quinta-feira, 28 de junho de 2012

Produtores cearenses querem maior cota de milho da Conab

Produtores do Ceará reivindicam a liberação de 14 toneladas por produtor e não a de três toneladas, como foi oficializado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Estado. Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) se reuniram com o assessor da Secretaria de Política Agrícola do (Mapa), Carlos José Fernandes, tratando da cota de milho em balcão distribuída aos produtores nordestinos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, participou da negociação.

De acordo com o presidente da Faec, Flávio Saboya, Estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram mais de 20 toneladas de milho liberadas por produtor. A reivindicação do Ceará é que haja o aumento na quantidade por produtor, superior às três toneladas.

O secretário Antônio Amorim informou que o Governo do Estado negocia com o Governo Federal que a liberação de 14 toneladas de milho inclua também os pequenos pecuaristas e agricultores familiares. "Já temos uma conversa com o Ministério neste sentido, e esperamos conseguir sensibilizar o Mapa", informou.

Segundo Carlos José Fernandes, uma vez que o pleito depende de recursos federais, a demanda será encaminhada também ao Ministério da Fazenda. "Nós estamos sentindo que os agricultores cearenses necessitam da liberação de milho. Vamos apresentar esta demanda ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Nossa proposta será para que os produtores do Ceará recebam de acordo com o que eles reivindicam", afirmou.

Segundo Fernandes, a proposta será apresentada ao Ministério da Fazenda pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro Filho, que está sensível aos apelos dos produtores do Estado do Ceará.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário