sexta-feira, 26 de julho de 2013

Agências bancárias descumprem regras de segurança

As agências terão 10 dias úteis para se adequarem às normas

Todas as 98 agências bancárias espalhadas pela capital cearense descumprem as regras de segurança exigidas por Lei, segundo o Procon Fortaleza. O órgão visitou toda a rede bancária e constatou que nenhuma atende à Lei Municipal 9.910, de 25 de junho de 2012, que trata da Segurança Bancária.

As 98 agências foram notificadas pelo órgão e terão um período de 10 dias úteis para se adequarem às normas, segundo o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim.

A medida foi resultado de fiscalizações realizadas pelo Procon Fortaleza para verificar ações adotadas pelas instituições, com a finalidade de proporcionar melhores condições de segurança para clientes, usuários e funcionários.

Se não forem feitas as devidas adequações nas fiscalizações seguintes, poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 6,9 a R$ 13,8 milhões. Em alguns casos, poderá ser determinada também a interdição das instituições bancárias.

As irregularidades mais comuns constatadas estavam relacionadas à ausência de equipamentos como: detectores de metais; travamento e retorno automático das portas; vidros laminados e resistentes ao impacto de projéteis provenientes de arma de fogo; e de sistema eletrônico de monitoramento por televisão.

Devido ao recurso empreendido pelos bancos, está suspenso da Lei o dispositivo que proíbe o uso de aparelhos celulares no interior dos estabelecimentos, bem como a obrigatoriedade de se instalar aparelhos bloqueadores de celulares. De acordo com George Valentim, as advertências são publicadas no Diário Oficial do Município e são seguidas de novas fiscalizações, em cronograma a ser estabelecido pelo Procon Fortaleza.

Ceará já foi alvo de 40 ataques a bancos em 2013


De janeiro até esta sexta-feira (26), 40 ocorrências em bancos aconteceram no Ceará, contra 38 casos em 2012, conforme a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Apesar da fiscalização se concentrar na Capital, as agências no Interior também têm sido alvos constantes das ações criminosas.

(Com informações do Diário do Nordeste)


Em Madalena uma das portas de acesso ao Banco do Brasil é de madeira


Vamos Nós -
A vulnerabilidade das agências bancárias localizadas no interior é bem maior que na capital, assim como o descaso das instituições financeiras. Em Madalena, o Banco do Brasil demorou quase um ano para recuperar o prédio destruído após um ataque ocorrido na madrugada do dia 07 de fevereiro de 2012, onde o bando usou dinamite para destruir o local. Vergonhosamente, até hoje uma das portas de acesso ao banco é de madeira, tendo em vista que na época da reforma a porta de vidro que seria colocada foi danificada e não foi reposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário