sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PSDB ameaça expulsar quem assumir cargo no governo

Integrante da cúpula estadual do PSDB, o deputado estadual Marcos Cals (PSDB) enviou ontem um recado claro aos deputados tucanos que simpatizam com o governo Cid Gomes (PSB): “Aquele que aceitar compor a gestão precisará se desligar do partido e o PSDB vai questionar na Justiça se o mandato é da legenda ou da pessoa”. Apesar de Cals ter assumido a Secretaria da Justiça e Cidadania na primeira gestão de Cid, o PSDB rompeu com o Governo, lançando o tucano contra o ex-chefe na eleição estadual.
Conforme O POVO noticiou ontem, interlocutores de Cid Gomes afirmam que o governador cogita convidar um representante do PSDB para integrar o primeiro escalão de sua próxima gestão.
Eles citam o deputado estadual Gony Arruda (PSDB) como possível convidado para assumir a Secretaria do Esporte, substituindo o atual secretário da pasta, Ferruccio Feitosa, que seria remanejado para uma coordenadoria da Copa do Mundo de 2014, que seria ligada à Casa Civil.
Marcos Cals avalia que Cid está fazendo uma espécie de “balão de ensaio” com o PSDB. “O governador liberou interlocutores para fazer um teste, para ver o posicionamento do PSDB”, disse.
Para ele, convidar um tucano para compor sua gestão seria uma forma de Cid “agradar metade da bancada tucana, que já é governo, e agradar o primeiro suplente do partido, Professor Teodoro”, que também é governista e assumiria caso Gony se licenciasse para assumir a secretaria.
Gony desconversa
O deputado Gony Arruda andava ontem pelos corredores da Assembleia Legislativa do Ceará esquivando-se dos inúmeros repórteres que lhe questionavam se ele aceitaria o convite de Cid, caso fosse chamado para assumir um cargo no primeiro escalão do Governo.
 ''Desconheço completamente isso. Não fui convidado, nem estou sabendo de nada disso”, encerrou, retirando-se do campo de visão dos jornalistas.
Por coincidência, Gony acaba de chegar do Prêmio Brasil Olímpico, realizado neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Presença rara na tribuna do plenário da Assembleia, Gony tem restringido seus mais recentes discursos à temática esportiva, como os preparativos estaduais para a Copa de 2014.
Marcos Cals descarta a possibilidade de o PSDB repensar sua postura. Em janeiro, ele assume interinamente a presidência estadual do PSDB e, em abril, deverá ser eleito para o cargo efetivamente. A ideia é preparar os diretórios municipais para as eleições de 2012.
Ligado ao senador Tasso Jereissati (PSDB), hoje desafeto do Governo Cid, o ex-presidente estadual do PSDB, Marco Penaforte demonstrava-se mais incisivo na oposição que a sigla fazia ao Executivo.

Agora presidido interinamente pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), o Conselho de Ética do partido já chegou, em novembro, a “perdoar” os tucanos “infiéis” que apoiaram Cid Gomes no primeiro turno das eleições, o que mostra um PSDB bem mais flexível em suas decisões.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário