sexta-feira, 21 de março de 2014

Ceará pleiteia mais 30 mil toneladas de milho para os produtores rurais

O Estado vai apresentar oficialmente o pedido, através do Governador Cid Gomes à Casa Civil da Presidência da República

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) participaram na manhã desta sexta-feira de reunião na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para discutir a demanda do Estado do Ceará no que diz respeito ao milho para os produtores rurais.

Após o encontro, o secretário Nelson Martins afirmou que o Governador Cid Gomes vai encaminhar à Casa Civil da Presidência da República solicitação do envio de mais 30 mil toneladas de milho para o Ceará via navio.

“O Estado do Ceará conta com toda uma estrutura para receber o milho no Porto do Pecém e fazer a distribuição para os municípios, além do frete ser mais barato”, afirmou o secretário. Também vão subscrever o documento a Federação da Agricultura do Estado do Ceará, (FAEC) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraece).

O presidente nacional da CONAB, Rubens Rodrigues, destacou que além das 30 mil toneladas que virão de navio, a entidade deve encaminhar mais uma remessa de milho através do transporte terrestre. “Nós ainda estamos negociando esta quantidade com o Governo do Estado e as entidades”, informou.

O Governo Federal prorrogou, até o próximo dia 30 de junho, a comercialização de milho em grão dos estoques públicos – a preços subsidiados pelo Programa de Vendas em Balcão – para os municípios localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A determinação consta da Portaria Interministerial Nº 223, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 20 de março.

Com isso, o milho continuará sendo vendido a R$ 18,12, a saca de 60 kg para os agricultores familiares com DAP, e a R$ 21 para médios e grandes produtores rurais.
Produção de forragem

O secretário Nelson Martins informou ainda que o Estado está adquirindo mais de 4 mil kits de produção de forragem para distribuir com os agricultores familiares. “Os kits estão sendo adquiridos com os recursos arrecadados com a venda do milho no ano passado”, disse o secretário.

Participaram da reunião o secretário-adjunto da SDA, Antônio Amorim, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fonteles, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, o superintendente estadual da CONAB, Agenor Ribeiro, a superintendente estadual da Agricultura no Ceará, Maria Luiza Rufino, o presidente da FAEC, Flávio Saboya, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta e representantes da Fetraece.

(Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário