segunda-feira, 9 de julho de 2012

O estilo discreto de Dilma

Discreta, durona e empenhada em preservar a própria intimidade e a de sua família. Essa é a imagem que a presidente Dilma Rousseff cultiva dentro e fora do governo.

Mas uma leitura atenta dos 266 discursos, pronunciamentos e manifestações públicas que ela fez em seu primeiro ano e meio de mandato revela um pouco mais dos desejos, das preferências e das expectativas de Dilma. E, uma vez mais, expõe diferenças importantes em relação a seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O GLOBO analisou as falas públicas de Dilma classificadas como discursos na página oficial da Presidência da República na internet, no período que vai da posse, em 1 de janeiro de 2011, até 29 de junho de 2012. Ficou de fora apenas o juramento feito pela presidente perante o Congresso, no dia da posse, por se tratar de mera repetição de texto protocolar.

As diferenças entre Dilma e Lula não são apenas de modo, mas também de conteúdo. Enquanto Lula dificilmente fazia um discurso sem citar o PT, Dilma só abriu a boca três vezes para falar no partido, duas delas ao saudar correligionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário