segunda-feira, 20 de maio de 2013

Boatos sobre Bolsa Família causam tumulto

Informações diziam que o benefício iria acabar; no Ceará, Estado mais afetado, 34 postos da Caixa foram atingidos

Os boatos que tomaram o País sobre a suposta suspensão do Programa Bolsa Família chegaram também ao Ceará, onde diversos postos da Caixa Econômica Federal (CEF) foram tomados por centenas de beneficiários do programa federal, que temiam perder o recurso.

Até 15h de ontem, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) havia contabilizado problemas em mais de 100 agências da Caixa, sendo o Ceará o Estado mais afetado. Ao todo, 1,9 milhão de famílias são beneficiadas pelo programa no Ceará. De acordo com o governo federal, houve registro de tumulto em nove agências em Alagoas, 15 na Bahia, 14 em Pernambuco, 18 na Paraíba, 34 no Ceará, oito no Piauí e 13 no Maranhão.

No bairro Planalto Pici, o proprietário do posto Correspondentes Caixa Aqui (CCA), José Almeida, 45, informou que a movimentação perdurou o fim de semana inteiro, "e muitos beneficiários chegaram a tentar quebrar os únicos dois caixas, pois estes não tinham mais dinheiro para ser feito o saque, devido à demanda fora do previsto".

José Almeida conta que não recebeu nenhum aviso por parte da CEF sobre qualquer adiantamento do benefício ou suspensão deste. "Porém, o fato é que o recurso foi realmente adiantado para todos os beneficiários do programa. Existiam pessoas cujo o pagamento estava programado apenas para o fim do mês, mas que o dinheiro já estava disponível na conta", explicou.

A zeladora Maria das Graças Vieira Lopes Gomes, 45, era uma das beneficiárias que encompridavam a fila do posto no Planalto Pici. A data para recebimento de sua bolsa era o dia 23, mas já no dia 19, o dinheiro estava na conta. Porém, o motivo que a levou até o posto não foi a notícia deste adiantamento, e sim, o boato que o programa seria suspenso e que a última parcela já estaria disponível em caixa. "Recebo o equivalente a R$ 64,00 e, quando estava passando pela rua, vi esta movimentação. Foi aí que fui informada que esta seria a última parcela", conta.

Diversos eram os boatos que circulavam entre as centenas de pessoas que se aglomeravam nos postos da CEF. Dentre estes, constava o de uma suposta bonificação pelo Dia das Mães.

Investigação
Por meio de nota, divulgada em seu próprio site, o MDS esclareceu não haver qualquer veracidade nas informações relativas à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. Além disso, reafirmou a continuidade do programa, assegurando ainda, que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração em suas regras.

Em coletiva de imprensa, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, reafirmou o que foi divulgado em nota e, além disso, adiantou que as origens dos boatos vão ser investigadas. Sobre o adiantamento dos benefícios, ela frisou que não houve alteração dos pagamentos e orientou a população que só fosse aos postos da CEF no dia programado para receber o recurso.

Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou ontem à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem dos falsos boatos. Segundo a assessoria de imprensa da Pasta, o pedido foi feito diretamente ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, e o encaminhamento para abertura da investigação deve ocorrer hoje.

O comunicado divulgado pela CEF também informava que o pagamento do Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo federal. A Caixa esclarece, ainda, que não procede a informação de que ontem seria o último dia para o pagamento do programa.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário