terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Presidente da câmara de vereadores renuncia ao cargo

Na tarde de ontem, a Câmara Municipal de Vereadores de Canindé realizou sessão extraordinária sob forte esquema de segurança, na qual o vereador Robson Saraiva renunciou ao cargo de presidente daquela casa.

Automaticamente, assumiu o cargo o vice-presidente, Francisco Alan, o "Panta", que recebeu solicitação do plenário para convocar, de imediato, uma nova eleição para o cargo de presidente. O vereador Panta alegou que teria um prazo de cinco dias para convocar a nova eleição e encerrou a sessão, gerando tumulto entre os vereadores presentes, diante do impasse, Panta acabou deixando o plenário da Câmara.

Outra sessão foi iniciada pelo vereador Robson Saraiva, que renunciara ao cargo de presidente na sessão anterior, e passou o comando da sessão ao segundo secretário da Mesa Diretora, Alexandre Anastácio, que presidiu a eleição para o cargo do novo presidente da Câmara.

Mediante uma articulação política da base aliada do prefeito municipal, assumiu, então, a presidência da Câmara Municipal de Canindé, eleito com sete votos, o vereador Heitor Pessoa, que em seu discurso afirmou que darrá sequencia ao trabalho do vereador Róbson.

Duas horas após a posse do novo presidente, uma terceira sessão foi realizada para aprovação da ata da sessão que elegeu Heitor Pessoa como novo Presidente da Câmara de Vereadores de Canindé.

O vereador Panta, afirmou que irá entrar na justiça, sob a alegação de que o plenário descumpriu o regime interno da Câmara.

Já o vereador Robson Saraiva, não esclareceu objetivamente os motivos para sua renúncia, mas em entrevista ao portal Canindé Notícias, informou que estaria cumprindo um acordo político com o Prefeito Cláudio Pessoa.


(Com informações do portal Canindé Notícias)

Vamos Nós - Fatos inusitados marcam a política do município de Canindé nos ultimos anos, na imagem acima, policiais militares postados próximo a mesa diretora garantem segurança durante sessão da câmara de vereadores.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Presidente do TCM alerta para as tentativas de envolvimento do órgão nos embates partidários

Estão sendo costurados os últimos detalhes do plano de ação do Tribunal de Contas dos Municípios para este ano, com projeção alongada em direção a 2015. Como a eleição municipal torna 2012 um momento especial, o foco proposto pelo presidente Manoel Veras se detém nesse tema.

Às equipes de planificação, o presidente deu o alerta: “Eleição é momento de paixão, o que nos recomenda cautela, doses elevadas de prudência, pois não faltarão tentativas de envolver o TCM na arena dos embates partidários”.

Veras avalia que os cidadãos devem ficar atentos ao que acontece nos seus municípios, pois, em muitas situações, podem ajudar a esclarecer o que é denúncia fundamentada ou simples tentativa de manipulação. E acrescenta: “O TCM ficará atento à apuração de qualquer irregularidade, inclusive com o emprego de um grupo especial para ações emergenciais”.

Nesta segunda-feira (30), às 14 horas, o novo procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, estará no TCM para fechar com Veras as próximas etapas de trabalho conjunto entre as duas instituições.

(Com informações da coluna Vertical / O POVO)

domingo, 29 de janeiro de 2012

Autoridades e público destacam apresentação da Orquestra de Sopros do município de Madalena



A Orquestra de Sopros Padre Vital Elias Filho do município de Madalena, composta atualmente por 28 jovens, e que tem como regente o Maestro Francisco Dantas Siqueira Júnior, vem conquistando a cada dia a admiração não apenas dos Madalenenses, más também de autoridades municipais, estaduais e do público em geral, por onde tem se apresentado.

Em recente apresentação no município de Quixeramobim, por ocasião do lançamento do livro “Sobral de todos os Santos”, de autoria do escritor e superintendente adjunto do DER, César Barreto, os jovens músicos de Madalena foram bastante elogiados por todos que estiveram presentes ao evento.

Vários oradores enalteceram o nível da orquestra, entre eles, o ex-senador e ex-presidente do congresso nacional, e atual deputado federal Mauro Benevides, e Dr. César Barreto, que em sua fala antecipou pedido ao prefeito Wilson de Pinho, para que a orquestra de Madalena, faça uma apresentação durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço do Hospital Regional do Sertão Central, pelo governador Cid Ferreira Gomes.

Portanto, nossos parabéns aos integrantes da orquestra, e que os elogios sejam acolhidos sempre como estímulo, para que as apresentações tanto em Madalena, como fora do município, continuem sendo motivo de orgulho para os Madalenenses.

O vídeo acima foi produzido pelo jornalista Crisanto Teixeira, e mostra parte da apresentação da Banda padre Vital Elias Filho, por ocasião do lançamento do livro “Sobral de todos os Santos” no “Remanso da Águas” em Quixeramobim.

Arte literária e encontro entre amigos

                                               (Foto: Blog Quixeramobim Agora)
Na noite da última sexta-feira 27, aconteceu no “Remanso das Águas” em Quixeramobim, o lançamento do livro “Sobral de todos os Santos” de autoria do escritor e engenheiro César Barreto.

Além do lançamento do livro que enfoca autoridades eclesiásticas que marcaram história na zona norte cearense, especialmente em Sobral; a noite da sexta-feira 27, em Quixeramobim, ficará marcada também pelo encontro de expressivas lideranças políticas e amigos de Quixeramobim, Madalena e de outros municípios do Sertão Central, e ainda a presença de figuras de projeção nacional, como o deputado federal Mauro Benevides, que veio a Quixeramobim exclusivamente para prestigiar o evento.

Todos os oradores enalteceram a destacada atuação de César Barreto como escritor, e também como profissional, desempenhando com zelo, suas funções a frente dos cargos públicos que lhes foram confiados ao longo do tempo, como acontece atualmente na condição de superintendente adjunto do DER.

Parabéns a todos que estiveram presentes na noite festiva do dia 27 em Quixeramobim, especialmente ao Dr. César, que graças ao seu estilo conciliador, vem conquistando muitas amizades no Sertão Central, e proporcionando encontros e reencontros entre amigos.




Concurso público em Quixeramobim

Em sessão extraordinária realizada na manhã da última sexta-feira, dia 27, a Câmara de Vereadores, aprovou a realização de Concurso Público para a pefeitura de Quixeramobim

Segundo o documento emitido pelo Poder Executivo e votado pelos parlamentares, em caráter de urgência, ficou determinado a realização do Concurso para preenchimento de vagas na Secretaria Municipal da Educação e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE).

No total foram criadas 206 vagas, sendo 184 para nível superior, 09 para nível médio e 13 para fundamental. O documento segue agora para a sanção do Prefeito Edmilson Junior. Após isso poderá ser contratada a empresa realizadora do concurso.

Confira nos link's a seguir, os cargos disponíveis, bem como a quantidade de vagas, remuneração salarial por nível de escolaridade.


Nível Superior: http://1.bp.blogspot.com/-YudOWkpU9_A/TyMBI03UeZI/AAAAAAAAFZU/dEsZhEmk3qE/s1600/Concurso+Publico+Anexo+01.jpg

Nível Médio e Fundamental: http://2.bp.blogspot.com/-DY43n5kl_Wg/TyMBR1PI2_I/AAAAAAAAFZc/QTdwscQbt3g/s1600/Concurso+Publico+Anexo+02.jpg

(Com informações do Sistema Maior de Comunicação)

sábado, 28 de janeiro de 2012

Fazenda em Madalena é recordista na produção de leite no Sertão Central

Com uma produção média diária de 17.800 litros, a Fazenda Teotônio, localizada no município de Madalena, é atualmente a recordista na produção de leite no Sertão Central.

De acordo com Fernando Câmara, administrador da Fazenda, os principais fatores que vem contribuindo para a obtenção dos bons resultados na produção de leite da "Teotônio", são as ações voltadas para o melhoramento genético do rebanho, e a adoção de práticas que vem reduzindo o custo da produção.

Estímulo


Além de gerar emprego e renda no município, a Fazenda Teotônio é referência para pequenos e médios produtores, que estimulados pelos bons resultados obtidos pela Fazenda pertencente grupo Edson Queiroz, estão passando a investir com mais profissionalismo na atividade.

O apoio da prefeitura de Madalena, através da secretaria da Agricultura, especialmente aos pequenos criadores, é outro fator que vem contribuindo para a expansão da pecuária leiteira no município.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Equipe master do Ceará Sporting Club fará jogo beneficente em Madalena

No próximo sábado 28, às 16 horas, no estádio municipal de Madalena, acontecerá uma partida de futebol entre as equipes master do Ceará Sporting Club e Madalena.

A renda da partida será revertida para as obras de recuperação da igreja matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o ingresso custará apenas R$ 5,00, e será uma excelente oportunidade para que os Madalenenses revejam craques que fizeram história pelo time do Ceará e também pelo selecionado do município, além de estarem contribuindo para a recuperação do principal templo católico do município. 

Esperamos e desejamos que o propósito de todos os seguimentos e pessoas engajadas na promoção, seja unicamente, o de contribuir para  o sucesso do evento, proporcionando uma boa arrecadação para as obras da igreja. 

Cai o diretor-geral do DNOCS

A exoneração ocorreu por determinação da presidente Dilma, após declarações do padrinho político do diretor

Mesmo diante de muita pressão política do líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), foi selada a demissão de Elias Fernandes Neto do cargo de diretor-geral do Dnocs, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca. A saída foi acertada em conversa da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com o vice-presidente Michel Temer.

A Henrique Eduardo Alves, padrinho político de Elias Fernandes, será oferecida a possibilidade de fazer a indicação para outro cargo no governo, ainda a ser definido.


Nos últimos dias, foi intensa a pressão de Henrique Alves pela manutenção de Elias Fernandes, em cuja gestão a Controladoria Geral da República (CGU) apontou o desvio de cerca de R$ 300 milhões. O líder do PMDB pediu tratamento igual ao dado aos ministros Fernando Pimentel e Fernando Bezerra – “o direito ao contraditório” – também para Elias Fernandes. Segundo Henrique Alves, ele poderia explicar que não houve desvio de verba do órgão.

Ontem, no entanto, Henrique Eduardo Alves deu declarações que foram entendidas como um desafio ao governo sobre a permanência do diretor-geral do Dnocs. Segundo ele, o governo não iria brigar “com a metade da República” ao demitir Fernandes. Hoje pela manhã, Gleisi comunicou a Temer a decisão do governo, por determinação da presidente Dilma Rousseff, de fazer a demissão imediatamente. A publicação do ato deve ser feita no “Diário Oficial” de sexta ou no máximo de segunda-feira.

Pelo Twitter, Henrique Eduardo Alves publicou mensagem informando que recebera ligação de Elias Fernandes relatando uma “ótima e franca” conversa que tivera com o ministro Fernando Bezerra, seu superior hierárquico.

(Com informações do G1)

César Barreto lança nesta sexta-feira em Quixeramobim o livro “Sobral de todos os Santos”

Os padres que marcaram a história do município de Sobral e região é o tema do novo livro do escritor, engenheiro e atual superintendente adjunto do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), César Barreto Lima. Com introdução do secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, o livro (Sobral de Todos os Santos) relata (causos) pitorescos, humanos e bem humorados de sacerdotes como o bispo Dom José Tupinambá da Frota, o cônego Francisco Sadoc, os padres Gerardo Ferreira, Osvaldo Chaves, Gonçalo Eufrásio e os monsenhores Olavo e Fontenele, entre outros. O lançamento do livro no município de Quixeramobim ocorrerá no dia 27, às 19h. A apresentação da obra ficará a cargo do deputado Mauro Benevides.

O livro lançado pela Editora Premius, enfoca os sacerdotes nos anos 40, 50 e 60 e suas relações com o município e seu povo. O livro tem a introdução escrita pelo secretário Adail Fontenele, nascido em Viçosa do Ceará e ex-aluno do Seminário Diocesano de Sobral, tendo como patrono da sua turma o prefeito Cesário Barreto Lima, pai do autor. O prefácio da obra é do presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio.

César Barreto integra uma das mais tradicionais famílias do município de Sobral. É servidor público com passagem pelos principais órgãos de infraestrutura do Estado. Na política foi Deputado Estadual (1988-1989) e Constituinte.

Serviço:

Lançamento do Livro “Sobral de todos os Santos”.
Local: Remanso das Águas - Quixeramobim-CE
Data e Horário: 27 de janeiro de 2012, ás 19h.

Saiba mais:

- Em junho passado César Barreto lançou o livro “O Homem é o Quinca” sobre seu tio, Joaquim Barreto.

- “Sobral de Todos os Santos” é a sua oitava obra literária.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do DER)

Motorista morre após capotamento na estrada Madalena/Quixeramobim

                   (Fotos: O Sertão é Notícia)
Um capotamento registrado por volta das 18 horas desta quarta-feira, 25, deixou dois feridos e um óbito. O acidente aconteceu na Rodovia 166/265 que liga as cidades de Madalena/Quixeramobim. O sinistro aconteceu a 3 km da sede do município de Quixeramobim. Segundo informações de populares, o condutor da caminhonete Fiat Strada de placas HXI 6661 seguia sentido Madalena/Quixeramobim quando foi ultrapassar uma F.1000 sendo fechado pelo automóvel, o qual perdeu o controle do veículo ocasionando o capotamento.

O motorista José Valmir Barros Leal, 43 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Quixeramobim com varias escoriações pelo corpo, alem de uma forte pancada na cabeça. Após ser
medicado o mesmo foi encaminhado para Fortaleza, mas veio a falecer no caminho. As outras duas vítimas, um filho e um irmão do motorista tiveram apenas ferimentos leves e permaneceram em observação no Hospital Regional de Quixeramobim.


Fonte: O Sertão é Notícia


Vamos Nós - Nossos sentimentos a família do José Valmir, um amigo de longas datas, filho do senhor Valdir Leal (in-memorian), que durante muitos anos foi responsável pelo transporte do leite produzido em nossa região para o laticínio Betânia no município de Quixeramobim.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Obras da adutora do sistema Umari em Madalena estão em ritmo acelerado

Filtros da adultora do açude Umari em Madalena
(Foto: Blog do Chico Almir)


As obras da adutora do açude Umari que irá abastecer a sede do município de Madalena, e os distritos de São José da Macaóca em Madalena e Lagoa do Mato em Itatira estão em ritmo acelerado.

De acordo com os engenheiros da empresa Granito, a conclusão das obras está prevista para o mês de julho deste ano. Laboratório, casa química, filtros e um reservatório com capacidade para um milhão e oitenta mil litros d’água, estão sendo construídos na localidade de Salgadinho.

Os recursos do Governo do Estado via Banco Mundial,  para esta importante obra, são da ordem de R$ 12.228.692,79. 

Durante esta quarta-feira 25, acompanhamos ao lado da gerente regional da Cogerh, Telma Pontes e dos servidores Gilson e Quintino Severo Filho, uma equipe contratada pela secretaria estadual dos Recursos Hídricos, que veio a Madalena para realizar filmagens, visando a preparação de um vídeo institucional do sistema Umari (açude, adutora e agrovila).

Algumas imagens das obras da adutora do açude Umarí, registradas pelo Blog do Chico Almir


UVC quer debater violência contra vereadores em encontro nacional. E o povo?

A União dos Vereadores do Ceará (UVC), realizou, ontem, o X Fórum de Presidentes de Câmaras do Estado, para debater a preparação dos parlamentares para as Eleições 2012, a Lei da Ficha Limpa e os trabalhos dos gestores durante o pleito. Conforme o presidente Deuzinho Filho, em abril, durante evento em Brasília, a UVC levará para discussão a segurança dos vereadores do Interior e a recomposição dos repasses do Governo.

Deuzinho argumenta que, diante da aproximação do vereador com a população e mesmo dos confrontos diários aos quais se submetem nas ruas, é necessário dar mais garantia de segurança a esses parlamentares, principalmente no Interior.

(Com informações do Diário do Nordeste)


Vamos Nós – Muito “engraçado” este senhor Deuzinho!  Emanado do povo, o vereador assim como todo cidadão brasileiro e cearense tem assegurado constitucionalmente o direito a segurança pública. Ao solicitar aumento de recursos para as câmaras de vereadores e segurança para os parlamentares, porque então, este senhor não inclui em sua pauta a garantia de segurança para a população cearense em geral, especialmente do interior do estado, que padece diante de um clima de insegurança, decorrente de assaltos, e crimes dos mais diversos.


Juiz concede liberdade a acusados de corrupção em Pacajus mediante fiança de mais de R$ 390 mil

O juiz Ricardo de Araújo Barreto determinou a liberdade provisória, mediante pagamento de fiança, de nove acusados de desviar verbas públicas no Município de Pacajus, a 49 km de Fortaleza. A decisão foi proferida nesta terça-feira (24/01).

O grupo foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MP/CE) também por formação de quadrilha, falsificação de documentos, peculato, inserção de dados falsos em sistemas de informações, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. A quadrilha seria formada pelo então prefeito, Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo, agentes públicos, empresas privadas e pessoas físicas.

Desde 2008, os acusados teriam desviado os recursos públicos em benefício próprio. Eles se encontram recolhidos preventivamente desde o dia 15 de dezembro de 2011, por decisão do desembargador Francisco Darival Beserra Primo. O magistrado considerou a necessidade de garantir a ordem pública e econômica e a conveniência da instrução criminal.

Além da prisão, o desembargador determinou o afastamento dos cargos e funções públicas exercidas por Antônio Heber Holanda da Silva (secretário municipal da Fazenda), Valmir de Sousa Falcão (secretário de Transportes), Anercília Maria de Sousa (coordenadora da Comissão Permanente de Licitação), Vitório Andson Sousa Lima (contador), Francisco Carlos Alves Martins (presidente da Câmara Municipal de Pacajus), Jocélio Bezerra Almeida (vereador) e Erica Leandro de Alencar, procuradora-geral do Município, além do ex-prefeito.

Luciana Pereira Figueiredo, filha do ex-gestor; Jorge Clementino Diego, genro de José Philomeno Gomes, e Neudeci Honorato Herculano, esposa do secretário da Fazenda, também tiveram as prisões decretadas. Ana Maria Maia Meneses (secretária de Saúde), Elisvaldo Oliveira da Silva (secretário de Educação), Gerusa Maria Albuquerque Aguiar (secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social), João Carlos Ferreira Rocha (secretário de Infraestrutura), Francisco Geraldo Freitas Carvalho (controlador-geral do Município) e Viviane Girão da Silva Lima (secretária de Recursos Humanos) foram afastados dos cargos.

As defesas dos acusados que tiveram as prisões decretadas entraram com pedidos de liberdade, justificando, basicamente, primariedade, bons antecedentes, residências fixas e profissões definidas.

Ao analisar os pedidos, o juiz Ricardo de Araújo Barreto, respondendo pela 2ª Vara da Comarca de Pacajus, deferiu as liberdades provisórias, mediante pagamento de fiança. O magistrado levou em consideração que a ameaça à ordem econômica se encontra afastada, pois os envolvidos estão afastados das atividades profissionais. Além disso, “a instrução processual não restará prejudicada pela liberdade dos acusados que, em nada poderão influir em seu processamento e julgamento, salvo o demonstre objetivamente o Ministério Público em outro momento processual”.

MEDIDAS CAUTELARES CRIMINAIS

Os acusados precisam cumprir as medidas cautelares criminais determinadas pelo Juízo, como comparecer, mensalmente, à Secretaria da Vara. Também continuam impedidos de retornar às suas funções públicas até ulterior decisão e ficam proibidos de ter acesso a prédios em que funcionem órgãos da administração municipal, seja do Executivo ou Legislativo, e de manter contato com quaisquer das testemunhas do processo, por qualquer meio, seja pessoalmente, por telefone, carta ou internet. Além disso, não podem deixar o País até que a medida seja revista em nova decisão judicial, devendo aqueles que possuírem passaporte entregá-los à Secretaria da Vara.

VALORES DAS FIANÇAS
Luciana Pereira Figueiredo – R$ 124.400,00 (equivalente a 200 salários mínimos)
Jorge Clementino Diego – R$ 124.400,00
Francisco Carlos Alves – R$ 24.880,00 (equivalente a 40 salários mínimos)
Jocélio Bezerra Almeida – R$ 24.880,00
Antônio Heber Holanda Silva – R$ 24.880,00
Valmir de Sousa Falcão – R$ 24.880,00
Vitório Andson Sousa Lima – R$ 18.660,00 (equivalente a 30 salários mínimos)
Anercília Maria de Sousa – R$ 18.660,00
Neudeci Honorato Herculano – R$ 12.440,00 (equivalente a 20 salários mínimos)

Até as 17h, Francisco Carlos, Valmir de Sousa, Vitório Andson e Jocélio Bezerra haviam pagos os valores. Eles, que estão presos na Delegacia de Capturas, em Fortaleza, deverão ser liberados assim que o oficial de Justiça entregar as intimações das medidas cautelares e termos de compromisso.


Fonte: Tribunal de Justiça do Ceará

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Justiça determina suspensão de direitos políticos e cassa mandato de vereador

O juiz eleitoral, em exercício, da 33ª Zona, Paulo Sérgio dos Reis, determinou no final da manhã de ontem 23, que o presidente da Câmara Municipal de Canindé, Robson Saraiva, adote providências, no sentido de cumprir a decisão da Justiça Federal referente à perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos por um período de cinco anos do vereador Luiz Ximenes Filho, em virtude de sentença condenatória com trânsito em julgado, sofrida pelo mesmo nos autos da Ação Civil Pública nº 10231-60.2000.4.05.8100, da 4ª Vara da Justiça Federal do Ceará, em decorrência de "condenação por ato de improbidade administrativa, por aplicação indevida dos recursos do FUNDEF, quando prefeito de Canindé à época dos fatos".

A decisão faz também, referência à devolução e ao ressarcimento integral dos recursos aos cofres da União, no valor de R$ 665.662,91, com juros de mora e correção legais desde a época da despesa.

O juiz determinou, também, que num prazo de 48 horas, a justiça seja comunicada sobre as providências adotadas.

 O presidente da Câmara de Canindé, Robson Saraiva, já marcou a posse do suplente de vereador Valdemar Filho, na vaga de Ximenes Filho, para esta terça-feira 24, às 9 horas da manhã.

(Com informações do Portal Canindé Notícias)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dilma anuncia monitoramento on-line de todo o governo

Na primeira reunião ministerial do ano, com a presença de 36 dos seus 38 ministros, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de um sistema de monitoramento "on-line" de todo o governo para que a população tenha acesso às informações sobre suas ações, em tempo real.

Os ministros têm até o meio do ano para apresentar sistemas que permitam o acompanhamento das ações de suas pastas.

Em sua fala, a presidente Dilma disse que este monitoramento faz parte de "um projeto revolucionário, progressista e indispensável para a verdadeira reforma do estado". Explicou, no entanto, que essa reforma não será feita "através da demissão de servidores ou da perda de direitos previdenciários, mas através da gestão de um Estado mais profissional e meritocrático".

As informações foram prestadas pelo novo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann. Segundo ele, o objetivo de Dilma é fazer com que "o Estado preste serviços melhores para a população, com melhor gestão para o serviço público". Ele lembrou que as antigas classes D e E, que viraram classe C, continuam usando os serviços públicos e elas exigem mais dos serviços públicos. (DN)

Vamos Nós - Torcemos para que esta bela medida adotada pela presidente Dilma passe a ser regra em todas as esferas de poder.

Para aqueles que sonham com o retorno das velhas e maléficas práticas administrativas do passado, esta é uma péssima notícia.

Choveu em 84 municípios Cearenses nas últimas 24 horas

O Ceará registrou chuvas nas últimas 24 horas em 84 municípios, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior chuva foi registrada em Aiuaba, na região Centro Sul do estado, onde choveu 74 mm.

Na Região Metropolitana de Fortaleza foi registrada chuva de 11 mm no município de Horizonte e de 10,8 mm no município de Maranguape.

As cidades que mais registraram chuvas no Ceará foram as da região Centro Sul, entre elas, Aiuaba, Cariús, Cedro, Iguatu, Milha e Iracema. A segunda maior precipitação no estado aconteceu no município de Cedro, com 67 mm.

Os dados foram coletados das 7h de domingo (22) até as 7h desta segunda-feira (23)


Fonte: Funceme

“No Mar Revolto da Vida”

Na noite do último sábado 21, aconteceu em Madalena o lançamento do livro “No Mar Revolto da Vida” de Maria Clara Mesquita Vieira, familiares e muitos amigos da autora prestigiaram o evento.

A apresentação da obra ficou a cargo do professor Sebastião Adilson Fernandes. Ao fazer uso da palavra, Maria Clara disse que a publicação representa a realização de um antigo sonho. "No Mar Revolto da Vida", como lembra o professor Sebastião, é uma obra simples, como simples é a autora, porém, é uma espécie de manual de como é possível superar as adversidades que a vida nos impõe com galhardia, honestidade e muita fé em Deus.

Agradecemos a forma carinhosa com a qual a autora, seus filhos e demais familiares nos receberam, e ao ser convidado a usar da palavra, afirmamos que além da contribuição direta que é dada a cultura do município, a obra é um estímulo para que outros Madalenenses, inclusive os mais jovens, enveredem pelo caminho da arte literária.

 
 
 

Motorista de Mombaça é vítima de crime misterioso em Quixeramobim

Na tarde deste domingo 22, informações passadas para a polícia na cidade de Quixeramobim davam conta de que um caminhão havia capotado após o motorista ser vítima de um assalto.

Policiais foram até a localidade de Pereiros, distrito de São Miguel, a 30km da sede do município, onde constataram que um caminhão de placas JMU 4788, com inscrição de Fortaleza havia capotado por volta das 17h30min na CE –060, km 231. O veículo seguia da cidade de Mombaça para Fortaleza carregado de botijões de gás vazios.

A vítima era o motorista José Pinheiro do Carmo, 49 anos, natural de Mombaça. Segundo informações do Cabo Georne, que atendeu a ocorrência juntamente com o Cabo Brito e Soldado R.Silva,  no local foi constatado que o motorista tinha sido vítima de um homicídio com um tiro na cabeça e que o veículo veio a capotar após a vítima ter sido atingida. De acordo com a polícia o crime tem características de pistolagem, já que aparentemente nenhum objeto ou dinheiro foi levado, junto com a  vítima foi encontrado a quantia de R$ 534,00, além de vários pertences e cheques.

A polícia civil agora vai investigar o que realmente aconteceu, se o motorista foi atingido por alguém de fora do veículo ou se outra pessoa seguia junto com a vítima. O corpo foi conduzido pelo rabecão para o IML de Quixeramobim.

Fonte: O Sertão é Notícia/Fernando Ivo

domingo, 22 de janeiro de 2012

Governo Dilma tem aprovação recorde, superando antecessores

A presidente Dilma Rousseff teve aprovação recorde ao fim do seu primeiro ano de governo, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. O índice de aprovação de Dilma é o maior alcançado no início de governo entre todos os presidentes que a antecederam desde a volta das eleições diretas.

De acordo com a pesquisa, 59% dos brasileiros consideram o governo Dilma bom ou ótimo; 33% classificaram a gestão de regular e outros 6% a consideram como ruim ou péssima.

Para efeitos de comparação, ao fim dos seus primeiros anos de governo, Fernando Collor tinha 23% de aprovação, Itamar Franco contava com 12% de aprovação, Fernando Henrique 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. O presidente com melhor avaliação até então era Lula, com 42% de aprovação no primeiro mandato e 50% no segundo.

Foram ouvidas pelo Datafolha 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. (Folha)

Eike Batista diz ao ‘NYT’ que se inspira nele mesmo para ter sucesso

"Quero ajudar uma geração inteira de brasileiros
a ter mais orgulho" Eike Batista
Considerado o homem mais rico da América do Sul, com uma fortuna estimada pela revista Forbes em US$ 30 bilhões (R$ 52,8 bilhões), o empresário Eike Batista, 55, disse em entrevista ao jornal americano “New York Times”, que circula neste domingo (22), que busca em sua própria história a inspiração para o sucesso e que quer ajudar uma “geração inteira de brasileiros” a ter mais orgulho.

Falando ao correspondente do jornal americano no Brasil a partir da sede da EBX, holding que mantém diversas subsidiárias nos mais diferentes segmentos de atuação, o bilionário reiterou que seu “cavalo de corrida é o Brasil” e que o país tem agora o mesmo nível de riqueza que os EUA detinham na virada do século.

Sobre sua ascensão não só como empresário, mas como celebridade, Batista diz que grande parte da população nunca ouvira falar em seu nome há cerca de 12 anos. “Os brasileiros acham que eu surgi do nada no ano 2000″.

Poucos sabem que ele abandonou a universidade que cursava na Alemanha Ocidental para se aventurar na Amazônia, quando ainda tinha menos de 30 anos, buscando criar uma máquina para processar ouro sem a ajuda manual de mineiros.

De fato, para a maioria dos brasileiros, o empresário tornou-se conhecido quando se casou com Luma de Oliveira –e suas célebres gargantilhas que levavam o nome do marido– de quem mais tarde se divorciou.
No mundo empresarial, Batista já foi alvo de críticas por suas estratégias para angariar investimentos.
“Eles acham que ele vende muitos sonhos e pouca realidade”, disse ao “New York Times” Olavo Monteiro de Carvalho, ex-sócio de Eike nos negócios de mineração na Amazônia.

Mas o dono da EBX, que convenceu investidores a alocarem mais de US$ 24 bilhões em suas empresas nos setores de mineração, petróleo, logística, geração de energia e construção civil, teve no início deste ano a oportunidade de mostrar a seriedade de seus negócios.

Isso porque a OGX, a divisão petrolífera do grupo, deve começar a explorar a partir de suas jazidas de 10 bilhões de barris descobertas recentemente.

Já o braço de logística deve abrir um “superporto” de US$ 2 bilhões no ano que vem. Estima-se que o terminal seja a “versão latino-americana” de Roterdã, na Holanda.

Quanto à maneira com que é visto pelo Brasil, Eike também não demonstra hesitação.
“Quero ajudar uma geração inteira de brasileiros a ter orgulho. Eu sou rico, sim. Eu construí tudo sozinho. Não roubei (..)”.


(Com informações da Folha)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Dilma pede apuração rigorosa de negligência na morte de secretário

 A presidenta Dilma Rousseff determinou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que apure com rigor a denúncia de negligência de dois hospitais particulares de Brasília no atendimento ao secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira. Duvanier, de 56 anos, morreu na madrugada da última quinta-feira (19), em conseqüência de um infarto.

Denúncia publicada na edição de ontem (20), do jornal Correio Braziliense informa que o secretário procurou os hospitais Santa Lúcia e Santa Luzia, mas não foi atendido porque seu plano de saúde não era aceito pelas instituições. Para atendê-lo, os hospitais exigiram um cheque caução, mas como ele estava sem cheque, o atendimento foi recusado.

Duvanier foi atendido em um terceiro hospital, o Hospital Planalto, mas os médicos não conseguiram reanimá-lo.

Na noite de quinta-feira (19), a presidenta Dilma ligou para o ministro Alexandre Padilha e determinou a apuração rigorosa do caso.


A Presidência divulgou nota de pesar pela morte de Duvanier, na qual afirma que o servidor teve “uma trajetória política destacada, tanto no movimento sindical quanto no governo, em defesa da democracia e da justiça social no Brasil”. No cargo desde 2007, ele atuava na condução das relações de trabalho do governo com os servidores públicos.

(Com informações da Agência Brasil/ilustração Blog do Chico Almir)


Vamos Nós -
Este episódio desumano mostra que o descaso e a omissão estão presentes também no setor privado da saúde
. Quanta falta de solidariedade, mesmo diante de uma situação grave, o plano de saúde do senhor Duvanier não foi aceito pelos hospitais, mesmo com dinheiro na conta, este não estava com cheque para o caução. A omissão agravou o seu estado e o levou a morte. Este cidadão talvez tenha pago com a própria vida, o preço por ser um alto servidor público discreto e correto, caso fosse um desses guabirús que vivem constantemente na mídia, em função da roubalheira que praticam, muito provavelmente, por serem de notória "visibilidade, teriam sido aceitos com direito a tapete vermelho em um desses hospitais. (Chico Almir)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Acusado de matar o secretário de Esportes de Quixadá se apresenta e fica preso

Rosto do acusado é coberto com um blazer
O acusado de ter assassinado o Secretário Municipal da Participação Popular, Esporte e Juventude de Quixadá, José Jean da Silva Pereira, 31 anos, se apresentou nesta sexta-feira, 20. O crime ocorreu no dia 12/01 no bairro da Rodoviária após uma discussão banal entre a vítima e o acusado que efetuou cinco tiros de revólver cal. 38 Sem chance de defesa o político morreu na hora.

Nesta sexta-feira 20, pela manhã duas Advogadas que estão representando o acusado estiveram na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, verificando o inquérito policial e só a tarde  apresentaram o mototaxísta Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, 39 anos, ao Delegado Dr. Marcos  Sandro de Lira, que após colher detalhes deu voz de prisão, pois já havia um mandado de prisão preventiva em face do  acusado.

Segundo o titular da Delegacia Regional o acusado ficou em silêncio e disse que só falaria em juízo. Mas em off contou que o motivo do crime foi exatamente pro causa do envolvimento do secretário com a sua filha de 17 anos de idade. Em seguida Reginaldo Feitosa foi conduzido a Cadeia Pública da cidade de Quixadá e ficará a disposição da justiça.

Fonte: Revista Central

Parabéns ao advogado Daudeci Silva

Quem aniversariou na ultima quinta-feira 19,  foi o advogado José Daudeci Silva, ex-presidente da câmara de vereadores de Madalena e ex-vice prefeito do município. Daudeci é filho do casal Edite Rocha e Dau Alberto, ele in-memorian, más um homem que em vida, graças ao seu dinamismo e disposição para o trabalho, ajudou a impulsionar o desenvolvimento do então distrito de Madalena.

Já a gestão de Daudeci a frente da presidência do poder legislativo de Madalena, ficou marcada pela organização interna da casa, e ainda pela aprovação de proposições que visavam estreitar a relação dos vereadores com a sociedade, dentre algumas dessas importantes ações, destaque para a criação das Sessões Itinerantes, e da Tribuna Popular.

Atualmente, Daudeci está se dedicando exclusivamente as atividades ligadas ao direito, porém, em função do seu estilo conciliador, é sempre lembrado e procurado por todos que militam cotidianamente na política de Madalena, onde suas opniões são sempre de grande valia.

Pelo transcurso do seu aniversário, desejamos a este estimado amigo de longas datas, saúde e paz, ao lado da sua esposa Sandra e dos filhos Dau Alberto e Isadora.

Funceme divulga prognóstico para quadra invernosa no Ceará

Recebemos em primeiríssima mão na manhã desta sexta-feira 20, informações do nosso conterrâneo Luis César Pinho, integrante dos quadros da Fundação Cearense de Meteorologia, o prognóstico para a quadra invernosa de 2012 no Ceará, divulgado oficialmente pela Funceme.

De acordo com o órgão, em termos percentuais as precipitações deverão ficar: Acima da Média: 25%, Normal: 40%, e Abaixo da Média: 35%. Considerando os percentuais de acima da média e normal, a previsão é que tenhamos uma boa quadra invernosa no período entre Fevereiro/Abril.


Funceme e os Profetas populares
Este ano o prognóstico da Funceme está em sintonia com os resultados extraídos do tradicional encontro dos profetas populares, realizado recentemente no município de Quixadá, segundo os profetas populares, os sinais da natureza também estão apontando para um bom inverno.

César Barreto lançará “Sobral de Todos os Santos” em Quixeramobim

 “Sobral de Todos os Santos”, livro de autoria do escritor, poeta, ex-deputado estadual, e atual superintendente adjunto do DER, César Barreto Lima será lançado no próximo dia 27 de janeiro a partir das 19h no Restaurante Remanso das Águas em Quixeramobim.

O evento deverá reunir amigos do autor, lideranças políticas e empresarias, além de todos os apreciadores da boa arte literária. 

O ex-Senador da República, e atual Deputado Federal Mauro Benevides fará a apresentação da obra.

Nossos agradecimentos ao Dr. César Barreto pelo convite que nos foi enviado. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

4º BPM de Canindé, ao qual o destacamento de Madalena está vinculado terá novo comandante

Coronel Werisleik Matias, comandante geral
da Polícia Militar do Ceará

O Comando Geral da Polícia Militar do Ceará anunciou na última terça-feira 17, mudanças de comandos da corporação no interior do estado. .

O novo comandante do 4º BPM de Canindé, ao qual está vinculado o destacamento de Madalena, será o tenente-coronel José Jarbas Aguiar Freire, em substituição ao tenente-coronel Erick Oliveira Onofre e Silva.

Vereador de Quixeramobim é acusado de agressão

O vereador Clébio Pavone (PSD), do município de Quixeramobim, foi acusado na manhã de ontem, dia 18, pela gerente de enfermagem do Hospital Regional Dr. Pontes Neto neste município, Maria Leonilde Pereira Cruz, mais conhecida por “Lelé” de agressão, desacato e assédio moral.

De acordo com as informações, a gerente de enfermagem ingressou com representação criminal contra o vereador após, segundo ela, ter sido agredida pelo mesmo, que tentava viabilizar atendimento a alguns pacientes em detrimento a outros que aguardavam na fila. Ao ser impedido pela gerente de enfermagem, Clébio teria agredido a funcionária, fato que teria sido presenciado por um outro parlamentar, Everardo Júnior.

A funcionária pública registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) e fez exame de corpo de delito ainda na manhã de ontem, 18, para que as providências legais sejam tomadas.

A equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação tentou contato com o vereador, mas seus telefones celulares encontravam-se desligados ou fora da área de cobertura da operadora até o fechamento desta matéria. Tão logo tenhamos mais informações sobre o caso, como o posicionamento do vereador Clébio Pavone, repassaremos aos nossos leitores.

Fonte: Sistema Maior de Comunicaçã
o

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Idosa de Madalena será indenizada pelo Banco Finasa BMC por descontos indevidos em aposentadoria

A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a sentença que condenou o Banco Finasa BMC S/A a pagar indenização de R$ 8 mil à idosa E.L.O.S.. A decisão, proferida nesta terça-feira (17/01), teve como relator o desembargador Francisco José Martins Câmara.

A aposentada afirmou nunca ter assinado contrato com a referida instituição financeira, mas, mesmo assim, o banco passou a descontar R$ 52,41 do benefício. Disse que tentou entrar em contato com a empresa, mas não obteve êxito.

Em fevereiro de 2011, ao analisar o caso, o Juízo da Vara Única da Comarca de Madalena determinou o pagamento de R$ 8 mil pelos danos causados à vítima. O banco ingressou com apelação (nº 0000427-83.2009.8.06.0116) no TJCE, alegando ter agido regularmente ao firmar o contrato. Por esse motivo, não pode ser responsabilizado.

Ao julgar o recurso, a 7ª Câmara Cível manteve a decisão de 1º Grau. O relator destacou ter ficado evidente que houve abuso e perturbação no cotidiano da vítima, pois a empresa não tomou o devido cuidado ao deixar de verificar a veracidade do suposto contrato de empréstimo firmado no nome da idosa.

(Com informações do Site do Tribunal de Justiça - CE)

Gabarito provisório do concurso público da prefeitura de Madalena já está disponível

A Comissão Organizadora do Concurso público da prefeitura de Madalena, comunica aos candidatos que o gabarito provisório já está disponível no site www.serap.com.br e, conseqüentemente, aqueles que quiserem interpor recurso, deverão fazê-lo, até o dia 20 do corrente, utilizando, para tanto, o modelo disponível, no mesmo site.

Os recursos deverão ser entregues na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Madalena, ou através do e-mail: serap@serap.com.br

Após perseguição e troca de tiros, assaltante é preso em Quixeramobim

                         (Foto: O Sertão é Notícia/Fernando Ivo)
Um assalto foi praticado nesta terça-feira 17, contra um correspondente bancário na sede do distrito de Mineirolândia, no Município de Pedra Branca.

Durante a fuga, ao chegarem a cidade de Quixeramobim na tarde de ontem, os assaltantes tentaram furar o cerco montado por policiais lotados no município, houve perseguição, tendo o bando ainda efetuado disparos que atingiram a parede de uma residência e a porta da Unidade de Segurança Integrada de Quixeramobim - USI, em seguida abandonaram o veículo utilizado na ação criminosa no bairro Sabonete, e logo em seguida se embrenharam num matagal.

Durante as buscas os policiais de Quixereamobim conseguiram capturar um dos elementos que se encontrava armado com um revólver calibre 38, e ainda de posse de uma quantia em dinheiro. A polícia continua as buscas visando à prisão de mais dois integrantes do bando que já foram devidamente identificados.


Marca de projétil na porta da USI/Quixeramobim
(Foto: Blog Quixeramobim Agora)

Com informações do Sistema Maior de Comunicação/Blog Quixeramobim Agora/ O Sertão é Notícia

Duas cadeiras a mais na câmara de vereadores de Madalena a partir de 2013

A partir do próximo ano a câmara municipal de Madalena que atualmente é composta por nove vereadores, passará a contar com duas cadeiras a mais. Com o aumento, onze cadeiras serão disputadas nas eleições de outubro próximo.

Antes da redução do número de vereadores, determinada pelo TSE, o poder legislativo de Madalena era composto por onze integrantes.

Instalada em janeiro de 1989, a câmara municipal de Madalena está atualmente na 6ª legislatura. Além dos atuais vereadores, que disputarão a reeleição, alguns nomes novos começam a ser cogitados para disputar cadeira no poder legislativo Madalenense nas eleições de 07 de outubro.

De acordo com o calendário eleitoral estabelecido pelo TSE para as eleições de 2012, o prazo para escolha de candidatos através de convenção partidária, será de 10 a 30 de junho.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

15 anos de Renata Severo

No último sábado 14, aconteceu na localidade de Salgadinho no município de Madalena, o aniversário de 15 anos da jovem Renata Ferreira Severo, filha do casal Augustinho e Dalcilene.

Familiares e amigos estiveram presentes na residência do casal Augustinho e Dalcilene participando daquele  momento importante na vida da jovem Renata, a quem desejamos felicidades.

Tivemos a alegria de encontrar a senhora Júlia Severo de Pinho, tia-avó da aniversariante, que do alto dos seus 87 anos, ainda continua com bastante vitalidade, asim como outros parentes e amigos que a bastante tempo não tinhamos a oportunidade de encontra-los.

Parabéns, e muito obrigado a esta família que sempre nos recebe maravilhosamente bem.


Ana Célia, Júlia Severo de Pinho e Chico Almir