sábado, 25 de janeiro de 2014

Saúde cardíaca do bebê está ligada ao 1º trimestre de gravidez

Estratégias futuras para melhorar a saúde
cardíaca do bebê podem começar nas
primeiras semanas de gravidez
Em estudo, crianças que tinham baixo peso no começo da gestação apresentaram mais indicadores para problemas cardiovasculares
 

Fetos que se desenvolvem abaixo do esperado no primeiro trimestre de gravidez podem ter maior risco de desenvolver problemas cardíacos no futuro. A descoberta, inédita, foi publicada no periódico British Medical Journal nesta sexta-feira 24.
 

Nos primeiros três meses de gestação, chamada fase embrionária, o coração e outros órgãos importantes começam a ser formados. Pesquisadores da Escola de Saúde da Universidade Erasmus, na Holanda, decidiram examinar se o baixo peso do feto nesse período estaria associado a um maior risco de problemas cardiovasculares na infância.

Crianças que tinham baixo peso nas primeiras semanas de gestação apresentaram mais marcadores de risco para problemas cardiovasculares aos seis anos.

O estudo comparou o peso de 1.184 crianças holandesas no primeiro ultrassom (dez a treze semanas de gestação) com marcadores de risco cardiovascular quando elas tinham seis anos (índice de massa corpórea, percentual de gordura, nível de pressão arterial, taxa de colesterol e de insulina). Foram levados em conta também fatores relativos à mãe, como idade, etnia, escolaridade, tabagismo, índice de massa corpórea e de pressão sanguínea.
 

Os pesquisadores dividiram os fetos em cinco grupos, pelos tamanhos. Comparados com os maiores fetos, os menores, aos seis anos de idade, tinham consideravelmente mais gordura corporal e abdominal, além de uma maior pressão sanguínea diastólica e uma taxa de colesterol desfavorável.

Segundo os cientistas, é possível que algumas associações sejam uma coincidência, mas sugerem que o primeiro trimestre de gravidez pode ser crítico para o desenvolvimento do sistema cardiovascular e metabólico. "Estratégias futuras para melhorar a saúde cardiovascular podem começar no início da gravidez ou mesmo antes", concluem.

(Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário