O Projeto Fossas Verdes, que consiste na instalação de fossas ambientais em residências rurais, foi tema da reunião da Comissão Interinstitucional em Educação Ambiental (Ciea), no Ceará, nesta quinta-feira (19), das 9h às 11h, no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O evento foi aberto ao público e a indicação pela exposição do tema na reunião foi da equipe estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que integra a comissão, formada por participantes de diversas instituições.
Na apresentação da chefe substituta da Divisão de Desenvolvimento do Incra/CE, Ana Ecilda Lima Ellery, foi mostrada a experiência do projeto no assentamento São Joaquim, localizado no município cearense de Madalena, onde foram instaladas 65 fossas verdes que tratam a água dos dejetos e a reutilizam na irrigação de culturas como banana, mamão e tomate.
Segundo o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do projeto, José Carlos Araújo, o sistema desenvolvido pelo projeto garante um fruto totalmente limpo. O Fossas Verdes foi desenvolvido no assentamento graças a parceria firmada entre o Incra/CE e a UFC e ao financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
(Com informações do portal do MDA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário