segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Após visita, Dilma diz que Lula falou baixo e poupou a voz

Lula recebendo a visita de Dilma no hospital
Sirio-Libanês
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda (31), após visita de cerca de uma hora a Luiz Inácio Lula da Silva no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que, na conversa com ela, o ex-presidente "poupou a voz". Segundo Dilma, ele está "falando baixo" e não fez comentários sobre a previsão dos médicos de que perderá cabelos e barba durante o processo de quimioterapia.

Lula se internou nesta segunda para iniciar o tratamento de quimioterapia contra um câncer na laringe, diagnosticado no último sábado. Na visita, Dilma estava acompanhada dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Em entrevista após a visita, a presidente afirmou que o antecessor "está maravilhoso, excepcional de humor, com aquela alegria dele". Rindo, Dilma afirmou que Lula está "muito disposto" e que participará no Carnaval do desfile da escola Gaviões da Fiel, em São Paulo, que homenageará o ex-presidente. A escola apresentará o enredo "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação”.

Dilma, que já enfrentou um câncer e passou por sessões de quimioterapia no mesmo hospital, disse que deu "poucas dicas" sobre o tratamento. Segundo ela, Lula estava "bem mais interessado" em discutir o encontro do G20, que reunirá os principais líderes mundiais na França e do qual a presidente participará.

Dilma afirmou que, durante o encontro, Lula demonstrou "a extrema energia que sai da bondade do presidente e da extrema alegria de viver que ele tem". “O povo brasileiro que torce por ele e quer que ele melhore, pode ter certeza de que ele é um guerreiro e que vai sair de mais esse desafio inteiro, feliz e que vai ainda dar muita contribuição para o nosso país”, disse a presidente. (G1)

Ministro Mercadante e governador Cid inaugurarão radar meteorológico de Quixeramobim na próxima quinta-feira

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, estará em Fortaleza na próxima quinta-feira não apenas para um compromisso com o governador Cid Gomes (PSB), mas para dois eventos importantes. Segundo a assessoria do Palácio da Abolição, ele vai ao interior também.

Na quinta-feira, às 10 horas, Cid Gomes, ao lado de Mercadante, vai entregar em Quixeramobim o radar meteorológico da Funceme, que deverá reforçar estudos e acompanhamento das mudanças climáticas do Estado.

No mesmo dia, ás 14 horas, em clima de Palácio da Abolição, inauguração do Cinturão Digital com videoconferência para vários pontos do Interior.

O Fim do Respeito - Disponibilize alguns minutos do seu tempo e leia, valerá a pena

Com satisfação, registramos e-mail que nos foi enviado por José Luiz Boromelo, Policial Rodoviário da reserva, residente na cidade de Marialva no estado do Paraná, registrando leitura de artigo de sua autoria publicado em nosso Blog no dia 12 de outubro, e nos encaminhando novo artigo, desta feita, com o título "O Fim do Respeito". Trata-se de um problema atual, vivenciado pela sociedade, e que merece reflexão. Ao José Luiz, nossos agradecimentos pela atenção, e também o nosso respeito e admiração. Uma constatação interessante é que mesmo sendo o Brasil um país de enorme dimensão territórial, os problemas se assemelham entre as regiões mais distantes, assim como a convergência de pensamento do seu povo

Veja abaixo, íntegra do e-mail que nos enviado, seguido do artigo:

"Prezado Chico Almir, foi com satisfação que encontrei a crônica do dia 12 de Outubro em seu site. E mais ainda, numa região tão distante da minha. Vejo com alegria que o brasileiro é mesmo um povo unido, que preserva seus costumes e suas crenças, não importando a região em que se encontre. Por conta dessa interação, envio hoje a crônica de minha autoria intitulada "O fim do respeito", em alusão a um comportamento de parte de nossa gente, que insiste em apresentar uma postura incompatível com a grande maioria da população. Se julgar interessante para divulgação em seu site, agradeço imensamente."

   Um grande abraço, que Deus sempre lhe acompanhe.

   Att... José Luiz Boromelo

O Fim do Respeito

A sociedade convive atualmente com altos níveis de violência. Os exemplos se sucedem de maneira espantosa e aparentemente não se vislumbra uma "luz no fim do túnel". A carência de valores morais é evidente e não escolhe classe social, etnia ou credo religioso.

Está presente em todos os segmentos, como a um alerta constante mostrando que algo deve ser feito para, pelo menos, minimizar esse comportamento. Sabe-se que a origem dessa maneira de agir do ser humano é fruto da educação herdada na infância.

Outros fatores, como a falta de estrutura familiar, a condição de vulnerabilidade social e o convívio freqüente e muito próximo com a violência acabam desencadeando certas atitudes consideradas em desacordo com as normas estipuladas pela sociedade.

Desajustes comportamentais seriam, portanto, o desvio deliberado de uma conduta previamente estabelecida e que busca em sua essência, induzir o indivíduo a buscar o convívio harmônico com seus semelhantes.

Mas, em determinadas situações, tem-se a impressão de que toda e qualquer iniciativa utilizada para tentar reverter esse quadro caótico, será insuficiente e inócua. É incompreensível e inaceitável que o cidadão de bem, cumpridor de seus deveres, seja coagido por aqueles que não possuem um mínimo sequer de bom senso e equilíbrio, e que fazem da convivência diária uma constante prova de auto-afirmarão.

Ficou esquecida no passado aquela imagem romântica do cavalheiro que abria uma porta ou dispunha uma cadeira para a dama. Foi-se o tempo em que os professores eram presenteados pelos seus alunos com alguma fruta, um ramalhete de flores ou um bilhete de agradecimento.
Hoje, os educadores são vilipendiados, constrangidos e agredidos, mostrando o lado perverso de uma "modernidade" frágil e controversa, enquanto admitem-se direitos plenos aos delinqüentes juvenis, amparados por um Estatuto totalmente obsoleto para a realidade atual.

Apesar das campanhas educativas, nosso trânsito continua fazendo vítimas inocentes. A civilidade é artigo de luxo numa convivência volúvel e atribulada, onde a lei do mais forte impera. A imprudência é aliada constante da falta de educação de motoristas e pedestres, transformando o caos urbano em arena para os mais diversos embates, muitas vezes, com perdas irreparáveis em ambos os lados.

E onde está o respeito? Onde fica a necessidade da observância da legislação de trânsito, pelos partícipes desse sistema tão complexo? Esse comportamento unilateral apresentado pelo motorista brasileiro é fator preponderante para a má qualidade das relações entre os integrantes do sistema. Somem-se a isso as deficiências viárias e de infraestrutura, e teremos aí a receita ideal para que a tragédia urbana persista.

Mas essa é apenas a ponta de um imenso iceberg, que precede o degelo gradual e contínuo dos conceitos de decência e moralidade de nossa gente. O que dizer de certos elementos por esse país afora – porque o fato se repete em todas as regiões - que comumente adotam como passatempo a depredação do patrimônio público como lixeiras, telefones públicos, sinalização de trânsito e outros? O que leva esses inconseqüentes a tomarem tais atitudes, apenas pelo simples prazer em destruir o bem comum?

Qual seria a justificativa de um jovem que às quatro horas da manhã faz estremecer as janelas e os tímpanos alheios com um som estupidamente alto, quando a maioria da população faz uso de seu merecido descanso?

Existe algum tipo de respeito nisso? Nem aos seus próprios ouvidos, ensurdecidos pela imbecilidade de uma demonstração gratuita de pretenso poder. Respeito que falta também àqueles que fazem da via publica seu depósito particular de lixo, contaminando o meio ambiente com resíduos impregnados por uma injustificada indiferença.

Diariamente nossas crianças são bombardeadas por uma programação televisiva acintosa e escandalosamente erotizada, roubando-lhes precocemente a inocência. Cenas constantes e persistentes de comportamentos lascivos, onde a moda do momento é o sexo fortuito e sem compromisso, evidenciam uma conduta equivocada e desprovida de princípios que norteiam toda uma sociedade.

Onde está o respeito aos preceitos primordiais de nossa já combalida instituição familiar? Como educar nossos filhos de maneira íntegra, se os responsáveis pelo entretenimento de massa nos expõem diariamente aos seus devaneios insanos com justificativos factóides, amplificados por um mercantilismo capitalista e apoiados por instituições públicas omissas e coniventes com a situação? Como se orgulhar de um carnaval onde a atração principal é a exposição gratuita e escancarada do corpo, estrategicamente propenso a closes dos mais inusitados possíveis?

Esses são apenas alguns exemplos de como o nosso país caminha a passos largos para um colapso de valores éticos e morais. Talvez, com a mobilização da sociedade, ainda haja tempo para que alguma coisa seja feita.

Até que isso aconteça, de forma melancólica, só me resta concordar com uma saudosa dupla, que privilegiando a música sertaneja de raiz eternizou em seus versos a célebre frase: "Estamos no fim do respeito, mundo velho não tem jeito, a vaca já foi pro brejo..."

José Luiz Boromelo
Policial rodoviário da reserva, em Marialva (PR)

IX FERBOI: Empresário Dico Carneiro doa vaca campeã para casa de idosos em Quixeramobim

Dico Carneiro e irmã Ernestina
A FERBOI é uma feira agropecuária realizada anualmente no município de Quixeramobim, através da Associação dos Agropecuaristas do Sertão Central. Este ano, além da feira, houve leilão de animais e a entrega da comenda Damião Carneiro ao empresário e agropecuarista Luiz Girão.

A IX FERBOI foi palco de grandes acontecimentos, quer seja no campo da realização de negócios, no torneio leiteiro, no reconhecimento da pujança da maior bacia leiteira do estado, na liberação de crédito para a atividade, na confraternização e por último no belo gesto filantrópico praticado pelo empresário Francisco de Araújo Carneiro, filho de Quixeramobim, que atua na cidade de Fortaleza e em outras do nordeste brasileiro, nos ramos da bovinocultura, avicultura, entre outros. Dico Carneiro como é mais conhecido é o proprietário das empresas que levam a marca CIALNE e DUDIKO.
Renato Carneiro, Luiz Girão, Dico e Airton Carneiro

Com a finalidade de contribui para a entidade filantrópica que cuida e abrigam idosos da região, administrada pela Paróquia de Santo Antônio, Dico Carneiro fez a doção de uma vaca campeã na produção de leite, que acabara de participar do concurso leiteiro e atingiu uma produtividade de 40 litros de leite dia. O animal entrou na pista do leilão e foi arrematada pelo empresário Renato de Araújo Carneiro, ex-prefeito de Quixadá, pela quantia de R$ 9.600,00 (Nove Mil e Seiscentos Reais), que serão revertidos à Casa do Ancião Santo Antônio.    
IX FERBOI, mesa da família Carneiro

Após o leilão da vaca da raça Girolanda, a administradora da Casa do Ancião, irmã Ernestina Puntel, pertencente à ordem das Irmãs da Misericórdia de Verona, localizada na Itália, agradeceu a generosidade do empresário Dico Carneiro, pelo gesto da ação em contribuir com a instituição, que ora abriga 36 (trinta e seis) idosos, na maioria abandonados pela própria família e que são acolhidos pelas freiras. “Estamos aqui, juntamente com o padre Adauto Farias, vigário cooperador para agradecer a todos, os que de forma direta ou indireta vem colaborando para com a missão do Abrigo Santo Antônio de Quixeramobim; que Deus os recompense e lhes dê em dobro essa ação generosa”, agradeceu Irmã Ernestina. (Com informações e fotografias do jornalista Crisanto Teixeira)


Vamos Nós –
O gesto do empresário Dico Carneiro traduz a generosidade herdada do seu pai, Damião Carneiro, um grande empreendedor que esteve sempre à frente do seu tempo, más que nunca perdeu a simplicidade e a humildade, além de um coração extremamente generoso. Parabéns!

31 de outubro, feriado municipal em Madalena

De acordo com a Lei Municipal 325/2009, de 15 de outubro de 2009, aprovada por unanimidade na câmara de vereadores, e sancionada pelo poder executivo, foi instituído no município de Madalena o dia da Reforma Protestante (31 de outubro), passando referida data a constar no calendário de feriados do município, sendo portanto, esta segunda-feira (31), feriado municipal em Madalena.

Considerando o feriado desta segunda e o da próxima quarta-feira (02), dia de Finados, o prefeito Wilson de Pinho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais durante o expediente da terça-feira (01), resguardando-se o fornecimento regular de água, o serviço de limpeza pública e o atendimento médico hospitalar.

Segunda etapa da vacinação contra aftosa no CE será lançada nesta terça-feira

Nesta terça feira, 1º de novembro, será lançada no Ceará, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa.  O lançamento será na fazenda Bom Jesus, localizada no distrito do Boqueirão do Cesário a 112 quilômetros de Fortaleza.

Na primeira fase da campanha, cerca de 94% do rebanho de bovinos e bubalinos foram vacinados no Estado. Um recorde jamais alcançado pelo Ceará e que superou os 90% estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Ceará tem  2 milhões 343 mil e 772  animais (bois e búfalos). Para este segundo momento, o objetivo é manter o índice.
A meta alcançada é o passo mais importante para que o Ceará alcance a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação, com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012.

domingo, 30 de outubro de 2011

AVC atinge 18 mil pessoas por ano no Ceará

Dados do chefe de Neurologia do HGF revelam que mais de 20 mil pessoas se encontram sequeladas pela doença

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a maior causa de morte e incapacidade no mundo. No Ceará, a estimativa para este ano é de 18 mil casos. Para se ter uma ideia, o médico João José Carvalho, chefe do serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), conta que o AVC mata mais que o câncer de mama nas mulheres e mais que o câncer de próstata nos homens. Ele diz também que mais de 20 mil pessoas se encontram sequeladas pela doença somente no Estado do Ceará.

Segundo o médico, o Ceará ocupa posição de destaque nacional em atendimento a vítimas de AVC. Existe no HGF a maior unidade de atendimento da doença no Brasil, disponibilizando atenção especial aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde a inauguração, há exatamente dois anos, a unidade já atendeu 1.300 pacientes. "Nós acabamos com o a discriminação social que acontecia quando somente quem tinha plano de saúde podia usufruir de um atendimento digno", diz ele.

Mas apenas a unidade não é suficiente. O chefe do setor diz que são necessários mais leitos de apoio aos pacientes de AVC, já que a vocação do HGF é atender pacientes em fase aguda da doença. A falta de leitos de apoio é tão visível que, embora a unidade tenha capacidade para atender 150 pacientes por mês, o número de pacientes registrados fica entre 70 e 80, em torno da metade do potencial do hospital. "Nós atendemos pacientes na fase máxima da doença, então é essencial que existam leitos de apoio para dar continuidade ao tratamento iniciado na unidade. Não adianta oferecermos um serviço de excelência aqui sem que exista leitos de apoio", explica João José.

Prevenção

Apesar de levar o nome de acidente, o AVC não é uma simples casualidade. É possível prevenir a doença combatendo os chamados fatores de risco da doença, que são, dentre outros, o estresse, o sedentarismo, a obesidade e a hipertensão. As principais medidas de prevenção, então, são manter a pressão arterial sob controle, evitar o consumo excessivo de sal e praticar exercícios físicos.

Os sintomas são fraqueza ou dormência em um dos lados do corpo, tontura, perda repentina da visão ou forte dor de cabeça. Para detectar se uma pessoa está sofrendo um AVC, deve pedir ao paciente para sorrir, levantar os braços e falar uma frase.

Fonte: jornal Diário do Nordeste

Tasso considera que Dilma tomou as "atitudes corretas"

O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem tomado “atitudes certas” ao combater os constantes escândalos e denúncias de corrupção em seus ministérios. Contudo, o ex-parlamentar criticou o tempo que a chefe do Executivo costuma levar para tomar decisões referentes às manutenções nas pastas.

Estamos vivendo um período difícil porque a corrupção está generalizada e institucionalizada. Eu acho que a presidente tem tomado as atitudes certas. Porém muito demoradas. Depois que há uma pressão muito grande”, avaliou o ex-senador ontem à tarde, antes de ministrar uma palestra, no Centro de Convenções, durante a 41ª Convenção Nacional da Unimed.

As declarações de Tasso ocorrem no momento em que a presidente enfrenta mais uma crise ministerial, com a saída do agora ex-ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB). Ele está sendo substituído pelo deputado federal e correligionário, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), após 12 dias de acusações. “Espero que ela (Dilma) seja mais preventiva ao invés de reativa”, concluiu o ex-senador.

PSD atucanado

Momentos antes de iniciar sua palestra, Tasso não se furtou a emitir uma opinião, avaliando a crise no âmbito do Governo Federal. Entretanto, questionado sobre a debandada tucana rumo ao recém-criado PSD, Tasso se negou a falar, alegando estar “fora da questão local”.

Conforme O POVO publicou na última quinta-feira, a nova agremiação arrastou do ninho tucano cearense: um de seus dois deputados deputados federais, sete de seus 10 deputados estaduais, além de 26 prefeitos. Um desfalque bastante considerável.

Tanto que a executiva nacional do partido questiona na Justiça a postura dos parlamentares, numa tentativa de reaver os mandatos perdidos para nova a sigla, que tem como presidente o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD-SP).

Mais tarde, após a insistência do O POVO, já no estacionamento, Tasso respondeu aos questionamentos, afirmando que não guarda “mágoas” dos que optaram por debandar, o que não significa que concorde com tal atitude.

“Respeito o direito de decisão deles. Mas é preciso avaliar essa questão do ponto de vista partidário, que é o que o Marcos Cals (presidente do PSDB no Ceará) está fazendo e, eu acho, está fazendo muito bem”, opinou o tucano.

Bastidores

Durante o evento, o ex-senador e empresário Tasso Jereissati (PSDB) ministrou uma palestra sobre a Transparência empresarial como fator de investimento, seguida de uma mesa-redonda. “No sistema capitalista, não buscar crescimento significa a morte”, disse Tasso.

Cerca de 2 mil pessoas, segundo os organizadores do evento, acompanharam a palestra do ex-senador. Porém, foi só o empresário dar como encerrada sua fala para os menos engajados na causa abandonarem o recinto.

Tasso conversou com a reportagem no estacionamento, enquanto o motorista manobrava seu carro, o qual saiu dirigindo.

Fonte: O Povo online

PSDB/CE – Dois pesos e duas medidas?

Fechando os olhos?
Em Boa Viagem, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Rosinha, trocou o PSDB pelo PMDB com aval do deputado federal Raimundo Gomes. O parlamentar é o vice-presidente estadual da legenda que tem como presidente estadual o ex-deputado estadual Marcos Cals.

Boa Viagem sempre foi um dos principais redutos políticos de Marcos Cals que, pelo visto, vai ter que explicar como o PSDB aceita vereadores trocando de partido sem que haja o mesmo alarde que a cúpula vem fazendo contra os deputados estaduais.

Aliás, ninguém dessa mesma cúpula criticou ou falou sobre o deputado federal Manuel Salviano, que deixou o ninho e foi para o PSD.

(Com Coluna Vertical, do POVO/Foto – Paulo Moska)

sábado, 29 de outubro de 2011

Após doença ser diagnósticada, ex-presidente Lula iniciará tratamento na próxima semana

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se submeteu a exames no Hospital Sírio-Libanês por recomendação do seu médico particular, Roberto Kalil Filho. Na festa em que comemorou 66 anos, quinta-feira, o ex-presidente se queixou ao cardiologista de rouquidão e dor na garganta e foi orientado a procurar logo o hospital. No dia seguinte, Lula começou uma bateria de exames. Neste sábado, o diagnóstico: câncer na laringe.
.


Segundo Artur Katz, oncologista do Hospital Sírio-Libanês e também médico de Lula, o tumor é pequeno e localizado - o que significa que não deve se espalhar pelo organismo. O tratamento começa na semana que vem com sessões de quimioterapia e deve incluir também radioterapia. O médico acredita que o tratamento dure três meses.

Lula ainda está no Sírio-Libanês, após o último dos exames, uma endoscopia. Está acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que não quis falar com a imprensa. Lula deve deixar o hospital ainda hoje.

O ex-presidente demonstrou preocupação ao receber o diagnóstico dos médicos sobre o seu estado de saúde, conforme o relato de um dos presentes. Fez várias perguntas sobre a doença, como acontece usualmente com pacientes de câncer. E mostrou disposição para o tratamento por quimioterapia, opção que deixou a critério dos médicos.

Vamos Nós - Desejamos que o ex-presidente Lula, um grande vencedor que já ultrapassou barreiras tidas como intransponiveis, consiga superar mais este desafio, realizando o tratamento com sucesso e restabelecendo sua saúde. A torcida e as orações em favor da saúde de Lula com certeza virão de todos os lugares do Brasil.

Mais de 500 crianças participaram da festa “Sonhos de Criança” promovida pela secretaria da Assistência Social de Madalena

Festa "sonhos de criança" ginásio da casa cardeal Guarino
Madalena-CE
A alegria e a descontração invadiram os corações das mais de 500 crianças que compareceram ao ginásio da casa cardeal Guarino em Madalena, na quinta-feira (27), para participar da festa “Sonhos de Criança”, promovida pela prefeitura de Madalena através da secretaria da Assistência Social.

O grupo “Vivação" comandou a alegria interagindo com a criançada, através de apresentações teatrais, musicais e brincadeiras das mais diversas, no final do evento foi servido um lanche a todos.

A ação fez parte das comemorações alusivas ao mês das crianças, e a coordenação esteve a cargo da secretária Stelinha e equipe, a quem parabenizamos pela impecável organização.

Juntamente conosco, estiveram prestigiando o evento as secretárias Zélia Pinho, representando o prefeito Wilson de Pinho que se encontrava em Canindé, participando de reunião do território da cidadania, Francisca Alzira e Daudécio Rocha.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jornalista J.Ciro Saraiva retratará em livro, fatos históricos da política Cearense

O jornalista J Ciro Saraiva, ex-secretário de Comunicação Social do governo do Ceará, estará lançando na primeira quinzena de dezembro, o livro intitulado “No tempo dos Coronéis,” onde o autor retrata fatos políticos históricos, e também algumas passagens folclóricas.  

Entre os personagens da obra que deverá conter aproximadamente 300 páginas, estarão os ex-governadores, Virgílio Távora, e o carismático Manoel de Castro (Foto), juntamente com outras importantes figuras do cenário político Cearense.

Ariano Suassuna estará no Sertão Central

Quixeramobim recebe o autor da obra “O Auto da Compadecida”

O dramaturgo Ariano Suassuna, defensor da cultura do Nordeste, estará de 31 de outubro a 02 de novembro no município de Quixeramobim, no Sertão Central, juntamente com uma equipe de cerca de 150 pessoas para gravar cenas do projeto “Ariano conta o Nordeste”.

Em todo o Nordeste o dramaturgo escolheu seis cidades que tenha sua relevância histórica e cultural para gravar as cenas de seu programa e o município de Quixeramobim foi um dos contemplados com o projeto. Os cenários das filmagens serão a casa de Antonio Conselheiro, onde funciona a Secretaria de Cultura Municipal e a Via Paisagística Edmilson Correia de Vasconcelos. Os espaços foram escolhidos por sua equipe levando em conta os traços culturais.

Saiba mais

Ariano Suassuna é o autor da obra Auto da Compadecida, uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955. A obra é um drama do Nordeste brasileiro e insere elementos da tradição da literatura de cordel, de gênero comédia, além da forte presença de traços do barroco católico brasileiro uma mistura de cultura popular e tradição religiosa.

Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro. Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie, “O Auto da Compadecida” (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nome original).

Na adaptação feita para o cinema em 2000, também chamada “O Auto da Compadecida”, aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original, e sim de “A Inconveniência de Ter Coragem”, também de Ariano Suassuna.

Fonte: Sistema Maior de Comunicação

Procurador eleitoral diz que expectativa é para validade da “Ficha Limpa” em 2012

Dr. Márcio Andrade Torres
Através de entrevista concedida nesta quinta-feira (27), ao programa Repórter Ceará da Rádio Campo Maior AM 840, o membro do Ministério Público Federal e futuro responsável pela fiscalização das Eleições de 2012, junto à Justiça Eleitoral do Ceará, Márcio Andrade Torres, afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a Lei da Ficha Limpa deverá ficar para novembro ou dezembro, e a expectativa é de que seja confirmada a validade da lei para as eleições de 2012.

O procurador respondeu ainda a questionamentos de ouvintes durante a entrevista conduzida pelo jornalista Ronildo Saldanha e acompanhada com bastante interesse por ouvintes dos municípios do Sertão Central.

(Com informações do Sistema Maior de Comunicação)

Dia do Servidor Público

Hoje, 28 de outubro é dedicado ao servidor público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.

Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.

A todos aqueles servidores públicos (municipais, estaduais e federais), que desempenham suas funções de forma digna e honrada, os nossos parabéns, desejando a todos um feriadão com saúde e paz.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aldo Rebelo é confirmado novo ministro do Esporte

A Presidência da República confirmou o deputado Aldo Rebelo como novo ministro do Esporte no lugar de Orlando Silva. A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse que a escolha é definitiva e que o nome de Aldo será publicado no Diário Oficial de amanhã.

Ao se reunir com Aldo Rebelo no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff pediu a ele que conduza o ministério com o objetivo de enfrentar “todos os desafios da Copa do Mundo e das Olimpíadas”. Aldo Rebelo disse que à tarde dará entrevista coletiva para falar sobre sua gestão.

Nascido em Alagoas, Aldo está no quinto mandato de deputado federal. Ele foi eleito pelo PCdoB de São Paulo. Jornalista e escritor, Aldo iniciou a atuação política como líder do movimento estudantil e chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele também é um dos fundadores da União da Juventude Socialista (UJS).

Sua militância o levou a se eleger vereador em São Paulo, primeiro cargo no Legislativo. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2008-2010), Aldo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro de Relações Institucionais e líder do governo na Câmara.

No primeiro semestre deste ano, Aldo Rebelo foi relator do projeto do novo Código Florestal, matéria que dividiu a base governista e chegou a ser aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta agora é discutida no Senado.

Aldo é conhecido por sua postura nacionalista. Um dos projetos apresentados por ele é o que prevê a redução de estrangeirismos na língua portuguesa.

Fonte: Agência Brasil

Enem 2011: anulação geral do exame representaria prejuizo para milhões de pessoas

Segundo dados divulgados através da imprensa, mais de cinco milhões de brasileiros, a maioria composta por jovens, estavam inscritos para se submeterem as provas do Enem 2011, realizadas no último final de semana.

Porém, mais uma vez nos deparamos com notícias dando conta de irregularidades ocorridas em mais uma edição do exame, desta feita, envolvendo o vazamento de provas para alunos do colégio Christus em Fortaleza, fato este que já estaria ensejando o Ministério Público Federal requerer a anulação geral das provas realizadas no final de semana. 

No entanto, entendemos que esta seria uma medida que prejudicaria milhões de pessoas que nada tem a ver com as irregularidades detectadas. Além de prejuízos financeiros por conta do deslocamento de parte dos candidatos que tiveram de realizar as provas fora dos seus locais de origem, haveria também enorme frustração, principalmente daqueles que se prepararam e conseqüentemente realizaram boas provas e que nada tem a ver com os fatos questionados.

A Polícia Federal já está cuidando da apuração dos fatos, e o MEC anunciando a anulação das provas apenas dos alunos do colégio envolvido nas denúncias, portanto, resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos e torcer para que milhões de pessoas não sejam prejudicadas.

O ministério da Educação precisa urgentemente programar medidas para evitar os problemas que vem marcando as últimas edições do Enem, sob pena do exame perder sua credibiliade.


Madalena-CE, 27 de outubro de 2011
Francisco Almir Frutuoso Severo

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lula preocupado com 2014

Por Sinfrônio, para o Diário do Nordeste
Fonte: Humor Político

Fim de linha: Orlando Silva está fora, líderes do PCdoB já discutem substituto

Abertura de inquérito no STF foi a gota d´água para a saída do ministro. Ele deve entregar carta de demissão à presidente Dilma Rousseff nesta tarde

A bancada de deputados e senadores do PCdoB está reunida na sala da liderança do partido na Câmara dos Deputados para discutir a substituição de Orlando Silva. O destino do ministro do Esporte foi selado em reunião dele com o ministro da Secretaria-Geral da presidência, Gilberto Carvalho, na manhã desta quarta-feira. Conforme noticiou a coluna Radar on-line, Silva está fora e será substituído por outro comunista.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, Orlando Silva iria à Câmara para participar da reunião com os colegas de partido e, em seguida, concederia uma coletiva de imprensa. O ministro, no entanto, parece ter outros planos para este início de tarde. E tenta fugir da realidade. Pouco antes das 14 horas, ele publicou no Twitter: "Hoje meu almoço é especial, com dona Vanda, minha mãe, aniversariante. E ela veio da Bahia só para isso. Mulher guerreira, grande exemplo."

São cotados para a substituição o deputado federal Aldo Rebelo (SP), relator do Código Florestal, a deputada federal e ex-prefeita de Olinda Luciana Santos (PE) e o presidente da Embratur, Flávio Dino. Existe a possibilidade ainda de o secretário-executivo do ministério, Waldemar Manoel Silva de Souza, do PCdoB do Rio de Janeiro, assumir o posto interinamente.  “Neste momento, temos de discutir a segurança institucional do ministério”, disse a deputada federal do PCdoB Vanessa Grazziotin (AM). 

Gota d´água - A situação de Orlando Silva se complicou depois que o Supremo Tribunal Federal resolveu nesta terça-feira abrir inquérito para apurar os desvios cometidos pelo ministro. Até então, Silva vinha tentando responder às acusações e se dizia “indestrutível”.

A presidente Dilma Rousseff ainda não conversou hoje com Orlando Silva, nem pelo telefone. Eles devem se encontrar pessoalmente ainda nesta quarta, para que Silva entregue a ela sua carta de demissão. Enquanto o ministro era recebido por Gilberto Carvalho no Planalto, pela manhã, Dilma participava da cerimônia em comemoração ao Dia da Aeronáutica, na Base Aérea de Brasília.

TCU mostra fracasso do SUS no tratamento contra o câncer em todo o país

Levantamento revela demora para o início do tratamento e carência de centros especializados para doença.
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) revela que o Ministério da Saúde tem fracassado nas ações para atender doentes de câncer, enquanto a doença avança no Brasil, com o envelhecimento da população, destaca O Globo.

De acordo com o jornal carioca, dependendo do tipo de tratamento, nem a metade dos pacientes que procuram o Sistema Único de Saúde (SUS) consegue assistência, e a espera média pela primeira sessão de radioterapia chega a mais de três meses.
Conforme relatório do TCU, as unidades públicas de saúde deveriam ter atendido em 2010,  169,3 mil doentes que necessitavam radioterapia, mas só 111,5 mil foram contemplados (65%).

No caso das cirurgias oncológicas, os números são ainda piores: de 152,4 mil pessoas, 71,2 mil ou 46% conseguiram passar pelo procedimento. No Rio, os dados são mais dramáticos: só 41% dos pacientes tiveram acesso a radio e 29% às cirurgias.
(Com informações do jornal O Globo)

Dia das Crianças em Madalena

Secretária Maria Stela Pinho
A prefeitura de Madalena, através da secretaria municipal de Assistência Social, sob a coordenação da secretária Stelinha, estará realizando nesta quinta-feira (27), uma vasta programação em comemoração ao dia das crianças. 

Brincadeiras, teatro de bonecos, jogos de revezamento, música e dança serão algumas das atrações a serem disponibilizadas para a criançada. O local da festa será o ginásio da casa cardeal Guarino, com início as 08h30min, e o final previsto para as 12h30min. 

O prefeito Wilson de Pinho ao lado dos demais integrantes do governo municipal estará presente, prestigiando o evento.

Servidores do BNB decidem encerrar greve

Os servidores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) decidiram voltar ao trabalho. A decisão foi tomada ontem durante assembléia realizada na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb/CE).

O BNB era o único banco cujo os servidores continuavam em greve após do fim da paralisação dos outros bancos, na segunda-feira (17).

Alfredo Machado é homenageado com comenda Leão de Ouro

Instaurado em 2003 pelo Conselho Deliberativo do Fortaleza Esporte Clube, o troféu “Leão de Ouro”, representa a comenda máxima do clube, que visa homenagear, in-memorian, na data de seu aniversário, 18 de outubro, cinco personalidades com destacada atuação, objetivando resgatar, através das biografias dos laureados, a história viva da agremiação.

Em assembléia geral realizada dia 28 de setembro último, o Conselho Deliberativo do Fortaleza decidiu, por unanimidade dentre os presentes, homenagear “post-mortem” o tricolor e ex-presidente do clube, Alfredo de Almeida Machado, com o Trófeu Leão de Ouro.

No último dia 18 de outubro, dentro das festividades alusivas aos 93 anos do Fortaleza Esporte Clube, além de Alfredo Machado, houve a entrega do troféu às seguintes personalidades: Lara Ferreira Rocha, Mario Henrique Farias Costa, Manoel Nogueira Borges, José Turibio de Souza e Ido de Almeida Barreto.

O presidente do Conselho Deliberativo, José Mozart Martins, manifestou sua satisfação em entregar a comenda: “Uma honra muito grande para todos nós prestar homenagem àquele que em vida dignificou e tanto honrou o Fortaleza”, disse.

Em nome da família Machado, recebeu a comenda um dos filhos do homenageado, o promotor de justiça Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado.

Em defesa de companheiro, Lula Morais rasga exemplar da revista Veja

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) rasgou um exemplar da revista Veja, ontem, durante sessão da Assembléia Legislativa do Ceará, em protesto contra as denúncias de corrupção que atingem o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Enquanto rasgava a revista, na tribuna da Assembléia, o deputado fazia depoimento indignado em defesa do ministro e em repúdio à publicação.

Segundo ele, o policial militar João Dias Farias não possui provas contra o ministro. Com base nisso, Lula criticou a revista por ter dado espaço às acusações de “um bandido sem provas” contra um “ministro”.

O parlamentar destacou, ainda, que o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, existe em todas as prefeituras brasileiras, sendo que o PCdoB não é o partido que comanda a maioria dos convênios.

Em balanço, ele disse que o PT, por exemplo, comanda 38 convênios e o PMDB, 32, sendo o PCdoB o responsável por apenas 15 convênios. Lula destacou ainda que o Ministério trabalha para extinguir os contratos com ONGs em 2012. Heitor Férrer (PDT), Antônio Carlos (PT) e Augustinho Moreira (PV) apoiaram a fala de Lula.

Fonte: jornal O Povo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Convite para programação alusiva ao centenário da igrejinha de São Pedro em Madalena

Clique para ampliar imagem

Convidado por Dilma, FHC volta ao Palácio Alvorada

Quase nove anos depois de deixar a presidência, Fernando Henrique Cardoso voltará hoje ao Palácio da Alvorada como convidado da presidente Dilma Rousseff.

Ela receberá para jantar o grupo conhecido como The Elders (os anciãos, em português), que reúne líderes mundiais em torno de uma agenda de promoção da paz.

Estão confirmados o arcebispo sul-africano Desmond Tutu; o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter; o ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari; a ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland; e a ex-alta comissária da ONU para Direitos Humanos Mary Robinson.

O grupo foi criado em 2007 pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que não participará do jantar por motivos de saúde. (Folha)

TSE disponibiliza lista de eleitores com dupla filiação partidária

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na quinta-feira (20), as relações de filiações identificadas em duplicidade/pluralidade, tecnicamente chamada de sub judice (que quer dizer “sob apreciação judicial”).

Após a comparação eletrônica das listas fornecidas pelos partidos até o último dia 14 (listas internas submetidas ao processamento no sistema da Justiça Eleitoral denominado Filiaweb), foram identificadas as filiações de um mesmo eleitor que constam regulares nas listas internas de mais de um partido. São as duplicidades de filiação cuja situação atual é de sub judice.

No cronograma original, essas relações de filiações sub judice deveriam ter sido disponibilizadas no dia 19, conforme cronograma divulgado pela Corregedoria Geral Eleitoral (CGE), por meio do Provimento nº 7/2011 – CGE, no entanto, em razão da sobrecarga do sistema, causada pelo imenso e inesperado número de acessos simultâneos de usuários ao sistema Filiaweb, e pelo grande volume de registros de filiações e desfiliações operados no mesmo sistema, a CGE alterou aquele cronograma por meio do Provimento nº 12/2011.

Pelo novo cronograma, o prazo para os eleitores com duplicidade de filiação apresentar suas defesas passou a ser contado do dia 21/10/2011 até o dia 9/11/2011.

Todos os partidos foram automática e eletronicamente notificados pelo TSE das duplicidades de seus filiados. Isto é, a Resolução TSE nº 23.117/2009, que instituiu o sistema Filiaweb, estabeleceu que as notificações dos Partidos Políticos seriam feitas pelo próprio sistema Filiaweb, assim, os partidos foram notificados pelo Filiaweb ao mesmo tempo em que as relações de filiações sub judice foram disponibilizadas no sistema (na internet).

Não obstante a notificação eletrônica dos partidos, o TSE também expediu notificações aos filiados envolvidos em duplicidade de filiação, mas essas notificações serão entregues pelo Correios e o prazo para defesa é o mesmo, independente do eleitor receber ou não a notificação impressa em seu endereço.
Portanto, começa hoje a peleja para a regularização das filiações partidárias constantes das relações de filiados sub judice para quem não quiser correr o risco de perder o prazo. E para ajudar no empenho, vão as dicas a seguir.

Pela Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096, de 19/9/1995), “quem se filia a outro partido deve fazer a comunicação ao partido e ao Juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação; se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos” (parágrafo único do artigo 22).

A duplicidade de filiação, bem como a nulidade de todas as filiações, como descreve na lei, foi objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) nº 1.465, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), e em 24/2/2005 foram ambas consideradas constitucionais pela Corte Suprema.

Assim, para regularizar a situação de sua filiação, cabe ao filiado sub judice provar ao Juiz Eleitoral que uma das filiações não subsiste (por exemplo, provando que nunca foi filiado a um dos partidos, mediante declaração deste, ou provando que já houvera se desfiliado do partido anterior, apresentando comprovante de comunicação da desfiliação tanto ao partido quanto ao Juiz Eleitoral, como manda a lei).

Não obstante ter repetido a mesma regra do parágrafo único do artigo 22 da Lei nº 9.096/95 (transcrito acima) na sua resolução que implantou o sistema Filiaweb (Res. TSE nº 23.117, de 20/8/2009), o TSE vinha entendendo que o rigor da lei deve ser amenizado, considerando que não configura a duplicidade de filiação se o eleitor fez a comunicação de sua desfiliação ao partido e ao Juiz antes da entrega das novas listas de filiados à Justiça Eleitoral (Ac. TSE, de 26.5.2009, no AI nº 10.745 e de 5.2.2009, no Respe nº 32.726), desse modo, mesmo que o cidadão já filiado a um partido tenha se filiado a outro partido e não tenha feito as comunicações no prazo legal (até o dia seguinte da nova filiação), mas o fez antes do final do prazo para entrega das listas de filiados à Justiça Eleitoral (que neste semestre foi o dia 14 de outubro), o Juiz Eleitoral poderá considerar regular a nova filiação e desconsiderar a antiga.

Por outro lado, mesmo que o filiado tenha comunicado sua desfiliação ao órgão de direção do partido ao qual pertencia, mas não fez a comunicação ao Juiz Eleitoral, a duplicidade subsiste, pois a desfiliação se consuma com a dupla comunicação. A falta de comunicação á Justiça Eleitoral faz com que a filiação anterior persista para os fins de identificação das duplicidades de filiação.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conclusão da estrada Madalena/Quixeramobim prevista para o mês de fevereiro

Trecho já asfaltado da estrada
Madalena/Quixeramobim
De acordo com informações do engenheiro Juliano Fiorelini da empresa FBS, responsável pela construção da CE 166/265 (estrada Madalena/Quixeramobim), a conclusão da obra está prevista para o mês de fevereiro de 2012.
                                                               
O prolongamento da quadra invernosa de 2011 causou em determinado momento desaceleração no ritmo dos trabalhos, porém passado o período das chuvas, as ações retomaram a normalidade, estando atualmente às obras d’artes (bueiros e pontes) em fase conclusiva, a terraplanagem que partiu de Quixeramobim está na entrada para o distrito de Paus Branco, localizado a 12 km da sede do município Madalena, e o asfalto já chegando a Fazenda Canafístula.

A conclusão da obra representará a concretização de um sonho de várias décadas das populações dos dois municípios, poroporcionando ainda maior integração com outros municípios do Sertão Central. a construção da estrada somada ao açude Umari, inaugurado em junho passado pelo governador Cid Gomes, representam as duas obras mais importantes da história de Madalena e serão fundamentais para o processo de desenvolvimento do município.

domingo, 23 de outubro de 2011

Confira trecho da reportagem de capa da Revista Época sobre escândalo envolvendo integrantes do PC do B

Comunismo de Resultados

Como o ex-nanico PCdoB instalou-se no centro do poder e tornou-se um foco de escândalos no governo Dilma

O Brasil sempre foi o país do futebol. Na última década, tornou-se também o país do petróleo e das Olimpíadas. Nas três categorias, reina um partido que saiu da clandestinidade nos anos 1980 para se acomodar no centro do projeto petista de poder. Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2002, o PCdoB foi recompensado por ter sido a única legenda, além do PT, a apoiá-lo em todas as suas tentativas de chegar ao Palácio do Planalto. Desde 2003, lideranças comunistas comandam o Ministério do Esporte e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), instâncias fortalecidas após a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e com a descoberta dos campos da camada pré-sal. Com o poder, veio a responsabilidade, seguida de denúncias de cobrança de propinas e desvio de recursos. Diante das mais graves suspeitas de corrupção de sua história, o PCdoB se defende em bloco e tenta não ser reduzido a um pastiche dos ideais da esquerda que sempre disse defender.

No Partido Comunista do Brasil, a regra é um por todos e todos por um. “O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático (...) para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos”, diz a legenda nos documentos em que se define. Na crise que levou Orlando Silva às manchetes dos jornais devido a denúncias de desvio de dinheiro no Ministério do Esporte, seus quadros demonstram seguir à risca essa orientação. Numa mostra notável de disciplina e fidelidade, muitos foram à mídia e aos palanques para fazer a defesa enfática do ministro.

“Acompanho sua trajetória desde os 16 anos de idade, desde quando liderava a nossa juventude. O senhor já abriu seus sigilos, fiscal e telefônico. Não tem mais que falar. Se o réu tem o que dizer, vá à PF, mostre as provas”, disse a deputada Manuela D’Ávila, pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre. “O PCdoB está consciente de que é alvo de uma farsa de forças reacionárias e anticomunistas”, afirmou Nádea Campeão, presidente do diretório paulista. “O povo conhece o trabalho do ministro Orlando Silva e respeita as vitórias que ele vem ajudando o Brasil a alcançar”, disse o deputado federal Chico Lopes (CE).

A necessidade de defender um de seus principais quadros é uma realidade nova para um partido que esteve à margem do poder ao longo da maior parte de sua história. Criada em 1962 depois de um racha no antigo Partido Comunista Brasileiro, de 1922, a legenda passou décadas na clandestinidade. Nos anos 1970, patrocinou a Guerrilha do Araguaia, no sul do Pará, onde perdeu 60 militantes. Engrossou a campanha pelas eleições diretas para a Presidência, nos anos 1980, e até hoje ostenta a foice e o martelo. Ao mesmo tempo que faz alianças com ruralistas, kassabistas e sarneyzistas, continua reverenciando Marx e Lênin. Vive, segundo a descrição encontrada em seu site, “uma das fases mais ricas” de sua história.

Missa de sétimo dia

Acontecerá logo mais, a partir das dez horas deste domingo (23), na residência dos familiares do senhor José Aderaldo Vieira na Várzea Alegre, a missa de sétimo dia do seu falecimento. 

A celebração será presidida pelo Padre Ricardo Cornawll, ex- pároco de Madalena.

Segundo dia de provas do Enem terá matemática, linguagens e redação

Começa neste domingo (23) o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação serão aplicadas entre as 13h e as 18h30 no horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h, sem tolerância de atrasos.

No sábado (22), 25,29% dos mais de 5,3 milhões de candidatos faltaram às provas de ciências humanas e ciências da natureza, o que representa mais de 1,35 milhão de candidatos. Trânsito, atrasos e confusão com o fuso horário foram algumas das justificativas dadas por estudantes para chegarem atrasados aos locais de provas do Enem.

sábado, 22 de outubro de 2011

A importância do rádio no interior

                        Foto: Arquivo Blog do Chico Almir
Durante o VII Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros, que ocorre no Centro Social de Ico (Vale do Salgado), o deputado federal Domingos Filho (PMDB) defendeu a necessidade de se dar apoio ao trabalho desenvolvido pelas emissoras de radio e pelos radialistas do Interior.

Para o parlamentar, esse segmento desenvolve trabalho importante para o desenvolvimento do meio rural, a partir de uma ação responsavel e voltada para o crescimento do espírito de cidadania.

O vice-governador Domingos Filho destacou a atuacao da imprensa como parceiro dos municipios quando divulga as reivindicacões e anseios da populacão.

No encontro da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), a presença de convidados especiais como a reitora da URCA, Otonite Cortez, alem de varias lideranças da região.

Fonte: Blog do Eliomar

Procurador pede o afastamento do prefeito de Mombaça

O Prefeito de Mombaça, José Wilame Barreto Alencar, foi denunciado ontem, 21, pelo Ministério Público Estadual ao Tribunal de Justiça do Ceará, por corrupção. O pedido de afastamento foi feito pelo procurador Benon Linhares, que pediu ainda que seja afastado o prefeito de Iracema, Otacílio Beserra de Menezes, empresários e assessores das prefeituras dos dois municípios.

Benon Linhares pediu ainda a quebra do sigilo bancário do prefeito de Iracema, Otacílio Beserra. Devido ao grande número de envolvidos no processo e ao fato dos prefeitos terem foro privilegiado, o procurador pediu que apenas José Wilame e Otacílio Beserra sejam julgados pelo Tribunal de Justiça do Estado. Os demais acusados deverão ser julgados pelos juízes de suas respectivas comarcas.

PSDB quer de volta mandatos de quem deixou o partido

Os deputados estaduais que trocaram o PSDB pelo PSD terão seus mandatos questionados na Justiça. Nesta sexta-feira (21), o presidente da sigla tucana no Ceará, Marcos Cals (PSDB), informou que a executiva nacional do partido ficará à frente da ação através da qual o partido tentará reaver os mandatos dos parlamentares que migraram para o partido recém criado. A informação foi confirmada ao O POVO pelo secretário geral do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG).

Segundo Marcos Cals, na última quinta-feira, o comando nacional do PSDB enviou-lhe orientação para que assinasse uma procuração ao advogado do partido, José Eduardo Alckmin, para que este represente o PSDB do Ceará no questionamento que o partido vai levar ao Poder Judiciário. Segundo Cals, o PSDB vai argumentar defender na Justiça a suposta inconstitucionalidade da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que protege contra ações de infidelidade partidária aqueles políticos que migraram para uma sigla recém criada.

Há cerca de quinze dias, Cals esteve reunido com a executiva nacional do partido – da qual Rodrigo de Castro é integrante -, expondo o novo cenário político em que se encontra o PSDB no Ceará depois da saída de diversos parlamentares eleitos pelo PSDB para o PSD. No total, foram quatro perdas: Moésio Loiola, Osmar Baquit, Rogério Aguiar e José Teodoro, todos hoje no PSD. Após apresentar o novo cenário, Cals perguntou à direção nacional do partido quais as providências que deveriam ser tomadas e, segundo relato do presidente tucano no estado, a executiva nacional ficou dividida e prometeu encaminhar um posicionamento posteriormente.

A resposta veio na última quinta, por meio de ligação do presidente nacional do partido, deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE).

O POVO tentou contato com os deputados Moésio Loiola, Osmar Baquit, Rogério Aguiar e José Teodoro, na tarde desta sexta-feira, mas não obteve resposta de nenhum dos parlamentares. O assessor de Moésio Loiola informou que o deputado estava em região sem sinal de celular e que retornaria a ligação quando entrasse em contato com o deputado, mas não deu retorno até o fechamento da edição. O telefone celular de Rogério Aguiar estava na caixa de mensagens e, em seu gabinete, uma assessora prometeu dar um retorno à reportagem, mas também não o fez até o fechamento da edição. Osmar Baquit estava com o celular na caixa de mensagens. No gabinete de José Teodoro, ninguém atendeu às ligações.
(O POVO)

O passeio de um vereador com dinheiro público

Piscina do Hotel Mercure em Aracaju, onde o vereador
teria se hospedado
Pela primeira vez no Nordeste, o paulista de Taubaté Rodson Lima (PP), de 48 anos, não conteve a empolgação. “Hotel cinco estrelas, com uma big de uma piscina e de frente para o mar”, publicou no facebook. Nada demais não fosse ele um vereador no exercício do quarto mandato viajando a trabalho com despesas pagas pelo povo. Fato, aliás, que ele próprio destacou: “Tudo pago com o dinheiro público! O povo me dá vida de príncipe.” 

A reação foi imediata e veio na forma de uma enxurrada de xingamentos. Os internautas condenaram o exibicionismo do político. “Em momento nenhum eu quis fazer escárnio”, tentou explicar o vereador em entrevista ao site de VEJA. “O problema é que cai na besteira de falar abertamente sobre algo que todos os políticos fazem. A própria presidente Dilma acaba de voltar da África e tudo foi pago com dinheiro público.”


Rodson jura sequer ter colocado os pés na "big piscina" do hotel. Ele foi a Aracaju para participar do Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. Segundo o vereador, a Câmara de Taubaté tem boas experiências na área e ele foi até lá apresenta-las. 

A viagem de quatro dias da comitiva de sete pessoas custará à Casa Legislativa cerca de 9 000 reais. A diária no Hotel Mercure, onde Rodson está hospedado, na Praia de Atalaia, uma das mais belas de Aracaju, não sai por menos de 158 reais. “Tenho assessor, celular, motorista, carro e escritório com ar condicionado. A política é um outro mundo, viu?”


Questionado se não acha exagero tanta regalia paga com dinheiro público enquanto falta educação e saúde para a população, Rodson filosofou: “Eu levo a política como um sacerdócio. Para pessoas como eu não é exagero ter toda essa estrutura.” O salário de um vereador em Taubaté é de 5 744,06 reais. O vereador diz ter como patrimônio nada mais que uma van, uma Zafira 2005 e uma moto. “Eu não sou rico. Moro no sítio do meu sogro. Gasto muito com advogado, sabe? Já chegue a desembolsar 25 000 reais em um só processo.”

Explique-se: Rodson foi condenado em dois processos por improbidade administrativa. Isso porque ele usou o carro da Câmara Municipal para levar pacientes de Taubaté para hospitais de São Paulo e comprou em parceria com sua secretária uma van para fazer o mesmo tipo de transporte. “Alguém precisa por a mão na massa e ajudar o povo”, justificou. Ele responde a quatorze processos na Justiça Eleitoral e está inelegível para a próxima eleição.

Mas isso não será problema: “Vou eleger meu filho”, aposta o vereador. “Daí compro um carro em 36 pagamentos e passo a prestar serviço para ele como motorista. Tudo direitinho.” E a repercussão das declarações de Rodson não atrapalhariam a campanha do filho? “Não. As pessoas mais simples vão me entender. Meus eleitores nem tem facebook. Cresci dormindo em esteira, tomando banho de balde e fazendo as necessidades no mato. Só posso agora me sentir um príncipe.”


Veja abaixo a íntegra da mensagem publicada por Rodson Lima no facebook:
Mensagem publicada na internet por Rodson
Mensagem publicada na internet por Rodson

Fonte: Revista Veja

Agricultor morre eletrocutado na Fazenda Teotônio em Madalena

O agricultor Francisco Gicélio Ferreira, de 36 anos, morreu eletrocutado na última quinta-feira (20), ao tentar ligar um motor dentro de um açude na Fazenda Teotônio, localizada a cerca de cinco quilômetros da sede do município de Madalena.

Segundo a polícia, a vítima tentava ligar o motor para puxar água do açude, quando recebeu a descarga elétrica, tendo morte imediata.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Município de Cariús no Centro-Sul do Ceará registra chuva de 205 milímetros

A forte chuva registrada nesta sexta-feira (21) em Cariús, na região Centro-Sul, trouxe transtornos e danos ao município - localizado a 411 quilômetros de Fortaleza. A precipitação foi de 205 milímetros e resultou em ruas sujas, estradas danificadas e casas alagadas.

Ao todo houve chuvas em 116 dos 184 municípios do Ceará. A maior precipitação aconteceu em Cariús. O segundo maior índice foi registrado em Jucás, cidade vizinha a Caríus, com 143 milímetros. Foi o quarto dia de chuvas no Ceará, em um período de cinco dias - fora do período tradicional de chuvas no Estado.

De acordo com moradores da cidade, a chuva começou no fim da noite desta quinta-feira (20) - foram mais de 10 horas de chuva, até esta sexta-feira. A funcionária de um restaurante local, Maria Antunes, afirma o lixo foi a principal causa da sujeira nas vias. "As estradas ficaram estragadas, entrou água nas casas e no restaurante em que eu trabalho, devido ao esgoto entupido pelo lixo", conta.


A maior chuva até então registrada este mês havia sido registrada em Barbalha, na região do Cariri, com 155 milímetros.

(Com informações do jornal Diário do Nordeste)