quinta-feira, 25 de julho de 2013

Avaliação de 11 governos estaduais, de acordo com pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (25) pela entidade avaliou os desempenhos de 11 governos estaduais (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). O levantamento foi realizado entre 9 e 12 de julho.

A CNI informou somente os percentuais de "ótimo/bom" e não os de "regular" e de "ruim/péssimo" de cada um dos 11 governos estaduais. De acordo com o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, a opção por informar somente os percentuais de "ótimo/bom" foi motivada pelo excesso de dados da pesquisa. Segundo ele, essas informações devem estar disponíveis até segunda-feira (29).


É a primeira vez que a CNI encomenda ao Ibope pesquisa de avaliação do desempenho de governos estaduais (as anteriores avaliavam exclusivamente o governo federal). Por isso, não há base de comparação com os índices divulgados nesta quinta.


 
Saiba mais
Nos casos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Ibope ouviu 812 eleitores em cada estado. Nesses casos, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos (isso quer dizer que um governo aprovado por 20%, por exemplo, pode ter índice de aprovação entre 17% e 23%).

Nos demais estados, o Ibope ouviu 602 eleitores em cada um, com margem de erro de quatro pontos percentuais.


O governo com melhor avaliação entre os 11 é o de Pernambuco (58%). O que tem a taxa de aprovação mais baixa é o do Rio de Janeiro (12%).. No total, o Ibope ouviu 7.686 eleitores com mais de 16 anos em 434 municípios.


Veja abaixo a taxa de aprovação em cada um dos 11 estados pesquisados:


Bahia

- Ótimo/bom: 28%.

Ceará
- Ótimo/bom: 40%.

Espírito Santo
- Ótimo/bom: 29%. 

Goiás
- Ótimo/bom: 21%.

Minas Gerais
- Ótimo/bom: 36%. 

Paraná
- Ótimo/bom: 41%.

Pernambuco
- Ótimo/bom: 58%. 

Rio de Janeiro
- Ótimo/bom: 12%. 

São Paulo
- Ótimo/bom: 26%. 

Rio Grande do Sul
- Ótimo/bom: 25%.

Santa Catarina
- Ótimo/bom: 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário