sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ceará é o terceiro estado em doação de órgãos

O Ceará é o terceiro Estado brasileiro com maior número de doações de órgãos efetivados. Na última semana, de domingo, 21, a quinta-feira, 25, foram efetivadas 4 doações de órgãos e tecidos que podem resultar em 24 transplantes. Uma captação foi feita no Hospital Infantil Albert Sabin e as outras três no Instituto Dr. José Frota.

As famílias dos potenciais doadores são notificadas pelo hospital a fim de efetivar a doação. Neste ano foram feitas 435 notificações. No Ceará, 42% dessas notificações são transformadas em doações, um percentual considerado muito alto, pois coloca o Estado com o terceiro maior número de doador por milhão da população (pmp), 20,4, perdendo apenas para o Distrito Federal, 28, e para Santa Catarina, 21,1. A meta do país é que as doações efetivadas cheguem a 14,5 pmp.

A Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Estado contabiliza até o momento no Ceará 592 transplantes realizados este ano. Foram 141 transplantes de rim, nove de rim/pâncreas, 12 de coração, 98 de fígado, quatro de pulmão, 26 de medula óssea, dois de pâncreas isolado, dois de pâncreas pós-rim, 290 de córnea, sete de esclera e um de osso.

Para se colocar como um futuro doador, não há necessidade de documentação formal, apenas a comunicação à família sobre o desejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário