segunda-feira, 23 de julho de 2012

A importância da internet nas eleições

"Das ruas para os palanques virtuais" 

Diminuir a distância entre os candidatos e a população é uma tarefa que deve ser desenvolvida diariamente em uma campanha. Muitas ações eleitorais são engolidas por outras de maior porte e condições estruturais mais abastardas. Com a massificação da internet, mais precisamente das mídias sociais, a disparidade entre as campanhas diminui de forma significativa, pois todo candidato por menor que venha a ser sua estrutura pode e deve compor sua campanha em plataformas virtuais. As redes de discussão na internet representam um novo paradigma para o século XXI.

Um dos fatores importantes que podem garantir a eficácia das campanhas virtuais é a identificação do eleitor com seu político. O cidadão sente-se próximo do candidato que defende e percebe que tem voz e vez nas discussões exercendo cidadania, tornando-se parte do projeto de campanha.

Antigamente, a realidade era outra. A distância entre governo e povo era quase inimaginável e a ideia de conta de que seu agente público ou candidato desenvolve ações cotidianas como ele, o que representa quebra de distanciamento, fortalecendo o descobrimento de peculiaridades proximidade ficava sempre em um plano impossível de se concretizar, pelo menos na concepção da população.

Hoje a ponte que define a distância encolheu-se. O cidadão que tem conta no “Twitter” acessa páginas de figuras consagradas da política e lê o que eles estão expondo em tempo real. Com isso, se dá. O político desce do palanque e debate com seus eleitores em tempo real.

(Fábio Tajra – Especialista em gestão de marketing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário