domingo, 4 de agosto de 2013

Site do Ministério do Desenvolvimento Agrário publica matéria produzida em Madalena

                                                      Foto: (Andrea Farias/MDA)
Eis, matéria publicada no site do MDA no dia 17 de julho de 2013, produzida em Madalena por uma equipe de jornalistas do ministério que esteve no município no dia 25 de maio, o objetivo da matéria foi mostrar a boa utilização dos equipamentos do PAC nas ações de convivência com a seca. É oportuno ressaltar que naquela oportunidade o município vivenciava período crítico da seca, no qual o açude da comunidade de Paus Branco estava totalmente seco e com algumas cacimbas escavadas no seu leito, posteriormente, com as chuvas registradas já no mês de julho, o reservatório acumulou volume d'água que deverá assegurar o abastecimento para os animais até o final do ano 

"Equipamentos do PAC 2 ajudam amenizar seca no nordeste


Em meio a pior seca dos últimos 50 anos, moradores do município de Madalena, no interior do Ceará, encontraram uma alternativa para ajudar na falta de água: a  retroescavadeira. Doada para o município pelo Governo Federal, pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a máquina já abriu mais de 100 cacimbas na zona rural.

Na localidade, no Assentamento 25 de maio vivem 14 comunidades. São cerca de duas mil pessoas que dividem 23 mil hectares de terra. O maior assentamento do Ceará, existente há 24 anos, sofre constantemente com a falta de água. O solo é produtivo, o que se planta, colhe. Porém, Zé do Maninho, morador da comunidade Paus Brancos desde a fundação do assentamento, conta que já tentou plantar e criar de tudo e a dificuldade é sempre a mesma. “Já plantei feijão, milho, criei vaca e  sempre tenho problema com a escassez de água”, diz.

Os integrantes da comunidade Paus Brancos conseguiram salvar parte de seu rebanho graças às cacimbas. De acordo presidente da Associação Comunitária de Cooperação Agrícola, Eduardo Braga, 43 anos, dez cacimbas dão conta de aproximadamente 400 animais. “Nossa sorte foi essa máquina. Já são 14 meses de seca e se não fossem as cacimbas não tinha mais uma gota de água”, afirma.

PAC leva água ao semiárido
Madalena está localizada no Sertão Central do Ceará e os 18 mil moradores do município vivem na região mais crítica do estado em relação à estiagem. Eduardo conta que na comunidade falta água para consumo humano e eles acabam tendo que dividir a da cacimba com os animais. “Muitas vezes temos que revezar as cacimbas para dar água para os animais e pegar para nossa família. Se não fosse isso estaríamos passando sede”, declara.

Conforme o secretário da agricultura de Madalena, Francisco Almir Frutuoso Severo, as cacimbas demoram cerca de quatro horas para serem cavadas e são feitas nos leitos de rios e riachos, mas não é possível estimar o tempo que vão durar. “Depende do solo para determinar a perenidade. Durante um dia de serviço conseguimos cavar várias cacimbas. Se não tivéssemos partido para essa ação realmente estaríamos em  uma situação bem pior do que a que vivenciamos”, relata.

Na avaliação do secretário, as consequências têm sido drásticas e só não são piores graças às medidas emergenciais. “A economia do município está centrada na agricultura de sequeiros e na pecuária. A seca tem causado um estrago muito grande para economia do município, principalmente para os agricultores. A solução que vimos foram nas ações emergenciais. Tivemos a felicidade de poder contar com a retroescavadeira, cedida para o município pelo governo federal, que tem sido de grande valia para amenizarmos o sofrimento dos produtores rurais”, destaca.

Em toda zona rural de Madalena foram cavadas várias cacimbas, o que, segundo o secretário, tem contribuído para amenizar o sofrimento do rebanho que já sofria com a falta da pastagem e, consequentemente, pela falta de água. O agricultor José Vieira da Silva, 46 anos, concorda com o secretário. “A retro ajudou muito. Se não fosse isso não teríamos como pagar uma máquina dessas para abrir as cacimbas e tínhamos perdido todo nosso rebanho”, enfatiza".

Fonte: Site do MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário