quarta-feira, 6 de março de 2013

Reservas hídricas do município de Madalena estão quase todas esgotadas

Bacia do açude Paus Brancos tomada pela vegetação
A maioria dos açudes existentes no município de Madalena encontram-se secos, entre os quais, estão reservatórios importantes, como o açude Teotônio, localizado da Fazenda Teotônio e Paus Brancos, responsável pelo abastecimento humano e animal do distrito de Paus Brancos no Assentamento 25 de Maio.

Atualmente a "Operação Carro Pipa" administrada pelo exército, está utilizando como fonte de captação os açudes Serrote Feio e Marengo (Quieto).

Já o abastecimento da sede do município está sob risco de colápso, tendo em vista a baixa vazão dos poços que alimentam o sistema administrado pelo SAAE, a esperança dos moradores dos bairros localizados na zona urbana, e que já sofrem com a falta d'água é a instalação da adutora do açude Umari, prevista para o final deste mês, porém, o fato do Umari está apenas com pouco mais de 7% da sua capacidade também é motivo de grande preocupação.


Nesta quarta-feira (6), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente esteve reunido tratando de assuntos relacionados a pesca e o uso das águas do açude Umari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário