terça-feira, 30 de junho de 2015

MEC prorroga até 20 de julho prazo para renovar contratos do Fies

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 20 de julho. O prazo, que já foi prorrogado mais de uma vez, terminaria hoje (30).

A portaria com a ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial da União. As renovações devem ser feitas por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), também disponível nas páginas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O Fies oferece financiamento das mensalidades de cursos em instituições privadas de ensino superior, com juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso.

(Agência Brasil)

Grupo do ex-governador Cid Gomes negocia ida para o PDT

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e o ex-governador Cid Gomes comandarão, nesta terça-feira, em São Paulo, as conversações com a cúpula nacional do Pros.
O assunto é um só: comunicar ao Pros que o grupo está saindo e, em seguida, acertar detalhes do ingresso do bloco ao pedetismo. Brasília pode entrar na agenda também, já que o prefeito Roberto Cláudio deve cumprir agenda ali do interesse da Prefeitura nessa quarta-feira.
Há vários meses que o grupo cidista vem conversando com o PDT, dentro da necessidade de criar condições eleitorais e garantir tempo na propaganda eleitoral gratuita para o prefeito Roberto Cláudio.
Já se sabe que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, virá para o Ceará no próximo sábado. Na agenda dele, encontro regional em Aracati (Litoral Leste) e a possibilidade de anunciar oficialmente a entrada do grupo cidista na legenda.
O presidente regional pedetista, deputado federal André Figueiredo, já avisou que a vinda do bloco seria boa para o partido e que seria “uma honra para qualquer sigla” ter o prefeito Roberto Cláudio em seus quadros.
No PDT, o deputado estadual Heitor Férrer, que disputou a Prefeitura no pleito contra Roberto Cláudio, acompanha as conversações. Ele tem convite para trocar o partido pelo PMDB do senador Eunício Oliveira, dentro do objetivo de postular o Paço Municipal, mas não se manifesta a respeito.
Quanto a Cid Gomes, será a primeira vez que ele voltará ao cenário de Brasília, depois que pediu demissão do Ministério da Educação. Cid se envolveu num conflito político com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), apontado por ele como um dos “achacadores”, ou seja, aquele que integrava a base aliada dilmista, mas faria chantagem política.

(Blog do Eliomar)

Há 13 anos partia o médium e filantropo Chico Xavier!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

César Barreto lança dia 4 de julho em Sobral, "O poeta do Becco"

Registramos e agradecemos, convite que nos foi enviado pelo amigo César Barreto, para o lançamento do livro "O Poeta do Becco", a realizar-se no dia 4 de julho em Sobral, sua cidade natal. Em Fortaleza, a obra teve seu lançamento no final de 2014. 

Em Sobral o evento ocorrerá no famoso Becco do Cotovelo, tradicional ponto de encontro  da sociedade sobralense, dentro da programação alusiva aos 242 anos de emancipação política do município.

Além de escritor, César Barreto é engenheiro civil e superintendente-adjunto do DER, função que já exercia no governo Cid Gomes e para a qual foi reconduzido pelo atual governador Camilo Santana.

Dez municípios cearenses receberão ações de combate às drogas

Dez municípios cearenses vão receber programas-piloto, a partir de agosto, com ações de prevenção ao uso de drogas, tratamento e reinserção social. A informação é da secretária Especial de Políticas Sobre Drogas, Mirian Sobreira. Caucaia, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Quixeramobim, Crateús, Sobral, Tianguá, Camocim e Aracati são as cidades selecionadas. 
As informações da secretária foram repassadas, na manhã de ontem, durante passeio ciclístico que encerrou a III Semana Municipal sobre Drogas. Foram aproximadamente 12 quilômetros percorridos entre o Cocó e a Beira Mar. “O acolhimento vai da gestante usuária de droga até o idoso, priorizando a juventude. Vamos ter um programa do Governo Federal que vai para quem está no ensino fundamental e o Estado está assumindo o ensino médio e aqueles jovens que não estão na escola e no trabalho”, explica.
A titular da pasta adianta que um projeto de lei que determina que de 2% a 5% das vagas em obras públicas do Estado sejam para ex-usuários de drogas será encaminhado para a Assembleia Legislativa. “Teremos que capacitar essas pessoas enquanto estão em treinamento”.


À frente do cargo há pouco mais de três meses, a secretária afirma ainda que o planejamento da pasta inclui aumentar o número de leitos de desintoxicação. “Estamos fazendo levantamentos e, dentro da necessidade, vamos buscar apoio nos hospitais públicos do Estado”.
A meta na gestão é implantar oito casas de acolhimento com Centros de Referência sobre Drogas (CRD) no Interior. “O grande desafio é a interiorização. A droga está em todas as cidades do Ceará”. De acordo com o Observatório do Crack, mapeamento desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), essa droga está presente em 90% dos 154 municípios pesquisados no Estado - ou seja, 139 cidades apresentaram circulação do crack. Em pelo menos 30 delas, conforme a publicação, os problemas relacionados à droga estão avaliados em nível alto.

Fortaleza
A coordenadora especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza (CPDrogas), Juliana Sena, também participou da ação de ontem e lembrou que o perfil dos usuários na Capital indica serem, na maioria, homens entre 24 e 35 anos. “Grande parte busca ajuda em razão do uso de crack”, avalia. Ela ressalta que por meio do Centro Integrado de Referência sobre Drogas (0800 032 1472) é possível solicitar informação, orientação ou apoio.

(O POVO)

sábado, 27 de junho de 2015

Quixadá recebe exposição especial de carros antigos neste final de semana

Os amantes do automobilismo, principalmente das relíquias sobre quatro rodas, terão a oportunidade de apreciar neste final de semana, em Quixadá, uma exposição especial de raridades catalogadas pelo clube de automóveis antigos do Ceará. 

O comboio  chegou na manhã deste sábado no posto Quixadá, localizado na CE-359, na entrada da cidade, onde os colecionadores foram recepcionados pelo empresário Ciro Magalhães, idealizador da exposição.

Mais detalhes, acesse: Diário Sertão Central - Alex Pimentel

Morre o jornalista J. Ciro Saraiva

Faleceu no início da manhã deste sábado, 27, em Fortaleza, o jornalista quixeramobinense João Ciro Saraiva. Autor da obra No Tempo dos Coronéis. J. Ciro era diabético e morreu após seu quadro de saúde ter se agravado.

J. Ciro foi secretário de Comunicação do Ceará nos governos de Manuel de Castro Filho e Gonzaga Mota e participou da campanha de Tasso Jereissati ao Governo do Estado em 1986, onde atuou na área de marketing. Trabalhou também em diversos jornais, rádios e TV’s cearenses.

Era querido e admirado por muitos e fez questão de lançar, em meados de 2012, em Quixeramobim, sua obra No Tempo dos Coronéis, ocasião em que relembrou fatos importantes da política local e recebeu diversas personalidades, como o ex deputado Leorne Belém, o Procurador Geral de Justiça do Estado, Ricardo Machado, e o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho.

(Com informações do Blog Quixeramobim Agora)

Vamos Nós -  J. Ciro era  uma v
erdadeira enciclopédia da política cearense que tive o prazer de conhecer, que Deus o receba o Reino do Céu e conforte os corações de seus Entes Queridos!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Plenário da Câmara pode votar na próxima terça-feira PEC que reduz maioridade penal

A proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio e roubo qualificado é o destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (30).
Entre os crimes classificados como hediondos estão estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes) e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).
Segundo a proposta (PEC 171/93), o adolescente também poderá ser considerado imputável (pode receber pena) em crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte.
A pena dos adolescentes será cumprida em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores inimputáveis.
A proposta foi aprovada no último dia 17 na comissão especial, na forma do relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF). Ele incluiu dispositivo sugerido pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA) para aperfeiçoar a estrutura do sistema socioeducativo e proibir a retenção de recursos (contingenciamento) destinados ao atendimento socioeducativo e à ressocialização.
(Agência Câmara Notícias)

Secretaria de Saúde do Ceará divulga nota técnica sobre a Zica vírus

Para ampliar, clique sobre a imagem

Quixeramobim sediará circuito de quadrilhas juninas

O município de Quixeramobim realiza nesta sexta-feira, 26, e amanhã, 27, o Arraiá do Conselheiro com o Circuito de Quadrilha Juninas Sesc Ativo. O evento ocorrerá no Memorial Antônio Conselheiro, a partir das 20 horas.

Durante o meses de junho e julho, o Sesc, em parceria com a Federação dos Eventos Juninos e Culturais do Ceará (FEJUC), realiza o Circuito de Quadrilha Juninas Sesc Ativo, em 14 cidades cearenses. O circuito reúne cerca de 180 grupos da Capital e do Interior. A programação, gratuita, vai até o dia 19 de julho.

Ainda de acordo com o SESC, este ano a competição tem 14 etapas classificatórias, divididas por Macrorregiões do Estado, em que os campeões de cada seletiva e final recebem prêmios. Os quesitos individuais (noivos, casamento, marcador e rainha) também serão premiados com troféus em suas respectivas etapas.  Os grupos selecionados em cada etapa participam da grande final, realizada nos dias 18 e 19 de julho, na Colônia Ecológica Sesc Iparana. Os vencedores levam para casa troféu e premiação em dinheiro.

Acompanhe a ordem de apresentação das quadrilhas juninas:

26 de Junho
1ª 20 horas – Fulô do Sertão de Senador Pompeu
2ª 20h50min – São Sebastião Junino de Choró
3ª 21h40min – Boiadeiros do Sertão de Mombaça
4ª 22h30min – Junina Brilha Lua de Banabuiú
5ª 23h20min – Livre (Forró Pé de Serra)
6ª 00h10min – Coração do Sertão de Boa Viagem

27 de Junho
1ª 20 horas – Brilho do Sertão de Solonópole
2ª 20h50min – Coração Serrano de Aratuba
3ª 21h40min – Chapéu de Palha de Boa Viagem
4ª 22h30min – Quadrilha Junina de Pedra Branca
5ª 23h20min – Raízes Nordestinas de Quixeramobim
6ª 00h10min – Cheiro da Terra de Baturité
7ª 01 hora – Sol do Meu Sertão de Quixeramobim

(Com informações do Blog Quixeramobim Agora)

Previsão meteorológica para sexta-feira 26/6

Após as chuvas caídas na noite de ontem em diversas regiões do estado do ceará, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia para esta sexta-feira (26) é de céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses.

Também foram registradas precipitações acompanhadas de trovões em várias localidades do Sertão Central.


No pluviômetro da Funceme localizado na Fazenda Várzea Alegre, foram registrados 17 milímetros, entre os dias 25 e 26 de junho.

(Com informações do site da Fundação Cearense de Meteorologia - Funceme)

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Endividamento rural é tema de audiência pública na Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará

Agricultores que obtiveram crédito rural junto a programas de financiamento do Governo Federal estão tendo dificuldades para quitar a dívida por conta da seca que atinge o Ceará. A situação foi tema de audiência pública na Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, na tarde da última terça-feira (23/06).
O deputado Elmano de Freitas, autor do requerimento que solicitou o debate, ressaltou que é importante pensar as estratégias para que os produtores rurais não tenham o mesmo sofrimento de anos anteriores, também de seca no Estado. Presidente da Comissão de Agropecuária da AL, o deputado Moisés Braz (PT), citou a importância da agricultura e do meio rural para o desenvolvimento da economia do Ceará. “Vamos trazer os trabalhadores que têm dívidas e tem prazos vencendo para que façam uma boa negociação”, disse o parlamentar.
Edvaldo Santos Brito, da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), citou que uma das propostas da lei 12.844/2013, é a de conceder desconto de até 85% para valores financiados em até R$ 100 mil. “Apesar dos mutirões em municípios para conscientizar o produtor que é uma oportunidade única para quitar dívidas, não estamos tendo sucesso. Isto porque estamos no quarto ano consecutivo de estiagem e os produtores perderam seus rebanhos”, explicou.
O superintendente do Banco do Nordeste, João Robério, se comprometeu a renegociar dívidas dos produtores rurais, estendendo o prazo para quitação do débito. “O banco tem procurado melhorar o processo de concessão de crédito e renegociação das dívidas. Realizamos diversos mutirões e temos equipes treinadas”, afirmou. De acordo com João Robério, 77% de todo o crédito disponibilizado ao produtor rural do Ceará é concedido pelo Banco do Nordeste. Ainda segundo ele, 12.400 operações relacionadas à agricultura familiar já foram regularizadas no Ceará, o que representa R$ 52,1 milhões, aproximadamente.
Também participaram da audiência o deputado Carlos Matos (PSDB), vice presidente da Comissão de Agropecuária; o ex-presidente da Faec, José Ramos Torres de Melo e o chefe da divisão de desenvolvimento do Incra, Marcos Cândido. 

(Com informações do portal da AL-CE)

Câmara estende reajustes do salário mínimo a benefícios da Previdência Social

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) emenda que estende os reajustes do salário mínimo aos benefícios da Previdência Social – aposentadorias e pensões – para quem recebe mais do que um salário mínimo até o teto pago pela Previdência. Foram 206 votos a favor e 179 contrários. A emenda foi apresentada pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Ela foi defendia pelos partidos de oposição e contou também com votos de deputados da base governista.

A emenda faz parte da Medida Provisória (MP) 672, que prorroga as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 a 2019. Antes, os deputados aprovaram o texto principal da MP, ressalvados os destaques e emendas que podem modificar a proposta. A MP foi aprovada por 287 votos contra 12. Pelo texto da MP, o reajuste do salário mínimo é calculado pela soma da variação da inflação e do Produto Interno Bruto (PIB).

Os deputados rejeitaram a emenda que pretendia aplicar a média do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos cinco anos no reajuste do salário mínimo.

(Agência Brasil)

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Nesta noite de São João um pouco de Flávio José!

Vereador Paulo Ferreira de Quixeramobim assumirá gerência regional da COGERH

O vereador Paulo Ferreira (PT) irá assumir o cargo de Gerente do Escritório Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), em Quixeramobim. A escolha foi confirmada pelo próprio vereador durante sessão ordinária da Câmara de Quixeramobim, realizada nesta quarta-feira, 24.

Com a saída de Paulo, que deve ocorrer após publicação de sua nomeação no Diário Oficial do Estado, quem assume é o suplente José Militão (PT).

(Com informações do Blog Quixeramobim Agora)

Vamos Nós: Na condição de membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Banabuiú até recentemente, sou conhecedor das enormes dificuldades do setor, considerando sobretudo, o baixíssimo nível em que se encontram os reservatórios da região no momento, entretanto desejamos muito boa sorte ao vereador Paulo Ferreira nesta nova e importante missão.

Ex-vereador Zé Camelo falece aos 87 anos

Faleceu por volta das duas horas da madrugada desta quarta-feira (24), aos 87 anos de idade, o ex-vereador do município de Madalena, José de Sousa Barbosa (Zé Camelo).

O óbito ocorreu numa das unidades hospitalares da capital cearense, onde Zé Camelo encontrava-se internado.

Zé Camelo exerceu atividade no comércio, na agropecuária e no setor imobiliário, além de ter sido por muitos anos, administrador da Fazenda Currais Novos, pertencente ao senhor João de Araújo Carneiro (in-memoriam).

 Como militante político exerceu mandato de vereador na Câmara Municipal de Madalena na legislatura 1993/1996, assumindo na condição de suplente na legislatura subsequente, tendo participação ativa em todos os movimentos sociais e políticos de Madalena desde a época de distrito, inclusive na luta pela emancipação política na década de 1960 (revogada após o movimento militar de 1964), conforme retratado no livro "Madalena Reconstituindo a História", do professor Marum Simão.

Externamos nossa solidariedade a todos os familiares, rogando a Deus que o acolha do Reino do Céu.
Clique na imagem para ampliar 

terça-feira, 23 de junho de 2015

Nelson Martins assume secretaria das Relações Institucionais dia 1º de julho

A partir do próximo dia 1º de julho, Nelson Martins passará a exercer a função de secretário das Relações Institucionais do Governo Camilo Santana.
Nelson informa que buscará maior aproximação do Palácio da Abolição com o Poder Legislativo. Ele já foi líder do Governo Cid Gomes.
Nelson Martins ainda responde pela pasta da Controladoria e Ouvidoria do Estado que, no momento continua sem titular definido pelo governador. Há expectativas de que Camilo escolha um técnico para essa secretaria.

(Com informações do Blog do Eliomar)

Polícia encontra veículo utilizado no ataque as agências bancárias de Madalena

Durante as buscas ao grupo que atacou duas instituições bancárias na madrugada desta terça-feira 23, no município de Madalena, a polícia conseguiu localizar na comunidade de Vaca Serrada, zona rural do município, uma camioneta L 200 ano 2005 utilizada na ação.

O veículo foi encontrado totalmente incendiado, porém, a polícia conseguiu levantar que o mesmo havia sido tomado de assalto em Fortaleza.

Ainda de acordo com a polícia, as buscas prosseguem em toda região.

Secult promove visita ao Memorial Cego Aderaldo e "Diálogos Culturais" no Sertão Central

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará. Na quarta-feira, 24/6, às 17h, a roda de debates, aberta à participação de todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura e a arte, chega a Quixadá, município da região dos Sertões de Quixeramobim. No mesmo dia, às 9h, haverá uma visita de vistoria do secretário e da equipe da Secult ao Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, para conferência das obras realizadas naquele que será um importante equipamento cultural da Secretaria no Interior do Estado.

A visita ao Memorial Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Praça José de Barros, Centro, Quixadá) será acompanhada da realização de um debate sobre esse novo espaço para a cultura e as artes, com a comunidade de Quixadá e dos municípios da região. Assim como no "Diálogos Culturais", a participação também é aberta a todos os interessados em discutir o conceito e o modelo de gestão do novo equipamento, a vocação do novo espaço e quais atividades prioritárias ele deve abrigar.

"Vamos ouvir a comunidade, as instituições culturais, os gestores e todos os interessados, para definir de forma democrática e participativa qual será o conceito do Memorial Cego Aderaldo e de que maneira ele poderá contribuir ao máximo para as políticas públicas de cultura, em benefício da população de Quixadá e dos vários municípios da região do Sertão de Quixeramobim", destaca o secretário Guilherme Sampaio, convidando a todos para o debate sobre o novo equipamento, a partir das 9h de quarta-feira, 24/6.

Já às 15h acontece reunião entre o secretário Guilherme Sampaio e os secretários de Cultura e gestores da área representantes dos municípios da região do Sertão de Quixeramobim. A reunião será realizada no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro, Quixadá).

Serão convidados os gestores culturais de Banabuiú, Choró, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. A reunião coletiva se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no Sistema Estadual de Cultura.

Também no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade Católica Rainha do Sertão, acontece às 17h uma nova edição do "Diálogos Culturais", projeto que promove uma roda de debate, aberta a todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura, apresentando sugestões, apontando prioridades, reforçando demandas e fazendo perguntas ao secretário de Cultura do Estado do Ceará.

 SERVIÇO:

Diálogos Culturais da Secult - Região dos Sertões de Quixeramobim
Quarta-feira, 24/6, em Quixadá

9h – Visita e vistoria ao Memorial Cego Aderaldo (Rua Pascoal Crispino, 167, Praça José de Barros, Centro). Seguida de debate com artistas, instituições culturais da região e comunidade em geral sobre o conceito e o modelo de gestão do equipamento.

15h – Reunião do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, com secretários de Cultura e gestores culturais dos municípios dos Sertões dos Inhamúns. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

17h - Diálogos Culturais - Sertões de Quixeramobim. Roda de conversa do secretário Guilherme Sampaio com artistas, produtores, gestores culturais, professores, articuladores e população em geral, sobre a política cultural do Estado. Na Faculdade Católica Rainha do Sertão (Rua Juvêncio Alves, 660, Centro), Auditório Rachel de Queiroz.

Entrada franca em todas as atividades.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult - (85) 3101-6763 ou 6795 /  (88) 9946-4244 / (85) 8584-8400. www.secult.ce.gov.br / codac@secult.ce.gov.br .

(Site do governo do estado)

Madrugada de pânico: Grupo armado ataca prédios do Banco do Brasil e Bradesco de Madalena

                                                             (Foto: Eugênio Vieira)
Mais uma vez moradores do centro da cidade de Madalena e bairros adjacentes vivenciaram momentos de pânico, quando por volta das três horas da madrugada desta terça-feira (23) um grupo armado atacou os prédios onde funcionam o Banco do Brasil e o Bradesco, localizados na Avenida Antônio Costa Vieira.

Conforme os moradores foram muitos tiros, ainda de acordo com informações de populares, após a ação o grupo teria se evadido pela estrada que dá acesso ao município de Quixeramobim. Até o momento não há informações sobre feridos ou sobre valores levados, policiais de Madalena e de outros municípios realizam buscas na região. 

Ataque anterior
Na madrugada do dia 7 de fevereiro de 2012, um grupo fortemente armado, utilizando explosivos, destruiu o prédio do Banco do Brasil de Madalena, desta feita, os explosivos não chegaram a ser acionados.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Época de festas juninas no nordeste, um pouco de Santana, verdadeiro discípulo de Luiz Gonzaga, cantando Ana Maria, bom demais!

Emenda propõe anistiar dívidas de agricultores nordestinos no valor de até R$ 50 mil

Um conjunto de sete partidos políticos assinou, na última quinta-feira, 18, apoio à emenda aditiva ao Projeto de Lei 863/15. O texto perdoa dívidas de agricultores do Nordeste que tenham adquirido empréstimo de até R$ 50 mil junto ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura (Pronaf) entre os anos de 2013 e 2014. Caso a emenda seja aprovada, cerca de R$ 166 milhões de reais serão perdoados de trabalhadores rurais cearenses.
O PL é de autoria do Governo Federal e altera a legislação em relação à desoneração da folha de pagamento de algumas empresas do País.
O autor da emenda, o deputado federal Danilo Forte (PMDB), afirmou que o aditivo “tem por objetivo resgatar a capacidade de pagamento dos agricultores familiares de municípios do semiárido brasileiro afligidos pela seca dos últimos anos”.

Forte diz que deverá buscar apoio dos 151 deputados federais do Nordeste, incluindo os parlamentares de Minas Gerais e Espírito Santo que possuem agricultores atendidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e que também foram atingidos pelas consequências da estiagem.

De acordo com o deputado, nos dois últimos anos (2013 e 2014), na região Nordeste foram contratadas mais de 5 milhões de operações junto ao Pronaf. O valor médio das operações contratadas pelos agricultores nordestinos foi de R$ 13.997,09. Danilo argumenta que somente os custos judiciais para cobrar o valor das dívidas são maiores que os valores contratados.

A emenda apresentada pelo parlamentar cearense resgata o PL 1356/15 de sua própria autoria. O deputado justifica a mudança de estratégia afirmando que como a tramitação de um PL normal pode demorar para ser apreciado, entende que transformá-lo em uma emenda a uma proposta de autoria do governo poderá ser mais eficaz.

Ainda justificando a medida, o peemedebista afirma que “a seca arrasou as pastagens, comprometendo a criação animal e aumentando os prejuízos dos produtores rurais, que tiveram que adquirir empréstimos para custear a compra de ração. Ainda assim, diante das sérias dificuldades enfrentadas, grande parte do rebanho veio a perecer”, argumenta.
O POVO tentou contato com o líder do governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães (PT-CE), para comentar a emenda, mas o parlamentar não pôde atender a ligação.

Saiba mais

Os líderes partidários que assinaram a proposta foram Leonardo Picciani (RJ) que representa 139 deputados que integram o bloco formado por PMDB, PP, PTB, PHS e PEN; Fernando Coelho Filho (PE) do PSB que possui 32 parlamentares; Mendonça Filho (PE) do DEM que tem 21 deputados; Arthur Maia (BA) do SD que possui 19 parlamentares; André Moura (SE) do PSC que tem 13 deputados; e Domingos Neto (CE) do Pros que representa 12 parlamentares. Ao todo, a emenda de Danilo tem o apoio de 236 parlamentares da Casa.

(O POVO)

HUB da TAM: Mobilização reúne ex-governadores cearenses

Mais de mil autoridades, entre as quais, ex-governadores e representantes de importantes segmentos da sociedade cearense atenderam ao convite do governador Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, e compareceram nesta segunda-feira 22, ao Palácio da Abolição para reforçar o apoio à instalação do HUB da TAM no Ceará.


O encontro reforçou a união de diferentes forças políticas e econômicas do Estado na intensificação do trabalho para conquistar um empreendimento que consolida o Ceará como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

O que é um HUBHub é um aeroporto que se destaca no contexto de um país ou região pela sua dimensão e pela sua atração de um grande número de voos, abrindo maiores possibilidades de receber visitantes. Também se pode denominar hub ao aeroporto onde uma determinada companhia aérea possui a sua sede, hangares ou terminais dedicados.

Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros e é mais comum entre mulheres

O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, divulgou hoje (22) o Ministério do Esporte, na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte.

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%.

Segundo a pesquisa, 25,6% dos entrevistados praticam esportes e 28,5%, atividades físicas, como caminhada. Entre os homens, a prática de esportes supera a de atividades físicas, com 35,9% contra 22,9%. Já as mulheres praticam mais atividades (34%) do que esportes (15,6%).

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton, que defendeu o aumento da prática esportiva com escolas de tempo integral. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos.

A chegada ao mercado de trabalho é apontada como uma das causas para o abandono da atividade física. Segundo a pesquisa, 69,8% das pessoas que abandonam a prática de esportes ou atividades físicas afirmam que a falta de tempo para conciliar com o trabalho e os estudos foi a causa.

(Agência Brasil)

Peritos analisam incêndio que destruiu lojas em Quixadá

Um incêndio atingiu pelo menos duas lojas no Centro de Quixadá, a 167 km de Fortaleza, na manhã do último domingo (21). Segundo informações da Delegacia Regional na cidade, não há feridos, mas há suspeitas de que o fogo tenha sido iniciado de forma criminosa.
Segundo a Polícia Civil, o fogo começou por volta de 5h30, em uma loja de material elétrico e hidráulico, e acabou se espalhando para uma loja vizinha. 
As chamas só foram controladas por volta de 13h.  Pelo menos quatros carros do Corpo de Bombeiros trabalharam para debelar as chamas. Reforços de Quixeramobim, Pacajus e Fortaleza  foram solicitados.
O local foi periciado na manhã desta segunda-feira (22). Além da suspeita de crime, há ainda a possibilidade de um problema elétrico ter sido o causador.

(Com informações do G1)

domingo, 21 de junho de 2015

MEC divulga resultado do ProUni nesta segunda-feira

O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (22) o resultado da primeira chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos) referente ao segundo semestre deste ano. As informações estarão disponíveis na página do programa na internet.
Também a partir de segunda, o candidato selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado, levando os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição.
O candidato deve verificar o horário e o local no qual tem de comparecer para a apresentação das informações. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 29. Caso perca a data, o candidato é automaticamente retirado do processo.
Entre os documentos a serem apresentados estão a carteira de identidade, o comprovante de residência, o comprovante de rendimento e o de conclusão do ensino médio. A lista completa pode ser conferida na página do ProUni.
No dia 6 de julho será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera nos dias 17 e 20 de julho.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O programa é dirigido a estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais.
O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura. Segundo o MEC, foram ofertados nesta edição do ProUni 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais.
(Com informações da Agência Brasil)

MST volta a ocupar fazenda do senador Eunício Oliveira

Trabalhadores sem-terra voltaram a ocupar, na madrugada deste domingo (21), uma fazenda do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Localizada entre as cidades de Corumbá de Goiás e Alexânia (GO), cidades próximas de Brasília, a propriedade de cerca de 20 mil hectares pertence ao grupo Agropecuária Santa Mônica, do senador, e já tinha sido ocupada em agosto de 2014. O 2º Pelotão da Polícia Militar (PM) de Goiás confirmou que foi acionada e que equipes foram enviadas ao local.
Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a ação é uma resposta ao descumprimento, por parte do governo federal, de acordos firmados durante o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse, em março deste ano.
Um dos compromissos acertados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário foi, segundo o MST, o assentamento de cerca de 1,1 mil famílias em até 60 dias após os sem-terra deixarem a fazenda. Outro é a produção de um estudo sobre a legalidade da propriedade pelo senador Eunício Oliveira. O movimento sustenta que a fazenda foi declarada improdutiva e que há “grande volume de informações na região sobre a grilagem da área”.
A assessoria do senador garantiu que a propriedade é produtiva e opera há mais de 25 anos “em uma região livre de conflitos agrários”. Assegurou também que a Fazenda Santa Mônica cumpre todas as normas da legislação tributária, trabalhista e ambiental.
(Agência Brasil)

Pecnordeste 2015 - O maior evento da agropecuária nordestina

Realizado de 16 a 18 de junho no centro de eventos do Ceará, através do sistema Faec/Senar-Ce, com o apoio do Sebrae e outros importantes parceiros, a XIX edição do Pecnordeste contou com a participação de mais de 100 caravanas de produtores rurais.
Algumas imagens registradas durante os três dias do evento

Mega-Sena, concurso 1.715: ninguém acerta e prêmio acumula em R$ 40 mi

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.715 da Mega-Sena, realizado neste sábado (20), no Caminhão da Sorte, na cidade de São Manuel (SP).
Veja as dezenas sorteadas: 16 - 20 - 35 - 40 - 53 - 60.
De acordo com a Caixa, 58 apostas acertaram a quina, e cada uma levou o prêmio de R$ 54.443,91. Outras 4649 apostas acertaram quatro dezenas e levaram, cada uma, R$ 970,33.
A expectativa de prêmio era de R$ 33 milhões. Como ninguém acertou a sena, o prêmio acumulou e a estimativa é que o próximo sorteio, que será realizado na quarta (24), tenha um prêmio de R$ 40 milhões.

sábado, 20 de junho de 2015

Mês de junho no Nordeste, tudo a ver com Luiz Gonzaga, nosso eterno Rei do Baião - entrevista concedida em 1987, vale a pena conferir!

Transporte escolar deverá oferecer cadeirinha para crianças

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu obrigar veículos de transporte escolar a oferecer cadeirinhas para crianças de até sete anos e meio.

A obrigatoriedade foi decidida em reunião do Contran realizada na última quarta-feira, 17. A resolução que determinará a data de vigência da exigência, no entanto, será publicada apenas nos próximos dias. A regra, já válida para os carros de passeio desde 2010, exigindo o bebê-conforto para transporte de crianças de até um ano, prevê que as empresas do ramo disponham de diferentes tipo de dispositivos de segurança, conforme a faixa etária dos estudantes.

Aquelas que têm entre 1 e 4 anos, por exemplo, deverão ser transportadas em cadeirinhas com encosto e cinto próprio. As de 4 a 7 anos utilizarão assentos de elevação ou booster e cinto de segurança de três pontos na altura do pescoço.

Vans e ônibus que não sejam de transporte escolar, assim como táxis permanecerão desobrigados de oferecer a cadeirinha.

Conforme apontam estudos americanos, o uso das cadeirinhas podem reduzir os riscos de morte em acidentes em até 71%.

10% aprovam e 65% reprovam governo Dilma, diz Datafolha

O número de pessoas que consideram o governo Dilma Rousseff "ruim" ou "péssimo" atingiu 65% em junho, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20). Ainda de acordo com o instituto, apenas 10% dos entrevistados consideraram o governo da petista como "bom" ou "ótimo".
Segundo o site do jornal "Folha de S.Paulo", no histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do Datafolha, a atual taxa de reprovação da presidente da República só não é pior que os 68% de "ruim" e "péssimo" registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992, poucos dias antes de ele sofrer um processo de impeachment.
Na véspera de ser afastado da Presidência, em 1992, Collor tinha 9% de aprovação, conforme oDatafolha. Essa foi a pior taxa apurada em toda a série de pesquisas nacionais do instituto.
O resultado da pesquisa de avaliação do governo de Dilma feita neste mês é:
- Ótimo/bom: 10%
- Regular: 24%
- Ruim/péssimo: 65%
- Não sabe: 1%
O levantamento foi realizado pelo Datafolha com 2.840 pessoas de 174 municípios do país entre os dias 17 e 18 de junho, e divulgado neste sábado por meio do site do jornal "Folha de S.Paulo". A margem de erro é de dois pontos percentuais.

(Instituto Datafolha)

Ministro: municípios afetados pela seca devem informar logo ao governo situação de emergência

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, pediu aos municípios afetados pela estiagem que solicitem o mais breve possível o reconhecimento de situação de emergência ao governo federal. O titular da pasta debateu o assunto no último dia 11 deste mês na comissão externa da Câmara dos Deputados que analisa saídas para a crise hídrica no semiárido nordestino.
De acordo com o ministro, 62% do Nordeste está em situação de emergência em função da seca. Dos 1400 municípios da região, 850 precisam de auxílio da União para evitar o colapso.
Occhi explicou que o reconhecimento da emergência pelo ministério vai além da garantia de “carro pipa, obra e cesta básica” e abre oportunidades para o gestor municipal. “Ele pode buscar em outras áreas, que não o Ministério da Integração Nacional e a defesa civil, soluções como a renegociação de dívidas de famílias e empresários com bancos, a antecipação do pagamento da aposentadoria e do Bolsa Família e saque do FGTS.” Para isso, ele ressalta que o município precisa comprovar os prejuízos trazidos pela estiagem.
Comprovação dos prejuízos
Ele lembrou que, no final de abril, a bancada parlamentar de Santa Catarina solicitou à defesa civil a prorrogação da entrega do Imposto de Renda para os moradores de Xanxerê, no oeste catarinense, após o tornado que devastou a região. Nessa ocasião, o município, em estado de calamidade pública, foi bem sucedido na demanda, além e ter renegociado o pagamento dos tributos federais, disse.
Sobre a cobertura do Exército, o ministro observou que cabe ao município em situação de emergência especificar para a defesa civil ou a sua pasta as localidades com maior escassez de água. “Nós vamos avaliar e solicitar ajuda do Exercito para as comunidades rurais, enquanto a prefeitura usa seus recursos para apoiar a área urbana, se for necessário”.
Segundo ele, medidas como essa podem auxiliar Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba e ponto turístico da região, que teve racionamento estendido no começo do mês.
Retrato da seca
O diagnóstico do Ministério da Integração aponta para o agravamento da estiagem no semiárido. Nos últimos quatro anos, os reservatórios de água do Nordeste recuaram de 60% para 25%. No Ceará, as reservas caíram de 65% para 19%; na Paraíba, de 57% para 20%; em Pernambuco, de 43% para 13%; no Piauí de 63% para 42% e no Rio Grande do Norte, a queda foi de 67% para 27%. A única exceção é a Bahia que saiu de 37% de reservas para os atuais 51%, no período de 2012 a 2015.
Para o deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), o acesso à água é apenas um dos problemas da crise hídrica. A solução para estiagem também abrange investimentos em novas cadeias produtivas para estimular as vocações regionais, como a bacia leiteira no sul de Pernambuco. Ele ressalta que falta investimento na agricultura familiar e, sobretudo, projetos de capacitação de profissional para fixar o homem na região.
O ministro concordou com os argumentos do parlamentar e ressaltou que desenvolvimento do semiárido depende de ação conjunta dos ministérios. “Nós (Ministério da Integração Nacional) temos expertise para realizar obras, mas a proteção à agricultura familiar, por exemplo, é da alçada do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
(Agência Câmara)