sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Produtor da comunidade de Olho D'água dos Barros em Madalena dá exmplo de como conviver com a seca

A dedicação aliada a perseverança e a sensibilidade para assimilar tecnologias simples, eficiente e de baixo custo estão fazendo com que o agricultor familiar Antoniel Barbosa Barros, residente na localidade de Olho D'água dos Barros, distante 22 km da sede do município de Madalena, esteja conseguindo alcançar em pleno período de seca, bons resultados (produção e renda) com o projeto Mandalla implantado em sua propriedade, com aporte financeiro via SDA e assistência técnica do município, explorando uma área de 2.500m², na qual o agricultor cultiva diversas culturas, algumas delas já em fase de produção, como coentro, cebolinha, couve, pimentão, jerimum e batata doce, outras como, mamão, maracujá, banana, milho e feijão com previsão de produção para breve. A água utilizada, de boa qualidade, proveniente de um poço amazonas, assegura a viabilidade do projeto. A renda mensal obtida atualmente pelo agricultor familiar Antoniel Barros, é de R$ 800,00, com expectativa de ultrapassar R$ 1.000,00 nos próximos meses.

Viabilidade, parceria e assistência técnica
De acordo com o Técnico Agropecuário da secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Madalena, Roberto Oliveira, que acompanha semanalmente o projeto desde a fase da sua implantação, o exemplo do senhor Antoniel Barbosa Barros deve ser seguido por outros agricultores.

Para o secretário municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Chico  Almir, as  Mandallas são viáveis, desde que haja interesse e disposição por parte dos produtores e apoio governamental acompanhado de assistência técnica de qualidade, como acontece na propriedade do senhor Antoniel em Olho D'água dos Barros. Ainda de acordo com o secretário, as Mandallas devem ser implantadas nas comunidades onde existam fontes d'agua que possam assegurar a execução dos projetos nos períodos de estiagem, já que nos locais que são atingidos com colapso d'água durante a estiagem, os projetos tornam-se inviáveis, "fato que nos motiva a lutar incansavelmente pela construção de mais reservatórios no interior do município, como pequenos açudes, poços artesianos e amazonas", disse o secretário. 

Objetivos do Projeto

O Projeto Mandalla está relacionado à agricultura familiar autossustentável e utiliza uma tecnologia simples, eficiente e de baixo custo. Este sistema incentiva, ainda, o agricultor vender na cidade sua produção excedente e melhorar, assim, a renda familiar. Mais do que a complementação financeira, isto tem feito com que chefes de família resgatem sua dignidade, contribuindo também para a fixação das famílias no campo. O projeto tem como foco quatro pontos básicos: * Resgate da dignidade humana; * Garantia da qualidade de vida; * Produtividade econômica; * Equilíbrio ambiental.

              Comunidade de Olho D'água dos Barros, Madalena - Ceará
      
(Assessoria de Comunicação/Fotos: Roberto Oliveira)

2 comentários:

  1. Me sinto realizado profissionalmente por está contribuindo semanalmente com o sucesso desse projeto desde o inicio da sua implantação até os dias atuais. o produtor em destaque Antoniel Barbosa Barros (Niel) hoje tem uma renda mensal de em torno de 800 reais.Com um sistema de Irrigação por gravidade idealizado por mim e montado a partir do reservatório da Mandala para as culturas de banana, macaxeira,batata doce, mamão e jerimum a previsão é de em alguns meses ultrapassar a marca dos mil reais. Gostaria de mencionar que algumas pessoas como o atual secretário de agricultura Chico Almir, compadre Francisco (funcionário da Secretaria de Agricultura) e o ex secretário de Agricultura Eurivando através da Secretaria Municipal de Agricultura também foram decisivos para esse sucesso, alem do Salviano, o Quin, seu Tuica e outras pessoas da comunidade. Não poderíamos deixar de parabenizar o Beneficiário (Niel) que mesmo cuidando de Ovinos, Caprinos, Suínos e Bovinos ainda dedica com muito carinho parte do seu precioso tempo para escultar as minhas orientações e idéias e polas em prática dentro do projeto Mandala criado pela figura do inteligentíssimo Willy Pessoa!!!

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima foi enviado pelo Técnico Agropecuário da secretaria da Agricultura de Madalena, Roberto Oliveira, que ajudou a implantar e acompanha semanalmente a Mandalla do Olho D'água dos Barros desde o seu início, inclusive é também o responsável pelos registros das fotos que estão na matéria!

    (A observação se dá devido ao fato deste Blog não permitir comentários anônimos)

    ResponderExcluir