sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estrada Madalena/Quixeramobim: inércia e insensibilidade

Um dos trechos perigosos da CE 166/265
curva da Fazenda Flores
Lamentável a inércia e a insensibilidade dos responsáveis pela gestão da rodovia

Enquanto vidas humanas estão sendo ceifadas, nenhuma providência foi tomada até o momento para reduzir o perigo em diversos trechos da estrada Madalena/Quixeramobim, apesar dos inúmeros apelos feitos pela população e lideranças da região. .

A construção da CE 166/265 ligando Madalena/Quixeramobim foi um sonho acalentado ao longo de décadas, tornando-se realidade na atual gestão do governador Cid Gomes, a quem por dever de justiça devemos ser gratos, considerando principalmente as muitas promessas não cumpridas por outros gestores no passado. Porém, o governador precisa ser informado urgentemente a cerca do descaso dos órgãos estaduais responsáveis pela gestão da rodovia, totalmente insensíveis aos inúmeros apelos decorrentes de problemas como, sinalização precária, ausência de redutores de velocidade e lombadas eletrônicas em trechos perigosíssimos, além da presença constante de animais na pista de rolamento.

A população dos dois municípios já ão tolera mais o descaso dos festejados "representantes" dos órgãos de gestão das vias estaduais, que tratam a questão como um jogo de "ping pong", ou seja jogando a bola um para o outro, seja DER ou DETRAN, o que a população exige são providências urgentes e ações conjuntas.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dono da Marquise sofre acidente em helicóptero e médicos tentarão implantar perna decepada

Dois dos quatro passageiros que estavam no helicóptero que caiu em Guaramiranga já foram identificados. O piloto, major Dirceu, do Ciopaer, prestava serviço nas horas vagas para a empresa Marquise. O outro foi o empresário José Carlos Pontes, sócio do Grupo Marquise, que teve uma perna amputada.. Os outros dois passageiros ainda não foram identificados.
 

Médicos vão tentar implantar perna

José Carlos Pontes foi transferido para o Instituto Dr. José Frota.  De acordo com informações de testemunhas, o helicóptero pousou e quando os passageiros desciam o helicóptero virou. Uma hélice atingiu a perna do empresário. O piloto e os outros dois passageiros que estavavam no helicóptero não tiveram ferimentos.

A perna do empresário foi congelada e os médicos vão tentar implantar o membro.

(Com informações do blog do Roberto Moreira)

Vamos Nós -
Estavam a bordo do helicóptero, além do empresário, mais cinco pessoas que sairam ilesas, sua esposa Denise Pontes, a sogra Guiomar Marinho, o empresário Deib Otoch Jr. e sua mulher e o piloto que é major da PM.

COMUNICADO AOS CRIADORES DO MUNICÍPIO DE MADALENA

Tendo em vista a fase final da campanha de vacinação contra a FEBRE-AFTOSA, a Secretaria da AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE do município de Madalena em parceria com a ADAGRI estará atendendo aos criadores do município nesta quinta-feira 30 (de 07 às 10:00h) e também na sexta-feira 31 (de 07 às 13:00h).
Secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Município de Madalena em novo endereço: RUA MAJOR JOÃO BERNARDO, 168 - CENTRO, MADALENA-CE (EM FRENTE A IGREJA MATRIZ)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Restrição de propaganda de cigarro levou 33% dos brasileiros a deixarem de fumar

Um em cada três brasileiros deixou de fumar depois que medidas que restringiram a propaganda de cigarros  na TV e em veículos de comunicação de massa entraram em vigor. É o que mostra pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)  no lançamento da campanha “Tabaco: proíba publicidade, promoção e propaganda”, em atenção ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.

A pesquisa, feita entre 1989 e 2010, foi divulgada hoje (28) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é baseada em levantamento com 1,8 mil pessoas em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A pesquisa mostrou que a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas contra o fumo.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos, estão relacionados ao tabagismo. A instituição estima que em 2012 foram diagnosticados mais de 27 mil novos casos da doença, considerada “altamente letal”.

A Fundação do Câncer também lançou campanha em combate ao tabaco. Intitulada “E aí governo?”, que começou no dia 23 e vai até o dia 31, a campanha a opinião de internautas que cobraram políticas eficazes para reduzir o consumo de produtos derivados de tabaco por meio das redes sociais.

Para Celso Ruggeiro, diretor executivo da fundação, a regulamentação da Lei Antifumo e a criação de uma lei que proíba aditivos em cigarros, tema hoje tratado por resolução da Anvisa, são os principais pontos a serem tratados durante a campanha.

A regulamentação da Lei Antifumo (Lei 12.546 de 2011) é um dos principais temas abordados pelos especialistas. Sancionada  em dezembro de 2011, a lei proíbe a propaganda em pontos de venda de cigarros, como padarias e lanchonetes, e também proíbe o fumo em ambientes fechados. No entanto, de acordo com Ruggeiro, por não ter regulamentação, a lei ainda não é cumprida em todo o Brasil.

De acordo com a Fundação do Câncer, cerca de 15% da população brasileira são fumantes. Para Roberto Gil, membro do Serviço de Oncologia Clínica do Instituto Nacional do Câncer, se o cigarro fosse eliminado, cerca de 50% dos tipos de câncer que existem seriam eliminados.

(Agência Brasil)

Coelce é a terceira no Nordeste em número de reclamações, diz Aneel

Demora nos serviços de extensão de rede, problemas com falta de energia e ressarcimento por danos elétricos foram as principais reclamações registradas contra a Companhia Energética do Ceará (Coelce) durante audiência pública realizada nesta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da AL-CE, deputado Fernando Hugo, a Coelce ocupa a terceira posição, na região Nordeste, em reclamações relacionadas ao fornecimento de energia, ficando na frente apenas de Recife (PE) e Salvador (BA).

Saiba mais
De acordo com relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no ano passado foram registradas 2.196 reclamações contra a Coelce. Fortaleza lidera o ranking, com 966, seguida por Itapipoca (93), Caucaia (77), Juazeiro do Norte (58), Sobral (45) e outros municípios (957). Entre as principais reclamações estão ligação, extensão de rede, interrupção no fornecimento, ressarcimento de danos elétricos, cobrança por irregularidades, erro de leitura e  cobrança indevida.

O diretor institucional de Comunicação da Coelce, Nunes Almeida, explica que a companhia tem tido dificuldade para cumprir prazos por conta da crescente demanda dos últimos anos. Segundo ele, de 2009 a 2012, foram feitas mais de meio milhão de novas ligações de energia.

Para a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Arce) os argumentos da Coelce não justificam o volume de reclamações. De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Arce, Guaracy Aguiar, já foi solicitada à Aneel a revisão do contrato de concessão da Coelce, caso os problemas não sejam solucionados.

(G1)

domingo, 26 de maio de 2013

Conhecendo nossa história: Lei de criação do município de Madalena

LEI Nº 11.274, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1986 (Publicada no Diário Oficial de 13.01.1987)
                          
                                                                    Cria o Município que indica.

                O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

                FAÇO SABER QUE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DECRETOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

                Art. 1º - É criado o Município de Madalena, constituído do território dos Distritos de Madalena e Macaoca, e de parte do Distrito de Pirabibu, desmembrado do Município de Quixeramobim.

               Art. 2º - A sede do novo Município é o distrito de Madalena, cuja vila fica elevada a categoria de cidade.

               Art. 3º - Os limites territoriais do Município de Madalena são os seguintes:

               a) Ao Norte - com o Município de Itatira.
Começa no serrote da Siriema, daí vai a ponta leste do serrote das Piabas, e daí, numa reta a foz do riacho Cristovão, no rio Santana ou Barrigas; daí vai por outra reta ao riacho Umari no ponto de incidência do paralelo que passa a meia distância das fazendas Lages e Várzea Grande e se dirige a fronteira intermunicipal de Canindé.

              b) Ao Leste - com o Município de Canindé.
Começa no ponto de incidência do paralelo referido no fim da letra anterior; segue pelo divisor das águas entre os rios Cangati e Quixeramobim até a serra dos três irmãos, no ponto dos limites entre Quixadá e Canindé.

             c) Ainda a Leste - com o Município de Quixeramobim.
Começa na serra dos três irmãos e daí passa as nascentes do riacho dos Ferros ou Tony, pelo qual desce até a sua foz no riacho Pirabibu; sobe o riacho Pirabibu até o seu cruzamento com a estrada Várzea Alegre - Pau Ferro, acompanha esta estrada rumo Oeste, até as proximidades da CE-41, passando as cumiadas da Serra do Pau Ferro por onde continua até a nascente do Riacho Melancias.

             d) Ao Sul com o Município de Quixeramobim.
Começa no serrote Pau Ferro, no ponto que corresponde a nascente do riacho Melancias; daí diretamente a confluência dos riachos Pau Ferro e Perdigão; daí por outra reta a ponta meridional do serrote do Agreste, no limite com Boa Viagem.

            A Oeste, com o Município de Boa Viagem.
Começa no serrote do Agreste e continua pelo divisor das águas entre as vertentes dos riachos Ipueiras e Carnaúba Torta; a leste do rio Quixeramobim e do Barrigas a oeste, em busca da barra do riacho das Mulatas, no rio Barrigas; sobe o rio Barrigas até a foz do riacho da Poldrinha; sobe por este riacho até sua nascente; toma o divisor de águas entre a vertente do rio Barrigas e a dos Cachorros, até o serrote Siriema.

            Parágrafo único - Dentro do Município de Madalena, são as seguintes as linhas divisórias:

           Entre os distritos de Madalena e Macaoca; Começa nos limites intermunicipais de Canindé, Quixadá e Quixeramobim, na serra dos três irmãos, nas proximidades da nascente do riacho Tony ou Pau Ferro; dai, em linha reta passa para a extremidade norte da Serra da Mulata; dai passa diretamente para a foz do rio Umari, no rio Barrigas ou Santana, apanha o divisor de águas entre os riachos Teotônio e Barrigas e por ele vai encontrar os limites intermunicipais com Itatira.

           Art. 4º - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

          PALÁCIO DA ABOLIÇÃO, em Fortaleza, aos 23 de dezembro de 1986.

                        LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA

                      
Governador do Estado
                       LUIZ CRUZ DE VASCONCELOS

sábado, 25 de maio de 2013

Papa Francisco defende batismo de filhos de mães solteiras

Em missa na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, o papa Francisco defendeu neste sábado (25) o batismo de filhos de mães solteiras. “Somos muitas vezes controladores da fé, em vez de facilitadores”, disse o papa ao se referir a algum padre que se recusa a batizar uma criança filha de mãe solteira. “Essa mulher teve a coragem de continuar a gravidez. E o que encontra? Uma porta fechada?”, disse.

“Isso não é zelo, isso é distância de Deus. Quando fazemos este caminho com esta atitude não estamos ajudando o povo de Deus”, acrescentou. “Jesus instituiu sete sacramentos e, com este tipo de atitude, estamos criando um oitavo, o sacramento da alfândega pastoral”, disse.

Antes de ser papa, quando era o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio incentivava padres e bispos a batizarem as crianças nascidas fora do casamento.

O papa citou durante a missa outro exemplo: um casal de noivos que queria marcar a data do casamento e foi alertado pelo sacerdote de que precisaria pagar enfeites, cantos. Francisco disse que, no caso, o casal encontrou “as portas da Igreja fechadas quase como sinal de impedimento para a união”.

Participaram da cerimônia cerca de 70 pessoas de diversas partes da Itália e de outros países.

(Agência Brasil, com informações da Rádio Vaticano e Agência Lusa)

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Vacinação contra a febre-aftosa em Madalena está superando o percentual registrado pelo estado

49,74% dos criadores do município de Madalena já vacinaram seus rebanhos na atual campanha de vacinação contra a febre-aftosa que irá até o dia 31 de Maio, o percentual supera ao registrado pelo estado, que atingiu até agora 31,75%.

Considerando que muitos criadores de médio porte, ainda não apresentaram as notas fiscais de compra da vacina junto ao posto da Adagri localizado na sede da secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Madalena, o que deverão fazer no decorrer da próxima semana, a tendência é que o município de Madalena atinja a meta de vacinação estabelecida pelo governo.


Técnicos da secretaria municipal da Agricultura continuam percorrendo o município, mobilizando e auxiliando os criadores na vacinação.

Vale ressaltar a importância da vacinação para  a sanidade dos animais e que o descumprimento da obrigatoriedade de vacinar implica na imputação de multas e diversas sanções, dentre as quais, a impossibilidade de realizar operações junto as instituições finaceiras e o acesso ao milho disponibilizado através da Conab.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governo quer cobertura de telefonia móvel nos distritos

O Governo Federal está conversando com empresas de telecomunicações para encontrar formas de atender a cerca de 10 mil distritos municipais, que não têm cobertura de telefonia móvel no País. Atualmente, as empresas não têm obrigação de atender aos distritos que ficam a mais de 30 quilômetros das sedes.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo pode oferecer linhas de crédito ou desonerações, para que as empresas possam realizar a cobertura nas áreas que ficam mais afastadas. “Queremos achar uma solução para isso, não dá para ficar indefinidamente sem esse serviço. Às vezes, chega o sinal do município-sede, a pessoa tem que subir na árvore para pegar o sinal”, disse Bernardo, depois de reunião com os presidentes das principais empresas de telefonia móvel do País.

A oferta da telefonia móvel para os distritos está sendo negociada junto com a antecipação do prazo de conclusão das metas para a oferta de internet na área rural na faixa de 450 mega-hertz.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Açude Umari está em situação considerada crítica

De acordo com o sistema de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do governo do estado do Ceará, o açude Umari no município de Madalena que tem capacidade para 35.040.000m³, acumulava no mês de janeiro deste ano 3.470.394m³, equivalente a 9,9% da sua capacidade total, atualmente o reservatório encontra-se com 2.284.779m³ correspondente a 6,5% do total, representando uma redução de 1.185.615m³ durante os 04 primeiros meses do ano.

Caso não ocorra a recarga do reservatório até o final da atual quadra invernosa, que vem se caracterizando por chuvas de pouca intensidade, a tendência é que o açude Umari chegue ao final do ano com sua capacidade totalmente esgotada. Vale lembrar que a perda de mais de 1 milhão de metros cúbicos d'água em apenas 04 meses, ocorreu sem que a adutora construida recentemente estivesse funcionando. 

Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú debate situação dos reservatórios da região

Durante esta quarta-feira 22, aconteceu no município de Quixeramobim, encontro do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú que abrange diversos municípios, dentre os quais Madalena. Na ocasião foram discutidos assuntos relacionados aos reservatórios que integram a bacia do Banabuiú e a definição dos parametros operacionais para 2013.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Presidente em exercicio da câmara afirma que Joaquim Barbosa é "fator de crise entre Poderes"

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), classificou como “lamentáveis” e “desairosas” as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a respeito dos partidos políticos brasileiros e da relação entre os Poderes Executivo e Judiciário.

Vargas criticou o presidente do Supremo que, segundo ele, tem desrespeitado as instituições. “O que ele [Joaquim Barbosa] vem fazendo ultimamente é apostar na crise entre os Poderes. Ele é o fator de crise. Nós podemos dizer que hoje se há uma crise entre o Legislativo e o Judiciário este fator se chama Joaquim Barbosa que não pode se comportar como tutor da sociedade e nem como censor do Congresso Nacional”, disse.

Em uma palestra em um centro universitário em Brasília, Barbosa disse que o Congresso é “inteiramente dominado pelo Poder Executivo” e que os partidos políticos não têm “consistência ideológica e programática” e que eles são “de mentirinha”. Mais tarde, o presidente do STF divulgou nota na qual diz que não teve a intenção de criticar ou fazer juízo de valor a respeito da atuação do Legislativo e de seus integrantes. No documento, o ministro alega que estava fazendo um “exercício intelectual em um ambiente acadêmico”.

Irritado com as declarações, o presidente em exercício da Câmara disse que Barbosa “não se dá o respeito” e “não está à altura” do cargo de presidente do Poder Judiciário. Ele lembrou que o presidente do STF recentemente destratou presidentes de associações de classe da magistratura por causa do que ele considerou um lobby pela aprovação no Congresso de emendas constitucionais para a criação de tribunais regionais.

“Não são as primeiras [declarações] lamentáveis que ele dá. Já fez isso com representantes do Judiciário, já fez isso com integrantes do próprio Congresso Nacional em alguns momentos. Isso não está a altura do representante de um Poder como o Supremo Tribunal Federal, que deveria apostar na relação harmônica e colaborativa entre os Poderes e não como o militante de uma causa ou como alguém que se manifesta com paixão ou até com desdém em relação a outro Poder. Então, lamentamos muito. Isso não tem nada a ver como STF, apenas com o presidente do Supremo, que não está a altura do cargo que ocupa no momento”, disse o presidente em exercício da Câmara.

(Agência Brasil)

Secretaria da Agricultura de Madalena está em novo endereço

Comunicamos aos produtores rurais do município de Madalena e a população em geral, que a secretaria municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente está desde a semana passada funcionando em novo endereço: Rua Major João Bernardo Nº 168, Bairro Centro, Madalena-CE, em frente a igreja matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, (prédio onde funcionava anteriormente a secretaria municipal de saúde).

Câmaras de vereadores de Madalena e Quixeramobim realizarão sessão conjunta

CE 166/265 (Estrada Madalena/Quixeramobim)
As câmaras de vereadores de Madalena e Quixeramobim realizarão na próxima quinta-feira 23, sessão especial para debater segurança no trânsito. O elevado número de acidentes com vítimas fatais na CE 166/265 que liga os dois municípios despertou a atenção das duas casas legislativas.

O subtenente Luis Carlos Paulino, especialista em trânsito irá explanar sobre o tema. Para o presidente da câmara de vereadores de Quixeramobim, Everardo Júnior, o objetivo principal da sessão conjunta é identificar quais fatores vem causando tantas ocorrências na rodovia que liga os dois municípios.


Sessão especial das câmaras de vereadores de Madalena e Quixeramobim sobre Segurança no Trânsito


Data: 23 de maio

Local: Escola Damião Carneiro - Fazenda Canafístula - Quixeramobim-CE
Horário: 09:00 horas

(Com informações do site da câmara de vereadores de Quixeramobim)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Morre mais uma vítima do acidente na localidade de Flores

Faleceu na noite deste domingo 19, Severo de Sousa Lima, 49 anos, funcionário da Fazenda Canafístula 

Severo estava internado em um dos hospitais da capital desde o último dia 12, quando um veículo desgovernado, antes de capotar,  atropelou Severo e outras pessoas que se encontravam às margens da CE 166/265 (estrada Madalena/Quixeramobim), dentre as quais sua esposa e uma filha menor idade que também tiveram que ser levadas para Fortaleza, no local faleceu Maria Francisca Cirino a "Mocinha" 46 anos, residente na Fazenda Canafístula.

Severo, de tradicional família de vaqueiros, filho de Tertuliano de Sousa Lima "Terto" e neto do senhor "Severo Pedro" (in-memorian) um dos mais famosos fabricantes de celas do município de Madalena.

Nossos sentimentos a toda familia enlutada.

Boatos sobre Bolsa Família causam tumulto

Informações diziam que o benefício iria acabar; no Ceará, Estado mais afetado, 34 postos da Caixa foram atingidos

Os boatos que tomaram o País sobre a suposta suspensão do Programa Bolsa Família chegaram também ao Ceará, onde diversos postos da Caixa Econômica Federal (CEF) foram tomados por centenas de beneficiários do programa federal, que temiam perder o recurso.

Até 15h de ontem, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) havia contabilizado problemas em mais de 100 agências da Caixa, sendo o Ceará o Estado mais afetado. Ao todo, 1,9 milhão de famílias são beneficiadas pelo programa no Ceará. De acordo com o governo federal, houve registro de tumulto em nove agências em Alagoas, 15 na Bahia, 14 em Pernambuco, 18 na Paraíba, 34 no Ceará, oito no Piauí e 13 no Maranhão.

No bairro Planalto Pici, o proprietário do posto Correspondentes Caixa Aqui (CCA), José Almeida, 45, informou que a movimentação perdurou o fim de semana inteiro, "e muitos beneficiários chegaram a tentar quebrar os únicos dois caixas, pois estes não tinham mais dinheiro para ser feito o saque, devido à demanda fora do previsto".

José Almeida conta que não recebeu nenhum aviso por parte da CEF sobre qualquer adiantamento do benefício ou suspensão deste. "Porém, o fato é que o recurso foi realmente adiantado para todos os beneficiários do programa. Existiam pessoas cujo o pagamento estava programado apenas para o fim do mês, mas que o dinheiro já estava disponível na conta", explicou.

A zeladora Maria das Graças Vieira Lopes Gomes, 45, era uma das beneficiárias que encompridavam a fila do posto no Planalto Pici. A data para recebimento de sua bolsa era o dia 23, mas já no dia 19, o dinheiro estava na conta. Porém, o motivo que a levou até o posto não foi a notícia deste adiantamento, e sim, o boato que o programa seria suspenso e que a última parcela já estaria disponível em caixa. "Recebo o equivalente a R$ 64,00 e, quando estava passando pela rua, vi esta movimentação. Foi aí que fui informada que esta seria a última parcela", conta.

Diversos eram os boatos que circulavam entre as centenas de pessoas que se aglomeravam nos postos da CEF. Dentre estes, constava o de uma suposta bonificação pelo Dia das Mães.

Investigação
Por meio de nota, divulgada em seu próprio site, o MDS esclareceu não haver qualquer veracidade nas informações relativas à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. Além disso, reafirmou a continuidade do programa, assegurando ainda, que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração em suas regras.

Em coletiva de imprensa, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, reafirmou o que foi divulgado em nota e, além disso, adiantou que as origens dos boatos vão ser investigadas. Sobre o adiantamento dos benefícios, ela frisou que não houve alteração dos pagamentos e orientou a população que só fosse aos postos da CEF no dia programado para receber o recurso.

Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou ontem à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem dos falsos boatos. Segundo a assessoria de imprensa da Pasta, o pedido foi feito diretamente ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, e o encaminhamento para abertura da investigação deve ocorrer hoje.

O comunicado divulgado pela CEF também informava que o pagamento do Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo federal. A Caixa esclarece, ainda, que não procede a informação de que ontem seria o último dia para o pagamento do programa.

(Diário do Nordeste)

domingo, 19 de maio de 2013

Rádio Campo Maior comemora 25 anos

Com abrangência em mais de trinta municípios do interior do Estado do Ceará, transmissão em tempo real via internet e liderança em audiência na região, a Rádio Campo Maior AM 840 de Quixeramobim, completa neste domingo, 19 de maio, 25 anos de fundação.

A emissora é reconhecida no mercado da radiodifusão cearense pelo profissionalismo e investimento constante em tecnologia e na profissionalização de seus colaboradores. Com uma programação popular e destinada a promoção da cultura, ao esporte, a informação e o entretenimento, vem desempenhando um papel preponderante no cotidiano dos ouvintes.

São 25 anos de uma trajetória de conquistas. A emissora tem adotado cada vez mais a interatividade com seus ouvintes, seja prestando serviços à população, seja promovendo a integração do município com a sua gente. Hoje pertencente ao Sistema Maior de Comunicação, a Rádio Campo Maior AM 840, está ligada diretamente as ferramentas virtuais, como o site www.sistemamaior.com.br, blog quixeramobimagora.blogspot.com e redes sociais, que aliados ao compromisso de informar com qualidade, faz da emissora um referencial no Sertão Central.

(Sistema Maior de Comunicação)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Câmara de vereadores de Madalena deverá reeditar comenda 12 de Agosto

De acordo com o presidente da câmara de vereadores de Madalena, vereador Valdemiro Júnior, a casa irá realizar este ano os procedimentos nescessários para escolha das três personalidades que deverão ser agraciadas com a comenda 12 de Agosto.

A comenda foi instituida no ano de 2002 através de projeto de autoria do então vereador Chico Almir, com o objetivo de homenagear anualmente três personalidades com atuação marcante nas suas respectivas áreas de atuação e que tenham contribuido de forma destacada para o desenvolvimento do município de Madalena.

De acordo com a resolução aprovada á época, o processo de escolha dos homenageados ocorrerá durante o primeiro semestre de cada sessão legislativa, mediante voto favorável de 2/3 dos integrantes da casa e a entrega acontecendo durante os festejos de emancipação política do município de Madalena, que  desde o ano de 1989 acontece no mês de agosto, muito embora a lei de criação do município seja datada de 23 de dezembro.

A comenda representa o reconhecimento da comunidade Madalenense para com aqueles que prestaram e continuam prestando relevantes serviços ao município, portanto, é oportuno reconhecer a importância da decisão do presidente da casa, tendo em vista que a comenda foi concedida apenas no ano da sua criação, o que é de se lamentar.

Na época foram escolhidas democraticamente e homegeadas as seguintes personalidades: Pedro Paulo Cavalcante de Menezes ( sacerdote, ex-pároco de Madalena), Edgard Patrício de Almeida (agropecuarista e ex-vereador) e Maria de Lourdes Bezerra Costa (professora). 
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Secretaria da Agricultura de Madalena mobiliza criadores para vacinação contra a febre-aftosa

Técnicos da secretaria da Agricultura
de Madalena estão engajados na vacinação
contra a febre-aftosa
A secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município de Madalena em parceria com a Adagri está realizando mobilização junto aos criadores do município para vacinação dos seus rebanhos contra a febre-aftosa. A campanha encerra no próximo dia 31 de maio e de acordo com a Adagri não haverá prorrogação.

Técnicos da secretaria municipal da Agricultura estão percorrendo as propriedades rurais do município mobilizando os criadores e auxiliando na vacinação. Importante lembrar que após adquirir a vacina nas casas veterinárias e efetivar a vacinação, os criadores deverão se dirigir a secretaria da Agricultura e apresentarem a nota fiscal de compra da vacina junto ao posto da Adagri que funciona no local.

Apesar das dificuldades impostas pela seca, é importante que todos cumpram com esta obrigação legal, pois além de assegurar a sanidade dos animais e evitar pesadas multas, a certificação de vacinação contra a febre-aftosa habilita os criadores a ter acesso aos finaciamentos bancários e ao milho comercializado através da Conab.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Boas chuvas banharam o município de Madalena na noite desta terça-feira

Na noite desta terça-feira 14, foram registradas boas chuvas em todas as localidades do município de Madalena. Relâmpagos acompanhados de forte  trovoada também foram registrados em algumas regiões, numa propriedade situada entre as localidades de Vaca Serrada e Serrote Feio a queda de um raio ocasionou a morte de alguns bezerros de um criador da região.

Com as chuvas desta terça-feira, açudes de pequeno porte começaram a receber água.


Na sede do município o pluviômetro da Funceme registrou chuva de 58 mm, Fazenda Várzea Alegre 52 mm, Lagoa dos Bois 40 mm. De acordo com informações repassadas por moradores de localidades que não dispõe de pluviômetro, as precipitações nestes locais foram de intensidade maior do que a registrada na sede do município. 

Mulher nascida em São José da Macaóca procura por parentes

A equipe da Rádio Canudos FM de Quixeramobim, integrante do Sistema Maior de Comunicação, recebeu através da sua página no Facebook apelo de internauta

Elson Silva procura por parentes. Ele é filho da senhora Francisca Valdemir Alves da Silva, que, segundo ele, morou em São José da Macaoca, em Madalena. Na mensagem o internauta afirma que há 35 anos sua mãe deixou Quixeramobim para morar em Florianópolis, Santa Catarina. À época, São José da Macaoca pertencia à Quixeramobim.

Veja a mensagem:

“Oi, boa noite. Moro em Florianópolis, minha mãe nasceu em Quixeramobim. Há 35 anos ela reside aqui. Gostaria da ajuda para saber e conhecer algum familiar. Tenho algumas informações e escolhi a rádio Canudos para divulgar. Ela nasceu em São José da Macaoca, perto de Madalena, mas o registro é Quixeramobim. O nome dela Francisca Valdemir Alves da Silva. Obrigado".

Os irmãos de Dona Francisca Valdemir Alves da Silva: Valdecir, José, Maria do Carmo, Rita Maria, Maria Odaisa, Valdizia, moravam por perto de um posto de gasolina. Os pais dela chamam-se Maria Alves da Silva e Francisco Alves da Silva, conhecido como Cícero.


O Sistema Maior de Comunicação disponibiliza seus telefones (88) 3441-1178 ou 3441-0263 para quem souber informações sobre parentes de Francisca Valdemir Alves da Silva.

(Com informações do Blog Quixeramobim Agora)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitos cearenses cobram recursos prometidos pelo governo federal

Líderes e representantes dos municípios do Estado do Ceará se reuniram, ontem, para discutir a seca e mobilizar os estados nordestinos em favor de ações eficazes. Segundo Adriana Pinheiro Barbosa, presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), ainda não foi feito o repasse de R$ 9 bilhões prometidos pelo governo federal, há pouco mais de um mês, para o enfrentamento da estiagem no Nordeste. Os gestores cobram o valor.

O encontro aconteceu na sede da Aprece e faz parte da Mobilização Nacional pelo Nordeste, cujo objetivo é alertar o País para os resultados da seca na economia e na vida dos nordestinos, com destaque aos pequenos produtores. Na mobilização, as prefeituras municipais cearenses paralisaram suas atividades, mantendo apenas serviços tidos como essenciais, tais como saúde, limpeza pública e educação. A paralisação foi decidida para mostrar a insatisfação dos prefeitos do Estado com a demora do recurso.


"Nosso maior problema, hoje, é a burocracia e a falta de informação sobre esse repasse. Não sabemos a quantia exata para o Ceará, nem quando esse dinheiro estará disponível para combater a estiagem. Tudo fica preso por causa das dezenas de procedimentos burocráticos", disse Adriana Pinheiro.

Na tentativa de uma negociação com resultados mais rápidos, hoje, alguns gestores cearenses seguem para Brasília, onde entregarão à Casa Civil, Senado Federal e Câmara dos Deputados um documento oficial com todas as reivindicações municipalistas para o enfrentamento da crise que atinge 1.475 municípios do Nordeste, sendo 180, somente no Ceará, em estado de emergência.

Ações emergenciais
Entre as ações cobradas pelos municípios está a liberação da verba para aquisição das estações móveis de tratamento, carros-pipa e a instalação de poços profundos. Conforme Nicolas Fabre, assessor técnico de Desenvolvimento Rural, falta informações do governo federal a respeito da divisão da verba. "Não vemos os recursos chegando e, enquanto isso, o Ceará se acaba em seca", pontua. Fabre também acrescenta que, das 340 mil toneladas de milho prometidas para o Nordeste, 43 se destinam ao Ceará, mas, até agora, só 10 mil chegaram às famílias. O coordenador destaca que, tento em vista a gravidade da seca no Ceará, é indispensável que a verba chegue com rapidez para que os resultados sejam, de fato, vistos.

SAIBA MAIS

Além dos R$ 9 bilhões, foram prometidos mais carros-pipa. O número pulou de 4,4 mil para 6,1 mil neste ano. Houve garantia, também, de 130 mil cisternas até julho.

Atualmente, alguns municípios do Ceará já estão em estado de colapso por conta da seca, como Itapajé e Quiterionópolis. Já os em estado de emergência do Nordeste representam um total de 22% das cidades brasileiras.

A quantidade de pessoas afetadas pelas secas no Nordeste chega a 9,7 milhões, ou seja, 5,1% da população do Brasil.

A seca que atinge o Nordeste é uma das piores dos últimos 50 anos e ainda deve se estender pelos próximos meses

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Há 125 anos era assinada a Lei Áurea

Após uma longa batalha dos abolicionistas para acabar com a escravidão no Brasil no século XIX, no dia 13 de maio de 1888, finalmente é sancionada a Lei Áurea, que tinha por finalidade libertar todos os escravos que dependiam dos senhores de engenho e da elite cafeeira.

Até a promulgação definitiva da abolição da escravatura, muitas leis foram criadas no sentido de ‘libertar lentamente’ os trabalhadores forçados. Em setembro de 1871 foi criada a Lei do Ventre Livre, que proibia o trabalho de negros escravizados que não haviam atingido a maioridade; e a Lei dos Sexagenários, favorável aos escravos de mais de 60 anos.


Como regente do Brasil na época, a Princesa Isabel foi a responsável por assinar a Lei Áurea, depois de diversas tentativas empenhadas pelos integrantes da Campanha Abolicionista, que se desenvolvia desde 1870.


De todos os países do continente americano, o Brasil foi o último a abolir a escravidão.







Enem registra mais de 300 mil inscrições nas primeiras três horas

Nas três primeiras horas de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o sistema registrou 300 mil cadastramento, segundo informação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. As inscrições começaram hoje (13) e vão até o dia 27 de maio.

Para o presidente do Inep, o primeiro dia de inscrições no Enem está sendo tranquilo. Costa pediu muita serenidade aos estudantes e lembrou que as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio. Segundo ele, o governo trabalha coma previsão de 6,1 milhões de inscrições no Enem 2013, “baseadas nas projeções dos anos anteriores”.

O Enem é voltado para os estudantes que concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim deste ano, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.


Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.

Nota de pesar

Nossos sentimentos ao senhor "Dió" e demais familiares pelo falecimento da sua filha Maria Francisca Cirino, a "Mocinha", como era carinhosamente chamada, vítima de acidente automobilístico ocorrido na CE 166/265 (estrada Madalena/Quixeramobim), localidade de Flores no município de Quixeramobim.

O sepultamento acontecerá na manhã desta terça-feira 14, no cemitério da localidade de Várzea da Russa no distrito de Damião Carneiro.

Senhor "Dió", com idade já avançada, más ainda lúcido é um cidadão bastante conhecido, querido e respeitado por todos, e um dos mais antigos funcionários da Fazenda Canafístula. Que Deus receba Maria Francisca
no reino do Céu e conceda conformação a família. 

Uma vítima fatal e dez feridos em acidente na estrada Quixeramobim/Madalena


Um grave acidente de trânsito deixou uma pessoa morta e dez feridas no município de Quixeramobim

O acidente ocorreu por volta das 19h30min deste domingo 12, na estrada que liga a cidade de Quixeramobim a Madalena, localidade de Flores, aproximadamente 05 km da sede do município de Quixeramobim. 

Segundo populares, o veículo Fiat Siena de placas HXM 7884 seguia no sentido a cidade de Quixeramobim quando a condutora, Camila Batista da Silva, 20 anos, perdeu o controle em uma curva, antes do açude Flores, vindo a capotar e atropelando pessoas que se encontravam próximas a estrada.

A condutora do veículo foi transferida para Fortaleza devido apresentar lesões na cabeça, os outros ocupantes do veículo identificados como sendo o agricultor João Paulo Facundo da Costa, 31 anos, que sofreu leves escoriações, Maria Cleonice da Costa, 63 anos, teve um corte no braço e um na cabeça, a estudante Eronilçe Viana de Oliveira, 23 anos, e a doméstica Rosa Maria Pessoa, 42 anos, que tiveram escoriações de natureza leve.



As vítimas atropeladas durante o capotamento foram identificadas como sendo a agricultora Ana Claudia Alves Nobre, 36 anos, que sofreu apenas lesões leves, um estudante de 13 anos, que teve escoriações de natureza leve. Uma garota de 13 anos, foi transferida para um dos hospitais de Fortaleza juntamente com sua mãe, a agricultora Maria do Socorro Sousa Lima, 49 anos, e seu pai, Severo Sousa Lima, 50 anos, todos com lesões de natureza grave. A vítima fatal foi identificada como sendo a agricultora Maria Francisca Cirino, 46 anos, que residia na localidade de Canafístula, distrito de Damião Carneiro, Quixeramobim.    

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim tiveram que isolar a área para o atendimento as vítimas, principalmente devido a grande quantidade de curiosos. No local do acidente, marcas de frenagem ficaram no asfalto. Populares disseram que tinha bastante gente as margens da estrada devido estar acontecendo uma festa em um balneário localizado a poucos metros do ocorrido. 


(Com informações e fotos do Blog O Sertão é Noticia)

domingo, 12 de maio de 2013

12 de maio dia do enfermeiro


Uma homenagem do Blog a esta valorosa categoria, especialmente as enfermeiras e enfermeiros com atuação no município de Madalena!

Violência protagonizada por menores infratores

Eis, mais um artigo que nos foi enviado pelo estimado amigo José Luiz Boromelo, intitulado "Cláusula Pétrea", desta feita o autor aborda a violência protagonizada por menores infratores, assunto dos mais recorrentes nos dias atuais. Como sempre, uma honra receber e publicar no Blog, artigos e crônicas deste ilustre paranaense que de maneira respeitosa, inteligente e sensata aborda os mais variados e relevantes temas

"Cláusula Pétrea"
Por José Luiz Boromelo
Os casos de violência protagonizados por menores de idade aumentaram consideravelmente em todo o País, na mesma proporção da gravidade das ocorrências. Homicídios, latrocínios, roubos e outros crimes contra a vida e o patrimônio fazem parte do noticiário diário na mídia, evidenciando a necessidade urgente de medidas pontuais das autoridades competentes.
Os governantes já perceberam que a legislação em vigor não contempla ações eficazes para reduzir, ou pelo menos conter a onda de crimes que assola o País.

O governador paulista tornou público (após a ocorrência de fatos graves perpetrados por menores naquele Estado) que pretende criar um projeto de lei para alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tornando mais rígidas as punições a infratores com idade inferior a 18 anos.


O Palácio do Planalto é contra a redução da maioridade penal, conforme garantiu o assessor da Presidência da República, recomendando que "os governantes tenham maturidade naquilo que falam, pois a situação é muito mais complexa do que simplesmente ficar mexendo na questão da idade penal", entre outros argumentos utilizados.


Opinião semelhante expressou o vice-presidente, assegurando que o caminho para a resolução do problema é outro, enquanto que o ministro da Justiça considerou a proposta "inconstitucional". Até a presidenta mostrou-se contrária à redução da maioridade penal como forma de coibir os crimes praticados por menores.


Entremeio ao antagonismo de opiniões que envolvem os ocupantes do poder, a população vive amedrontada e à mercê dos infratores mirins, que estão cada vez mais violentos. A idade deixou de ser fator preponderante para a consecução do ilícito, constituindo-se apenas em mais um elemento nas estatísticas do crime.


Ocorre que a situação tornou-se insustentável até em municípios de médio e pequeno porte, expondo a total incapacidade dos órgãos repressores em garantir o mínimo de segurança ao cidadão, enquanto submissos aos princípios de uma legislação arcaica e absolutamente ineficaz.

É evidente que o ECA mostrou-se obsoleto para os dias atuais, mas a precariedade do sistema prisional não pode transformar-se no único argumento na defesa do sistema atual. Por analogia, seria como proibir a fabricação de veículos quando as vias públicas estiverem esburacadas.


As mudanças sugeridas incluiriam (entre outras) o recolhimento do menor em setores previamente definidos, sem submetê-los ao contato direto com os demais detentos e o aumento do tempo de internamento para oito ou dez anos (no caso de reincidentes).


Aqueles que defendem a continuidade da legislação atual amparados somente em teorias comprovadamente ultrapassadas prestam um desserviço à sociedade.


O momento atual exige atitudes eficazes por parte das autoridades competentes. Há que se discutir o 
problema entre os diversos segmentos da sociedade, em que sejam apresentadas propostas para a redução da criminalidade e a penalização adequada para cada caso específico.

Assim como em outros setores importantes que receberam adequações na legislação para atender às necessidades atuais, o ECA deve ser revisto e moldado (com urgência) para conter a onda de crimes praticada por menores de idade.


Diante de opiniões divergentes e controversas sobre o assunto, faz-se necessário ressaltar as responsabilidades do jovem enquanto inserido na sociedade.


Diferentemente de épocas passadas, os recursos tecnológicos da atualidade e a interação natural (por conta da faixa etária) oferecem uma gama incontável de subsídios que favorece a mais perfeita percepção do caráter ilícito de seus atos. Negar e ignorar esse fato são uma mostra inequívoca de hipocrisia desmedida, que pode agravar ainda mais a situação.


Transformar o tema em "cláusula pétrea" diante dos casos de extrema violência não seria a medida mais sensata no momento. Há que se encontrar o ponto de equilíbrio sem falsos pudores, com o envolvimento de toda a sociedade. E que a justiça seja feita.

José Luiz Boromelo
Escritor e cronista

Belezas naturais do município de Madalena

Serra da Cacimba Nova

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Governador Cid Gomes anuncia pacote de investimentos para a segurança pública

O governador Cid Gomes assinou, ontem, um novo pacote de investimentos para a Segurança Pública do Estado. Na noite de terça-feira, Cid teve um encontro com o secretário da Pasta, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, e ambos decidiram pela adoção de várias medidas de impacto com o objetivo de reduzir a criminalidade, com maior foco para a Capital.

Recursos da ordem de R$ 68,9 milhões serão empregados em diversos projetos. Um dos principais será a compra de 150 motocicletas de alta potência para o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas, o BPRaio, que vai praticamente triplicar seu atual efetivo. A unidade de elite da PM, responsável pelo maior número de prisões de bandidos e apreensão de armas de fogo, vai passar de 30 para 80 patrulhas até o próximo ano.

"Todos os bairros da Capital, com prioridade para aqueles com maiores índices de crimes, vão ser policiados pelas patrulhas do Raio", afirmou o secretário Francisco Bezerra, em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, na manhã de ontem.

Outro foco do novo pacote da Segurança Pública será a realização de concurso, imediato, para 500 novos profissionais no setor, sendo 200 para o posto de tenente da Polícia Militar e mais 300 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, sendo que destas, 30 para oficiais (tenentes) e 270 para novos soldados.

Já para a Polícia Civil, o governador autorizou a convocação de mais 637 inspetores, que foram aprovados em concursos e que, atualmente, estão concluindo o Curso de Formação Profissional na Academia Estadual da Segurança (Aesp). Desse total, 133 serão contratados imediatamente após o encerramento do curso. Outros 504 ficarão no cadastro de reserva para serem convocados posteriormente.

Verbas
O governador autorizou, ainda, ao secretário Francisco Bezerra a aquisição e instalação de mais 100 câmeras para o Sistema de Videomonitoramento da SSPDS em Fortaleza (hoje, são 86 em funcionamento na cidade).

Cerca de R$ 17 milhões serão empregados na compra e distribuição de fardamento para todo o contingente da Polícia Militar em todo o Estado. Também serão adquiridas 61 novas viaturas para a PM e outras 53 para a Polícia Civil. Todos os novos veículos para a Polícia Militar serão destinados ao patrulhamento de Fortaleza, sendo distribuídas para os batalhões e companhias instalados na Capital.

Conforme Bezerra, o governador decidiu também autorizar a liberação de recursos para a estruturação e aquisição de equipamentos para o complexo da Polícia Civil que está sendo construído na Rua Costa Barros, na Aldeota (onde funcionou a Delegacia de Roubos e Furos) onde irão funcionar as sedes da Divisão de Proteção ao Turista (Deprotur) e o 2º DP. Outra parte do dinheiro vai ser destinado à unidade mista de segurança da PM e do Corpo de Bombeiros a ser instalado no Complexo Portuário do Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante (55Km de Fortaleza).

Ciops

Na entrevista, o secretário da Segurança Pública revelou, ainda, que, também serão liberados os recursos financeiros para mais duas obras no setor.

Uma delas, é a nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que, hoje, funciona em um prédio anexo do Palácio da Abolição, no Meireles, e vai ser erguida junto à SSPDS.

A nova Ciops contará, no próximo ano, com equipamentos de comunicação e de videomonitoramento considerados de última geração no setor.

A segunda obra que receberá recursos, em breve, será a construção da unidade da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na Região dos Inhamuns, que ficará sediada na cidade de Tauá (344Km de Fortaleza).

SAIBA MAIS
Veja quais são os investimentos anunciados pela SSPDS:

150 novas motocicletas para o BPRaio, aumentando de 30 para 80 patrulhas em atuação na Capital
100 novas câmeras para o setor de videomonitoramento de Fortaleza
200 vagas para tenentes da PM
300 vagas para a tropa do Corpo de Bombeiros Militar, sendo 30 para oficiais e 270 para novos soldados
637 vagas para o cargo de inspetor da Polícia Civil. Destas, 133 serão preenchidas imediatamente

(Diário do Nordeste)

terça-feira, 7 de maio de 2013

Brasileiro comandará Organização Mundial do Comércio - OMC

O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo foi escolhido o próximo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o órgão máximo do comércio internacional, a partir de setembro, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

O anúncio é informal; a confirmação oficial será feita pela OMC nesta quarta-feira (8) e a decisão formalizada em reunião entre os países membros na próxima semana.

Presidente da CNA defende mudança de estratégia para resolver o problema da seca no nordeste

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu nesta terça-feira (07/05), em Brasília, uma “mudança de estratégia” como forma de garantir a definição de políticas eficazes para o combate à seca e os efeitos desse problema climático no Nordeste, região que sofre uma das piores estiagens dos últimos anos.

Ao afirmar que as estratégias adotadas até agora estão “equivocadas”, acrescentou que solucionar o problema do Nordeste é uma “questão política”. “Os programas lançados não são, muitas vezes, efetivados”, afirmou. Ela participou de audiência pública conjunta das comissões de Agricultura da Câmara e do Senado para discutir o tema, que será debatido novamente amanhã (08/05), em uma Comissão Geral, no plenário da Câmara.