sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Nota de pesar

Faleceu por volta das 19h30min desta sexta-feira (28), no hospital Dr. Pontes Neto em Quixeramobim, onde encontrava-se internada a 8 dias, a senhora Maria Sousa Severo, viúva do senhor Aderaldo Vieira Severo.

O corpo estará sendo transladado ainda na noite desta sexta-feira para a residência da família, na Várzea Alegre. O sepultamento ocorrerá às 17h deste sábado (1), no cemitério da Várzea Alegre.  


Externamos nosso sentimento de pesar a família, na pessoa da sua filha, Márcia Sousa Severo, professora da escola Margarida Alves, no distrito de Paus Branco em Madalena. Que Maria esteja sendo acolhida no reino do Céu.

Ultrapassa-te a ti mesmo

Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo.

Dom Helder Câmara

Operação de segurança no carnaval do Ceará terá quase 5 mil policiais

A operação de segurança para o Carnaval no Ceará vai contar com 4.479, dos quais 2.888 são policiais militares. O número de policiais é 9,5% a mais que na operação do ano passado, quando foram disponibilizados 4.079 policiais. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (27) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

"A gente suspendeu férias nesse período, remanejamos servidores que trabalham nos órgãos para dar esse reforço no Carnaval", explica Wilemar Rodrigues, secretário adjunto de Segurança Pública.
 
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) vai ser reforçada com 450 policiais militares, que vão atuar em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). O foco da operação é evitar que pessoas dirijam abriagadas ou na faixa de areia das praias, onde há grande fluxo de banhistas.

"Nós temos que ter consciência de que está colocando tanto a vida dele, embriagado, como a vida de outro. Vamos circular também na área de banhistas, os infratores serão abordados e enquadrados dentro das leis brasileiras", diz o coronel Lauro Prado.


Em caso de acidentes mais graves, helicópteros estarão a postos nas cidades de Fortaleza, Sobral, Aracati e Iguatu. Os bombeiros alertam também para os riscos de afogamento. A recomendação é não tomar banho após beber.

(G1)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Milho para atender demanda dos criadores de Madalena

Reproduzimos aqui, e-mail enviado a superintendência da CONAB no Ceará, nesta quarta-feira (26), solicitando em caráter de urgência, a liberação da cota de milho destinada aos criadores do município de Madalena.

"Ao senhor Francisco Agenor Pereira
Superintendente da CONAB - Ceará
 

Senhor Superintendente,
Cumprimentando-o respeitosamente, venho pelo presente, conforme diálogo que mantivemos por ocasião da reunião do Comitê Integrado da Seca, realizada na última segunda-feira (24), solicitar de vossa senhoria, em caráter de urgência, a disponibilização junto ao posto da CONAB de Quixeramobim, da cota de milho destinada aos criadores cadastrados no município de Madalena.
 

A solicitação em tela se dá, devido aos inúmeros apelos que nos tem chegado de criadores deste município, que estão encontrando no milho a única forma de salvação de seus rebanhos, considerando ainda o fato do município de Madalena, está entre os municípios cearenses que registraram os menores índices pluviométricos até o momento.
 

Na certeza de contar com a sensibilidade de vossa senhoria para o atendimento do pleito dos criadores deste município, antecipamos nossos sinceros agradecimentos.
 

Atenciosamente,
Francisco Almir Frutuoso Severo
Secretário da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Madalena e Vice - Presidente Regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC - Sertão Central"

Senador critica modelo de educação que não reprova estudantes

O senador Jayme Campos (DEM-MT) criticou em plenário, nesta quarta-feira (26), o modelo educacional de “aprovação automática” dos alunos que, segundo ele, é adotado pelo governo federal. 

O parlamentar citou matéria divulgada na imprensa na qual a mãe de um estudante de uma escola pública estadual mato-grossense pediu que a direção reprovasse o filho. O menino, de dez anos, já é aluno do quinto ano do ensino fundamental, apesar de não saber ler ou escrever. O senador afirmou que a falha não é do quadro de professores ou da estrutura da escola, mas do sistema pedagógico que exige do aluno apenas frequentar 75% das aulas para garantir a aprovação.

Para Jayme Campos, a política de não reprovação deve ser substituída imediatamente. — As escolas estaduais deveriam se submeter a uma reformulação urgente do modelo implantado. E retomar de forma racional o sistema de reprovação conforme os critérios objetivos de desempenho aplicados ao aluno — disse Jayme Campos.
 

(Agência Senado)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Deputado André Figueiredo lidera encontro de Prefeitos com Governador Cid

O Deputado Federal André Figueiredo, Presidente Estadual do PDT no Ceará, organizou encontro de Prefeitos cearenses com o Governador Cid Gomes na tarde da última segunda-feira.

O encontro aconteceu no gabinete do Governador e reuniu os Prefeitos dos municípios de Antonina do Norte, Apuiarés, Aracati, Aratuba, Baixio, Barro, Capistrano, Itapiúna, Mulungu e Redenção. O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Josbertini Clementino, também participou da reunião. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados a projetos prioritários de cada município, como investimentos nas áreas de saúde, educação, geração de emprego e infra estrutura. 


O Governador Cid Gomes reafirmou o compromisso em atender as necessidades dos municípios e encaminhou as solicitações como prioridades de sua gestão. Os Prefeitos aproveitaram para agradecer o apoio do Deputado Federal André Figueiredo, que durante o mandato na Câmara Federal tem conquistado importantes projetos, que garantiram recursos para investimento nos municípios cearenses.

(Blog do Roberto Moreira)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Senado aprova MP que libera recursos para o Fies

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (25), a Medida Provisória 626/2013, que abre créditos extraordinários de R$ 2,53 bilhões para o Programa de Financiamento do Ensino Superior (Fies). A MP foi editada para que o governo possa oferecer novos financiamentos em faculdades privadas a estudantes que não têm como pagar e arcar com os contratos já em vigência.

O texto foi aprovado sem alterações, conforme foi enviado pelo Poder Executivo. Uma emenda tinha sido sugerida na comissão mista que analisou a matéria previamente, mas o relator, senador Wilder Moraes (DEM-GO), apresentou parecer pela rejeição. Com isso, a MP segue para promulgação.

(Agência Brasil)

Nome da deputada Patrícia Saboya deverá ser aprovado para o TCE

41 dos 46 deputados estaduais cearenses já assinaram documento que indica uma colega – a deputada Patrícia Saboya (PDT) – ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com o resultado, a nomeação da pedetista será oficializada nesta quarta-feira (26) pela Casa.

Apesar de ainda faltarem cinco assinaturas, a indicação de Patrícia tem tom de consenso entre os deputados. Entre os cinco que ainda não assinaram, quatro só não o fizeram porque não comparecem na Casa desde a última quinta-feira (20), quando a proposta começou a tramitar. A outra a não assinar é a própria Patrícia.

(Com informações do jornal O Povo)

Novo prognóstico aponta chuvas abaixo da média histórica nos próximos 3 meses

Reunião do Comitê Integrado da Seca na  sede da Defesa Civil
em Fortaleza
A Fundação Cearense de Metereologia (Funceme) apresentou nesta segunda-feira (24), durante reunião do Comitê Integrado da Seca, as previsões meteorológicas para o Ceará até o mês de maio.

Segundo o que foi apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, a previsão mostra que a probabilidade de precipitações sejam 40% abaixo da média, 40% da média e 20% acima da média. "Nas Regiões onde deve haver maiores precipitações até maio são, a Zona Norte e o Litoral Oeste, nas demais Regiões o índice de chuva segue as previsões"


(Com informações do site do governo do estado/Foto: Blog do Chico Almir)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Os caminhos da democracia - Por José Luiz Boromelo

O brasileiro sempre buscou a democracia e a história mostra toda a dificuldade para prevalecer a vontade da maioria, mesmo que isso resultasse em conseqüências indesejadas. Assim foi nos episódios importantes que marcaram o País e mais recentemente no Movimento das Diretas Já de 1984 ou na deposição do presidente em 1992. Os sentimentos que moviam multidões nos tempos da repressão não eram apenas desejos de mudanças. Nos eventos muitas vezes reprimidos com violência se pleiteava o respeito aos direitos elementares do cidadão. Os manifestantes ocupavam as ruas para defender suas ideologias, que julgavam relevantes para a coletividade e tinham objetivos específicos (nem sempre compreendidos como legítimos), mas que resultaram em conquistas que perduram até hoje. Dessa época fervilhante e saudosista pouco restou. As reivindicações esfacelam-se diante da onda de selvageria que atinge o País. Na maioria dos protestos a marca registrada é a baderna, perpetrada por indivíduos infiltrados que se escondem no anonimato de um rosto encoberto. Como se uma máscara ou um pano qualquer concedesse a alguém o direito de depredar, furtar e agredir. Falta-lhes coragem e sobra covardia. Agem sempre em bandos, uma forma eficiente de dificultar a repressão. Nem de longe lembram os ativistas de outrora que se aglomeravam aos milhares e sentiam orgulho de entoar o Hino Nacional, uma demonstração inequívoca de patriotismo.
  
O incentivo à violência parece ter se espalhado pelo País. Um acontecimento qualquer já é motivo para se interditar uma via público. De móveis a pneus, lixeiras, orelhões, papéis, tudo serve de combustível para a intolerância incandescente de alguns exaltados. A baderna não provoca somente quilômetros de transtornos no trânsito e na vida das pessoas. Logo aparecem os agitadores mascarados e a destruição ganha reforços de peso, com os bandidos profissionais tomando a frente nos atos de vandalismo, dos quais são exímios executores. Os veículos de transporte coletivo são o alvo do momento. Ônibus são incendiados aleatoriamente como pretexto de inconformismo em relação a qualquer situação que venha a contrariar suas convicções antidemocráticas. Sentem prazer no dano ao patrimônio, como uma compensação pela própria condição de vida. Tentam impingir à sociedade e ao cidadão de bem a responsabilidade por suas frustrações pessoais e profissionais.
    

É visível nessas manifestações a presença de indivíduos determinados a insuflar as massas, previamente abastecidos com um arsenal diversificado e altamente contundente. Obviamente são financiados por gente sem escrúpulos, que têm interesse em transformar os manifestos (inicialmente pacíficos) em baderna. No episódio mais recente um cinegrafista foi atingido por um artefato explosivo que lhe causou a morte. A atual situação suscita questionamentos: onde estaria a verdadeira democracia? Acaso se percebe algum resquício dela quando pessoas resolvem destruir o bem alheio? Poder-se-ia vislumbrar democracia naqueles que tomam para si o direito de fazer justiça com as próprias mãos? Estaria presente em nossa paquidérmica Justiça, que com sua morosidade protelatória estimula o cometimento de ilícitos de todo tipo? Existe democracia para o esfoliado contribuinte que sofre com as carências em todos os setores (transportes, educação, saúde, segurança, serviços públicos), ou para as vítimas indefesas da violência urbana? Estamos diante de uma crise institucional e moral sem precedentes. A sociedade não aceita receber apenas “pão e circo”. Os caminhos para a democracia não se pavimentam com ações midiáticas e eleitoreiras, mas com seriedade no trato com a coisa pública. Democracia é o reflexo do empenho permanente na promoção de justiça social. Coisa que político brasileiro ainda não aprendeu.

(José Luiz Boromelo - Escritor e cronista)   
 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Previsão climática para os meses de março, abril e maio será divulgada nesta segunda-feira durante reunião do Comitê Integrado da Seca

O Governo do Estado do Ceará apresenta nesta segunda-feira (24), às 9 horas, durante a reunião do Comitê Integrado da Seca, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o balanço geral das ações de convivência com a seca, medidas que têm como objetivo garantir a regularidade no abastecimento hídrico e mitigar os efeitos da seca no estado do Ceará.
 

A programação do encontro iniciará com a divulgação da previsão climática para os meses de março, abril e maio de 2014, realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Funceme. O documento a ser apresentado, mostrará a reavaliação das condições termodinâmicas dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera. Também serão considerados os modelos atmosféricos da Funceme e de várias instituições nacionais e internacionais.
 

Logo após a divulgação do novo prognóstico da Funceme, o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado e Coordenador do Comitê, Nelson Martins, apresentará um balanço das várias ações do Comitê, envolvendo Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro e da Defesa Civil Estadual, perfurações de poços, cisternas de consumo e produção, sistemas de abastecimento d'água dos programas Água Para Todos e São José III, Garantia Safra, máquinas e equipamentos para as prefeituras, novas adutoras de montagem rápida e outras ações.
 

Na ocasião, o Diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos –Cogerh, Ricardo Adeodato, apresentará detalhes das fases I e II do Plano de Implantação de Adutoras Emergenciais, concluídas pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal,e o planejamento para a execução da fase III, aprovado pelo governador Cid Gomes na última segunda-feira (17).

(Com informações do site do governo do estado do Ceará)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

O sertanejo é, antes de tudo, um forte - Zé André

Zé André, aos 84 anos de idade, montado no seu cavalo
"pedrez", faz pessoalmente o manejo diário dos animais
da propriedade


Certamente, quem melhor definiu o homem do sertão, que enfrenta com altivez e determinação as dificuldades impostas principalmente pela seca, foi Euclides da Cunha, ao afirmar que, "O sertanejo é, antes de tudo, um forte".

No município de Madalena, ninguém melhor personifica esse sertanejo, que o senhor Zé André, agricultor e criador na localidade de Manga, que do alto dos seus 84 anos de idade, e diante da seca que assola a região a mais de dois anos, ainda lida diariamente nas atividades da sua propriedade, além de encontrar tempo para presidir a associação dos produtores da localidade, diga-se de passagem, uma das mais sólidas do município, tanto no aspecto da organização administrativa, quanto da solidez financeira.

Zé André, detentor da hospitalidade típica do sertanejo e de uma franqueza que é inerente aos homens de bem, orgulha-se da sua trajetória de vida e afirma, "o que possuo na minha pequena propriedade foi ganho de maneira honesta e fruto de muito trabalho".

As fotos que ilustram um pouco da história deste sertanejo de fibra, foram registradas durante visita que fizemos ao amigo Zé André, no final da tarde da última quinta-feira (19).


Pesquisa Datafolha: Dilma mantém 47% e venceria no 1º turno

Aécio Neves caiu dois pontos percentuais e Eduardo Campos subiu um ponto percentual

O pré-candidato do PSDB Aécio Neves caiu dois pontos porcentuais (p.p.), de 19% na pesquisa anterior, para 17% agora. Já Eduardo Campos subiu um p.p. De 11% para 12% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Choveu em diversas localidades do município de Madalena nas últimas horas

Entre o final da tarde e o início da noite desta quinta-feira 20, foram registradas chuvas em diversas localidades do município de Madalena, inclusive na sede do município.

Apesar das precipitações não terem sido ainda suficientes para iniciar a recarga dos reservatórios, ensejará a formação de pastagem para os animais, motivando também alguns agricultores a iniciarem o plantio de pequenas áreas "lastros", principalmente de milho e feijão. 


Contrariando as previsões meteorológicas que apontam para a redução das chuvas no final de semana, a expectativa dos agricultores e criadores é que durante os próximos dias, incluindo o período do carnaval, o Sertão Central esteja debaixo de chuvas. 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ex-governador mineiro renuncia ao mandato de deputado federal

Denunciado no caso do mensalão mineiro com pedido de pena de 22 anos de prisão pelo Ministério Público, o ex-governador e ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) renunciou ao mandato de deputado federal.

Com a decisão, o processo contra Azeredo deve deixar o Supremo Tribunal Federal (STF) e seguir para a justiça mineira, significando, na prática, um alívio para a candidatura do presidenciável tucano, o senador mineiro Aécio Neves. O julgamento pelo Supremo estava previsto para este ano e o debate às vésperas do período eleitoral constrangia o PSDB.


Com base em precedentes do tribunal e o histórico de votação dos atuais ministros em casos análogos são grandes as chances de o processo ser remetido para a primeira instância. O relator, ministro Luís Roberto Barroso, tem a prerrogativa de tomar a decisão sozinho, mas deve consultar o plenário da Corte para se respaldar. Ele deverá apoiar o encaminhamento do caso para a justiça mineira.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mega-Sena: Aposta de Santa Bárbara D'Oeste leva sozinha R$ 111 milhões

Uma aposta de Santa Bárbara D'Oeste (SP) levou sozinha R$ 111,5 milhões da Mega-Sena, sorteada na noite desta quarta-feira (19).

O concurso 1.575 tinha prêmio estimado em R$ 105 milhões, mas arrecadou mais e o valor da premiação subiu.

Veja as dezenas sorteadas: 01 - 04 - 05 - 14 - 45 - 56.

O prêmio total da aposta vencedora é de R$ 111.503.902,49. Outras 709 fizeram a Quina e vão levar R$ 16.432,41. Já 42.590 bilhetes acertaram quatro dos seis números sorteados e vão levar R$ 390,78 na Quadra.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Guimarães e Eunício unificam discurso

O deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, e o senador Eunício Oliveira, líder do PMDB , reuniram-se, nesta terça-feira (18), em Brasília. Após discursos desencontrados nos últimos dias, em eventos partidários, os dois saíram do encontro, que durou mais de duas horas, defendendo a manutenção da aliança entre PT, PMDB e o governador Cid Gomes (PROS) nas eleições de 2014.

“Vamos trabalhar para manter a aliança e dar continuidade a esse projeto vitorioso que estamos desenvolvendo no Ceará”, defendeu Guimarães, que complementou: “Todas as arestas foram aparadas. Faremos um esforço para marchar juntos”.

(Blog do Roberto Moreira)

Conab anuncia chegada de 13 mil toneladas de milho ao Ceará nesta semana

O embarque de 13.500 toneladas de milho ao Ceará está acontecendo a partir desta segunda (17), segundo o superintendente regional da Conab-Ceará, Agenor Pereira. Os grãos devem chegar ao estado no próximo sábado (22).

O milho deverá ser encaminhado aos armazéns e postos da Conab dos seguintes municípios: Brejo Santo, Canindé, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Marco, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Senador Pompeu, Sobral e Tauá.


O cronograma de embarque acompanha o fluxo de capacidade de desembarque nos armazéns do destino, de acordo com a previsão da Conab.

Guimarães afirma que em caso de rompimento PT fica com PROS

Os sinais de racha na atual aliança que sustenta o Governo do Estado ficam cada vez mais evidentes e o rompimento parece questão de tempo. Mesmo com as articulações ainda em curso, o deputado federal José Nobre Guimarães – principal articulador do PT no Ceará – já avisa que, caso não haja entendimento, o partido vai ficar ao lado do Pros. É a primeira vez que a preferência pelo partido do governador Cid Gomes é declarada abertamente. O senador Eunício Oliveira (PMDB), que pretende ser candidato a governador, interpreta a postura de Guimarães como sinal de rompimento e diz que vai levar as declarações ao conhecimento do partido.

“Vamos trabalhar para pacificar a aliança. Mas, se não der para todo mundo sair unido, podem ter certeza de que PT e Pros estarão junto nas eleições deste ano”, disse Guimarães, durante plenária regional do PT em Sobral, sábado. Até então os discursos vinham sendo mais cautelosos e nem cogitavam quebra na aliança.

Desta vez, o deputado citou seu recente encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para defender que a prioridade é o apoio ao governador. “O Lula me disse que a Dilma (Rousseff, presidente) deve ser grata e apoiar o Cid. Não se trata de abdicar do poder aqui no Estado. Temos um projeto estratégico nacional que é muito mais importante”, afirmou.

(Com informações do blog do Eliomar)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ceará tem melhor desempenho financeiro da Região Nordeste

O Estado do Ceará tem o melhor desempenho financeiro da Região Nordeste. Os dados foram publicados na mais recente edição da Revista Exame e foram coletados a partir de estudos realizados pela RC Consultores no período de 2005 a 2013. É uma das mais profundas radiografias das contas estaduais já feitas e se desdobra em um ranking, composto de 23 dos 27 estados da Federação, com 28 indicadores diferentes. Entre os itens analisados estão a geração de receita própria, os gastos com pessoal e com custeio da máquina pública, o endividamento e os recursos aplicados em segurança, transporte, saúde e educação.
 

De acordo com a publicação, o Ceará mantém as despesas correntes sob controle e, ao mesmo tempo, aumenta o volume de investimentos. Em 2005, a relação entre as despesas correntes e a receita era de 88%. Em 2013, esse índice foi dois pontos percentuais menor. Enquanto isso, o volume de investimentos em 2013 ficou 71% maior que em 2005. Ou seja, saltou de 7% para 12%. Segundo o levantamento da RC Consultores as despesas correntes inclui custos com pessoal, custeio, juros, dívida e transferências aos municípios. A média cearense é menor que a nacional, que chega a 95%.
 

O Estado de São Paulo ficou na liderança do ranking, o que foi definido como “esperado” pela pesquisa. “As surpresas ficam reservadas a estados como Espírito Santo, Amazonas e Ceará, os três melhores depois de São Paulo, o que mostra que é possível gerir bem as contas públicas sem estar em um estado rico”, avalia a pesquisa.
 

Desde 2010, o Ceará é o quarto estado brasileiro que mais investe recursos públicos. Ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em termos proporcionais, o Ceará fica na primeira colocação. Para este ano de 2014, a previsão é que o Estado invista R$ 9,4 bilhões. Ou seja, será o maior volume de investimento de toda história do Ceará.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mega-Sena acumula pela 8ª vez consecutiva e o prêmio desta quarta-feira pode chegar a R$ 105 milhões

Não houve acertadores no concurso 1574 da Mega-Sena e o prêmio para o próximo sorteio pode chegar a R$ 105 milhões, de acordo com a estimativa divulgada pela Caixa Econômica Federal na noite deste sábado.
 

No sorteio realizado na cidade do Crato - CE, a expectativa de prêmio ultrapassava os R$ 60 milhões. Os números sorteados foram:
 

06 – 27 – 28 – 33 – 46 – 48
 

Segundo a Caixa, 459 pessoas acertaram a quina e vão receber R$ 14.318,71. Outros 29.794 acertaram a quadra e devem receber R$ 315,12.
 

O próximo sorteio ocorrerá nesta quarta-feira, 19 de fevereiro.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Horário de verão acaba neste domingo

Na madrugada deste domingo (16) termina o horário de verão nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o país.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ciro Gomes visita obras do Hospital Regional em Quixeramobim

“Nós queremos ver esse hospital funcionando ainda com o governador Cid Gomes”, diz Ciro em visita a Quixeramobim
 

Visitou Quixeramobim no final da manhã desta quinta-feira, 13, o secretário da Saúde do Estado do Ceará, Ciro Gomes, quando, ao lado do prefeito Cirilo Pimenta (PSD) e demais autoridades locais vistoriou as obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central.
 

De acordo com Ciro, a intenção é concluir a obra ainda na administração de seu irmão, o governador Cid Gomes: “Queremos colocar esse terceiro grande hospital regional para funcionar o mais cedo possível, ainda que a gente comece a funcionar por partes, que foi o que eu determinei hoje em reunião técnica. Nós queremos ver esse hospital funcionando ainda com o governador Cid Gomes”, disse.
 

Após sua chegada ao canteiro de obras, o secretário dirigiu-se até uma sala onde teve uma reunião com os engenheiros da obra: “Acertei hoje que a parte do subsolo, eles me entregando dentro de 60 dias, com climatização e tudo, eu já posso em 60 ou 90 dias colocar os equipamentos para ir funcionando gradualmente”, afirmou.
 

Em entrevista a rádio Campo Maior AM 840, Ciro falou sobre o ritmo das obras: “Eu diria que o Hospital já passou da metade”, finalizou.
 

O Departamento de Arquitetura e Engenharia, (DAE), informou que o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central está com toda a sua estrutura de concreto e terraplanagem terminada, já a construção de alvenaria, pisos, instalações elétrica, sanitária, ar condicionado e gases medicinais encontra-se em andamento. O órgão afirmou que obra está prevista para ser finalizada no final de novembro deste ano.

(Sistema Maior de Comunicação)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Agricultores receberão parcelas extras do Garantia Safra

Agricultores cadastrados no programa Garantia Safra 2012/2013, receberão parcelas extras do benefício no valor de R$ 155,00. A ação foi autorizada pela Secretaria da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira 12.

O repasse acontece de forma extraordinária, tendo em vista que os agricultores cadastrados já haviam recebido o valor total do programa, que é R$ 760,00, dividido em cinco parcelas. O pagamento começa neste mês de fevereiro e deve se estender até o mês de abril.

Em Madalena, 2643 agricultores são contemplados com o programa Garantia Safra 2012/2013, representando um incremento mensal na economia do município na ordem de de R$ 409.665,00. Já para a safra 2013/2014, o número de agricultores cadastrados é de 2871.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Suspeito de atirar rojão no cinegrafista da Band foi preso tentando fugir para o município de Ipu no Ceará

O auxiliar de serviços Caio Silva de Souza, 22 anos, suspeito de lançar o rojão no cinegrafista Santiago Andrade, na última quinta-feira (6), pretendia fugir para a casa do avô no município de Ipu, Ceará, a 301 km de Fortaleza. O jovem pretendia chegar no Ceará quando foi preso em Feira de Santana, Bahia, por volta das 2h desta quarta-feira (12). Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, Caio já está detido no território carioca.

A equipe formada por três agentes da 17ª DP de São Cristóvão, o delegado responsável pelo caso, Maurício Luciano, e o advogado de Caio, Jonas Tadeu, já estava à procura, desde a última segunda-feira (10), quando a Justiça do Rio decretou sua prisão temporária, quando cercaram uma pousada próxima à rodoviária de Feira de Santana. A namorada de Caio já tentava, por telefone, o convencer a se entregar quando o jovem foi detido e não apresentou resistência a prisão.

Caio desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, por volta das 9h da manhã desta quarta-feira (12), e foi encaminhado à uma delegacia sob escolta da Polícia Civil e da Polícia Federal. O auxiliar de serviços prestou depoimento para a Polícia e, segundo o delegado Maurício Luciano, ainda não confessou o crime.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ceará realiza o primeiro transplante de medula óssea com doador

Paciente tem 29 anos e foi diagnosticado com leucemia grave aguda, transplante foi realizado no Hospital Universitário Walter Cantídio

Médicos Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce), realizaram nesta terça-feira (11) o primeiro transplante de medula alogênico do Ceará. O transplante alogênico é aquele em que o paciente recebe medula óssea de um doador, que pode ser parente ou não do paciente. Com duração de 30 minutos, o transplante foi realizado em um paciente e 29 anos de Tabuleiro do Norte, diagnosticado com leucemia aguda grave.

O transplante de medula é um tratamento que pode beneficiar pacientes com doenças em diferentes estágios, como leucemias, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, erros inatos de metabolismo, mieloma múltiplo e doenças autoimunes. O procedimento consiste em substituir uma medula óssea deficiente por células normais de medula óssea, com a finalidade de reconstituir uma medula saudável.


Seis pacientes aguardam doação de medula compatível. Cerca de 25% dos pacientes têm a chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. Caso não seja encontrado entre familiares, procura-se no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A chance de encontrar alguém compatível é de 1 a cada 100 mil pessoas.


De acordo com Fernando Barroso, médico hematologista e chefe da equipe de transplante de medula do Hemoce, “o transplante é resultado de 14 anos de luta”. Desde setembro de 2008 o Hemoce, em parceria com o Hospital Universitário, realizam transplantes de medula autólogo, onde o paciente recebe suas próprias células sadias. Ao todo, 128 procedimentos foram realizados até agora.

O transplante de medula alogênico no Ceará foi autorizado em outubro de 2013, pelo Ministério da Saúde. Com a realização desse tipo de transplante, não haverá mais a necessidade de encaminhar pacientes para fazer o tranplante em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

(G1-CE)

Comitê estadual de enfrentamento as drogas promove encontro em Madalena

O Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará chega ao Município de Madalena, nesta terça-feira, 11/02/2014. 

O evento está programado para as 8horas, no plenário da Câmara Municipal, Rua José Homero Saraiva, nº 1242(bairro Santa Terezinha). Presidido pela vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, tem como secretária-executiva a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Dra. Isabel Porto. 

O Encontro é voltado para a sociedade civil em geral e também para membros do MP, do Poder Judiciário , da Defensoria Pública, além de agentes da segurança pública e de profissionais das mais diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, dentre outras.

(Com informações do jornalista Antônio Viana)

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Morre cinegrafista da Band atingido por explosivo em protesto no Rio

O cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade, 49, ferido em uma explosão durante uma manifestação no Rio de Janeiro, morreu na manhã desta segunda-feira (10). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele teve morte encefálica no Hospital Souza Aguiar, no centro da cidade. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6). As informações são do UOL/Rio.

Em entrevista à “TV Globo”, a mulher do cinegrafista, Arlita Andrade, diz que não consegue perdoar os responsáveis pela morte. “Perdoar? Meu marido está indo embora, eles destruíram uma família. Uma família que era unida, muito unida mesmo”, afirmou.


A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu no domingo o estudante universitário e tatuador Fábio Raposo, indiciado como coautor da explosão que matou o cinegrafista. Segundo informações da Polícia Civil, Raposo foi localizado na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.


Pela explosão que feriu gravemente o profissional da “Band”, Raposo foi indiciado por homicídio qualificado pelo uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão. Se condenado, ele pode receber uma pena de mais de 30 anos de prisão.


O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª DP (São Cristóvão) e responsável pela investigação, informou que Raposo aceitou colaborar com a polícia em benefício da delação premiada. Arlita disse que tem recebido informações sobre a investigação da polícia.


“Eu vi [Raposo] pedindo desculpa, mas eu acho que o que falta neles é o amor, o amor pelas pessoas, porque a gente não faz isso. Ele disse que foi sem intenção. Que seja, mas meu marido estava trabalhando, estava mostrando uma manifestação”, afirmou a mulher do cinegrafista.


O advogado do estudante afirmou que já identificou o nome da pessoa que atirou o rojão e que deve entregá-lo à polícia. “Através do Fábio localizei uma pessoa que é íntima deste rapaz e me passou a identidade e o CPF deste rapaz. A pessoa me passou e vou entregá-lo à autoridade policial”, afirmou o advogado Jonas Tadeu Nunes em entrevista à “Globonews”.

Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú realiza 1ª reunião do ano no município de Quixadá

Integrantes do CSBHB durante encontro no município de
Morada Nova - Dezembro de 2013
O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú - CSBHB realizará a 1ª reunião ordinária do ano de 2014 , a partir da 8h30m, desta terça-feira, 11, no Auditório Rachel de Queiroz (Faculdade FECLESC), sito a Rua José de Queiroz Pessoa Nº 225, Bairro Planalto Universitário na cidade de Quixadá.

Na pauta consta, a articulação entre os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Comitê Estadual da Seca, apresentação do Balanço de Alocação 2013, planejamento para 2014 e ainda, assuntos relacionados ao processo de renovação da diretoria do comitê.

Abrangência da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú
A Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú tem uma área de drenagem de 19.316 km², correspondente a 13,37% do território cearense, sendo o Rio Banabuiú, o principal tributário do Rio Jaguaribe. São seus afluentes pela margem esquerda, os Rios Patu, Quixeramobim e Sitiá e pela margem direita apenas o riacho Livramento. Esta bacia é composta por 12 municípios e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.755.909.000 bilhões de m³, num total de 19 açudes públicos gerenciados pela COGERH.

Municípios integrantes da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú: Banabuiú, Boa Viagem, Ibicuitinga, Madalena, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu.

CSBHB - Histórico
O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú foi criado pela Lei 26.435 de 30 de outubro de 2001, e instalado em 28 de fevereiro de 2002. Trata-se de um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo. É constituído por 48 instituições membro, assim distribuidas: Soc. Civil - 30%, Usuários - 30%, Poder Público Municipal - 20 % e Poder Público Estadual e Federal - 20%.

Representação do município de Madalena no CSBHB

Prefeitura Municipal de Madalena (Secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), Titular: Francisco Almir Frutuoso Severo, Suplente: Geordânio Sousa da Costa; SAAE, Titular: Josenildo da Silva Brito, Suplente: José Oèles Rodrigues Pereira; Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Titular: Edilberto Cavalcante Reis, Suplente: Nilson Lima.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mega-Sena acumula e deve pagar prêmio de R$ 50 milhões na quarta

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.572 da Mega-Sena que foram sorteadas no último sábado (8), em Senhor do Bonfim (BA). Não houve vencedores e o prêmio acumulado para o sorteio da próxima quarta-feira (12) está estimado em R$ 50 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 20 - 27 - 42 - 45 - 46 - 47.

O prêmio da Quina teve 93 apostas contempladas com o valor de R$ 46.724,09. A Quadra teve 11.613 ganhadores com o valor de R$ 534,54.


A Caixa Econômica Federal faz sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das 11,9 mil lotéricas. A aposta mínima custa R$ 2.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Eleições 2014: Nomes para a sucessão do governador Cid Gomes ainda indefinidos

Cid, Eunício e Guimarães presidem os três
maiores partidos do estado
Uma série de acontecimentos durante a semana que passou, envolvendo as articulações com vistas a sucessão do governador Cid Gomes (PROS), acirraram a disputa e fizeram aumentar as indefinições quanto ao quadro sucessório.

Merecendo destaque, a recusa do senador Eunício Oliveira (PMDB), ao convite feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) para que este assumisse o ministério da Integração Nacional, deixando explicitada a sua intenção de disputar o governo do estado, por outro lado, mesmo evitando tratar do tema no momento, os irmãos Cid e Ciro evidenciam disposição para lançamento de uma candidatura própria do PROS, por sua vez, o ex-presidente Lula (PT), contrariando inclusive o pensamento do presidente estadual do PT, e pré-candidato ao senado, deputado José Guimarães que tem defendido um nome que seja apontado pelo governador Cid, declarou que, caso não haja entendimento entre Cid e Eunício, o PT lançará o nome da ex-prefeita Luizianne Lins. 

O que se observa é que mesmo diante das constantes declarações de respeito recíproco entre o governador Cid Gomes (PROS), senador Eunício Oliveira (PMDB) e o deputado José Guimarães (PT), nos bastidores acontece uma verdadeira guerra entre as três principais forças políticas do estado, representadas por PROS, PMDB e PT.

Enquanto isso, partidos de oposição, como PR, PSDB e PSB aguardam as definições para montagem de suas estratégias e composições, naturalmente torcendo por um racha da base aliada.

Certamente, as definições ainda demandarão um pouco mais de tempo, e consequentemente as especulações também. Resta, aguardar para conferir.  

Lula manda duro recado para presidente do STF

“Mostra a cara”, disse ex-presidente referindo-se indiretamente a Joaquim Barbosa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu falar, neste sábado (8), sobre o julgamento da Ação Penal 470. E mandou um recado duro para o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que dá sinais cada vez mais claros de que trocará a toga pela política.

"O grande papel de um ministro da Suprema Corte é falar nos autos do processo e não ficar falando pela televisão o que ele pensa. Se quiser fazer política, entre num partido político e seja candidato, porque senão não tem lógica", afirmou.
 

Embora não tenha citado nomes, a mensagem parece endereçada a Barbosa porque Lula fez um comentário adicional. "Quando você indica alguém, você está dando um emprego vitalício e o cidadão, se quiser fazer política, que diga: 'Não aceito ser ministro, vou ser deputado, vou entrar num partido político e mostrar a cara. Mostre a cara'". Dos ministros com maior atuação política na corte, Barbosa é o único indicado por Lula. Gilmar Mendes foi indicado por Fernando Henrique Cardoso.
 

Neste sábado, em entrevista ao jornalista Otávio Cabral, o ministro Marco Aurélio Mello fez uma inconfidência. Disse que Barbosa deve deixar o STF para ser candidato. Em sua coluna, Cabral também informa que um assessor de Barbosa já consultou a suprema corte para saber que benefícios ele preservará, caso decida mesmo se aposentar precocemente.

Lula fez seus comentários, ao participar de um ato da campanha de Alexandre Padilha, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ao comentar o caso do "mensalão", Lula disse que o PT "está sofrendo porque tem companheiros presos" e afirmou ainda que solidariza com todos eles.

(Jornal do Brasil)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Funceme prevê chuva para o final de semana em todo o estado do Ceará


Segundo a meteorologista Cláudia Rickes, as chuvas poderão ser ocasionadas em virtude da atuação de dois sistemas atmosféricos: Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e Áreas de instabilidade atmosférica provenientes do oceano Atlântico.

Nas últimas 24 horas choveu em 15 municípios, a máxima foi no município de Aurora, com 68 milímetros. Em Fortaleza não foi contabilizado nenhum registro de chuva.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)


Vamos Nós - Será que a Funceme vai acertar? Vamos aguardar a segunda-feira e manter a fé, marca registrada do sertanejo!


Rede Vida de Televisão transmite missa direto da Basílica de São Francisco em Canindé

A Rede Vida de Televisão transmitirá ao vivo, nesta sexta-feira 7, às 19:00h (horário de Brasília), 18:00h (horário local), a Santa Missa, diretamente da Basílica de São Francisco das Chagas em Canindé.

Interdição da cadeia pública de Madalena

Diante do pedido de interdição da cadeia pública de Madalena feito pelo Ministério Público Estadual, em decorrência da precariedade das instalações do prédio, a secretaria estadual de Justiça deve urgentemente voltar sua atenção para o problema. 

A última reforma e ampliação realizada na unidade prisional de Madalena, onde também funciona a sede do destacamento da PM, aconteceu a mais de 15 anos, promovida e custeada pelo poder público municipal, sendo que a iniciativa dos gestores à época foi questionada pelo Tribunal de Contas do Municípios, que alegou ser a ação, de responsabilidade da secretaria de Justiça do estado.

Além das condições humanas e de segurança dos que se encontram encarcerados, é necessário atentar para a infraestrutura destinada aos policiais.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pagamento do leite do PAA deverá ser realizado diretamente na conta do produtor

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário realiza nesta sexta feira (7), reunião para traçar  estratégias e unir forças para incluir os produtores de leite, no novo processo de aquisição estabelecido no convênio de Nº 011/2013, celebrado entre a SDA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

É que pelo novo convênio assinado entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e o Governo Federal, através do MDS, o pagamento da compra do leite de vaca ou de cabra, deve ser feito diretamente para o agricultor familiar. O leite destinado ao PAA está sendo comprado a R$ 1,05 .

Para que isso aconteça, os produtores precisam abrir suas contas no Banco do Brasil: “só podemos pagar para os agricultores que tiverem as contas, caso contrário deixamos de comprar o leite e de atender mais famílias”, explica  o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins.

Ainda de acordo com o Secretário, o Governo tem recurso para atender até 100 mil famílias por dia, mas apenas 20 mil estão sendo beneficiadas. O produtor poderá comercializar para o Programa do Leite um valor de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por semestre, R$ 8.000,00 (oito mil) por ano, conforme a Resolução Nº 61 de 23 de outubro de 2013.

(Com informações do site da SDA)

Roteador portátil permite wi-fi em qualquer parte do mundo

Um dispositivo que cabe na palma da mão e que pode ser usado para você se conectar na mais remota parte do mundo, como no meio  do oceano ou em desertos, o Iridium Go, um roteador portátil que, quando for lançado (a empresa promete ainda neste semestre), fornecerá wi-fi em qualquer lugar alcançado por satélites. Isso significa em praticamente qualquer parte do mundo.

O preço do aparelho será, digamos, proporcional à sua utilidade (ao menos seu potencial): a empresa não disse o preço exato, mas diz que ficará na casa dos US$ 800 (R$ 1.922). Em compensação, não há plano de dados.


À prova d’água e de pancadas leves, o Go é ativado ao se levantar sua pequena antena, que cria uma rede wi-fi de cerca de 30 metros de alcance. Até cinco celulares, tablets, geladeiras ou o que for podem ser conectados simultaneamente.


A Iridium é uma empresa de telecomunicações via satélite, que vende telefones que se conectam por meio das redes que vêm da órbita terrestre todos por mais de US$ 1.000. Uma de suas rivais, a Globalstar, anunciou na semana passada um produto semelhante ao Go.


O Go é pequenino, mesmo se comparado a roteadores caseiros: tem as dimensões aproximadas de um quadrado de cerca de 10 cm por uma altura de 3,2 cm.

Autor de crime de morte em Madalena é preso ao se apresentar a polícia

Foi preso na última terça-feira (4), ao se apresentar na Delegacia Regional de Polícia Civíl em Canindé, Francisco Eldo Serafim de Oliveira, 38 anos.

Eldo é o autor do crime de morte de José Erlando Carneiro, de 48 anos, fato ocorrido por volta das 16:3h do dia 25 de janeiro, na localidade de Salgadinho, no município de Madalena.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Inverno 2014: Otimista, Hipérides Macedo avalia que haverá recarga de açudes

Hipérides Macedo, ex-secretário de Recursos Hídricos e especialista na área, é dos mais otimistas sobre o inverno no Ceará neste ano. Ele avalia que haverá recarga de açudes.

De acordo com Hipérides, no Ceará, nunca há essa história de seca por mais de três anos. Pode não vir grande safra, mas virá recarga. Ele se baseia na Zona de Convergência Intertropical, que já espreita o Nordeste.

(Com informações do Blog do Eliomar)

Brasil tem 52 mil homicídios por ano

O senador Pedro Taques (PDT-MT), relator da comissão especial temporária responsável por analisar matérias em tramitação sobre segurança pública, quer mais prazo para os trabalhos. A data prevista para a conclusão do parecer sobre 44 propostas é até 9 de fevereiro. A comissão tinha inicialmente três meses.
 As primeiras conclusões do relator são de que a segurança pública no Brasil “vai muito mal” como revelam os dados alarmantes de 52 mil homicídios e 50 mil estupros em média por ano. E para o senador, segurança não é só sinônimo de polícia.

- É criar condições para que o cidadão não cometa o crime, para que a criança e o adolescente não entrem no mundo da droga. Para isso, temos que tratar da questão das cidades, da urbanização dos espaços públicos, fazendo com que as várias áreas possam contribuir – disse.

Pedro Taques, que é professor de Direito Constitucional e foi procurador do Ministério Público Federal, criticou o corporativismo, a desconfiança que divide os vários órgãos que cuidam da segurança pública e também as desavenças internas entre personagens como o agente, o escrivão e o delegado.

- Nós precisamos primeiro separar as questões corporativas, que são legítimas, mas devem ficar no seu espaço próprio e pensar num novo modelo de segurança.

O parlamentar apontou finalmente o “jogo de empurra” entre a União, os estados e municípios para definir de quem é a atribuição de garantir segurança para a população.

- A segurança pública é um direito fundamental do cidadão, é um direito social. Eu espero que na comissão nós possamos fazer um trabalho que mude o sistema de segurança pública no Brasil.

(Agência Senado)

Vamos Nós - A situação da violência no Brasil é similar a uma sangrenta guerra civil, não dá para ficar contemporizando com debates estéreis, sem leis rígidas e sem ações contundentes não haverá solução.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sábias palavras do Papa Francisco


Transporte complementar: Linha São José da Macaóca/Quixeramobim, via Madalena

                               Foto: Arquivo Helder Salgado
A previsão é que a implantação da linha aconteça dentro de dois meses

De acordo com informações repassadas pelo ex-vereador Helder Salgado, estão sendo adotadas as primeiras providências para a implantação da linha de transporte complementar nº 22.122, ligando a sede do distrito de São José da Macaóca a Quixeramobim, via Madalena. Ainda de acordo com Helder, recentemente foi assinada a outorga da linha, estando presente na oportunidade, o presidente da cooperativa Coo
tralin e representantes do Detran. Além do próprio Helder, outro contemplado com a concessão foi Rafael Coutinho. Helder afirma que provavelmente dentro de dois meses, que é o tempo previsto pela concessionária para a entrega do veículo modelo
Ducato Multijet 2.3, com capacidade para 20 passageiros, a rota deverá ser iniciada.

No passado, o "horário" Madalena/Quixeramobim da extinta empresa Marajó, pertencente ao saudoso Róseo Salgado, tio de Helder, era uma das melhores linhas da época, com o passar do tempo, e o péssimo estado de conservação da estrada Madalena/Quixeramobim a linha foi perdendo força e os passageiros migrando para outros trajetos. A nova linha também beneficiará moradores do distrito de Lagoa do Mato e de Itatira que frequentemente se deslocam a Quixeramobim e Quixadá. A construção da CE 166/265, ensejou a redução drástica do tempo de viagem entre os dois municípios, fator que somado a experiência de Helder no ramo, certamente fará com que a iniciativa seja coroada de êxito, é o que desejamos. 

Fernando Henrique Cardoso oficializa união estável com companheira

Aos 82 anos, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso assinou um contrato de união estável com sua companheira, Patrícia Kundrát, 36, no dia 29 de janeiro, em um cartório de São Paulo.

FHC tratou a decisão de oficializar a relação com Patrícia com muita discrição. Amigos do ex-presidente souberam da cerimônia, testemunhada apenas por advogados, pela imprensa.

A união foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal "O Estado de S. Paulo".


Apesar de ambos serem feitos em cartório, um contrato de união estável é diferente de um casamento no civil. O primeiro –opção de FHC– não muda o estado civil do casal, por exemplo.

(Jornal Folha de São Paulo)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Matrícula dos selecionados na 2ª chamada do Sisu termina nesta terça-feira

O prazo de matrícula para os selecionados na segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta terça-feira (4). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. Aqueles que não foram selecionados têm até sexta-feira (7) para participar da lista de espera.
 

O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira edição do Sisu de 2014 registrou cerca de 2,5 milhões de inscritos. Foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O número de vagas é 31% maior do que o registrado na edição do primeiro semestre de 2013. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.
 

O estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de vaga. A adesão à lista é feita no
site do Sisu.
 

(Agência Brasil)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Nota de pesar

Faleceu na noite deste sábado, 1º de fevereiro, em Madalena, aos 58 anos de idade, o topógrafo Idelcílio da Silva Vieira, natural do município de Boa Viagem e radicado em Madalena a mais de 20 anos.

O corpo de Ideocílio está sendo velado na igreja Congregacional, localizada no centro da cidade de Madalena, as 16:00h será transladado para o município de Boa Viagem, onde será sepultado.

Nossas condolências aos familiares através da sua esposa Jaiza e filhos, que Deus esteja acolhendo Ideocílio no reino do Céu.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Açudes da bacia do Banabuiú registram baixo percentual

Percentual atualizado em 1º de fevereiro de 2014, dos açudes localizados na bacia do  Banabuiú, de acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará, o Pirabibú em Quixeramobim com 1,48% e o Umari em Madalena com 1,66% são os reservatórios que apresentam os níveis mais baixos da bacia, confira:

Ciro reafirma que governador só discute sobre sucessão em junho

Para o ex-ministro Ciro Gomes, atual secretário estadual de Saúde, o governador Cid Gomes não deve mudar de opinião quanto ao prazo mínimo para discutir sua sucessão, previsto para o mês de junho. 

De acordo com Ciro, por ora, o PROS  deve começar a discutir uma tática eleitoral para o pleito. “Antecipar sucessão é um erro básico, porque deriva energias do enfrentamento da seca, da violência, das dificuldades todas da sociedade, para a demanda política. Mas, do ponto de vista do partido, nós vamos começar a discutir rumos, diretrizes e elencar todos os nossos quadros”.