domingo, 13 de janeiro de 2013

Profetas estão prevendo chuvas abaixo da média em 2013

                                                                (Foto: Crisanto Teixeira)
Reunidos pelo 17º ano consecutivo, na cidade de Quixadá, profetas e profetizas da chuva, apresentaram seus prognósticos para a quadra invernosa de 2013. O evento é uma realização da Prefeitura de Quixadá, Instituto de Pesquisa, Violas e Poesia do Sertão Central, contando com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Cagece, Banco do Nordeste, Sebrae, Acocece. Após a analise das previsões feitas para o ano de 2012, quando se constatou que a maioria dos profetas erraram no prognóstico, que a época previa um bom inverno e o que se viu foi uma das maiores secas da história do Ceará. Para 2013, cautelosos com os erros cometidos ano passado, a grande maioria dos profetas e profetizas, preveem que este ano, a quadra invernosa deverá ser regular, com chuvas abaixo da média histórica.

O XVII Encontro dos Profetas da Chuva contou com três dias programação, sendo que a abertura ocorreu na sexta-feira, dia 11 de janeiro às 19hs, na Fundação Cultural Rachel de Queiroz com a realização do XVII Encanta Quixadá. Nos dias 12 e 13 de janeiro, durante o dia no Parque Valdir do Couto Dinelly aconteceram os encontros com a presença de autoridades, pesquisadores, profetas, profetizas, agricultores, pecuaristas, imprensa, professores, estudantes e pesquisadores universitários, vindos de várias partes do Brasil e até de outros países, como o Canadá.

De acordo com João Soares, presidente do Instituto de Pesquisa, Violas e Poesias do Sertão Central, o encontro dos profetas da chuva acontece desde o ano de1997, desde então, os profetas da chuva reúnem-se todos os anos para expor o resultado de suas experiências com relação à quadra invernosa. Os profetas das chuvas observam os sinais que a natureza mostra e os interpretam prevendo como será a quadra chuvosa a cada ano. Grande parte deles vivem no campo e dependem da chuva para o próprio sustento. Eles possuem conhecimento empíricos sobre a previsão do tempo, se apoiam exclusivamente na experiência e observação.

Por outro lado, o pesquisador e incentivador do evento Hélder Cortez disse que os profetas observam a natureza e com as crenças repassadas pelos antecedentes, eles fazem previsões sobre a chuva em todo Ceará. Mesmo sem equipamento meteorológico, nem respaldo cientifico, os profetas da chuva têm o respeito dos agricultores, que a partir dos seus conselhos, definem o tempo de fazer os roçados. Hélder Cortez anualmente é o encarregado do apresentar nominalmente os profetas, quando rememora a previsão do ano anterior e avalia se o mesmo acertou ou errou, além de estimular a apresentação da nova previsão para o ano em curso.

(Com informações do Blog do Crisanto Teixeira)

Vamos Nós -
Conforme a matéria do jornalista Crisanto Teixeira, os profetas populares erraram nas previsões para o inverno passado, quando anuciaram um bom inverno e de fato registrou-se uma das maiores secas da história, já para este ano, estão prevendo chuvas abaixo da média. Portanto, fica a expectativa para que em 2013 os "profetas da chuva" errem novamente e registre-se uma boa quadra invernosa, capaz de minimizar as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais Cearenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário