domingo, 30 de setembro de 2012

As homenagens e a saudade de Hebe Camargo

Por meio das redes sociais, artistas prestam homenagem a apresentadora Hebe Carmago, que faleceu neste sábado, 29.

Hebe, uma das pioneiras da TV brasileira, passou por procedimentos cirúrgicos neste ano. Em 2010, ela passou por quimioterapia após descobrir um câncer no peritônio. Em março deste ano, retirou um tumor do intestino.

Atriz Giovanna Lancellotti
“A Hebe faleceu?? Não acredito!! Meus Deus que noticia triste! Hoje o céu esta em festa!! Vai receber um exemplo de mulher,de profissional”

Cantor Daniel
Hebe minha musa inspiradora! Vc foi um dos maiores presentes pra minha vida!!!! Muito obrigado pelo maravilhoso legado que vc me deixa!

Apresentador Marcelo Tas
Hebe, alegria de viver em forma de gente. Obrigado por iluminar a TV brasileira, gracinha #HebeGracinha

Apresentadora Adriane Galisteu

Sem palavras… #LUTO a melhor… Minha inspiração… Minha amiga querida… Meu amor… Hebe pra sempre! Pra sempre vou te amar…
Nao to conseguindo nem pensar direito… Atordoada… Arrasada… Muito triste….

Autora de novelas Gloria Perez
Hebe Camargo: o Brasil fica muito mais triste sem você! saudade, amiga!

Apresentador Serginho Groisman
Hebe: muito triste . Sempre brindou a favor da vida e da alegria.

Cantora Rita Lee
Minha vida sem a gargalhada d Hebe sempre por perto ñ vai ter graça

Fernanda YoungCom rosas vermelhas colombianas, cerveja gelada, todos os amigos, amores, família, artistas, te aguardam, querida Hebe, no sofá do Céu! Sds!

Cantora Ivete Sangalo
Hebe luz de amor! Te amo lourinha

Atriz Fernanda Souza
Rezem pela paz dela… Pessoa tão linda, que só nos fez sorrir! Merece nossa homenagem c muitas orações! #Hebe

Atriz Fernanda Paes Leme
Hebe, a maior de todas, nos deixou!! Triste! #RipHebe

Apresentador Celso Portiolli
Gente que triste. Perdemos a Rainha. A tristeza é tao grande quanto a sua alegria de viver. Querida Hebe descanse em paz. To arrasado.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Familia procura homem que desapareceu de Quixeramobim

A família de Francisco Ribeiro da Silva, conhecido por Chico Ribeiro, ou Chico Mãozinha, devido este ter os dedos da mão esquerda amputados, está a sua procura. O mesmo está desaparecido desde o dia 21 de setembro. Segundo familiares, o Sr. Chico Ribeiro sofre de Alzheimer e foi visto pela última vez trajando blusa laranja, short jeans azul e chapéu preto.

Qualquer informação, entrar em contato através dos seguintes telefones: (88) 9434-6795 (88) 9473-0322 (88) 9618-68-65 (88) 9609-2070.

(Com informações e foto do Blog O Sertão é Notícia)

Gestante é assassinada e policiais salvam bebê

Policiais do Ronda do Quarteirão salvaram o bebê de um casal vítima de homicídio na madrugada do último sábado (22), no bairro Siqueira. O corpo da mulher foi encontrado junto com o do seu marido depois que os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo. O corpo foi levado ao hospital pelos soldados e os médicos conseguiram salvar a criança.

De acordo com o policial que participou do salvamento, soldado Kleber, ao chegar ao local, o policial e o parceiro, soldado Andrade, se depararam com os dois corpos no chão. “O casal estava no chão. A mãe do rapaz estava na residência e disse que a sua esposa estava grávida de oito meses. Colocamos o corpo na viatura e chegamos ao hospital em menos de cinco minutos”, explicou.

A mulher foi levada pelos policiais ao Frotinha da Parangaba, mas já chegou sem vida ao hospital. “Pedi a enfermeira que salvasse ao menos o bebê. Um médico foi chamado e nesse momento saí da sala”, disse o soldado Kleber.

Segundo o oficial, a enfermeira disse que o bebê era uma menina, mas que não respirava mais. “Fiquei triste e já estava passando a informação para a outra viatura quando a enfermeira voltou e avisou que o médico conseguiu fazê-la respirar de novo”, comemorou.

Conforme o soldado, a menina foi encaminhada à Maternidade Escola e depois ao hospital César Cals. “Liguei para o hospital e a médica disse que ela está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas que respira bem. Ela foi batizada pelas enfermeiras como Vitória”, explicou o soldado.

Saúde
De acordo com o Hospital Geral Dr. César Cals, a criança chegou em estado grave, mas apresentou melhora no decorrer dos dias e, apesar de ainda estar na UTI, já respira sem a ajuda de aparelhos. Os soldados que atenderam a ocorrência se alegraram com a notícia da saúde da criança e prometeram visitá-la nos próximos dias.

Acerto de contas
De acordo com o soldado que atendeu a ocorrência, o pai da criança estava envolvido com tráfico de drogas e já havia sofrido outro atentado, que o deixou paraplégico.
Pelas características do crime, a Polícia Militar suspeita de acerto de contas, mas segue com as investigações.

Fonte: Diário do Nordeste

A nove dias do pleito, especialista alerta para necessidade de pesquisar passado de candidatos


O passado de um candidato é a única matéria-prima que o eleitor tem para saber quais são as chances de que ele realmente cumpra, depois de eleito, as promessas feitas durante a campanha, diz o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto. Ele recomenda que o eleitor procure saber se o candidato tem experiência administrativa ou se é suspeito de envolvimento em esquemas de corrupção.

“Os candidatos falam de projetos para o futuro, que não sabemos se poderão ser de fato cumpridos. O eleitor deve, então, buscar elementos para verificar, no passado deles, a probabilidade de que as promessas realmente se concretizem”, recomenda Barreto.

Os meios para obtenção dessas informações podem ser matérias veiculadas pela imprensa, a própria biografia disponibilizada pelos candidatos e a internet. “Vale a pena gastar um tempo para garimpar informações que ajudem a traçar um diagnóstico mais preciso.”

Barreto destaca que simpatia e carisma são atributos que não devem ser deixados de lado na hora da escolha, mas não podem, “de forma alguma”, se sustentar sozinhos. “Os grandes líderes devem ter carisma e capacidade de comunicação, mas também lastro político, um passado de contribuições relevantes. Na medida em que a democracia brasileira amadurece, não cabem mais pessoas que tenham apenas carisma.”

Conhecer a ideologia e a estrutura do partido do candidato também pode ajudar o eleitor a identificar aquele que corresponde a suas exigências. Para Barreto, embora as legendas brasileiras não tenham muita rigidez ideológica, elas podem oferecer informações importantes para a decisão. “Se o candidato [à prefeitura] pertence a um partido muito pequeno, pode ser que ele não tenha amparo na Câmara de Vereadores, pode faltar sustentação política. Também é importante observar o partido para saber quem são as pessoas que assumirão os cargos de secretários. Elas provavelmente vão sair do mesmo partido”, ressaltou.

No pleito deste ano, o eleitor precisa ainda analisar o alinhamento do candidato a prefeito aos governos estadual e federal. “É preciso perceber se o que se deseja é um prefeito que esteja na mesma linha dos demais governos ou se a preferência é por alguém que seja de oposição”, acrescentou Barreto.

Na opinião da diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, organização da sociedade civil que reúne 51 entidades de diversos segmentos, Jovita Rosa, o eleitorado deve ficar atento, ainda, ao enquadramento das promessas à área de atuação específica do cargo pleiteado. Ela citou o exemplo de candidatos a vereador que prometem construir hospitais, reformar escolas e dar aumento aos professores.

“Não é papel do Legislativo. Ele [vereador] até pode apresentar um projeto de lei que trate da questão, mas não pode prometer fazer coisas que cabem ao prefeito. É importante saber a função de cada cargo. Legislativo é para fazer leis e, principalmente, fiscalizar o Executivo”, alertou. “Às vezes, essas falsas promessas indicam  má-fé, mas existem casos de despreparo do candidato, que também desconhece as atribuições do cargo ao qual está concorrendo.”

Jovita Rosa se disse otimista com os resultados da eleição deste ano, primeiro de vigência da Lei da Ficha Limpa, e destacou que o trabalho do eleitor não pode ficar restrito aos períodos de campanha. “O eleitor deve anotar em quem votou para não se esquecer de acompanhar a atuação dele nos anos seguintes. O resultado da falta des acompanhamento e da cobrança popular é a corrupção”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Procuradoria Geral de Justiça lança edital para garantir segurança aos promotores de justiça

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado acaba de lançar edital – pela modalidade pregão eletrônico, e vai contratar vigilância armada para seus prédios na Capital e no Interior.

Pelo edital, as propostas serão recebidas até o dia 8 de outubro.

A medida tomada pelo procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, soou como resposta a apelos por segurança feito por promotores de justiça.

(Com informações do Blog do Eliomar)

Crimes eleitorais acirram disputa no interior do Ceará

Intimidação, ameaças e compra de votos são os crimes eleitorais mais denunciados, segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), promotor público Raimundo Neto. Ele explicou que a antecipação do reforço policial, que abrange 30 cidades, se deveu ao clima de intranquilidade, envolvendo o acirramento de grupos políticos rivais.

Na sua opinião, já se pode avaliar que as eleições deste ano despontam para uma atenção maior da segurança pública, quando comparadas a períodos de pleitos anteriores. "São inúmeras as denúncias que têm chegado ao Coapel das naturezas mais diversas", disse.

"Em alguns casos, há uma diversificação de atividades, que precisam de investigação aprofundada", disse o promotor. Ele exemplificou os casos de compra de voto, onde já foram verificados indicadores fortes em Trairi e Cariús, ensejando uma ação policial ostensiva, por meio de prisões e mandatos de busca.

Com isso, todos os Municípios cearenses contarão com reforço policial para as eleições do próximo dia 7. As cidades onde há mais tensões e denúncias de crimes eleitorais receberão efetivos de policiais militares, civis e federais, não descartando, inclusive, a presença da Força Nacional de Segurança.

Apesar da divulgação do reforço policial para algumas cidades, o esquema de segurança somente deverá ser anunciado na próxima sexta-feira. Desde já, há antecipação de reforço policial em 30 Municípios, desde a segunda-feira passada, e a participação da Polícia Federal com 22 equipes, em localidades que ainda não foram divulgadas pela superintendência.

Força Nacional

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, disse, ontem, que há uma normalidade política no Estado, mas não se descarta a possibilidade da presença da Força Nacional de Segurança em áreas mais sensíveis. No entanto, ele explicou que todos os casos deverão ser avaliados para que se recorra a forças federais.

"De acordo com a decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, a segurança no Estado é da competência da Polícia Militar. Afinal, seria uma grande desmoralização para os governantes não poderem garantir a segurança nos Municípios durante as eleições", disse Ademar Bezerra.

No entanto, lembrou que há também uma ressalva da ministra Carmen Lúcia de garantir forças federais, que estarão de prontidão para as áreas mais críticas, com relação a perturbação da ordem e práticas eleitorais criminosas. "É natural que cada juiz queira toda a segurança possível. Mas, devemos avaliar onde se faz mais necessário", disse Ademar Bezerra.

Dentre os casos que têm chamado a atenção do Tribunal, estão Morada Nova e Tabuleiro do Norte, em que os juízes eleitorais relataram ocorrências de desobediência à determinação judicial, além de incitamento da população contra policiais. Esse foi o caso de Morada Nova, que envolveu, inclusive um delegado de polícia que também tem pretensões políticas na região.

A coordenação dos trabalhos da Polícia Federal ficará a cargo do delegado Janderlyer Gomes, à frente das 22 bases localizadas no interior do Estado.

A previsão é que o esquema funcione a partir da segunda-feira anterior ao pleito, em harmonia com os juízes das zonas eleitorais, para o atendimento das possíveis ocorrências verificadas nas localidades.

A Polícia Federal manterá também um delegado nas dependências do TRE, junto ao juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Cléber de Castro Cruz, que ficará responsável por atender às demandas dos juízes eleitorais, em todo o Estado, comunicando à PF com rapidez as ocorrências durante as eleições.

O superintendente regional da PF, delegado Sandro Caron, disse no dia 15 passado, que o planejamento já foi amplamente discutido com o procurador regional eleitoral, Márcio Torres. A greve que atinge a instituição não deverá afetar a mobilização dos efetivos.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pesquisa Vox Populi: Elmano e Roberto Cláudio assumem liderança e Moroni cai para terceiro

O instituto Vox Populi divulgou, nesta segunda-feira (24) , pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Fortaleza. Segundo o levantamento, encomendado pela TV Bandeirantes/Jangadeiro, os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) estão empatados com 20% das inteções de voto. Moroni Torgan (DEM) aparece em seguida com 17% e Heitor Férrer (PDT) com 9%.
Pela margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Elmano de Freitas, Roberto Cláudio e Moroni Torgan estão tecnicamente empatados.

Acompanhe o resultado da pesquisa estimulada
:
Elmano de Freitas (PT) – 20%
Roberto Cláudio (PSB) -  20%
Moroni Torgan (DEM) – 17%
Heitor Férrer (PDT) – 9%
Renato Roseno (Psol) – 6%
Inácio Arruda (PCdoB) – 4%
Marcos Cals – (PSDB) – 3%
Francisco Gonzaga (PSTU) – 1%
André Ramos (PPL) – Não foi citado
Não citaram nenhum dos candidatos, branco e nulo  – 4%
Não sabe ou não respondeu – 16%

A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deputado José Guimarães defende controle da mídia

O deputado federal José Nobre Guimarães diz que a imprensa “foi além do limite” e anunciou que, após as eleições, o partido irá discutir a regulamentação da mídia.

“Passada as eleições, nós do PT vamos tomar uma medida, quer queira, quer não queira, que é a regulamentação da questão da comunicação no País. Vamos ter que enfrentar esse debate porque foi além do limite.”.

(Com informações do Blog do Eliomar)

Vamos Nós:
Vejam só como a política é realmente "dinâmica", ideias dessa natureza, estão partindo de políticos que no passado, militando na oposição, eram fervorosos defensores da liberdade de imprensa e da democracia plena.

Quem quer calar a imprensa não tolera a verdade!

Nota de falecimento

Faleceu na noite deste domingo 23, em Fortaleza, aos 92 anos de idade, a senhora Raimunda Mendes Farias, a dona "Mundinha", viúva do senhor Alberto Rocha. O corpo de dona Mundinha está sendo velado em Madalena, na residência da sua filha Dulcileia.

O sepultamento acontecerá logo mais às 16h30min no cemitério de Madalena.

Nossos pêsames a toda família enlutada, nas pessoas de sua filha Dulcileia Farias Silva e do genro Dau Filho. 

Senadores do PDT enviam carta a presidente do partido contra apoio a Lula

Os senadores do PDT Pedro Taques (MT), líder do partido no Senado, e Cristovam Buarque (DF) encaminharam carta ao presidente da legenda, Carlos Lupi, na qual se posicionam contra a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feita pelos partidos da base aliada, em nota divulgada na última quinta-feira (20).

Lupi assina a nota em nome do PDT, bem como Rui Falcão pelo PT, Valdir Raupp pelo PMDB, Eduardo Campos pelo PSB, Renato Rabelo pelo PCdoB e Marcos Pereira pelo PRB. Os aliados se manifestaram contra o pedido da oposição para que Lula fosse investigado em função de denúncias publicadas pela revista Veja no último fim de semana que o vincularam ao esquema de compra de votos conhecido como mensalão.

Taques e Buarque disseram não concordar com a assinatura de Lupi em nome do partido, bem como com o teor do documento. “Gostaríamos de ter sido consultados antes desta nota ter sido assinada em nosso nome, porque se tivéssemos sido consultados seríamos contra”, dizem os senadores na carta a Lupi.

Os parlamentares declararam não enxergar comportamento golpista por parte dos partidos de oposição, quando citam a matéria, por não haver qualquer crítica à presidenta Dilma Rousseff. Além disso, os dois ressaltaram a importância do trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como o processo do mensalão, e consideraram que a carta dos partidos da base desrespeita o Poder Judiciário ao sugerir que os ministros do STF estejam sofrendo pressões durante o julgamento.

“As referências às pressōes sobre os ministros do STF passam imagem de desrespeito ao Poder Judiciário, que, neste momento, vem desempenhando um importante trabalho, reconhecido pela opinião pública como decisivo na luta pela ética na política.”

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dilma lança plano para reduzir acidentes no trânsito

A presidente Dilma Rousseff lançou nesta sexta-feira uma campanha permanente de conscientização no trânsito com o objetivo de diminuir o número de mortes nas estradas e ruas do país.
A campanha faz parte da Semana Nacional de Trânsito 2012, cujo tema deste ano é “Não exceda a Velocidade Preserve a Vida”.

A cerimônia de lançamento, no Palácio do Planalto, teve presença de artistas que, juntamente com a presidente Dilma Rousseff, assinaram o Pacto pela Redução de Acidentes. Participaram a cantora Paula Fernandes, o ator Marcelo Tas, os jogadores de vôlei Virna e Nalbert, o ex-piloto de Fórmula 1 Émerson Fittipaldi, e a atriz Cissa Guimarães, cujo filho mais novo, Rafael Mascarenhas, morreu atropelado há dois anos.

A campanha faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida), lançado em maio de 2011 e coordenado pelo Ministério das Cidades. As ações do Parada, antes sazonais, agora serão permanentes, segundo informou a pasta.

Em discurso no Palácio do Planalto, a presidente Dilma afirmou que o governo é responsável por prevenir os acidentes, uma vez que elevou a classe média e, com isso, o número de veículos no trânsito.

Justiça decreta prisão do prefeito de Canindé

A Justiça determinou na manhã desta sexta-feira, 21, as prisões do prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, da secretária de educação, Maria Rosemary Cardoso Herculano e do secretário de finanças, Jorge Luís Coelho Lopes.

Eles são acusados de descumprirem ordem judicial e por reter o PIS/Pasep dos servidores municipais.

Os três ainda não foram localizados. As prisões foram decretadas pelo  juiz da comarca do município, Antônio Josimar Almeida Alves.


Fonte: Blog do Eliomar

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desabastecimento de milho ameaça dizimar rebanho

A reunião do Agropacto discutiu o problema do desabastecimento de milho, que ameaça dizimar pela fome os rebanhos do Nordeste, especialmente do Ceará. Segundo o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Carlos Bezerra, “ficou, lamentavelmente comprovada a total inoperância do poder público federal, que não conseguiu encontrar soluções para esse problema que angustia todos os criadores de gado do Nordeste”. Segundo alertou, a situação dos rebanhos cearenses, que é gravíssima, diante da inclemência da seca, agrava-se a cada dia, pois quanto mais são reduzidas as reservas de pastagens que ainda restam, aumenta a quantidade de animais que necessitam de milho para sobreviver. Por conta disso, a relação de agropecuaristas que, há dois meses, era de 10 mil, chega hoje a 35 mil produtores.

Diante do clima de crescentes preocupações, dois governadores nordestinos decidiram assumir atitudes desafiadoras, com o objetivo de que a situação não se torne extrema. Em Pernambuco, Eduardo Campos, dispensou as licitações, com o objetivo de comprar, e transportar o milho suficiente para aliviar a crise. No Ceará, Cid Gomes adquiriu quatro mil toneladas do produto, para distribuição entre os criadores.


Essa situação, conforme lembra o presidente da Faec, Flávio Saboya, já havia sido abordada desde o verão do ano passado, quando se descortinaram desconfianças de que o Ceará poderia enfrentar mais um período de estiagem. Portanto, não se chegou à situação de hoje por falta de advertência.


(Com informações do jornal o Estado)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Trabalhadores dos Correios iniciam greve no Ceará

Os trabalhadores dos Correios do Ceará decidiram, em assembleia realizada, ontem, pela deflagração de greve da categoria, que teve início oficial a partir da 0h de hoje, e segue por tempo indeterminado. Com a paralisação, os trabalhadores se juntam aos funcionários dos Correios do Pará e de Minas Gerais, em greve desde o último dia 11.

Entre as reivindicações, estão o aumento real de 10% e crescimento linear de R$ 200, o reajuste de 33% referente às perdas do período de 1994 a 2012, melhores condições de trabalho e reestruturação da empresa. Representantes da classe laboral e patronal participam, hoje, pela manhã, de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF.

De acordo com o coordenador de finanças do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Ceará (Sintect-CE), Veridiano Matos, as unidades estão todas sucateadas, com funcionários trabalhando em locais insalubres e com equipamentos obsoletos. Além disso, conforme acrescenta, os trabalhadores contestam a alteração do plano de saúde, que deixaria de ser próprio para ser terceirizado, gerando aumento na contribuição e perdas na cobertura. "Com isso, nossos pais e filhos maiores de idade deixam de ter assistência. Com nosso salário não temos como pagar plano de saúde para eles".


Salários

A proposta dos Correios reajusta em 5,2% os salários e benefícios para todos os seus empregados. A entidade garante a realização de esforços para minimizar os impactos da paralisação e anuncia a previsão de um plano de contingência com realocamento de funcionários, horas extras e de plantões nos fins de semana.


(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tiririca é eleito como um dos melhores deputados do ano

Francisco Everardo Oliveira, o deputado Tiririca
1.348.295, este foi o total de votos obtidos pelo cearense Francisco Everardo Oliveira, o palhaço Tiririca, eleito deputado federal em 2010 pelo estado de São Paulo como o segundo deputado mais votado em toda história do Brasil. Recentemente o deputado do Partido da Republica (PR) foi eleito um dos melhores parlamentares do ano pelo Congresso em Foco.

Ao entrar no Congresso, e durante as eleições, Tiririca sofreu com o preconceito de acusações como as de que ele seria analfabeto ou apolítico. Hoje o deputado mostra os números que comprovam que ele está melhor do que muitos políticos com curso superior.

Tiririca é um dos nove deputados (para lembrar: são 513 no total) que participou de 100% das 171 sessões de votação na Câmara. Mesmo em ocasiões nas quais sua presença não era obrigatória, como em comissões, o deputado também se fez presente e compareceu a quase 90% das reuniões da Comissão de Educação e Cultura.

O deputado nunca chegou a discursar no plenário, mas já apresentou sete projetos de lei. Um deles dá direito aos profissionais circenses, que não têm endereço fixo, a usar serviços como o Sistema Único de Saúde ou matricular crianças na rede pública de ensino, por exemplo. No mês passado, essa proposta passou por mais uma fase no Congresso para poder virar lei.

Prêmio Congresso em Foco

Tiririca ficou entre os 15 mais votados deputados em uma lista de 25 feita por jornalistas que fazem a cobertura diária do Legislativo no Brasil. Agora, sua colocação nessa lista será feita com base em voto online.

Em 2012, o Congresso em Foco passou a proibir que parlamentares que “respondam a acusações criminais em andamento no Supremo Tribunal Federal, a processos nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou que sejam alvo de denúncias de grave ofensa aos direitos humanos (por exemplo, por racismo, homofobia ou exploração de trabalho escravo)” sejam votados.

O prêmio será entregue em novembro de 2012.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Coordenador de campanha é preso após agressão em Quixadá

A disputa eleitoral no município de Quixadá está cada vez mais intensa. Na noite deste domingo, 16, o repórter Wal Alencar, do Sistema Monólitos de Comunicação, realizava uma matéria sobre uma denúncia de que o candidato a prefeito, Ilário Marques (PT) e sua esposa, a deputada Raquel Marques, estariam realizando uma reunião política na Escola Governador Gonzaga Mota, no bairro São João, periferia do município, quando foi agredido.

O autor da agressão foi o coordenador de campanha da coligação “Todos por Quixadá”, Jackson Cabral, que desferiu socos contra o repórter. A polícia estava no local e Jackson foi autuado em flagrante pela prática de lesão corporal de natureza grave. 

Segundo informações, o repórter Wal Alencar foi encaminhado ao IML de Quixeramobim para exames de corpo de delito. O acusado negou a autoria do crime.  De acordo com ele, o candidato Ilário e sua esposa, Rachel, apenas participavam de um aniversário infantil na Escola, e não de uma reunião política.

Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Programa do governo vai desburocratizar registro de empresa

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Junta Comercial do Distrito Federal (DF) lançam o Projeto Integrar. O objetivo é reunir os órgãos envolvidos no processo de abertura da empresa. Dessa forma, os empresários poderão acessar o sistema de registro de empresas pela internet, entregar os documentos na Junta Comercial que compartilhará a documentação com os demais órgãos envolvidos.

Segundo a presidenta da Junta Comercial do DF, Cristiane Hanashiro Okada, o processo, que será dividido em quatro etapas, vai simplificar e agilizar a formalização das empresas. “Queremos aumentar a produtividades e atrair investimentos para melhorar o ambiente de negócios no Brasil”, disse. A previsão é que o programa seja totalmente implantado no segundo semestre do ano que vem. Quando isso ocorrer, a espera do empresário pela documentação, que atualmente é 49 dias, deve ser reduzida para nove dias.

Na primeira etapa do Integrar, os empresários vão conseguir analisar a viabilidade de formalizar a empresa na internet. Nas duas fases seguintes, devem preencher todas as informações de contrato social. Somente na última etapa é que será necessário comparecer à junta comercial. Nesta fase, o empresário sairá com toda a documentação para a formalização e legalização dos negócios.

“Não será mais preciso bater de porta em porta e tirar várias cópias de documento. Teremos um cadastro unificado”, comentou Cristiane, confirmando o slogan do programa é "Quem Circula É a Informação e Não o Cidadão".

A iniciativa do governo federal foi baseada na implantação do sistema em Minas Gerais. No DF, o programa chega como piloto, para em seguida ser expandido a oito estados. A meta é que ele chegue a todas as unidades da Federação.

O anúncio do Integrar ocorre ao mesmo tempo em que pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na última semana, mostrou que a burocracia afeta 92% das empresas brasileiras. O levantamento também destacou que o excesso de exigências eleva os custos, desvia recursos das atividades produtivas e atrapalha os investimentos. As principais dificuldades indicadas foram o número excessivo de obrigações legais, a complexidade dessas obrigações e a alta frequência de mudanças nas exigências.

Fonte: Agência Brasil

sábado, 15 de setembro de 2012

TRE indefere 78 candidaturas

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará indeferiu o registro de 78 candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito (74 chapas) por conta da Lei da Ficha Limpa. A maioria (95%) dos casos foi em consequência da desaprovação de contas de gestão pelo TCM. Dos 115 recursos julgados para os cargos majoritários, 41 foram deferidos, sendo 12 por efeito de liminares do Tribunal de Justiça, TSE e STF.

Mas a Lei da Ficha Limpa também alcançou os candidatos ao cargo de vereador. Dos 154 processos analisados pela Corte do TRE, 113 registros foram indeferidos e 41 deferidos. No total, dos 276 recursos relacionados à Lei da Ficha Limpa no Ceará, envolvendo os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, 194 foram indeferidos, e 82 deferidos. Os candidatos indeferidos, ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e continuarem fazendo campanha.
A Corte do TRE do Ceará julgou 1.081 recursos de registros de candidaturas, vindos das zonas eleitorais, em todo o Estado. Deste total, 577 foram deferidos e 504 indeferidos. Todos os recursos que deram entrada no TRE foram julgados. Ainda restam alguns processos que retornaram às zonas eleitorais e deverão voltar ao TRE para julgamento. 

A partir de segunda-feira (17/9), começa o trabalho de geração de mídia para a urna eletrônica e todos os candidatos, inclusive os que tiveram os registros indeferidos e recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão incluídos na urna para a eleição do dia 7 de outubro
.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Imagem de Dilma e Lula usada até por candidato do PSDB

Historicamente opositores nas campanhas nacionais, o PT e o PSDB disputam juntos na campanha para reeleger o atual prefeito tucano do município de Marataízes, no estado do Espírito Santo, Jander Nunes. O santinho da campanha traz a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo acima, o número do partido tucano no panfleto.

O primeiro da esquerda para a direita é o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), o segundo é o prefeito, Jander Nunes (PSDB) e mais ao fundo seu vice, Tininho (PT).

(Com informações do Portal Terra)

Vamos Nós – No caso do PSDB a repercussão é bem mais acentuada em razão do histórico antagonismo entre as duas agremiações, porém esta prática tem sido reproduzida por diversos partidos "coligados" com o PT.

Em alguns lugares ainda há quem acredite que tais fotos são reais, porém,  não passam de montagens oportunistas e mal produzidas, com o único intuito de pegar carona na popularidade de Dilma e Lula, em muitos dos casos, se o ex-presidente e a atual presidente viessem a tomar conhecimento de suas imagens vinculadas a determinadas figuras sem nenhuma identidade com ambos, ficariam até constrangidos.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Madalena entre os municípios-termo que terão pontos remotos para transmissão do resultado da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - TRE vai instalar pontos remotos para transmissão de dados de 19 municípios-termo do Estado. A medida visa dar celeridade à transmissão dos resultados da votação eletrônica, uma vez que estes municípios ficam distantes do município-sede da zona eleitoral, de onde, normalmente, são feitas as transmissões de dados para o TRE. Além disso, algumas localidades apresentam difícil acesso, acarretando demora no trajeto até a sede.

A novidade foi implementada pela Secretaria de Tecnologia da Informação nas eleições de 2008 em dois municípios, Ocara e Piquet Carneiro, ocasionando uma diminuição de 3 horas e 4h17m, respectivamente, no tempo de transmissão dos resultados para o TRE. Piquet Carneiro, por exemplo, tinha finalizado a transmissão do resultado de 2006 às 23h35m. Já em 2008, o TRE recebeu os resultados finais do município às 19h18m. Em 2010, foram 8 os municípios-termo contemplados com a novidade, e em todos eles houve considerável agilidade no recebimento dos resultados das urnas.

Neste ano, serão instalados pontos remotos nos municípios: Palmácia, Banabuiu, Icapuí, Piquet Carneiro, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Itatira, Paramoti, Poranga, Irauçuba, Tejuçuoca, Dep. Irapuan Pinheiro, Catarina, Madalena, Ocara, Croatá, Quiterianópolis, Amontada e Miraíma. Todos eles transmitirão os resultados do município-sede, com exceção de Miraíma que transmitirá de Amontada.
(Com informações do TRE-CE)

Nova pesquisa para prefeito de Fortaleza

O relatório da pesquisa aponta Moroni, Elmano e Roberto Cláudio tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura

Moroni Torgan tem 23% das intenções de voto e se mantém na liderança na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Elmano de Freitas aparece com 19%, Roberto Cláudio com 18% e Heitor Férrer com 13%, Renato Roseno tem 7%, Inácio Arruda 6% e Marcos Cals 4%, diz o relatório do Ibope sobre a última pesquisa realizada em Fortaleza entre os dias 9 e 11 de setembro.

Os demais candidatos: Gonzaga (PSTU) e Professor Valdeci (PRTB) embora tenham sido citados não chegaram a pontuar. O candidato André Ramos (PPL), embora constasse na relação dos candidatos apresentada aos eleitores, não foi citado por nenhum dos entrevistados.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste )

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cirilo Pimenta lidera pesquisa para prefeito de Quixeramobim

Cirilo Antônio Pimenta Lima (Cirilo Pimenta), candidato do PSD, representando a Coligação Pra Fazer Muito Mais, à Prefeitura do Município de Quixeramobim, seria eleito prefeito da cidade se as eleições fossem hoje, segundo pesquisa feita pelo Ibope para o Sistema Verdes Mares, entre os dias 8 e 10 de setembro. Ele concorre com o candidato Francisco Rômulo Coelho de Figueiredo (Dr. Romulo), pela Coligação Por um Quixeramobim Melhor Para todos, liderada pelo PSB.

A pesquisa foi feita com 301 eleitores, maiores de 16 anos, com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Segundo relatório do Ibope, o candidato Cirilo Pimenta tem hoje 51% das intenções de voto contra 34% do candidato Dr. Rômulo. 3% optaram pelo branco ou nulo e 12% disse não saber ou não responderam a essa parte da pesquisa que é a com a apresentação da cartela contendo os nomes dos candidatos.

O modelo de amostragem utilizado na pesquisa é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro deles são selecionados os conglomerados setores censitários, com probabilidade proporcional ao tamanho. A medida do tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

Na parte espontânea da pesquisa, aquela em que o entrevistador, sem apresentar relação de candidatos pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito, o candidato Cirilo Pimenta registra 49% das intenções de voto contra 33% do candidato Dr. Rômulo. 3% estão na faixa de branco e nulo e 15% disseram não saber ou não responderam.

Rejeição

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas são pessoais com a utilização de questionário elaborado com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Quando os entrevistados foram perguntado em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, o candidato Dr. Rômulo foi citado por 35% dos eleitores enquanto o candidato Cirilo Pimento teve 35% de citações. 33% dos eleitores disseram que poderia votar em todos e 8% ficaram na faixa do não sabe ou não responderam.

O Ibope também perguntou aos eleitores sobre qual o interesse deles sobre as eleições. 23% têm muito interesse, 20% registraram interesse médio, 35% disseram ter pouco interesse e 20% não têm nenhum interesse.

Como nos demais municípios já pesquisados, os eleitores de Quixeramobim elegeram o problema da saúde como o mais angustiante do Município. 78% dos entrevistados apontaram-na como o primeiro dos três grandes problemas que experimentam ali. O segundo, com uma grande margem de diferença é a segurança pública, item que foi apontado por 47% dos entrevistados, seguido da falta de empregos, no quesito Geração de Empregos apontado por 33%.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SDA realiza capacitação sobre Garantia Safra

O encontro vai esclarecer sobre a implementação do Programa Garantia-Safra para 2013 no Ceará que tem meta de cadastrar 350 mil agricultores

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta terça-feira (11), a partir das 9 horas, reunião com prefeitos, secretários municipais de Agricultura, e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e dos movimentos sociais. Entre os palestrantes, a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione de Freitas. 

O encontro será no auditório deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Edifício Euclides Ferreira Gomes, no anexo II da Assembleia Legislativa e vai esclarecer sobre os critérios para atendimento e cadastramento dos beneficiários do Garantia-Safra em 2013.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDA - Lúcio Filho

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dilma afirma que governo garantirá qualidade da internet banda larga no Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que o governo pretende garantir a qualidade da internet banda larga no país. Ao comentar medidas anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o assunto, a presidenta destacou que o país registra atualmente 78 milhões de conexões banda larga, sendo 59 milhões de internet portátil.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que um decreto publicado em outubro do ano passado determinava que a Anatel definisse critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet prestados no Brasil.

“Muitos consumidores estavam reclamando da velocidade e da estabilidade das conexões. Reclamavam que pagavam e não recebiam pelo serviço pago. Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço”, ressaltou.

Durante o programa, a presidenta reforçou que, a partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da anunciada. “Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o acesso das famílias a uma boa conexão de internet”, disse a presidenta. “Fiscalizar significa garantir ao consumidor a necessária proteção contra serviços de má qualidade, garantir o rigoroso cumprimento do que foi por ele contratado e pago. Só assim o consumidor terá os seus direitos respeitados.”

Pouco mais de uma semana do início do cadastramento de usuários para testar a qualidade da banda larga fixa no país, aproximadamente 32 mil pessoas se inscreveram para participar da medição, que será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Anatel.

Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que o órgão avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento, a agência poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas
.

Fonte: Agência Brasil

sábado, 8 de setembro de 2012

Recordar é viver!

7 de Setembro nos idos de 1968 em Quixeramobim-CE – Instante em que as autoridades se dirigiam ao palanque erguido em frente à Matriz de Santo Antonio. Da esquerda para a direita: Primeiro plano – Rafael Pordeus-Álvaro Carneiro-Alfredo Machado-Osvaldo Martins-Fernando Câmara. Segundo plano – José Barbosa (Zeca Barbosa, vereador representante do então distrito de Madalena)-José Farias-Manoel Ferreira e Silva (Neneu)-Getúlio Câmara.

Grandes figuras públicas que ajudaram a escrever a história da nossa região.


Foto: Arquivo do grande Quixeramobinense Dr. Ricardo Machado, atual Procurador-Geral de Justiça do estado do Ceará
.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Independência do Brasil

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano.

Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.

A moderna historiografia em história do Brasil remete o início do processo de independência à transferência da corte portuguesa para o Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

(Wikipédia)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Milho para o Nordeste deverá ser transportado pelo exército

O abastecimento de milho virou questão de segurança nacional. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, apelou ao ministro da Defesa, Celso Amorim, pedindo que as Forças Armadas apoiem a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) na remoção de milho dos estoques governamentais armazenados em Mato Grosso e Goiás, que está sendo vendido a preços subsidiados a pequenos criadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e da Região Nordeste, onde a estiagem provocou forte quebra da safra.

O diretor de Operações e Abastecimento da CONAB, Marcelo de Araújo Neto, relatou que na semana passada o brigadeiro Carminati, interlocutor designado pelo ministro Celso Amorim, pediu uma série de informações sobre rotas e volumes. "Enviamos as informações e agora estamos aguardando que o Ministério da Defesa se posicione, dizendo em que poderão ajudar, quais são os tipos de caminhões e qual a logística que podem ofertar."

Araújo Neto acredita que até quinta-feira a CONAB deve dispor de dados concretos do Ministério da Defesa sobre a frota disponível e quais as rotas que poderão ser atendidas, para então dar início à formalização do convênio. Ele estima que, com a ajuda das Forças Armadas, a CONAB removerá mais 400 mil toneladas de milho para atender os pecuaristas e criadores de aves e suínos que enfrentam problema com escassez e alto preços do cereal, que disparou a partir de junho, quando foi confirmada a forte quebra da safra dos Estados Unidos.

Região Nordeste

Na Região Nordeste, o milho do governo é vendido a R$ 18,12 a saca nos lotes de até 3 toneladas para os produtores enquadrados nos programas da agricultura familiar, valor bem abaixo dos R$ 40 praticados no mercado das principais praças e dos R$ 50 nas regiões mais distantes, o que reflete o frete para remoção do cereal do Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o limite de compra por produtor é de 27 toneladas, ao custo de R$ 21 a saca de 60 quilos, enquanto no mercado o cereal é negociado a R$ 35 a saca.

Dificuldades
A CONAB está enfrentando dificuldades para remoção do milho desde o fim de julho, quando os motoristas autônomos bloquearam as rodovias em protesto contra a nova Lei dos Caminhoneiros. A partir de agosto, as empresas que tinham arrematado o frete nos leilões da CONAB mostraram desinteresse em cumprir os contratos, alegando que a nova legislação elevou os custos, pois as viagens nas longas distâncias se tornaram mais demoradas, por causa da redução da jornada de trabalho do motorista empregado.

Para o presidente da CONAB, Rubens Rodrigues dos Santos, além do argumento das transportadoras sobre a nova legislação, outro fator que contribuiu para reduzir o interesse das transportadoras foi o aumento da demanda por caminhões para exportação de milho, que atingiram o recorde de 2,761 milhões de toneladas em agosto.

Ele explica que as viagens para os portos e terminais rodo ferroviários são mais curtas e têm garantia de frete de retorno, o que não ocorre na remoção dos estoques da CONAB cujas rotas estão fora dos trechos tradicionais.

Segundo balanço da CONAB, até a semana passada foram escoadas 226,3 mil toneladas das 380,3 mil toneladas que têm fretes contratados por meio dos leilões. Do total, 199,3 mil toneladas já foram descarregadas no destino.

Na quinta-feira, a CONAB realiza mais um leilão de frete para contratar a remoção de mais 116,8 mil toneladas. O presidente da CONAB afirmou que os valores dos fretes devem ser maiores que as do leilão realizado na semana passada, quando houve interesse para remoção de apenas 2 mil toneladas das 101 mil ofertadas.

(Com informações do jornal O Estado de São Paulo/Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará-FAEC)

Edição 2012 do troféu Sereia de Ouro acontece dia 28 de setembro

O Troféu Sereia de Ouro, outorgado pelo Sistema Verdes Mares, homenageará às 21 horas do dia 28 de setembro de 2012, no Theatro José de Alencar, quatro personalidades.

A solenidade da 42ª edição será cenário para a entrega da honraria ao Procurador geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos; ao Médico Alberto Lima de Souza, especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria; ao Empresário e Presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel Olinda; e ao ex-Ministro da Integração Nacional e ex-governador, Ciro Ferreira Gomes.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Liminar permite que prefeito afastado e preso retorne ao cargo

O prefeito afastado de Senador Pompeu, Antônio Teixeira (PT), deve voltar a despachar de seu gabinete na cidade a partir de hoje, às 8 horas, após mais de um ano longe do cargo. Decisão liminar do desembargador Francisco Barbosa Filho revogou, na manhã de ontem, o afastamento que havia sido decretado em agosto de 2011. Naquela época, o juiz da comarca de Senador Pompeu considerou que Teixeira poderia obstruir as investigações do processo a que responde por improbidade administrativa em licitações fraudulentas.

No texto da decisão, o desembargador argumenta que “não existe comprovação do envolvimento (dele) no extravio de provas acerca dos fatos apurados” e que o tempo de ausência do prefeito foi“mais do que suficiente” para a coleta de dados. Outra justificativa para conceder o Executivo da cidade novamente à Teixeira é a proximidade ao fim de seu mandato, que se encerra no final do ano. Segundo Barbosa Filho, caso se prolongue, o afastamento temporário poderia se tornar a própria pena do acusado antes mesmo de o processo ter sido concluído.

“Eu quero cumprir a minha obrigação mandatária”, afirma Teixeira, que passou quase oito meses preso. Para ele, “a maioria da população” é a favor de seu regresso. Ele pretende fazer uma auditoria nas contas da Prefeitura e rever contratos e convênios firmados após sua saída.

O município tem sido administrado interinamente por Ibervan Ramos (PSDB), presidente da Câmara Municipal. Segundo sua assessoria, Ramos ainda não havia sido notificado oficialmente para deixar o cargo. Na tarde de ontem, o prefeito interino veio à Capital para tratar do caso com sua assessoria jurídica. A assessoria da Prefeitura disse ainda que Teixeira não será impedido de entrar em seu gabinete. Apoiado por ele, seu ex-vice, Luizinho do Inharé (PT), atual candidato ao Executivo de Senador Pompeu, preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

O vereador Chico do Jeová (PTB), também candidato à Prefeitura da cidade, disse acreditar que o regresso de Teixeira vai instalar um clima de instabilidade política e administrativa no município. Ex-aliado e atual opositor político, ele disse que a Câmara já se articula para cassar o mandato de Teixeira quando ele assumir. Segundo Chico, seis dos nove vereadores da Casa já se prontificaram a votar por um afastamento de 90 dias e sua cassação.

Fonte: Jornal O Povo

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Votação da Medida Provisória do Código Florestal na Câmara Federal é adiada

Em razão da evidente falta de quórum (170 votantes), o presidente da Câmara, Marco Maia, encerrou a votação do requerimento de retirada de pauta da Medida Provisória 571/12, que faz mudanças no Código Florestal. Para validar uma votação, são necessários 257 votos. A Câmara tentará votará a MP no próximo esforço concentrado, em 18 de setembro.

Devido à falta de quórum, ele encerrou a sessão e iniciou uma extraordinária para votar o Projeto de Lei 370/07, do deputado Luiz Couto (PT-PB), que tipifica o crime de formação de milícia ou grupos de extermínio e aumenta a pena de homicídio para esses casos de um terço até a metade. Os deputados precisam analisar quatro emendas do Senado ao texto.

A falta de quórum na sessão ordinária se deveu à obstrução de partidos da oposição e da base governista. Depois da aprovação de um texto na comissão mista da MP que não contou com o aval do governo, criou-se um impasse em torno da matéria.

A MP precisa ser votada pela Câmara e pelo Senado até o dia 8 de outubro, dia em que ela perde a validade. Se isso ocorrer, como o código anterior foi revogado, entrarão novamente em vigência as medidas disciplinadas na legislação infralegal (decretos e instruções normativas).

Para o setor rural, há o risco de aplicação de novas multas em áreas de proteção permanente cuja recomposição parcial não terá mais amparo legal (a MP tem força de lei desde sua edição).

Fonte: Agência Câmara

Além dos efeitos da seca, Nordeste enfrentará aumento no preço da energia

A seca acentuada no Nordeste acarretou aumento de transferência de energia térmica de 2,5 mil megawatts (MW) para a região. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, o aumento de carga terá influência no valor da conta do consumidor, já que a energia complementar de termelétricas convencionais é mais onerosa que a de hidrelétricas.

“Qualquer geração térmica complementar, seja por restrição elétrica ou razão energética, é paga como encargo de serviço do sistema e isso vai para a conta do consumidor”, explicou Chipp, durante o seminário Inserções de Novas Fontes Renováveis e Redes Inteligentes no Planejamento Energético

Nacional, na manhã de hoje (5), na Coordenação de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

Ele descartou, entretanto, qualquer possibilidade de falta de energia na região. Segundo ele, a complementação serve apenas para garantir que o nível nos reservatórios seja mantido em novembro. “É para evitar que o armazenamento caia muito, porque a fluência lá está na média de 40% a 60% da média histórica.”

O diretor do órgão lembrou que nessa época é comum acionar térmicas para o fornecimento de energia no Nordeste, mas que a transição, este ano, do período seco para o úmido está se estendendo mais do que em 2011. “A hidrologia no ano passado foi muito boa e gerou muito pouca térmica complementar, mas agora, com o El Niño, ele tende a gerar mais termo”, declarou.

(Com informações da Agência Brasil)

Solenidade de entrega da cisterna 500 mil em Madalena

Gov. Cid Gomes e a ministra Tereza Campello entregam
 placa da cisterna 500 mil a senhora Nazaré
Madalena entra para a história como o município do Semiárido Nordestino que recebeu a cisterna de placa número 500 mil, a entrega aconteceu nesta terça-feira (3), a comunidade beneficiada foi o assentamento Serrote Feio. Durante a solenidade, o governador Cid Gomes anunciou que a água será universalizada no Ceará até o final de 2014. “Nosso governo tem compromisso com o povo do Estado e com o nosso desenvolvimento. A universalização do acesso a água significa garantir um direito básico, mas que não teve, no passado bem recente, a determinação do Estado para garantir este direito”, afirmou o Governador.

A cisterna 500 mil foi construída em parceria entre a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo a coordenadora executiva da ASA Brasil, Cristina Nascimento, “foi um orgulho para o Estado do Ceará sediar o evento de entrega da cisterna 500 mil, significa que o trabalho realizado aqui pelo Governo e as diversas entidades estão sendo importantes para o sucesso do programa”.

A família beneficiada com o equipamento foi a da dona Maria de Nazaré da Silva Lima. “Eu agora vou ter água de qualidade e não vou mais precisar ir ao açude, vamos ter muito mais saúde e qualidade de vida”, comemorou Nazaré.

Para a ministra do MDS, Tereza Campello, a cisterna 500 mil no Ceará representa também o reconhecimento, pelo Governo Federal, de direitos básicos dos cidadãos. “Água de qualidade representa também o acesso a um direito básico e mais saúde e qualidade de vida para o semiárido brasileiro”.

O secretário Nelson Martins agradeceu ao Governo Federal pelo atendimento às demandas do Estado do Ceará. “Nós já garantimos junto ao MDS recursos suficientes para continuar o projeto de construção de cisternas de placa no Ceará”, afirmou o Secretário.

 O vice-governador Domingos Filho também compareceu ao evento, e destacou as parcerias entre o Governo do Ceará e o Governo Federal para levar o desenvolvimento para o semiárido cearense. “Além das cisternas de placa são outros importantes projetos que trazem desenvolvimento para o nosso interior”.

Já o prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, ressaltou que a escolha do município para receber a cisterna 500 mil representa o compromisso dos governos Federal e do Ceará com o desenvolvimento da região, destacando as ações para universalizar o acesso à água.

Cisterna de placa nº 500 mil, comunidade de Serrote Feio
Madalena-Ceará

Novos Convênios

Ainda durante a solenidade foram assinados mais quatro convênios com entidades não governamentais para a construção de cisternas de placa e quintais produtivos, com cisternas de enxurrada ou barragens subterrâneas.

(Blog do Chico Almir/ com informações da Assessoria de Comunicação da SDA - Lúcio Filho)