terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Governador Cid Gomes participa de reunião do Comitê de Combate a Seca

O Comitê Estadual de Combate à Seca do Estado do Ceará se reuniu com o Governador Cid Gomes nesta segunda-feira (10), no Palácio da Abolição , para encaminhar ações emergenciais a fim de agilizar o atendimento às vítimas da seca. Para a operação carro-pipa, o Governador Cid Gomes entrou em contato com o vice-presidente nacional do Banco do Brasil, César Borges, para que a instituição possa agilizar a liberação dos recursos para atender os municípios que ainda dependem dos carros-pipa. Segundo o coordenador nacional da Defesa Civil, coronel Claudemir Rangel, mais 10 municípios cearenses serão atendidos, através de convênio entre o Estado do Ceará e o Ministério da Integração Nacional.

Em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o governador Cid Gomes conseguiu a liberação de 32 mil toneladas milho para atender o Ceará. O Mapa vai realizar leilão , no próximo dia 14 de dezembro, para contratar o frete para o transporte desta carga. Atualmente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já disponibilizou para o Estado do Ceará 53 mil toneladas para alimentar o rebanho. Segundo o superintendente da Conab no Ceará, Agenor Ribeiro, outras 8 mil toneladas estão a caminho do Estado e devem chegar ainda em dezembro.


Ainda sobre o transporte de milho, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, informou que as 4 mil toneladas de milho que foram contratadas pelo Estado do Ceará para serem distribuídas nos armazéns da Conab no interior, chegam ainda esta semana. “O milho será distribuído para os armazéns de Sobral, Maracanaú, Crateús, Icó, Iguatu, Russas, Juazeiro do Norte e Senador Pompeu”, informou o secretário. Para o governador Cid Gomes, o Ceará ainda necessita de milho para alimentar o rebanho em que pese ter sido bem contemplado com abastecimento.


Obras estruturantes para convivência com a estiagem

O governador Cid Gomes vai se reunir com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para negociar mais recursos para o Ceará investir em obras estruturantes para a convivência com a estiagem como a perfuração de poços profundos, a construção de barragens e açudes nos municípios com menores índices de abastecimento d'água (sede e distritos) e para a construção de equipamentos como cisternas e projetos de abastecimento d'água.

(Com informações do site da SDA)

Vamos Nós - Reconhecemos todos os esforços do governador Cid Gomes no enfrentamento dos problemas relacionados a seca no estado, porém, no que concerne ao milho da CONAB, a distribuição está longe de ser considerada pelo menos como razoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário