terça-feira, 31 de julho de 2012

Número de eleitores com 16 e 17 anos supera o da eleição de 2010

O número de eleitores com idades entre 16 e 18 anos voltou a crescer. Para as eleições de 2012, o número de jovens que participarão do primeiro pleito chegou a 2.913.627. Em 2010, esse número era 2.391.092. Os dados foram divulgados hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para as eleições municipais que ocorrem em outubro, 1.157.551, ou 0,82% do total de eleitores terão 16 anos e 1.756.076 (1,25%) terão 17 anos. O TSE considera esse crescimento fruto do interesse e da participação dos jovens na política, principalmente municipal.

O próprio TSE e os tribunais regionais eleitorais (TREs) estimulam a inserção do jovem no cotidiano político por meio do Projeto Jovem Eleitor, que traça panorama da importância do voto. O voto é facultativo para eleitores com idades entre 16 e 18 anos.

(Agência Brasil)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ceará tem 5.987 linhas por antena de celular

Nos Estados Unidos, essa proporção é de 1.000 linhas por antena

O Ceará é o sexto estado brasileiro a apresentar a maior concentração de linhas por antena de telefonia celular. Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo mostra que, para cada antena instalada no Ceará, estão 5.987 clientes/linhas. O Ceará é um dos estados onde a Operadora TIM foi obrigada a suspender a venda de chips em função da baixa qualidade dos serviços.

Quanto menor a proporção clientes/antena, melhor o sinal dos telefones. Nos Estados Unidos, essa proporção é de 1.000 linhas por antena. Em 2002, o Brasil tinha uma cobertura de 2.418 linhas por cada antena, mas, em 10 anos, a média subiu para 4.618 linhas por antena.

A Bahia com 6.768 clientes aparece em primeiro lugar no ranking – relação de clientes por antena, em seguida estão os estados do Maranhão (6.674 clientes/antena), Amapá (6.505), Rondônia (6.349) e Pará (6.244).O Rio Grande do Sul, de acordo com os levantamentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem a melhor cobertura de antenas, com menor número de clientes (3.514) por antena.

domingo, 29 de julho de 2012

Mais de 138 milhões de eleitores aptos a votar

As eleições municipais de 2012 contam com 138.544.348 aptos a votar em outubro. Esse número é o resultado final do cadastro eleitoral fechado para as eleições, após o prazo de alistamento eleitoral, que terminou em 9 de maio deste ano. No pleito municipal de 2008, 130.604.430 de eleitores estavam aptos a votar.

No entanto, o eleitorado brasileiro chega a 140.646.446, contando com os 1.847.896 eleitores do Distrito Federal, com os 252.343 brasileiros cadastrados no exterior e com os 1.859 eleitores de Fernando de Noronha (PE). Todos esses não votam em eleições municipais.

O Estado de São Paulo continua a liderar em número de eleitores, com 31.253.317. Em seguida, estão os Estados de Minas Gerais, com 15.019.136 eleitores; Rio de Janeiro, com 11.893.309; Bahia, com 10.110.122; e Rio Grande do Sul, com 8.328.413.

Os Estados com os menores números de eleitores são Roraima, com 292.394; Amapá, com 448.018; e Acre, com 498.017.

Maioria feminina
Entre os mais 140 milhões de eleitores, as mulheres continuam a ser maioria, como nas eleições anteriores, com participação de 51,90% no eleitorado (72.877.463). Os eleitores masculinos representam 47,99% do total, com 67.382.594. Outros 134.046 eleitores (0,09%) não informaram o sexo.

As Eleições 2012 ocorrem no dia 7 de outubro. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde houver a necessidade de segundo turno, este vai ocorrer no dia 28 de outubro.

Fonte: TSE

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Madalena recebe Projeto Esporte na Minha Cidade

A 91º edição do Esporte na Minha Cidade desembarca no município de Madalena, 180 km de Fortaleza, nesse fim de semana e trará como convidado especial o campeão de volei de praia Marcio Araújo. De 27 a 29 de julho, diversas atividades culturais, recreativas e voltadas para a capacitação estarão a serviço da população, oferecidas gratuitamente pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

A programação tem início nessa sexta-feira (27), com apresentações culturais na Praça Saviano de Pinho. No sábado (28), a partir das 8h da manhã, as atividades começam para o público infantil com aulas recreativas de ginástica, dança, alongamento e artes marciais. A programação conta ainda com brinquedos como cama elástica, mini-tênis e futebol de sabão também que prometem fazer a alegria da criançada.

Para os professores será oferecido um Curso de Formação que, no sábado, será realizado no Auditório da Casa Cardeal Guarino, de 16h às 19h. No domingo, as aulas iniciam às 8h e vão até às 12h, no Ginásio da Escola Alfredo Machado.
Ainda no sábado, a partir das 9h30, o jogador de vôlei de praia Márcio Araújo fará uma palestra no Auditório da Casa Cardeal Guarino, onde compartilhará um pouco de suas experiências como atleta. Márcio Araújo foi campeão mundial de vôlei de praia em Berlim (2005) e prata nos jogos olímpicos de Pequim, em 2008.

Durante os três dias de evento, profissionais estarão disponíveis para fazer avaliações físicas para os adultos, com aplicação de questionário individual sobre as condições físicas da população e coleta das medidas corporais (peso, altura, circunferência, PA e glicemia). O encerramento do projeto será no domingo.

De acordo com o prefeito Wilson de Pinho, esta importante ação do governo do estado do Ceará, através da secretaria do Esporte (Sesporte), conta com o apoio e a parceria da prefeitura municipal de Madalena.


Esporte na Minha Cidade
O projeto Esporte na Minha Cidade foi lançado pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em dezembro de 2009 com o objetivo de conscientizar a população cearense para a importância da prática esportiva, além de proporcionar a oportunidade das crianças e jovens cearenses conhecerem grandes ídolos do esporte e incentivar a descoberta de novos talentos. A cada final de semana, o projeto visita um município diferente, sempre com a presença de campeões olímpicos e mundiais unindo atividades esportivas, lazer e cursos de capacitação, em mais de 15 modalidades durante dois dias de evento.

Encontro do Agropacto abordará previsões climáticas para 2013 e gestão dos recursos hídricos

O encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense - Agropacto, é promovido semanalmente pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC (da qual, o Sindicato dos Produtores Rurais de Madalena - SINRURAL é filiado), abordando temas de interesse do setor agropecuário do estado.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

César Barreto lança em Quixeramobim o livro “Adoráveis Doidivanas”

Acontecerá as 19h desta sexta-feira (27), no hotel Veredas do Sertão em Quixeramobim, o lançamento do livro “Adoráveis Doidivanas”, de autoria do escritor e poeta César Barreto.

O livro terá preço especial de R$ 10,00, com a renda sendo destinada a Casa do Ancião Santo Antônio em Quixeramobim.


César Barreto é engenheiro civil, ex-deputado estadual constituinte, estando atualmente a frente da superintendência-adjunta do DER, onde desempenha excelente trabalho.


O sobralense César Barreto estabeleceu fortes vínculos de amizade no Sertão Central, especialmente em Quixeramobim e Madalena, sendo inclusive homenageado através das câmaras de vereadores dos dois municípios com o título de cidadão honorário.


Parabenizamos ao estimado amigo “Dr. César” pelo lançamento de mais uma obra literária que enriquece a cultura cearense, e pelo belo gesto de estabelecer preço especial e destinar a renda para a casa do Ancião em Quixeramobim, são atitudes como esta que demonstram a verdadeira grandeza do homem.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Candidato à prefeito no Ceará é preso

O candidato à prefeitura de Nova Russas, no interior do Ceará, Francisco Armando Marques Bezerra, foi preso nesta terça-feira (24), suspeito de formação de quadrilha, assalto e roubo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Segurança Social do Ceará (SSPDS).

A prisão foi decretada pela comarca de Sobral, na Região Norte do Ceará. Contra o suspeito, também há mandados abertos das comarcas de Nova Russas e Maracanaú. Francisco Armando é candidato à prefeitura da cidade pela coligação "Mudança com Compromisso e Seriedade", formado pelos partidos PSDC e PMN.

A prisão foi feita em parceria entre a Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Social e Polícia Civil do Ceará, e o suspeito era investigado há pelo menos um mês, de acordo com a Polícia Civil.

A família do acusado diz que não vai se pronunciar sobre o assunto, e o prefeito ainda procura um advogado que irá defendê-lo da acusação. O suspeito foi levado para a delegacia de Crateús, no interior do Ceará. (G1-CE)

Charge

terça-feira, 24 de julho de 2012

Projeto regulamenta aquisição e circulação de armas de fogo no Brasil

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3722/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que regulamenta a aquisição e circulação de armas de fogo e munições no Brasil. A proposta revoga o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que restringe a comercialização de armas e proíbe o porte, com exceções, e pretende instituir o “Estatuto da Regulamentação das Armas de Fogo”.

“Hoje a regra é praticamente a proibição da posse e do porte de armas; pelo meu projeto de lei, a regra passa ser a permissão”, explica o autor. “O cidadão deve ter o direito de ter sua arma para se defender mediante critérios técnicos bem definidos, por exemplo, o exame psicotécnico”, argumenta.

A proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.

(Agência Câmara)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A importância da internet nas eleições

"Das ruas para os palanques virtuais" 

Diminuir a distância entre os candidatos e a população é uma tarefa que deve ser desenvolvida diariamente em uma campanha. Muitas ações eleitorais são engolidas por outras de maior porte e condições estruturais mais abastardas. Com a massificação da internet, mais precisamente das mídias sociais, a disparidade entre as campanhas diminui de forma significativa, pois todo candidato por menor que venha a ser sua estrutura pode e deve compor sua campanha em plataformas virtuais. As redes de discussão na internet representam um novo paradigma para o século XXI.

Um dos fatores importantes que podem garantir a eficácia das campanhas virtuais é a identificação do eleitor com seu político. O cidadão sente-se próximo do candidato que defende e percebe que tem voz e vez nas discussões exercendo cidadania, tornando-se parte do projeto de campanha.

Antigamente, a realidade era outra. A distância entre governo e povo era quase inimaginável e a ideia de conta de que seu agente público ou candidato desenvolve ações cotidianas como ele, o que representa quebra de distanciamento, fortalecendo o descobrimento de peculiaridades proximidade ficava sempre em um plano impossível de se concretizar, pelo menos na concepção da população.

Hoje a ponte que define a distância encolheu-se. O cidadão que tem conta no “Twitter” acessa páginas de figuras consagradas da política e lê o que eles estão expondo em tempo real. Com isso, se dá. O político desce do palanque e debate com seus eleitores em tempo real.

(Fábio Tajra – Especialista em gestão de marketing)

domingo, 22 de julho de 2012

Deus está sempre no controle, uma excelente semana a todos!

Guerra de preços elevou consumo além da capacidade de operadoras de celular

A guerra de preços entre as operadoras de telefonia móvel nos últimos anos puxou uma expansão do consumo acima da capacidade das redes. O número de linhas subiu 40% entre 2009 e 2011, para 242 milhões, e o consumo médio de dados e voz por usuário explodiu no período. Os investimentos em infraestrutura, porém, ficaram abaixo do necessário e afetaram a qualidade do serviço, segundo especialistas.

"O que temos visto são reclamações de pessoas que tentam ligar, mas a ligação cai. Ou a internet que não funciona. As duas falhas são causadas pela superlotação das antenas", disse João Paulo Bruder, analista de telecomunicações da consultoria IDC.

Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma intervenção no setor. O órgão proibiu que as operadoras líderes em reclamações em cada Estado vendam novas linhas a partir de amanhã. A medida afetou a TIM, a Claro e a Oi.

"A queda de preços estimulou o aumento das vendas e do uso do telefone. As operadoras investiram, mas, em alguns locais, o uso do celular foi maior do que elas estimaram", disse o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude.

A oferta de planos ilimitados para ligações entre números da mesma operadora fez o brasileiro falar mais ao celular. A novidade, introduzida pela TIM em 2009 com o lançamento do plano Infinity, foi copiada ou adaptada pelas concorrentes.

A população aproveitou. Gilmara Cerqueira, por exemplo, trabalha no turno da noite em um restaurante em São Paulo e fala com amigos durante o trajeto do trabalho até em casa - são três horas e meia no ônibus.

O tempo médio que o brasileiro gasta conversando ao celular saltou 33,7% nos últimos três anos, para 115 minutos por mês em 2011, aponta a Teleco. Com o brasileiro mais tempo ao celular e um número de linhas maior, o tráfego de voz disparou cerca de 85% entre 2009 e 2011. O serviço de dados cresce ainda mais rápido. Em 2010, segundo a Cisco, o tráfego via smartphones subiu 112% sobre o ano anterior.

O preço da banda móvel por celular cai junto, à medida que a população "renova" os aparelhos. No ano passado, 9 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil, alta de 84% em relação a 2010, segundo a IDC. As operadoras lançaram a "internet pré-paga ilimitada" a custos reduzidos - R$ 0,33 ao dia pela Oi e R$ 0,50 pela TIM, por exemplo.

As operadoras que terão as vendas interrompidas pela Anatel se disseram "surpresas" com a decisão. A TIM entrou na Justiça para tentar reverter a determinação. Em comunicados, TIM, Claro e Oi informaram que investem bilhões todos os anos em infraestrutura. Mesmo assim, as companhias afirmaram que vão apresentar planos de ação para resolver eventuais falhas e que acelerarão investimentos. (Estadão)

sábado, 21 de julho de 2012

Programa Panorama Geral, na Rádio Campo Maior AM 840

Logo Mais a partir das 12h30min, nosso encontro semanal, estaremos levando ao ar mais uma edição do programa Panorama Geral, a informação com responsábilidade, através da Rádio Campo Maior AM 840.

Neste sábado estaremos informando sobre a liberação da parcela extra do programa Garantia Safra para os produtores rurais atingidos pela seca e o cronograma de pagamento, além da repercussão dos principais acontecimentos da semana no Sertão Central, no Ceará, no Brasil e no mundo.

Um forte abraço a todos e o nosso obrigado pela maravilhosa audiência, lembrando sempre que a participação do ouvinte é muito importante, pessoalmente, via telefone, ou então através do seguinte endereço eletrônico: www.sistemamaior.com.br

Carlomano Marques solta o verbo contra Eunício Oliveira

Leia abaixo, íntegra da correspondência que o deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) mandou para o presidente regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, com cópias para os parlamentares da legenda e repassada também para o Blog do jornalista Eliomar de Lima:

Amigos(as) parlamentares, quero dar-lhes ciência dos caminhos e veredas em que está caminhando a política de nossa terra:
Sr. Eunício Oliveira,
Registro a minha indignação com a sua atitude burlesca, tonta e mofina. Quero de plano deixar claro que não aceito o ridículo e muito menos ser tratado como fantoche. Espanco para longe a sua admoestação.  Não faço pajelança nem me encaixo no tipo de curva que o Sr. Pretende. Não sou cortesã.  Não sou seu empregado e muito menos seu meirinho. Não faço parte do seu circo. Nunca beijei o nó da peia e, fique certo, nunca beijarei. Não esperava uma atitude tão traiçoeira; nem sua,  e menos do seu blog de aluguel. Não me escravizo à lama da sua urbanidade. Há um delito de opinião. Nestes momentos é que o homem de caráter recorre a si mesmo. Seu movimento é de ação; sua tática é de guerra, mesmo sabendo-se  em desvantagem: avançar sempre; recuar jamais!
Ser grande é sustentar uma grande disputa, com chance quase zero de vitória. É a velha estratégia: quem tem mais, perde mais!  A dificuldade atrai o homem de caráter na mesma proporção que a facilidade atrai os frágeis. Na guerra existem príncipios,  mas poucos;  no seu exercício político não consigo identificar nenhum.  O cidetismo o cegou: cego cegado pela cegueira dos cegos. Olha, mas não vê; vê, mas não enxerga; enxerga, mas não decodifica.
Não encontro no senhor  nenhum traço de respeito aos seus liderados. Não quero seu dinheiro nem preciso dele. Do senhor  basta-me a distância. A única melancolia é descobri-lo um pobre homem rico. Apresenta-se como ouro, mas é pirita.  Parece linho, mas é chita. Parece um forte, mas é fraco. Dizem que o Sol é um bom detergente,  mas a criolina da atitude é mais eficaz.
Deixo, para reflexão,  um verso de Jáder de Carvalho: “Na minha terra o cangaceiro é leal e valente: jura que vai matar e mata. Jura que morre por alguém e morre. Se o homem é bom – eu o respeito. Se gosta de mim, morro por ele. Se, porque é forte,  entender de humilhar-me, aí, sertão. …”
CARLOMANO MARQUES
Deputado Estadual-PMDB

DETALHE:
Resta saber o porquê de tal rebeldia de Carlomano contra seu então amigo Eunício Oliveira.

Vamos Nós -
O porque da rebeldia do deputado, esta é a indagação do jornalista Eliomar de Lima em seu Blog, como também de todos os cearenses que acompanham o cotidiano da política estadual. A qual Blog o deputado se refere como sendo de aluguel?

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Desvio de verbas - Presidente da Câmara de Palmácia é preso

O Ministério Público do Ceará e a Polícia Civil cumpriram, na manhã de ontem, o mandado de prisão temporária contra o presidente da Câmara Municipal de Palmácia, vereador José Gilson Macambira Filho (conhecido como Gilsinho), acusado de desvio de verbas e fraude em locação de veículos. A diligência também cumpriu mandado de busca e apreensão de documentos, computadores e um revólver calibre 38 de posse do vereador.

A operação contou com a participação de integrantes da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e da titular da Promotoria de Justiça da comarca de Palmácia, Cristiane Borges, em parceria com a Polícia Civil.

Conforme os promotores de Justiça envolvidos no caso, as diligências continuam no sentido de realizar a apreensão dos veículos, supostamente locados pela presidência da Câmara Municipal de Palmácia.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cão encontra corpo de criança recém-nascida em Quixeramobim

No final da tarde desta quinta-feira, 19, na cidade de Quixeramobim, populares acionaram a Polícia Militar e a equipe do Ronda do Quarteirão, após perceberem que um cão havia encontrado o corpo de um recém-nascido às margens do Açúde da Comissão. O cão chegou a levar o corpo do bebê até a Rua Coronel Abelardo Rodrigues, ainda no Bairro Vila Betânia.

A infeliz surpresa chocou moradores da redondeza. O caso será encaminhado a Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. A equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação esteve no local e constatou que o corpo do bebê, em estado de decomposição, encontrava-se sem o braço esquerdo, provavelmente subtraído pelo cão. Curiosos se aglomeraram no local, que foi interditado, até a chegada da Perícia Forense. Ainda não há informações da possível mãe da criança.

(Com informações do Sistema Maior de Comunicação)

Vamos Nós - É um fato que choca, comove e causa indignação, atitude covarde e cruel de uma mãe para com o próprio filho recém-nascido. Que esta criminosa seja identificada e punida com todo o rigor da lei.

Ministério Público desarticula grupo envolvido em fraudes e desvios em prefeitura cearense

Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (19), uma operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MP) que teve como objeto o cumprimento de 18 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, em Monsenhor Tabosa. Na avaliação do MP, a operação conseguiu desarticular mais um grupo organizado que atuava no município, fraudando processos licitatórios e desviando recursos públicos.


De acordo com informações apuradas pela Promotoria de Justiça, as empresas Cometa Construções e Locações de Veículos Ltda, CSV Construtora Ltda e Eletrovil Projetos e Construções Ltda, alvos da operação, agiam em conjunto com a Comissão de Licitação. Assim, conseguiam firmar contratos para locação de veículos e construção de obras públicas, sendo que parte dos recursos era desviada para a conta corrente de servidores públicos municipais.

Os mandados foram cumpridos na sede da Prefeitura Municipal de Monsenhor Tabosa, residência de servidores públicos, advogado, empresas e seus sócios, de acordo com decisão do juiz de Direito Neuter Marques Dantas Neto, responsável pela comarca. A ordem judicial atendeu aos pedidos do representante do Ministério Público daquela cidade, o promotor de Justiça Fábio Manzano.

A operação foi realizada por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Monsenhor Tabosa e da Polícia Civil do Estado do Ceará, apoiada pela Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o portal da transparência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), as empresas investigadas firmaram contratos no valor total R$ 4,2 milhões com o município de Monsenhor Tabosa. Foram encontrados também registros de que, entre os anos de 2009 e 2012, estas empresas celebraram contratos que ultrapassam a soma de R$ 36,7 milhões com outros municípios do Estado. (Diário do Nordeste)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Produtores Rurais de Madalena contemplados com parcela-extra do Garantia-Safra do governo estadual

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Comitê Integrado do Combate à Seca, liberou nesta quarta-feira (18) parcela-extra do Garantia-Safra, paga pelo Estado. Estão liberados para a receber o benefício 176 municípios cearenses. O anúncio aconteceu durante solenidade para marcar o início do pagamento do benefício do Garantia-Safra, do Governo Federal. O encontro aconteceu na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará.  

A parcela-extra do Programa representa o investimento por parte do Estado de R$ 32.637.552,00, beneficiando 239.982 agricultores, que também poderão receber o benefício nas agências da Caixa. Segundo o gerente regional de Governo da instituição, George Gress, a parcela-extra do Garantia-Safra é um marco histórico. “A partir da iniciativa do Estado do Ceará, outros estados brasileiros poderão adotar o mesmo modelo para disponibilizar um crédito emergencial para os agricultores atingidos pela seca”, afirmou.

O Ceará é o estado com maior número de municípios que receberão a primeira parcela do benefício do Garantia-Safra. Até o próximo mês de novembro são 55 municípios. O pagamento será feito através das agências da Caixa Econômica Federal e das casas lotéricas. Serão cinco parcelas, sendo quatro de R$ 135,00 e a última de R$ 140,00, somando R$ 680,00. “O Ceará é o Estado que tem mais municípios beneficiados pelo Garantia-Safra, graças ao trabalho ágil da Ematerce e das Prefeituras Municipais para apresentar os laudos ao Governo Federal. E nós temos a garantia de que os municípios que não receberam a primeira parcela este mês, começam a receber a partir de agosto e as demais parcelas nos meses subsequentes”, informou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) receberam um cheque simbolizando o pagamento da parcela-extra do Garantia-Safra. Segundo o secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece, Luiz Carlos Ribeiro de Lima, o pagamento da parcela-extra é um resultado concreto de uma ação do Comitê Integrado de Combate à Seca. “E para os trabalhadores rurais e agricultores familiares é um momento de alegria, pois temos uma parcela a mais no Garantia-Safra, que foi uma reivindicação dos movimentos sociais”, afirmou. Já o presidente da Fetraf, Auri Júnior, reconheceu que a parcela-extra é um avanço para a agricultura familiar, representa a valorização do setor pelo Governo do Estado.

Bolsa-Estiagem
Também a partir de hoje está sendo efetuado o pagamento do Bolsa-Estiagem, que representa o R$ 82,3 milhões aos agricultores cearenses. Os pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família, sendo beneficiadas famílias que residem em município onde foi decretada situação de emergência, estão dentro dos critérios do Programa Garantia Safra e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

“Esses benefícios minimizam os efeitos da estiagem, pois somando o valor da primeira parcela e da parcela-extra do Garantia-Safra e o Bolsa-Estiagem, serão injetados aproximadamente R$ 58 milhões na economia do Ceará. Nós precisamos, agora, preparar os agricultores para receber o crédito emergencial que foi liberado pelo Governo Federal e para que mais projetos da agricultura familiar sejam financiados por este crédito”, disse Nelson Martins.

Também participaram da solenidade, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará, Francisco Sombra, o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Carlos Bezerra Filho, o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Hélcio de Queiroz, e o coordenador da Operação Pipa da Décima Região Militar, Coronel Claudemir Rangel.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da SDA)

A notícia foi recebida com alegria pelos produtores Rurais de Madalena, tendo em vista que Madalena não constava na relação dos 55 municípios cearenses contemplados com a primeira parcela do garantia safra paga pelo MDA. O município tem atualmente cadastrados no programa, 1.998 produtores.

Motocicleta colide na traseira de caminhão na estrada Quixeramobim/Madalena

Por volta das 6h30min desta quarta-feira (18), na localidade de Jurema, localizada aproximadamente a 22 km da cidade de Quixeramobim, a motocicleta Honda, Titan 150, de cor preta, placa NRE 3621, conduzida pela menor de iniciais F.M.M de 15 anos de idade, residente na localidade de Santa Helena, veio a colidir na traseira do caminhão de placas HUT 0466, conduzido por Jardson dos Reis Barros.

A menor F.M.M teve três fraturas, duas delas expostas, na perna e braço,  já o passageiro que acompanhava a menor, Ismael Lemos de Sousa de 20 anos, teve fraturas no braço e perna.

As vítimas foram socorridas para o hospital Dr. Pontes Neto em Quixeramobim.


Desembargador José Arísio assume interinamente o Governo do Ceará

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, assumiu o Governo do Estado no início da noite desta terça-feira (17/07). Ele ficará no cargo, interinamente, por conta de viagem do governaor Cid Gomes ao exterior.

O vice-governador, Domingos Filho, está impedido de assumir porque a mulher, Patrícia Aguiar, é candidata à Prefeitura de Tauá. Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, não pode ocupar o posto porque concorre ao cargo de prefeito de Fortaleza.

Pesquisa aponta que aproximadamente 40% dos brasileiros com ensino superior têm nível insuficiente em leitura e escrita

Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita. É o que apontam os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM) e a organização não governamental Ação Educativa.

A pesquisa avalia, por meio de entrevistas e um teste cognitivo, a capacidade de leitura e compreensão de textos e outras tarefas básicas que dependem do domínio da leitura e escrita. A partir dos resultados, a população é dividida em quatro grupos: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e plenamente alfabetizados. Criado em 2001, o Inaf é aplicado em uma amostra nacional de 2 mil pessoas entre 15 e 64 anos. 

Os resultados da última edição do Inaf mostram que apenas 26% da população podem ser consideradas plenamente alfabetizadas – mesmo patamar verificado em 2001, quando o indicador foi calculado pela primeira vez. Os chamados analfabetos funcionais representam 27% e a maior parte (47%) da população apresenta um nível de alfabetização básico.

terça-feira, 17 de julho de 2012

SDA demite 262 agentes rurais no Interior do Estado

Depois das perdas de safra, a seca continua causando prejuízos no Interior do Ceará. Dessa vez, as vítimas são os agentes rurais. De acordo com profissionais da categoria, eles estão sendo dispensados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

Os escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) começaram a reunir os agentes para comunicar a decisão do Governo do Estado. A notícia pegou de surpresa os 262 técnicos contratados através do Pacto Federativo. Pelas estimativas deles, mais de 30 mil agricultores também serão prejudicados. "A Ematerce não tem técnicos para atender todos eles", completou um dos agentes. Atualmente, 604 agentes rurais estão em atividade no Ceará.

Indignado com a medida, o grupo resolveu criar o Movimento dos Agentes Rurais (MAR). Uma comissão pretende se reunir o mais breve possível com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins. Por conta da demissão súbita, a maioria ficará endividada.

A agente Laiane Ribeiro é um exemplo. Além de compromissos pessoais, ela e os colegas assumiram dívidas, já que somente seriam contratados caso tivessem carteira de habilitação e veículo próprio. Ela comprou uma motocicleta. Pretendia quitar a divida dentro dos 36 meses de contrato, mas permaneceu apenas dez. Ela mora em Quixeré, no Vale do Jaguaribe, e prestava assistência rural em Quixadá. "Sou solteira, mas a maioria dos colegas tem filhos. Estamos preocupados", confessou.

Contratos

Conforme os agentes, os contratos estavam assegurados pelo Pacto Federativo, em convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Governo do Ceará, por meio da SDA. No projeto, também estava prevista a implantação de 63 novos escritórios da Ematerce. Desse total, 51 já foram inaugurados.

A ação tinha o objetivo de beneficiar 102 Municípios que compõem os seis Territórios da Cidadania. O Ceará é um deles. No convênio, o MDA fornece os carros e motos para as unidades de assistência técnica, e o Estado contrata e paga os profissionais rurais disponibilizados à Ematerce. Cada um deles atende cerca de 100 famílias. O salário mensal de um agente é de R$ 1.140,00.

Ainda de acordo com representantes da categoria, no início de junho, a Assembleia Legislativa aprovou leis criando o Programa Agente Rural e autorizando a contratação provisória dos técnicos auxiliares.

Admissões

Com a criação da Lei de Contrato Temporário, a SDA havia divulgado a intenção de admitir mais 114 agentes por meio de seleção pública. Eles trabalhariam pelo período de até dois anos. Além de técnicos agrícolas, havia interesse em admitir outros profissionais de nível médio: técnicos em edificações e técnicos sociais. Engenheiros agrônomos, administradores, contadores, economistas, arquitetos e engenheiros civis também estavam na lista, totalizado 74 profissionais de nível superior.

Outro aspecto levantado pelos agentes rurais é a recente celebração de convênio com dez entidades para a construção de 5.700 quintais produtivos. Serão 4.200 cisternas de enxurrada e 1.500 barragens subterrâneas. Serão contemplados os territórios de Sobral, Vales do Curu e Aracatiaçu, Inhamuns-Crateús, Sertão Central e Sertões de Canindé.

Mais de 10 mil famílias serão beneficiadas no Ceará. Elas precisarão de técnicos para orientação do correto uso desses equipamentos. São mais motivos para não entenderem porque estão sendo dispensados.

Segundo o presidente da Ematerce,  José Maria Pimenta, apesar dos contratos dos agentes admitidos pelo do Pacto Federativo estarem sendo encerrados, todos os bolsistas serão reaproveitados. Todavia, o processo de normatização dos contratos deverá demorar de 30 a 60 dias.

Anteriormente, o convênio era feito pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Agora, será diretamente com a SDA.

A mudança administrativa ocasionou o encerramento do vinculo empregatício temporário com o pessoal. "Temos mais de 500 agentes rurais bolsistas em atividade no Ceará, através de outro programa da Funcap. Mas, o Estado precisa de pelo menos mil técnicos", completou José Maria Pimenta. (Diário do Nordeste)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Deputado Mauro Benevides afima que irá ressarcir a Câmara

O deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE) afirmou que vai ressarcir à Câmara Federal o valor pago a Adriano Andrade, funcionário lotado em seu gabinete na Câmara dos Deputados, mas que trabalhava na verdade como gerente de um restaurante no Park Shopping, em Brasília, pertencente a Carlos Afonso Benevides e Gláucia Benevides Gadelha, filhos do parlamentar.

A denúncia veio à tona em reportagem da Globo News na noite de sexta-feira. Ainda na mesma reportagem, o deputado disse que ao ser informado do fato mandou exonerar o funcionário. Andrade recebia, de acordo com o site da Câmara, R$ 4,1 por carga horária de 40 horas semanais e teria sido nomeado em setembro de 2011 como secretário parlamentar do gabinete do deputado.

Em carta encaminhada ao O POVO ontem, Mauro Benevides afirmou que o servidor foi dispensado na última quinta-feira, “tão logo tomei conhecimento de absurda anomalia que não se ajusta aos padrões de minha atuação na vida pública, no longo desempenho de outros cargos relevantes como a presidência do Congresso, por decisão unânime dos meus ilustres pares”.

O parlamentar ressaltou também na carta enviada ao O POVO, que ao chefe do seu gabinete na Câmara Federal, foi determinado que fizesse a “aferição das frequências” do servidor junto ao departamento de pessoal da Casa, no sentido de ser feito levantamento sobre o exato montante da quantia percebida pelo funcionário. Mauro Benevides finaliza a nota afirmando que com base no resultado do levantamento a ser feito pelo departamento de pessoal da Câmara dos Deputados, irá providenciar o “imediato ressarcimento dos salários a que fez jus nos nove meses e alguns dias de sua vinculação, como secretário parlamentar”. Na nota, o parlamentar não aborda o fato de Andrade estar trabalhando em empresas de Carlos e Gláucia Benevides.

Deputado federal com mandato até 2015, Benevides já foi senador de 1975 a 1983 e de 1987 a 1995, tendo presidido o Congresso Nacional de 1991 a 1993. Coube a ele presidir a votação em plenário que determinou o impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA


Na última sexta-feira reportagem da Globo News mostrou que o gerente de um restaurante dos filhos de Mauro Benevides, em Brasília, recebia do gabinete do deputado sem dar expediente no local.

Fonte: O Pov
o online

sábado, 14 de julho de 2012

Pesquisa mostra que 60% dos homens só vão ao médico com a doença já em fase avançada

Levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que 60% (1,5 mil) do total de pacientes que chegam ao centro por mês já estão com doenças em estado considerado avançado e necessitam de intervenção cirúrgica para tratá-las. O quadro é reflexo da baixa procura por consultas regulares e exames preventivos por parte dos homens.

“Os homens devem ir ao médico, a partir dos 40 anos, no mínimo uma vez ao ano. Eles devem fazer um check-up, uma avaliação de rotina urológica completa, em particular da próstata, que é o que mais preocupa os homens”, disse Joaquim Claro, urologista e médico coordenador do Centro de Referência da Saúde do Homem.

O levantamento mostra que a maioria dos pacientes desconheciam suas condições de saúde e ignoraram sintomas iniciais das doenças mais comuns, adiando a busca por ajuda especializada. “Se tiver tudo em ordem o urologista vai orientar para o homem voltar em um ano. Se tiver problema, vai ser diagnosticado, tratado e, na imensa maioria das vezes, é um diagnóstico precoce, em que a cura supera 90% dos casos”, disse Claro.

O médico diz que as doenças mais comuns que podem ocorrer com o sexo masculino após os 40 anos são câncer de próstata, que atinge cerca de 16% dos homens, e também problemas relacionados à bexiga e ao rim, onde podem ocorrer câncer. O crescimento benigno da próstata, que atinge 100% dos homens, alterações hormonais e cálculos renais também devem ser acompanhados.

De acordo com o médico, logo ao nascer, o menino deve ser examinado por um urologista, para checar a disposição dos testículos e se o pênis teve uma formação adequada. É uma fase em que podem ocorrer tumores de testículo. Depois disso, na puberdade ocorre outra fase em que pode ocorrer o câncer, embora raro, nos testículos.

“Com o passar dos anos, com o envelhecimento, os problemas começam a ser, se não mais frequentes, pelo menos mais preocupantes. A partir dos 40, principalmente, é necessário acompanhar também se o paciente é diabético, hipertenso, obeso, se tem colesterol alto ou se a parte da função erétil está normal”.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o diagnóstico precoce permite tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura. A recuperação do paciente é mais rápida e os gastos com o procedimentos e a hospitalização, menores.

Preconceito - De acordo com o médico o preconceito dos homens em relação aos exames preventivos ao câncer de próstata está diminuindo. O medo em relação ao câncer, segundo ele, também está levando mais pacientes ao médico.

“Está aumentando muito [os casos de] câncer de próstata porque a gente está diagnosticando muito mais. Entre todas as classes socioeconômicas da nossa população, todo mundo conhece um vizinho, um primo, um amigo do trabalho que teve câncer de próstata. Isso está gerando uma procura muito maior pelos exames preventivos e pelo check-up anual, se compararmos com a realidade de alguns anos atrás”.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Parlamentar cearense cobra recuperação da BR-020

O deputado federal Mário Feitoza (PMDB) foi recebido em audiência, no fim da tarde desta quinta-feira 12, pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos.

O objetivo era um só: cobrar o andamento das obras (construção, conservação, restauração, manutenção e adequação) da BR-020, principalmente no Estado do Ceará, na divisa PI/CE até Fortaleza, passando por municípios como Tauá , Boa Viagem e Madalena.

 Mário lamentou a lentidão dos trabalhos e expôs ao ministro o prejuízo econômico sofrido pelo Estado com tal situação. Paulo Passos prometeu maior empenho.

Eleições: Por uma escolha menos apaixonada e mais racional

Com o título “Tudo passa. Eleição também”, eis artigo do diretor-presidente do Sistema Maior de Comunicação, em Quixeramobim, Sérgio Machado. Ele analisa o período como importante para a democracia, mas cheio de paixões e de velhos problemas ainda não superados e que continuam tema de muitos discursos de candidatos. Confira:

Está dada a largada pela busca do voto. A campanha está oficialmente nas ruas e eleitor acredita estar sendo muito bem tratado. É a fase da conquista e das promessas, quando todos os problemas do município são de fáceis soluções. Uma pergunta: Se é tão simples, por que ainda essas questões básicas não foram resolvidas? Bom, talvez porque se algumas dificuldades da nossa sociedade fossem superadas, os discursos teriam que mudar, haveria que se debater propostas de verdade, o que pouca gente faz nesse tempo de eleições.

Agora, infelizmente, é a hora da paixão. E de todas as espécies de paixão, talvez seja a paixão política a mais prejudicial. Em nome de alianças, de poder, da defesa de “bandeiras”, quanta gente boa não quebra sua imagem, não deixa para trás a honra, o respeito ao próximo e até mesmo as amizades? Enquanto se fizer “política” para pequenos grupos, esquecendo-se que a única ação legítima da democracia está na mão do povo, não se faz política de verdade. Eleições municipais são as que mais criam situações para o revanchismo, a perseguição, o clientelismo. Porém, passado o sete de outubro, a vida continua. E o que ficará disso tudo?

Efetivamente, é no município que as coisas se dão, é nele que as pessoas vivem, onde as ações governamentais se concretizam. Bom mesmo seria que cada um de nós tivéssemos a consciência da importância de se pensar coletivamente, e quão importante é fazermos uma escolha menos apaixonada e mais racional. Os cargos eletivos na disputa são ocupados por pessoas a quem são conferidos mandatos, que nada mais são do que a autorização dada pelo povo para que seus detentores o representem. O mandato é uma procuração que damos ao prefeito e ao vereador para que em nosso nome, possam fazer leis e cuidar dos interesses de todos.  De todos, para não esquecermos.
Por mais que os concorrentes se disponham em grupos adversários, atuarão para a coletividade e não na defesa do interesse de poucos. Vencedores e vencidos serão representados pelos mesmos vereadores e prefeito, pois o município é um só. Passados esses meses eleitorais, que a democracia esteja mais fortalecida; e nós, mais conscientes, mais vigilantes. Mais cidadãos, pois é o que nos interessa, afinal.

Sérgio Machado
Diretor-Presidente do Sistema Maior e Comunicação

Vamos Nós -
Repercutindo bastante o excelente artigo do diretor-presidente do Sistema Maior Sérgio Machado, reproduzido também no Blog do conceituado jornalista Eliomar de Lima do O Povo.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Por 56 votos a 19, Senado cassa Demóstenes Torres

Parlamentar goiano é o segundo senador na história do país a ter o mandato cassado pelos colegas. Ele foi acusado de ter mentido ao Senado sobre sua relação com Cachoeira

Por 56 votos a 19, com cinco abstenções, o Senado cassou nesta quarta-feira (11) o mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) por quebra de decoro parlamentar. Eram necessários 41 votos para cassar o mandato do senador.

Demóstenes foi acusado de ter mentido aos colegas sobre sua relação com o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Com a decisão, Demóstenes fica inelegível até 31 de janeiro de 2027. No seu lugar assume Wilder Pedro de Morais (DEM-GO). Esta é a segunda vez que os senadores cassam o mandato de um colega.

Senado decide hoje sobre cassação de Demóstenes Torres

Considerado até março pelos colegas como um dos principais quadros do Congresso Nacional e que chegou a cogitar se lançar candidato a presidente da República em 2014, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) deverá entrar para a história dos 186 anos do Senado como o segundo parlamentar cassado por quebra de decoro parlamentar, na votação secreta marcada para hoje.

A sessão em que será votado o pedido de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres está marcada para as 10h, no plenário do Senado. Em decisão tomada ontem (10) pelos líderes dos partidos na Casa, todos os senadores poderão falar.

Agenda dos candidatos

Pautados pelo espírito democrático que norteia nossa atuação, e em atenção as solicitações chegadas ao Blog, comunicamos aos nossos leitores, e especialmente aos integrantes das coligações partidárias que disputarão o pleito municipal de 07 de ourubro em Madalena, que estaremos disponibilizando democraticamente a partir desta semana, espaço para divulgação da agenda semanal dos candidatos majoritários, que poderá ser enviada previamente através do seguinte endereço eletrônico:
chicoalmirmadalena@gmail.com.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Procurador eleitoral pede aos promotores rigor na apreciação de candidatos com ficha suja

O procurador tem utilizado as redes sociais para as comunicações

O procurador regional eleitoral, Márcio Torres, tem recorrido ao facebook e ao twitter para manter contatos com os promotores que acompanham a disputa eleitoral e pediu rigor na avaliação dos pedidos de registros dos candidatos com ficha suja.

Essas conversas, segundo ele, tem sido frequentes com solicitação para uma verdadeira operação pente fino na análise, pelos promotores eleitorais, das candidaturas às Prefeituras e Câmaras de Vereadores das cidades do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza.

Cantor Tony Morais morre após reagir a assalto em Fortaleza

O cantor de forró Tony Morais morreu na manhã desta terça-feira (10) após reagir a um assalto. O crime aconteceu na rua Afonso Henrique, próximo a sede da cachaçaria Ypioca, na avenida Washington Soares, no bairro Messejana, em Fortaleza.

Segundo a polícia, Tony teria sido abordado por dois homens em uma motocicleta, que atiraram contra o cantor após ele reagir. A vítima teria sido atingida com pelo menos três disparos, sendo socorrida ao Frotinha de Messajana, onde veio a óbito.

Três homens suspeitos de terem cometido o crime já foram presos pela Polícia Militar no bairro Messejana e encaminhados à delegacia. Com eles, policiais encontraram cerca de R$ 10 mil. (Jangadeiro Online)

Dilma recebe os governadores Cid Gomes e Eduardo Campos para jantar

A presidente Dilma Rousseff recebeu, nesta segunda-feira 9, para um jantar no Palácio do Alvorada, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o governador do Ceará, Cid Gomes.

Na pauta, a aliança estremecida entre PSB e PT.

(Com informações do Blog do Eliomar)

Falece aos 108 anos Francisca Vieira Jucá a "Dona Iaiá"

Francisca Vieira Jucá "Dona Iaiá"
Foto: Genealogia Severo
Faleceu no início da noite desta segunda-feira 9, em sua residência na Fazenda Pedras Pretas no município de Canindé, aos 108 anos de idade a senhora Francisca Vieira Jucá, a "Dona Iaiá".

As nove horas da manhã desta terça-feira 10, será celebrada missa de corpo presente, e em seguida, as dez horas haverá o seputamento no cemitério de Ipueiras dos Targinos no município de Canindé.

Integrante de tradicional família do município de Madalena, "Dona Iaiá nasceu no dia 07 de junho de 1.904 no então distrito de Madalena em Quixeramobim.

Nossos sentimentos a todos os familiares de "Dona Iaiá", uma senhora que além da longevidade, chamava a atenção pela lucidez e a forma carinhosa como recebia em sua residência familiares e amigos.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O estilo discreto de Dilma

Discreta, durona e empenhada em preservar a própria intimidade e a de sua família. Essa é a imagem que a presidente Dilma Rousseff cultiva dentro e fora do governo.

Mas uma leitura atenta dos 266 discursos, pronunciamentos e manifestações públicas que ela fez em seu primeiro ano e meio de mandato revela um pouco mais dos desejos, das preferências e das expectativas de Dilma. E, uma vez mais, expõe diferenças importantes em relação a seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O GLOBO analisou as falas públicas de Dilma classificadas como discursos na página oficial da Presidência da República na internet, no período que vai da posse, em 1 de janeiro de 2011, até 29 de junho de 2012. Ficou de fora apenas o juramento feito pela presidente perante o Congresso, no dia da posse, por se tratar de mera repetição de texto protocolar.

As diferenças entre Dilma e Lula não são apenas de modo, mas também de conteúdo. Enquanto Lula dificilmente fazia um discurso sem citar o PT, Dilma só abriu a boca três vezes para falar no partido, duas delas ao saudar correligionários.

Limitações legais para a campanha

Os candidatos só poderão distribuir material de propaganda após a instalação do Comitê Financeiro

Todos os comitês e candidatos terão que apresentar o seu número no Cadastro de Pessoas Jurídicas para poder mandar fazer o material

Todos os candidatos à Prefeitura e Câmara Municipal de Fortaleza ainda estão na dependência da Justiça Eleitoral e da Receita Federal, para mandarem confeccionar o material de propaganda. A legislação eleitoral exige que todo e qualquer material de campanha tenha que constar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para efeito de acompanhamento dos gastos da campanha.

Liberado o CNPJ os candidatos ou o Comitê Financeiro terão que abrir uma conta específica na rede bancária para poder fazer os pagamentos dos gastos da campanha. Até ontem a Justiça Eleitoral, em Fortaleza, só havia liberado o Comitê Financeiro Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tanto para a eleição majoritária quanto para a proporcional. Nas próximas horas o juiz da 114ª zona eleitoral, Mário Parente Teófilo Neto, responsável pelos processos de registro de candidaturas, deverá autorizar a instalação dos outros comitês financeiros.

Embora a campanha eleitoral tenha sido iniciada, segundo o Calendário Eleitoral, desde a última sexta-feira, os candidatos estão indo às ruas sem material de propaganda deles. A maioria utiliza o material do seu próprio partido.

As gráficas contratadas para produzirem os impressos, segundo alguns dos comitês eleitorais, estão aguardando apenas a liberação do CNPJ e a expectativa é de até o fim da próxima semana, realmente, o fortalezense comece a receber as fotos e mensagens de todos eles.

Em razão do exame de toda a documentação apresentada pelos candidatos até o último dia 5 de julho, o juiz responsável pelos registros ainda não autorizou a publicação dos nomes para começar a correr o prazo de análise do Ministério Público estadual e de interessados em impugnar algum pedido de registro de candidatura, tanto para o cargo majoritário quanto para o proporcional, que é de cinco dias.

Enquanto isso, todos estão sentindo as limitações para fazer campanha o que tem feito os candidatos majoritários promoverem apenas reuniões com aliados, formalizarem a estrutura das campanhas e realizarem caminhadas pelas ruas da cidade, aguardando as decisões da Justiça Eleitoral, principalmente em relação aos registros das suas candidaturas.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste


Vamos Nós - A notícia mostra a realidade da capital cearense, porém, as regras valem para todos os municípios.

domingo, 8 de julho de 2012

Colisão entre motocicletas deixa duas vítimas fatais e uma gravemente ferida em Quixeramobim

Um grave acidente aconteceu na manhã deste domingo, 08, na cidade de Quixeramobim envolvendo duas motocicletas.

Uma colisão frontal entre duas motocicletas foi registrada por volta das 06h30min no km 206 da CE-060, trecho popularmente conhecido como curva da barragem.

Segundo informações de populares que passavam próximo ao local na hora do acidente, a motocicleta Brós de placa HYJ 7936, seguia sentido Senador Pompeu á Quixeramobim, quando foi surpreendida pela motocicleta Yamaha de placa NVB 9625, na curva que antecede a ponte da Barragem Quixeramobim. As duas pessoas que vinham na motocicleta Brós morreram no local, o condutor da Yamaha foi socorrido em estado grave para Fortaleza. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e policiais militares isolaram a área enquanto a Perícia Forense realizava a pericia.

(Até o fechamento da matéria as vítimas ainda não haviam sido identificadas)


Fonte: O Sertão é Notícia/Fernando Ivo

Está em execução a 1ª etapa da reforma da Igreja Matriz de Madalena

Registramos neste domingo (8), imagens da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Madalena, atualmente em reforma.

Parabenizamos a coragem e o dinamismo do padre Edilberto Reis, pároco de Madalena, que além da missão evangelizadora, voltou sua atuação também para a recuperação da  infraestrutura da paróquia.

Além da reforma da igreja matriz, interditada após vistoria da defesa civil a pedido da própria paróquia, outra ação importante encampada por padre Edilberto foi a reforma da casa paroquial, já devidamente concluida, um prédio que tem grande valor histórico e cultural. Enquanto acontecem as obras, as missas na sede do município são celebradas na Igreja de São Pedro e no Ginásio da Casa Cardeal Guarino.

sábado, 7 de julho de 2012

Ministério público recomenda que vereadores rejeitem projeto que prevê oração do Pai-Nosso nas escolas

O promotor de Justiça André Luis Bortolini, do Ministério Público (MP) do Paraná, recomendou nesta sexta-feira (6) à Câmara de Vereadores de Apucarana a não aprovação do projeto de lei que pretende instituir a oração diária do Pai-Nosso nas escolas da rede municipal.

A recomendação foi feita por meio de ofício protocolado na sede do Legislativo municipal. No início desta semana, os vereadores adiaram a segunda votação do projeto, que pode voltar à pauta da próxima sessão, marcada para a noite de segunda-feira (9).


"É manifesta a inconstitucionalidade do projeto", disse Bortolini à Agência Brasil. O promotor informou que a sua recomendação se baseia no Inciso 6º do Artigo 5º da Constituição Federal, que trata da liberdade de crença, e no Inciso 1º do Artigo 19, sobre o Estado laico.


Perguntado se tem a expectativa de que os vereadores atendam sua recomendação, o promotor declarou não ter "nem ideia" a respeito. "Gostaria apenas que eles [os vereadores] tivessem conhecimento da posição do Ministério Público."


Aprovado por unanimidade em primeira votação no final de junho, o projeto estabelece o seguinte em seu Artigo 1º: "Nos horários de entrada das primeiras aulas de cada período, nos estabelecimentos oficiais de ensino da rede municipal, deverá ser realizada a oração universal do Pai-Nosso."


Indagado a respeito de uma lei similar em vigor na cidade, o promotor disse desconhecê-la. Em vigor há cerca de dois anos e meio, a Lei Municipal nº 217/2009 obriga os professores da rede municipal a ministrar, em sala de aula, a leitura diária de um trecho da Bíblia, de livre escolha.


Na semana passada, a Agência Brasil apurou que a lei em questão é desconhecida da população e não tem sido cumprida. Informado sobre o teor da lei, o promotor cogitou a possibilidade de vir a negociar a sua revogação, o que evitaria o protocolo de uma ação judicial de inconstitucionalidade.


Autor tanto da lei em vigor quanto do projeto em tramitação, o vereador José Airton Araújo (PR), conhecido como Deco, classificou a recomendação protocolada hoje pelo Ministério Público como "um absurdo". "Não posso falar pelos demais vereadores, mas eu acredito que isso [a recomendação] não irá mudar a posição deles", disse o parlamentar.


Localizada na região norte do Paraná, a 370 quilômetros de Curitiba, Apucarana tem 11 vereadores. O regimento da Câmara de Vereadores prevê três votações para que um projeto seja aprovado.


No último mês de abril, o Tribunal de Justiça da Bahia derrubou uma lei similar em Ilhéus, com o argumento de que se tratava de proselitismo religioso. Em março deste ano, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou a retirada dos crucifixos dos prédios da Justiça gaúcha.

Fonte: Agência Brasil

Vamos Nós -
O ilustre representante do ministério público, bastante atento a suas funções, entre as quais a de assegurar o cumprimento dos preceitos legais, só está esquecendo de considerar um detalhe, que é o mais importante de todos:  maior que a lei dos homens, é a lei de Deus, a quem todos nós haveremos de prestar contas. 

ORAÇÃO DO
PAI NOSSO
Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Três candidaturas disputarão prefeitura de Canindé

Em Canindé três coligações entraram com pedido de registro de candidatura ao cargo de prefeito: coligação "Todos por Canindé" com o candidato a prefeito Jesus Romeiro da Silva, tendo como vice, Maria do Rosário Araújo Pedrosa Ximenes, coligação "Com a Força do Povo", com o candidato Francisco Celso Crisóstomo Secundino tendo como candidato a vice, Francisco Paulo Santos Justa; e a coligação "Canindé Em Mãos Limpas", com o candidato Manuel Cláudio Pessoa Cardoso concorrendo à reeleição ao cargo de prefeito, tendo como vice, Domingos Marcos Pires Coelho.

(Com informações do Blog Canindé Notícias)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Propaganda eleitoral está liberada a partir desta sexta-feira

A propaganda eleitoral será permitida a partir desta sexta-feira (6). De acordo com a Lei das Eleições também está liberada a propaganda eleitoral na internet, mas está proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

Nesta data, também estão liberados os comícios das 8h às 24h. Partidos políticos e coligações podem usar, no período ente às 8h e as 22h, alto-falantes e amplificadores de som nas sedes deles ou em veículos.

A partir deste sábado (7), estará proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e inaugurações. A partir desta data também é proibido que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas.

Dia 18 de Julho termina o prazo para que candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral impugnem candidaturas, conforme determina a Lei Complementar nº 64/1.990.

Os eleitores fora do domicílio eleitoral têm até o dia 8 de agosto para requerer a segunda via do título de eleitor.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno de votações. Nas localidades em que houver segundo turno, o dia será 28 de outubro.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Recuperação da Avenida Antônio Costa Vieira e pavimentação da Vila de Lagoa dos Bois devem iniciar brevemente

A recuperação da pavimentação da Avenida Antônio Costa Vieira, localizada no centro da cidade de Madalena, deve iniciar brevemente,  convênio firmado entre o governo do estado do Ceará e a prefeitura de Madalena assegurou os recursos para execução da obra.

De acordo com a comissão de licitação da prefeitura de Madalena, todos os procedimentos legais já foram adotados, o valor destinado para o investimento é da ordem de R$ 300.000,00.

Vila de Lagoa dos Bois receberá pavimentação
Outra obra importante que deve iniciar nos próximos dias é a pavimentação em pedra tosca da Vila de Lagoa dos Bois no Distrito de Cacimba Nova.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Reunião debaterá gestão das águas do açude Santa Catarina em Madalena

Nesta quarta-feira 4, a partir das 14h30min, na escola padre Jaime Felício na localidade de Santa Catarina no município de Madalena, estará acontecendo reunião coordenada pela COGERH com o objetivo de tratar da gestão das águas do açude Santa Catarina, que atualmente é responsável pelo abastecimento d'água através de adutora, das comunidades de Santa Catarina e Lagoa dos Bois em Madalena, e Chapéu em Quixeramobim.

A reunião deverá contar com a participação de lideranças e moradores das diversas comunidades localizadas no entorno do açude Santa Catarina, que fica localizado na divisa do município de Madalena com Quixeramobim.

Está sendo reinvidicado a abertura da galeria do reservatório por parte de produtores localizados abaixo da parede, no percurso do Rio Santa Catarina, medida que é questionada pelos moradores das comunidades do entorno. De acordo com líderes comunitários da região, caso a galeria seja aberta, será colocado em risco principalmente o abastecimento das comunidades atendidas através da adutora.


Um fato que chama a atenção, é que o açude Santa Catarina foi construido a mais de 15 anos, e até hoje nenhum orgão governamental assumiu oficialmente a sua gestão.

Câmara aprova MP que libera recursos para vítimas da seca no Nordeste

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (3), a Medida Provisória (MP) 566 que libera recursos de R$ 706,4 milhões para atender as vítimas da seca na Região Nordeste.

O dinheiro é destinado aos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário. A MP segue agora para a apreciação do Senado.
A aprovação da medida provisória ocorreu após longo processo de obstrução dos partidos de oposição, que lançaram mão de dispositivos regimentais para adiar a votação.

O DEM e PSDB obstruíram os trabalhos em protesto pelos critérios de liberação das emendas parlamentares ao Orçamento da União, com o argumento de que o governo vem privilegiando os partidos da base aliada.

(Com informações da Agência Brasil)

Gestores denunciados e presos voltam às urnas

Acusados de desviar milhões dos cofres públicos, presos e afastados do cargo, eles lançam candidaturas

Três políticos cearenses, presos recentemente em operações capitaneadas pelo Ministério Publico Estadual MPE), Polícia Federal e Polícia Civil, acusados de desviar milhões de reais dos cofres públicos, estão novamente na ´mira´ do Tribunal de Justiça do Estado e do TRE. O motivo é que, mesmo ainda sob investigação e denunciados por diversos crimes, eles decidiram se candidatar novamente a cargos públicos em seus Municípios.

Uma das situações que estão sendo apreciadas pela Justiça é a do ex-vice-prefeito do Município de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza), Luiz Flávio Mendes de Carvalho, conhecido como o ´Luizinho do Inharé´, que passou cerca de seis meses preso juntamente com o prefeito afastado, Antônio Teixeira de Oliveira.

Rombo

Os dois políticos de Senador Pompeu, juntamente com outras 28 pessoas, foram presos preventivamente por ordem judicial, acusados de um ´rombo´ milionário nos cofres da Prefeitura Municipal, envolvidos em um esquema de corrupção, formação de quadrilha, estelionato, ´lavagem´ de dinheiro e enriquecimento ilícito que levou o MPE, através da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração (Procap) a pedir a prisão de todos.

Após fugir da cidade e passar vários dias desaparecidos, os gestores se entregaram à Polícia. Agora, mesmo ainda afastado do cargo por ordem judicial, e cassado pela Câmara Municipal, ´Luizinho do Inharé´ decidiu se candidatar a prefeito daquele Município. Ele foi lançado como candidato oficial tendo como vice na chapa Francisco Martins Farias, também cassado pela Câmara de Senador Pompeu. O golpe aos cofres do Município, segundo estimativas da Procap, gera em torno de R$ 2,6 milhões, através de fraudes em licitações, num esquema criminoso que envolvia várias empresas.

Outros

Ainda segundo dados da Justiça Eleitoral, também decidiram se lançar candidatos novamente ao cargo de prefeito os políticos Domingos Sávio Pontes e Marcos Alberto Torres.

O primeiro foi solto há menos de uma semana, depois de ter sido preso por ordem do Tribunal de Justiça do Estado e afastado do cargo. Pontes é acusado de ter comandado um esquema de desvio financeiro na Prefeitura de Ipu (a 294Km de Fortaleza), utilizando recursos da Secretaria Estadual de Cidades. Foram cerca de R$ 3,1 milhões que deveriam ter sido usados na construção de banheiros populares e que acabaram indo parar nas contas dos envolvidos, conforme denúncia recebida pelo Tribunal de Justiça do Estado. Através de um habeas corpus deferido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sávio foi solto.

O terceiro ´alvo´ das investigações e que decidiu novamente se candidatar é o prefeito afastado de Nova Russas (316Km da Capital), Marcos Alberto Martins Torres, preso por ordem do TJCE e denunciado pelo MPE por desviar recursos públicos através de obras ´fantasmas´. A Reportagem tentou ouvir os três citados gestores mas não obteve êxito.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste/Ilustração: Blog do Chico Almir