quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ceará vacina mais de 90% do rebanho

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), divulgaram, ontem, os últimos números da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. De acordo com o resultado apresentado, foram vacinados 2,465 milhões de animais bovinos e bubalinos de um rebanho de 2,723 milhões, o que representa 90,6%. “Nós superamos a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que era vacinar 90% do rebanho, nos credenciando para recebermos o status de zona livre de aftosa com vacinação”, comemorou o presidente da Adagri, Augusto Júnior.

Além de vacinar 90% do rebanho, 80% das propriedades também precisam ser imunizadas, para atender as exigências do Ministério. No Ceará, este número passou de 84%. Os municípios de Baixio e Farias Brito foram os únicos a vacinarem 100% do rebanho contra a febre aftosa. Já Fortaleza imunizou apenas 70,5% dos bovinos e bubalinos. Bela Cruz foi o município que menos vacinou e ficou com índice de 69,19%.

Apesar do Mapa ter deixado a critério dos estados o início da campanha para o dia 15 de janeiro de 2013, o Ceará optou por iniciar a campanha dentro do período previsto, pois se houvesse adiamento os animais poderiam estar mais fracos. Além disso, não havia, como ainda não há previsão de chuva até o início do ano. Na primeira etapa da campanha de vacinação realizada, em junho, foram vacinados 93,14% dos animais.

Pós-Campanha

Augusto Júnior informou que a Agência já está notificando os produtores que deixaram de vacinar o rebanho. Os que vacinaram e ainda não declararam devem fazê-los nos escritórios locais da Adagri ou da Ematerce nos municípios. Por isso, os números divulgados podem sofrer pequenas alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário