ª Câmara Cível decidiu anular os atos da Câmara Municipal, a partir da indicação dos vereadores para a constituição de julgamento. Com a decisão, José Cláudio Nogueira deverá ser reconduzido ao cargo de vereador da cidade, “sem prejuízo da apuração da denúncia pelo Legislativo municipal”, em observância ao Decreto-Lei nº 201/67, que dispõe sobre a obrigatoriedade de sorteio entre os vereadores para a constituição da comissão processante.

(Com informações do TJ-Ceará)

Cachoeira deverá entrar mudo e sair calado

O depoimento de Carlinhos Cachoeira está marcado para às 14 h desta terça-feira na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a rede de influência do bicheiro. Cachoeira está preso desde o fim de fevereiro, acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal. Ele está no presido da Papuda, em Brasília.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello, que havia suspendido a convocação na semana passada, autorizou o depoimento nesta segunda-feira.

A advogada de defesa de Cachoeira, Dora Cavalcanti, informou que ele será orientado a ficar calado, sem responder às perguntas dos integrantes da CPI.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Eleições no Ceará: Muito cargo para pouco "Ficha Limpa"

A Procuradoria Regional Eleitoral estima que no Ceará existam em torno de três mil políticos com ficha suja. Gente que foi condenada, em sua grande maioria, pela falta de responsabilidade com o dinheiro público.

Em outubro, os cearenses elegerão um total de 2.426 políticos, entre 368 prefeitos e vice-prefeitos e 2.058 vereadores. Em outras palavras, temos mais fichas sujas entre nós do que cargos em disputa.

(Da Coluna Política, de Erivaldo Carvalho, no O POVO)

Cantor Pedro Leonardo sai do coma

O cantor Pedro Leonardo, acordou neste domingo (20) do coma no qual se encontrava há um mês, depois de um acidente de carro, ele deve permanecer internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, pelos próximos dias. A expectativa dos médicos é de que o filho do cantor Leonardo deixe a UTI na quarta-feira (23). Há a previsão de uma cirurgia na perna do cantor nesta terça-feira (22).

Pedro abriu os olhos por volta das 20h e reconheceu a mãe. Segundo Ede Cury, assessora de imprensa do cantor Leonardo, Pedro acordou ao ser instigado pela própria mãe. "Pedro, fala oi pra mãe! Aí ele virou e falou: 'Oi, mãe!'", contou. Em seguida, os médicos entraram na UTI e trocaram os aparelhos da traqueostomia para que ele pudesse falar melhor.

Apesar de Pedro ainda estar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele está consciente e até respondeu a algumas perguntas dos médicos. Ao ser questionado sobre quem era o pai dele, ele sorriu e respondeu: "Leonardo". Ele também reclamou de dor na perna machucada no acidente.

Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe, o processo de recuperação do cantor vai entrar em uma nova fase, mas que ainda não é possível saber se ele ficará com sequelas.

(Com informações do G1-SP)

domingo, 20 de maio de 2012

Mega-Sena: Cearense leva prêmio de quase 7 milhões

Duas apostas, uma do Ceará e uma do Mato Grosso do Sul, levaram o prêmio de quase R$ 7 milhões, cada, ao acertar as seis dezenas do concurso 1.390 da Mega-Sena, sorteadas na noite de ontem.

De acordo com a Caixa, 149 apostas acertaram a Quina e devem receber, cada, R$ 13.356,03. Na Quadra, 7.924 apostadores devem receber R$ 358,77.

Dezenas sorteadas: 04 - 19 - 27 - 28 - 29 - 31.

O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 2 milhões para quem acertar os seis números, o concurso será na quarta-feira (23).

Quando o interesse pessoal fala mais alto: Diálogo entre políticos que sempre se detestaram....

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dilma veta a venda de remédios em supermercado

Razões do veto foram a dificuldade da fiscalização das vendas e o risco da automedicação

A presidente Dilma Rousseff vetou nesta sexta-feira, a liberação da venda de medicamentos em supermercados, lojas de conveniência, empórios e estabelecimentos comerciais similares. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o texto, "a ampliação da disponibilidade de medicamentos nos estabelecimentos em questão dificultaria o controle sobre a comercialização”.

Automedicação –
Além da dificuldade da fiscalização das vendas, outra razão para o veto foi o risco da proposta “estimular a automedicação e o uso indiscriminado de remédios”.

Em abril, o Senado havia aprovado uma Medida Provisória (MP) que liberava a comercialização de remédios que dispensam prescrição médica em supermercados.

A decisão do Senado, no entanto, foi criticada por profissionais da área da saúde, que passaram a se organizar para que a presidente vetasse a medida.

O texto da MP 549/11 indicava que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deveria indicar quais produtos poderiam ser vendidos sem a necessidade de prescrição médica.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Três mil políticos cearenses podem ficar inelegíveis

Pelo menos três mil pessoas em todo o Ceará poderão ficar inelegíveis durante as eleições municipais de outubro próximo, pois tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A informação foi repassada pelo procurador regional eleitoral, Márcio Torres, que realizou encontro, ontem, à tarde no Ministério Público Federal, quando apresentou um questionário para representantes de vários partidos, na intenção de formatar um pacto entre as legendas, visando o cumprimento da Lei Ficha Limpa.

Segundo o procurador, o Ministério Público está montando um banco de dados com todos os cadastros de pessoas com hipótese de inelegibilidade, que será passado para os promotores eleitorais. De acordo com Torres, em todos os municípios do Ceará, até o último levantamento, apenas com as informações prestadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), já chega a mais de 3 mil o número de possíveis gestores apenados com a Lei do Ficha Limpa. A esses números, precisa-se somar ainda, conforme disse, os registros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

Secretaria da Justiça realiza conferência sobre defesa do consumidor em Madalena

A secretaria da Justiça e Cidadania do estado do Ceará em parceria com a prefeitura de Madalena, e a participação dos municípios integrantes do terriotório da cidadania dos Sertões de Canindé, realizou nesta quarta-feira 16, no auditório da casa cardeal Guarino em Madalena, a Conferência Territorial de Defesa do Consumidor, tendo como tema central, "Avanços, Desafios e Pespectivas da Municipalização da Defesa do Consumidor".


Após palestra proferida pela professora da Universidade Federal do Ceará Shandra Aguiar, foram formados dois grupos de trabalho e elaboradas as propostas que serão apresentadas na conferência estadual, também foram  eleitos e homologados os delegados que representarão o terrotório na I conferência estadual de proteção e defesa do consumidor que ocorrerá de 04 a 06 de julho de 2012 em Fortaleza.

O prefeito Wilson de Pinho que se encontrava em Brasília, foi representado pela secretária Maria Stela Pinho, já a secretária da Justiça e Cidadania Dra. Mariana Lobo foi representada pela Dra. Lissa Aguiar, e o ministério público pelo promotor de justiça da comarca de Madalena, Dr, Gustavo Jansem.

Participaram da conferência, entidades governamentais e da sociedade civíl dos municípios integrantes do território dos Sertões de Canindé.

O território da cidadania dos Sertões de Canindé, é formado pelos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramotí.     

 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

MPE debate Ficha Limpa com partidos políticos nesta quarta

O cumprimento da Lei da Ficha Limpa é o principal item da pauta da reunião que será realizada, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 16 de maio, pela Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) e o Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel). Todos os diretórios dos partidos políticos foram convidados para o evento, que também discutirá a propaganda eleitoral e a cota de gênero no registro de candidaturas.

A reunião será realizada às 14 horas na sede do Ministério Público Federal no Ceará, órgão ao qual está vinculada a Procuradoria Regional Eleitoral.

Meta

Como meta principal da reunião estão a sensibilização e a mobilização dos partidos para um real comprometimento com o que está previsto na Lei da Ficha Limpa. Para o procurador regional eleitoral, Márcio Torres, é preciso ir além do discurso e colocar em prática atitudes condizentes com a legislação. Torres justifica a afirmação dizendo que em todas as eleições os partidos apresentam candidatos que não possuem condições legais de concorrer.
“Nós queremos colher dos partidos, na medida do possível, o comprometimento de adotar atitudes que coloquem em prática a Lei da Ficha Limpa”, reforça o procurador.

Convidados

Para a reunião também foram convidados, entre outras autoridades, o presidente e procuradores do Tribunal de Contas do Município, presidente da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Fortaleza, e o procurador-geral de Justiça.

(Com informações da assessoria de comunicação do MPF)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Agência deve treinar autoridades para lidar com a imprensa

A Secretaria de comunicação da Presidência da República decidiu contratar uma agência de comunicação para monitorar o que está sendo dito nas mídias sociais e o que está sendo publicado pela imprensa. A empresa também irá ensinar um conjunto de técnicos e autoridades do governo sobre como lidar com a imprensa.

A Secom justifica a contratação (que ainda não tem valor de contrato estimado) alegando “não possuir estrutura para preparar autoridades e técnicos do governo federal para as situações de atendimento à imprensa, que são bastante rotineiras”.

– O atendimento à imprensa e a exposição pública de autoridades são ocasiões em que o governo precisa oferecer informações qualificadas, objetivas e claras.

(Com informações da coluna do jornalista Lauro Jardim)

Vamos Nós - A falta de preparo de algumas figuras públicas ao estabelecerem diálogo com a população através dos veículos de comunicação é algo que em determinados momentos chega a ser cômico, se não fosse trágico é claro!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Produtores rurais acampam em frente ao BNB de Quixeramobim

                                      Foto: (Sistema Maior de Comunicação)
Aproximadamente 1000 pessoas estão acampadas em frente a agência do Banco do Nordeste da cidade de Quixeramobim, o objetivo da mobilização é fazer com que o BNB disponibilize imediatamente os recursos anunciados recentemente para minimizar os efeitos da seca.

Os manifestantes reinvidicam também agilidade por parte da Conab na liberação da venda do milho para atender aos criadores da região.

(Com informações da Rádio Campo Maior-AM 840)

CNBB e OAB promoverão “Cruzada Cidadã”

Dr. Francisco Ernando Uchoa Lima
ex-presidente nacional da OAB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil vão deflagrar, em junho, período em que as candidaturas a prefeito e vereador começarão a ser definidas, uma campanha sobre o voto pelo critério da “Ficha Limpa”.

Segundo o ex-presidente nacional da OAB, Ernando Uchoa Lima, a ideia é trabalhar com campanha de mídia, numa ação que mobilizará também todas as paróquias católicas e as seccionais da OAB.

As duas entidades esperam adesão de outros segmentos da sociedade, pois avaliam que a luta por uma “limpeza ética” na máquina pública não pode parar.

Encontro semanal do Agropacto debaterá sobre crédito emergencial para produtores rurais

domingo, 13 de maio de 2012

MÃE: "A palavra mais linda que um dia o poeta escreveu"

A melhor maneira de descrever uma mãe é através da soma de tudo de bom que existe na vida com o melhor que podemos oferecer. Ser mãe é viver em prol dos filhos, é ser incondicional em seu amor, é ser o próprio amor.

Que os sentimentos que marcam esta data especial, sejam reproduzidos a cada novo amanhecer.

Nossa homenagem a todas as mães, especialmente de Madalena, do Ceará, do Brasil, e do Mundo, FELIZ DIA DAS MÃES!

sábado, 12 de maio de 2012

Apesar da pouca participação popular, Madalena elege novos integrantes do Conselho Tutelar

O Município de Madalena elegeu neste sábado, os novos conselheiros tutelares do município, foram eleitos os seguintes candidatos, Itacilvan Pinho 889 votos, Antônio Eduino 860, Diego Gomes 789, Edna Cruz 763, e Nilrileide Viana 736.

O que chamou a atenção no processo eleitoral foi o altíssimo índice de abstenção registrado, dos quase 13 mil eleitores do município, apenas 1.820 compareceram as urnas para eleger os novos conselheiros, outro dado inusitado foi o elevado número de votos em branco, 1.961, número superior ao de votantes, más possível de acontecer, tendo em vista que cada eleitor poderia votar em até 5 candidatos.

O elevado índice de abstenção registrado e o número de votos em branco, são fatores que fazem ascender um "farol vermelho" diante do trabalho desenvolvido pelo conselho ao longo dos anos, e sua aceitação perante a sociedade, merecendo uma reflexão especial por todos que direta ou indiretamente estão vinculados ao conselho e ao processo de escolha.

Além da sede do município, foram disponibilizadas urnas receptoras de votos nas sedes de todos os distritos de Madalena
.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Revista Forbes aponta Dilma como a 2ª mãe mais poderosa do mundo

Ranking, divulgado nesta quinta-feira 10, elaborado pela revista americana “Forbes” aponta a presidente Dilma Rosseff em segundo lugar numa lista das 20 mães mais poderosas do mundo, atrás somente da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

A indiana Indra Nooyi, presidente-executiva da Pepsi, é a terceira na lista. A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, aparece na sétima colocação. Mãe de dois filhos, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, ocupa a oitava posição.

Também aparece a mulher de Bill Gates, Melinda Gates (5º lugar); a editoria-executiva do jornal “The New York Times”, Jill Abramson (10º); a presidente da Argentina, Cristina Kirchner (13º); e a cantora Beyonce Knowles (14º).

Para chegar aos nomes, a Forbes levou em conta o orçamento que estas mães controlam, o poder de decisão e a influência.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Gerente do BNB fala em Madalena sobre crédito emergencial para produtores

Foi realizada na tarde desta quinta-feira 10, nas dependências da secretaria da Agricultura de Madalena, uma reunião com a presença do gerente da agência do BNB de Boa Viagem, Carlos Alberto Araújo. O objetivo da reunião foi esclarecer sobre a atuação da instituição junto aos produtores rurais atingidos pela seca. 

De acordo com o gerente, o BNB estará disponível para atender inicialmente através do programa denominado Pronaf semiárido/seca 2012, produtores rurais pronafianos com recursos da ordem de até R$ 12.000,00 para custeio ou investimento, com juros de 1% ao ano, prazo de 10 anos para pagamento, com 3 anos de carência, e abatimento de 40%, em caso de pagamento em dia.

Carlos Alberto informou ainda que a instituição está aguardando a disponibilização das regras para o atendimento aos produtores que não estão enquadrados no Pronaf, e que irão poder contratar até R$ 100.000,00, ainda segundo Carlos Alberto, para que os produtores possam ter acesso ao crédito é necessário que o município esteja com todo processo de situação de emergência homologado.

Participaram da reunião, o prefeito Wilson de Pinho, secretário da Agricultura Eurivando Vieira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais-SINRURAL Chico Almir, gerente do escritório local da Ematerce Lúcia Vitoriano, vereador Eurinaldo Vieira que também integra a diretoria do SINRURAL, agrônomo Carlos Flaubert, e os senhores, Sérgio e Luthiele, servidores da Ematerce e BNB respectivamente. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais não enviou representante.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Órgãos se unem para garantir aplicação da Lei da Ficha Limpa no Ceará

Instituições públicas envolvidas diretamente e indiretamente no processo eleitoral decidiram unir esforços para garantir a aplicação da Lei da Ficha Limpa no Ceará.

Em reunião nesta quarta-feira, 9 de maio, na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), foi definida a criação de uma força-tarefa para combater liminares que beneficiam candidatos que já tiveram contas rejeitadas em tribunais de contas e que não poderiam participar das eleições.


Farão parte da frente de trabalho, além da PRE: Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público de Contas; Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Advocacia Geral da União e o Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), do Ministério Público do Estado do Ceará. Até o dia 18 de maio, cada uma das instituições irá indicar um representante para compor a frente de trabalho.

As primeiras medidas a serem adotadas serão o levantamento das liminares que continuam em vigor e o acompanhamento de ações que venham a ser ajuizadas pelos gestores com contas rejeitadas. As instituições também pretendem aperfeiçoar os mecanismos de comunicação entre as elas. Outras medidas serão definidas após a composição dos integrantes da frente.

Há liminares que foram concedidas nos anos de 2008 e 2010 que continuam em vigor sem que o processo principal tenha sido julgado. Gestores que têm contas desaprovadas por irregularidades insanáveis e que constituam ato doloso de improbidade administrativa ficam inelegíveis por oito anos, a partir da decisão. Combater as liminares que suspendem os efeitos desse tipo de condenação é essencial para assegurar a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Noite histórica para Madalena e o Sertão Central

 

 
Inauguração da CE 166/265
(Estrada Madalena/Quixeramobim)