quinta-feira, 9 de maio de 2013

Governador Cid Gomes anuncia pacote de investimentos para a segurança pública

O governador Cid Gomes assinou, ontem, um novo pacote de investimentos para a Segurança Pública do Estado. Na noite de terça-feira, Cid teve um encontro com o secretário da Pasta, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, e ambos decidiram pela adoção de várias medidas de impacto com o objetivo de reduzir a criminalidade, com maior foco para a Capital.

Recursos da ordem de R$ 68,9 milhões serão empregados em diversos projetos. Um dos principais será a compra de 150 motocicletas de alta potência para o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas, o BPRaio, que vai praticamente triplicar seu atual efetivo. A unidade de elite da PM, responsável pelo maior número de prisões de bandidos e apreensão de armas de fogo, vai passar de 30 para 80 patrulhas até o próximo ano.

"Todos os bairros da Capital, com prioridade para aqueles com maiores índices de crimes, vão ser policiados pelas patrulhas do Raio", afirmou o secretário Francisco Bezerra, em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, na manhã de ontem.

Outro foco do novo pacote da Segurança Pública será a realização de concurso, imediato, para 500 novos profissionais no setor, sendo 200 para o posto de tenente da Polícia Militar e mais 300 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, sendo que destas, 30 para oficiais (tenentes) e 270 para novos soldados.

Já para a Polícia Civil, o governador autorizou a convocação de mais 637 inspetores, que foram aprovados em concursos e que, atualmente, estão concluindo o Curso de Formação Profissional na Academia Estadual da Segurança (Aesp). Desse total, 133 serão contratados imediatamente após o encerramento do curso. Outros 504 ficarão no cadastro de reserva para serem convocados posteriormente.

Verbas
O governador autorizou, ainda, ao secretário Francisco Bezerra a aquisição e instalação de mais 100 câmeras para o Sistema de Videomonitoramento da SSPDS em Fortaleza (hoje, são 86 em funcionamento na cidade).

Cerca de R$ 17 milhões serão empregados na compra e distribuição de fardamento para todo o contingente da Polícia Militar em todo o Estado. Também serão adquiridas 61 novas viaturas para a PM e outras 53 para a Polícia Civil. Todos os novos veículos para a Polícia Militar serão destinados ao patrulhamento de Fortaleza, sendo distribuídas para os batalhões e companhias instalados na Capital.

Conforme Bezerra, o governador decidiu também autorizar a liberação de recursos para a estruturação e aquisição de equipamentos para o complexo da Polícia Civil que está sendo construído na Rua Costa Barros, na Aldeota (onde funcionou a Delegacia de Roubos e Furos) onde irão funcionar as sedes da Divisão de Proteção ao Turista (Deprotur) e o 2º DP. Outra parte do dinheiro vai ser destinado à unidade mista de segurança da PM e do Corpo de Bombeiros a ser instalado no Complexo Portuário do Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante (55Km de Fortaleza).

Ciops

Na entrevista, o secretário da Segurança Pública revelou, ainda, que, também serão liberados os recursos financeiros para mais duas obras no setor.

Uma delas, é a nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que, hoje, funciona em um prédio anexo do Palácio da Abolição, no Meireles, e vai ser erguida junto à SSPDS.

A nova Ciops contará, no próximo ano, com equipamentos de comunicação e de videomonitoramento considerados de última geração no setor.

A segunda obra que receberá recursos, em breve, será a construção da unidade da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na Região dos Inhamuns, que ficará sediada na cidade de Tauá (344Km de Fortaleza).

SAIBA MAIS
Veja quais são os investimentos anunciados pela SSPDS:

150 novas motocicletas para o BPRaio, aumentando de 30 para 80 patrulhas em atuação na Capital
100 novas câmeras para o setor de videomonitoramento de Fortaleza
200 vagas para tenentes da PM
300 vagas para a tropa do Corpo de Bombeiros Militar, sendo 30 para oficiais e 270 para novos soldados
637 vagas para o cargo de inspetor da Polícia Civil. Destas, 133 serão preenchidas imediatamente

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário