terça-feira, 25 de março de 2014

25 de Março - Abolição da escravatura no Ceará

Em 25 de março de 1884, exatos 130 anos atrás, o Ceará tornava-se a primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, fato que lhe rendeu o título de "Terra da Luz", dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. Até mesmo Victor Hugo, celebrado poeta francês, enviou da França as suas saudações aos cearenses.

A abolição da escravatura no Ceará ocorreu 4 anos antes da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que em 13 de maio de 1888 determinou a emancipação dos escravos em todo Brasil. 

É importante lembrar, que em termos de marcos históricos, foi a cidade de Acarape (atual Redenção) o primeiro núcleo urbano do Brasil a abolir a escravidão, em 1º de janeiro de 1883. Fortaleza faria o mesmo em 24 de maio do mesmo ano.

Feriado estadual
25 de Março tornou-se feriado no estado do Ceará, Data Magna do Ceará, através de Emenda Constitucional de autoria do deputado Lula Morais, aprovada pela Assembleia Legislativa, em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 6 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário