quarta-feira, 12 de março de 2014

Secretaria estadual da Cultura anuncia licitação para reforma da casa de Antonio Conselheiro

Na abertura do Conselheiro Vivo 2014, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) anunciou que a licitação para reforma da Casa Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, será aberta nesta sexta-feira, 14 de março, com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil do Governo do Estado. Segundo o secretário da Cultura Paulo Mamede, será realizada a completa recuperação de um dos mais importantes e simbólicos espaços da cultura e da história cearense.

O secretário Paulo Mamede contextualizou a obra de reforma da Casa Antônio Conselheiro como uma ação essencial para a memória e o presente das atividades culturais no Estado, que precisa ser integralmente atendido pelas políticas públicas para a cultura. “Por isso estamos reformando até dezembro todos os equipamentos culturais mantidos pelo Estado, incluindo também o Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá”, destacou, revelando um sentimento especial em retornar à Quixeramobim: “Sou dessa terra. Passava as férias no Uruquê, entre Quixadá e Quixeramobim, na Fazenda Normal, na Fazenda Alegre, vivenciando a infância no sertão”, disse.

Agradecendo pela receptividade com que foi acolhido pelos realizadores do Conselheiro Vivo, movimentos sociais, Iphanaq, Sesc e Prefeitura de Quixeramobim, Paulo Mamede falou das ações da Secult-CE em benefício de todo o Estado, como o lançamento de Editais na área de cultura, com recursos ampliados e com 50% do investimento total sendo direcionado a projetos do Interior. Mamede participou de uma caminhada por diversos equipamentos culturais da cidade, casarões históricos e espaços de referência patrimonial e artística.

O secretário destacou o apoio do governador na destinação de recursos para os editais, na reforma dos equipamentos culturais e para o conjunto de ações da Secult-CE, bem como frisou a importância da recente aprovação, pela Assembleia Legislativa, da nova Lei do Conselho Estadual de Política Cultural.

O prefeito Cirilo Pimenta agradeceu pela presença do secretário da Cultura do Estado e destacou estar à disposição para parcerias em prol da memória de “Quixeramobim e de seu povo de história e espírito libertário”. Ailton Brasil, presidente do Iphanaq, cobrou mais recursos para a preservação do patrimônio histórico da cidade e para os Pontos de Cultura, presenteando o secretário da Cultura com CDs e DVDs produzidos pelos Pontos de Quixeramobim.

O secretário municipal de Cultura, Everardo Júnior, destacou o interesse demonstrado pela Secult estadual em trabalhar em parceria, destacando a importância de projetos como o Memorial,  Estação e o caminho cultural e histórico do Centro de Quixeramobim.


(Com informações do Blog Quixeramobim Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário