sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Projeto Fossas Verdes no Assentamento 25 de Maio em Madalena é tema de reunião da comissão de educação ambiental

O Projeto Fossas Verdes, que consiste na instalação de fossas ambientais em residências rurais, foi tema da reunião da Comissão Interinstitucional em Educação Ambiental (Ciea), no Ceará, nesta quinta-feira (19), das 9h às 11h, no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O evento foi  aberto ao público e a indicação pela exposição do tema na reunião foi da equipe estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que integra a comissão, formada por participantes de diversas instituições.

Na apresentação da chefe substituta da Divisão de Desenvolvimento do Incra/CE, Ana Ecilda Lima Ellery, foi mostrada a experiência do projeto no assentamento São Joaquim, localizado no município cearense de Madalena, onde foram instaladas 65 fossas verdes que tratam a água dos dejetos e a reutilizam na irrigação de culturas como banana, mamão e tomate.


Segundo o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do projeto, José Carlos Araújo, o sistema desenvolvido pelo projeto garante um fruto totalmente limpo. O Fossas Verdes foi desenvolvido no assentamento graças a parceria firmada entre o Incra/CE e a UFC e ao financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

(Com informações do portal do MDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário