terça-feira, 3 de junho de 2014

IBGE promove reunião com a Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Madalena nesta quarta-feira

Técnicos ligados ao setor de estatísticas agropecuárias do IBGE estarão reunidos durante a manhã desta quarta-feira (4), no auditório da secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Madalena, com integrantes da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias. A reunião tem como objetivo, discutir as estimativas agrícolas e pecuárias do município a serem validadas pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (Gcea), do IBGE.

Alinhando informações
Para que as informações sejam alinhadas e as vantagens concedidas plenamente, as Comeas devem se reunir mensalmente em seus respectivos municípios, e os encontros devem ocorrer entre um representante do IBGE e especialistas da agropecuária local. As reuniões têm por objetivo o repasse de informações voltadas ao setor como área plantada e área de colheita, produção agrícola, rendimentos agrícolas, fase de cultivo e preço do produto agrícola.

Participam do grupo, além de técnicos do IBGE, representantes da Prefeitura, na área da agricultura, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos bancos financiadores, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), do sindicato dos trabalhadores e produtores rurais.

Juntos, eles definem as estimativas agrícolas oficiais, que serão ainda validadas pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (Gcea), do IBGE. É a partir desses dados oficiais que o Ministério de Desenvolvimento Agrário, através das respectivas secretarias, e as instituições financeiras concedem ou não as vantagens ao governo municipal, produtores e aos agricultores rurais.

Comissões
A Comea é um sistema criado pela Resolução 352, de 13 de abril de 1973, do Conselho Diretor do IBGE. Ela surgiu para melhorar a precisão e a unificação dos dados agropecuários nos municípios brasileiros. A Resolução criou também as Coreas (Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias) e o Gcea.

As três instâncias, municipal, regional e estadual, dão suporte à Comissão Especial de Planejamento, Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (Cepagro) que planeja, controla, avalia e acompanha as estatísticas em nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário