terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Eleição da Aprece terá chapa única

Os prefeitos cearenses eleitos para o mandato iniciado neste mês deverão se reunir, na próxima semana, para discutir métodos com o objetivo de otimizar a administração pública. O encontro acontecerá durante seminário realizado pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), ocasião na qual a prefeita de Fortim, Adriana Pinheiro Barbosa, deverá ser aclamada nova presidente da entidade, tendo em vista que integra a chapa única da disputa.

A primeira reunião da Aprece com os prefeitos eleitos em outubro do ano passado, no Centro de Eventos, será aberta no próximo dia 22 de janeiro com uma palestra do governador Cid Gomes. O encerramento será no dia 23, à tarde, com a escolha da nova diretoria da entidade.

A eleição será por aclamação, visto que uma única chapa foi inscrita. A diretoria da Aprece é composta por 13 membros, sendo sete da executiva e seis do conselho fiscal. A chapa a ser apresentada tem como presidente a prefeita de Fortim, Adriana Pinheiro Barbosa, pertencente aos quadros do PRB e como vice-presidente o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, eleito pelo PSD.

Embora exista chapa única e a eleição seja por aclamação, atendendo o que determina o artigo 48 do regimento interno, o candidato eleito terá de contar com o apoio de, pelo menos, metade mais um dos presentes. O mandato será de dois anos, podendo ser renovado por igual período. A posse da nova diretoria acontecerá no dia 1º de fevereiro. Até o dia 31 de janeiro, a entidade continua sob a presidência da ex-prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro

Nivelamento

Encontros como este previsto para a próxima semana ocorrem de quatro em quatro anos, sempre que se inicia um novo mandato dos prefeitos. Para Eliene Brasileiro, trata-se de um momento de integração e nivelamento para os gestores. Nas eleições do ano passado, apenas 44 prefeitos foram reeleitos, sendo 140 novos, o que corresponde a um índice de renovação da ordem de 76%. Convém lembrar que a maioria dos prefeitos cearenses, nas eleições de 2012, estavam impedidos de concorrer porque exerciam o segundo mandato consecutivo.

Para o encontro deste ano, a direção da Aprece escolheu como tema uma gestão pública criativa e participativa. Além dos prefeitos, foram convidados para o encontro os vice-prefeitos, secretários, vereadores, assessores e pessoas interessadas, sendo a expectativa de público da ordem de 1.000 pessoas.

A programação do encontro, embora não esteja totalmente definida, inclui palestras, painéis e oficinas sobre temas específicos, voltados para uma melhor administração. A abertura dos trabalhos será feita pelo governador Cid Gomes com uma palestra sobre "Administração Pública e Gestão por Resultado: O Caso do Estado do Ceará".

Os painéis programados vão tratar sobre desenvolvimento econômico; assistência social; educação; saúde; meio ambiente; controle externo, controle social e cidadania; captação de recursos e; interação institucional. Sobre esses temas também serão realizadas oficinas.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário