quinta-feira, 31 de março de 2011

Federação da Agricultura realiza Seminário Regional em Quixadá

Daudecí, Eurivando, Prefeito Wilson, Dr. Flávio Sabóia, Chico Almir e Flaubert
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC realizou nesta quinta-feira 31, seminário regional com a participação de integrantes da diretoria da Federação tendo a frente o Presidente Dr. Flávio Sabóia e a participação de representações de Sindicatos Rurais do Sertão Central e de entidades parceiras, o evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas do município de Quixadá – CDL, e teve como objetivo a apresentação e discussão do planejamento estratégico. 

Os trabalhos foram abertos com a palavra do Presidente Flávio Sabóia e em seguida do Prefeito de Madalena Wilson de Pinho, logo em seguida houve a apresentação do plano pelo Dr. Paulo Brasil da empresa Personal Consultoria, sendo apresentadas várias sugestões por ocasião dos debates, provenientes dos sindicatos e das entidades parceiras que ali se encontravam. 

Representando o município de Madalena esteve, o Prefeito Wilson de Pinho ex-vice Presidente da FAEC, Chico Almir Presidente do Sindicato Rural de Madalena eleito recentemente, Eurivando Vieira Secretário municipal da Agricultura, Daudecí Silva Advogado e integrante do Conselho Fiscal do Sindicato Rural e Carlos Flaubert Engenheiro Agrônomo e também integrante do Conselho Fiscal do Sindicato Rural de Madalena. 

Agradecemos o convite e a forma extremamente gentil com a qual fomos recebidos em Quixadá, especialmente pelo Presidente Dr. Flávio Sabóia e toda equipe da FAEC através de Dona Nilza Luna, responsável pelo departamento sindical da entidade. Ao que tudo indica a gestão do Dr. Flávio Sabóia  será marcada por iniciativas inovadoras, visando fortalecer e aproximar cada vez mais a Federação dos Sindicatos filiados.

Ficha Limpa – Qual o papel dos partidos na assepsia?

Jornalista Adísia Sá
Com o título “E os patidos, caladinhos?”, eis artigo da professora e jornalista Adísia Sá. Publicado no jornal O Povo da última terça-feira e chega como mais uma reflexão sobre a decisão do STF de derrrubar a Lei da Ficha Limpa. Confira:

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a chamada Lei da Ficha Limpa não deve ser aplicada às eleições realizadas em 2010. Ou seja, quem então foi eleito, eleito está, independentemente de seu “curriculum vitae”. A manifestação de euforia de conhecidas figuras da política nacional e que constavam neste rol de sujos vem de encontro à decepção nacional. Não era essa a decisão desejada. Pelo contrário.
Mas, dirão alguns otimistas: a coisa não está ainda encerrada, resta a decisão dos ministros que estão autorizados a decidir individualmente casos sob sua relatoria. Ou seja, independentemente da frustração imediata, essa brecha cidadã alimenta a confiança de que o quadro possa ser revestido.
Enquanto acompanhamos o desenrolar desse fio, algo me persegue: qual o papel dos partidos políticos nisto tudo. Ou seja, responsabilidade alguma se lhes cabe na inclusão e ou exclusão de “candidatos na disputa de mandatos eletivos?”
Para mim os partidos políticos estão no começo, meio e fim do processo eleitoral, viabilizando, patrocinando, realizando convenções, movimentando a arrecadação de dinheiro para a campanha, arregimentando caravanas para os comícios. Enfim, uma gigantesca mão de obra… Os partidos é que dão aval aos candidatos, no mesmo pé de igualdade, ou seja, nas mesmas condições.
Mas, no final da ponta, a responsabilidade maior neste processo cai sobre os cidadãos, como bem se expressou o ministro Ayres Britto: “Quem não tiver vida pregressa limpa, não pode ter a ousadia de pedir registro de sua candidatura”. Acrescento: nem o partido deveria ter o desplante de referendar seu nome… tampouco o eleitor em nele votar.
A Lei da Ficha Limpa está momentaneamente suspensa, mas vai vigorar nas próximas eleições. Preciosa oportunidade para que reflitamos sobre a nossa responsabilidade de ter uma democracia asséptica com partidos dedetizados de ponta a ponta…. Baratas , morcegos, ratazanas não terão mais vez na política brasileira. Quem for vivo, verá.
Adísia Sá – Jornalista
adisia@secrel.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasil se despede de José Alencar

O Brasil se despede do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele morreu ontem, em São Paulo, após uma série de batalhas contra um câncer identificado na década de 90.
Eleito em novembro de 2002 na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar ocupou a Presidência da República em exercício em diversas oportunidades. A soma dos períodos resulta em 436 dias, ou seja, ele esteve no comando do País por mais de um ano. É por esse motivo que foi decretado luto oficial por sete dias.
Em Brasilia ele estar sendo homenageado com honras militares  com a presença do presidente da República em exercício, Michel Temer, e os presidentes José Sarney (Senado), Marco Maia (Câmara dos Deputados) e o ministro do STF Carlos Ayres Britto, em substituição a Cezar Peluso (Supremo Tribunal Federal), que está em viagem.
Houve um cortejo fúnebre pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de Alencar foi levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelo Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) junto com os fuzileiros navais, o caixão subiu a rampa do prédio repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003.
Na sequência acontece o velório que permanecerá aberto para visitação pública durante todo dia. A presidenta Dilma Rousseff e Lula devem chegar na noite desta quarta-feira. Os dois estão regressando de Coimbra (Portugal), onde Lula recebeu o título de “doutor honoris causa” da universidade.
O Palácio do Planalto informou que a visitação pública no velório será encerrada às 23 horas. No entanto, o corpo de Alencar só deve deixar Brasília nesta quinta-feira por volta das 7 horas, com destino a Minas Gerais. Apesar de ter nascido em Muriaé (interior do Estado), Alencar será cremado em Belo Horizonte.
Choro e emoção
Lula e Dilma falaram ontem sobre a morte de Alencar. Ambos estavam muito emocionados. O ex-presidente chorou. “Nós tínhamos um relação de irmãos, de pai e filho”, disse Lula.
“Não sabíamos que o nosso querido José Alencar já tinha morrido. Nós estamos em um momento de muito sentimento”, afirmou Dilma.
O vice-presidente Michel Temer disse ter conversado pelo telefone com o filho mais velho de Alencar, Josué Gomes da Silva, que estava bastante emocionado.

Senado aprova voto no partido e não mais no candidato

“A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta terça-feira, por 9 votos a 7, a adoção de listas fechadas no sistema eleitoral brasileiro. Se a proposta for aprovada pelos plenários da Câmara e do Senado, os eleitores vão passar a votar nos partidos políticos, e não mais nos candidatos.
Pelo modelo, cada partido elabora uma lista com os seus indicados que vão ocupar as vagas obtidas nas eleições proporcionais –de deputado federal, estadual e vereadores. O número de eleitos depende da quantidade de votos recebidos por cada legenda no pleito.
A comissão manteve o atual sistema proporcional ao derrotar a adoção do distrital que prevê a divisão das eleições por distritos no país. Como não houve consenso na semana passada, desta vez os senadores votaram nos três sistemas eleitorais que tiveram apoio da maioria dos integrantes da comissão.
A proposta representa uma vitória do PT, que defendeu o sistema durante as discussões na comissão. “Vamos levar essa proposta ao plenário para defendê-la. A nossa expectativa é fazer um trabalho de convencimento porque fortalece os partidos, e o voto fica partidário”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE).
O PSDB se absteve na votação, depois de defender a aprovação do voto distrital com listas fechadas. “A nossa expectativa era que, não havendo maioria, poderia se abrir espaço para um novo entendimento”, disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
Os petistas rebateram as críticas de que as listas podem favorecer candidatos com maior trânsito no partido, ou mesmo aqueles com maior influência política. “A nossa ideia é que o ordenamento da lista seja feito por lei, com a garantia da ocupação das vagas por minorias, mulheres”, afirmou Costa.
IMPASSE
Além do proporcional com listas fechadas, que acabou aprovado, foram derrotados o voto distrital misto com listas fechadas e o chamado “distritão”.
No primeiro, parte dos deputados seria eleita pelo voto proporcional e outra pelo voto majoritário. Já no chamado “distritão” os Estados e o Distrito Federal são transformados em distritos, com a eleição de seus representantes pelo voto majoritário.
Favorável ao “distritão”, o presidente da comissão, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), disse acreditar que o sistema aprovado será derrotado na votação do plenário do Senado.
“Não existe obrigação do plenário ratificar a decisão. Eu acho que a votação proporcional com lista retira do eleitor o direito de escolher o seu candidato. É o pior [modelo] possível”, afirmou Dornelles.”

Fonte: Folha.com

terça-feira, 29 de março de 2011

Dia histórico: Licitação da adutora do açude Umarí acontecerá nesta quarta-feira

O governo do estado do Ceará através da Secretaria dos Recursos Hídricos estará realizando as 16:30 desta quarta-feira 30 na Central de Licitações do Estado em Fortaleza a licitação para construção da adutora do açude Umarí, que irá abastecer a sede do município de Madalena, do distrito de São José da Macaóca e ainda do distrito de Lagoa do Mato em Itatira. O processo se dará através da modalidade concorrência nacional e terá transmissão ao vivo via internet. 

Trata-se portanto,  de uma data histórica para a população de Madalena, tendo em vista que a obra representará a concretização total de um sonho alimentado ao longo de muitas décadas por várias gerações e que começou a se concretizar com a assinatura da ordem de serviço do açude pelo governador Cid, estando atualmente já concluídas as obras do “Umarí”,  a construção da adutora estará solucionando definitivamente o problema da falta d água em Madalena, principalmente nos anos escassos. É motivo de muita alegria e satisfação para toda população da região que aguardou anciosa por este momento.

Morre aos 91 anos o ex-vereador Zeca Barbosa

Zeca Barbosa, em outubro de 2005
Faleceu por volta das 5:10 da manhã desta terça-feira  aos 91 anos de idade o ex-vereador José Barbosa Filho (Zeca Barbosa), Zeca exerceu na década de 70 dois mandatos de vereador na Câmara municipal de Quixeramobim representando o então distrito de Madalena, foi um homem determinado e acima de tudo um grande batalhador e defensor dos interesses do seu povo junto as autoridades de Quixeramobim e do governo do estado, foi exemplo de honradez e dignidade, exercendo mandato numa época em que ser vereador significava "sacerdócio", tendo em vista que sequer havia remuneração, além da política, dedicou sua vida a atividade agrícola e pecuária, sendo também proprietário de vários imóveis urbanos na sede do município de Madalena. Zeca Barbosa era homem de memória fértil e um profundo conhecedor da história e da árvore genealógica das famílias responsáveis pelo povoamento de Madalena. Seu sepultamento aconteceu no final da tarde desta terça-feira no cemitério de Madalena, o prefeito Wilson de Pinho decretou luto oficial de 03 dias. Externamos a toda família, em nome do seu filho Sandoval Barbosa, que a exemplo do pai já exerceu mandato de vereador os nossos sentimentos.

Ministério da Justiça cria sindicância para apurar atos ilícitos da Polícia Rodoviária Federal

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou hoje (28) a abertura de uma sindicância para apurar a falta de fiscalização em rodovias federais, a prática de atos ilícitos por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o mau uso de recursos da corporação.
Em nota divulgada hoje (28), Cardozo afirmou que aceitou o pedido de exoneração do diretor-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Hélio Derenne. No pedido, ele alega “questão de foro íntimo” para o seu desligamento.
A superintendente da PRF no Paraná, Maria Alice Nascimento Souza, foi escolhida para assumir o cargo interinamente. A portaria com a exoneração de Derene será publicada amanhã no Diário Oficial da União.
A atuação do ex-superintendente da PRF no Ceará, Ubiratan Roberto de Paula, também será investigada. Ele foi denunciado por pedir “tolerância” na aplicação de multas a parlamentares e autoridades. Ubiratan de Paula também pediu exoneração do cargo, na última quarta-feira (24).
O coordenador-geral de operações da PRF, inspetor Alvarez de Souza Simões, também foi exonerado do cargo. “Em reunião com policiais, gravada em vídeo, ele chamou de firula o envio de integrantes da corporação para operação de combate ao crime no Rio de Janeiro”, diz a nota.
De acordo com o Ministério da Justiça, as denúncias serão enviadas ao Ministério Público e à Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, dentro de cinco dias úteis, a diretora interina da PRF deverá propor um plano de ação para a instituição.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 28 de março de 2011

Proares II - Governador Cid assina convênio para construções no interior

A construção de novos equipamentos sociais é essencial ao desenvolvimento humano, à saúde e à educação das pessoas. Sob esta premissa, o governador Cid Gomes e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, assinam convênios com 20 novos municípios da terceira rodada do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). A solenidade acontece nesta segunda-feira, 28, às 16 horas, no Auditório do Palácio da Abolição.

domingo, 27 de março de 2011

Mensagem que nos estimula a continuar acreditando no futuro de Madalena

É com alegria e satisfação que reproduzimos na íntegra, mensagem que nos foi enviada através de e-mail pelo leitor Adonias Freire Barreto residente em Fortaleza: 

"Prezado Chico Almir: Tenho um colega o Hermano, que é filho desse município de Madalena e é um vibrador de seus comentários e posicionamentos políticos.
Com o advento do açude UMARI de Madalena, sempre que ele acessa o seu Blog, além dos seus consubstanciosos comentários sobre a política regional e outros assuntos, ele procura verificar como se encontra o nível das águas desse açude que sem nenhuma dúvida será de extrema importância não apenas para Madalena, mas também, para toda essa região tão carente desse
precioso líquido.
            Temos observado passo a passo as informações sobre as águas desse açude e sempre que identificamos uma nova foto vibramos com qualquer que seja a quantidade de água que identificamos a mais na sua bacia. Acreditamos que nesse mês de abril, quando as chuvas possivelmente serão mais intensas esse resevatório que se constituirá numa autência fonte de lazer para o povo desse região, receberá água suficiente para atender as expectativas de todos.
            Desse modo, solicito que sempre que haja novidade no nível das águas desse açude, que novas fotografias sejam colocado em seu BLOG, que tem se contituído num autêntico e competente divulgador desse município, que pelo que se pode depreender, é amado e querido por todos os seu filhos."
Atencosamente,
Adonias Freires Barreto
Fortaleza - Ceará

Ao Adonias e ao Hermano o nosso muito obrigado, continuaremos batalhando para honrar sempre a confiança de vocês e de todos aqueles que acreditam no nosso trabalho e no futuro do Município de Madalena, que vivencia atualmente uma fase de transformações, as quais tem contribuido para elevar a auto-estíma do seu povo. Quanto as fotos do "Umarí" estaremos sempre atualizando, quem sabe ainda este ano teremos mais uma alegria, que será ve-lo sangrando.

Ministro do TSE quer twitter liberado nas eleições

“O ministro José Antonio Dias Toffoli defendeu durante sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a liberação das comunicações pelo Twitter e outros meios novos, como blogs, nos meses anteriores às eleições. Durante julgamentos de recursos de políticos multados por propaganda na internet, Toffoli foi enfático, usou palavras como “arcaico” e “equivocado” e disse que a Justiça tem de se acostumar com as novas tecnologias.
“Nós estamos aqui a proferir um voto que ele é arcaico, data vênia a douta maioria formada, é arcaico pelos meios de comunicação que hoje se colocam à disposição das pessoas, que não é mais telefone, não é mais carta, não é mais telegrama. Os meios de comunicação são esses: as redes sociais”, disse.
Para Toffoli, as mensagens postadas no Twitter podem ser comparadas a conversas por telefone. “O Twitter não é propaganda. O Twitter é aquilo que podemos chamar de cochicho. É uma pessoa cochichando com a outra”, comparou o ministro, durante o julgamento de um recurso no qual Índio da Costa (ex-DEM) – que foi candidato a vice na chapa presidencial do tucano José Serra – questionava multa de R$ 5 mil por mensagem divulgada no Twitter antes do início da propaganda eleitoral. O julgamento do recurso começou na quinta-feira, mas foi suspenso por um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro.
Relações
Para Toffoli, proibir as comunicações no Twitter é o mesmo que impedir que as pessoas conversem, o que desrespeita o princípio constitucional da liberdade de manifestação. “É interferir numa seara absolutamente individual. Não se trata de propaganda. É liberdade de pensamento e expressão na sua essência”, disse. “Como vamos vedar que alguém converse com outro por telefone no período de pré-campanha pedindo voto para alguém ou falando mal de um outro candidato de quem essa pessoa não goste? Temos condições de interferir em todas as relações humanas?”, questionou.”

Fonte: Agência Estado

sábado, 26 de março de 2011

Sertão Central: Remanso da Paz é inaugurado

Bispo benfeitor de Quixadá, dom Adélio Tomasin, inaugura, hoje, mais um equipamento social na cidade

 Seis anos após a inauguração da Faculdade Católica Rainha do Sertão, o bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin, concretiza mais uma obra nesta cidade. Hoje, às 16 horas, o benfeitor religioso abre as portas do Remanso da Paz. Destinada à assistência social de idosos, tem o nome de Casa de Acolhida São João Calabria. Foi construída no Sítio Lemos, uma área residencial considerada tranquila, situada a pouco mais de 1km do Centro de Quixadá. Será mantida pela Fundação Quixadaense de Fomento.

O complexo terá capacidade para acolher preliminarmente 20 homens e 20 mulheres, com idade mínima de 60 anos. Apesar de possuir dormitórios, funcionará como semi-internato de assistência social e não à saúde. As atividades diárias começam às 7h e terminam às 17h30. No período, além de assistência médica primária, psicológica e social, o grupo poderá participar de diversas atividades recreativas. Uma equipe de 15 profissionais se encarregará da programação. Os semi-internos receberão refeições.

Os valores no investimento não foram revelados, mas a fisioterapeuta pedagoga Tereza Aquino, uma das coordenadoras do Remanso da Paz, informou que os oito lotes transformados no Remanso foram doados pela senhora Isis Gomes. Quanto à manutenção da Casa de Acolhida, incluindo as refeições diárias para idosos, os recursos serão captados por meio de doações nacionais e estrangeiras e de projetos sociais desenvolvidos em parceria com os governos do Estado e Federal. Por enquanto, os profissionais da saúde, cozinheiras e auxiliares de serviços são voluntários.

Dança, canto, música, artesanato, leitura, os acolhidos terão dias cheios de atividades. Uma horta também será cultivada por eles. O objetivo, segundo dom Adélio Tomasin, é promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Também foi a forma encontrada por ele de reconhecer o muito que fizeram pelo progresso da cidade quando eram trabalhadores. Embora não esteja mais à frente da Diocese, pretende continuar ajudando os carentes de Quixadá.

A iniciativa põe um ponto final nas especulações sobre a possível partida de dom Adélio para a Itália, sua terra natal. Os boatos surgiram quando o missionário católico foi obrigado a entregar a direção da Faculdade Católica ao atual bispo da Diocese de Quixadá, dom Angelo Pignoli. Além de presidir a Casa de Acolhida, dom Adélio escolheu o local como residência. Hoje com 81 anos, pretende passar o resto de seus dias na "Terra dos Monólitos". Ainda muito disposto, vai dividir o seu tempo entre as aulas de Teologia na Faculdade Católica, da qual foi chanceler e a Casa de Acolhida.

A habilidade de dom Adélio em captar recursos para investimentos sociais e o conjunto dessas obras em prol dos mais necessitados lhe renderam uma Sereia de Ouro. Italiano de berço e brasileiro por opção, ele recebeu em 2005 a comenda outorgada pelo Sistema Verdes Mares.

Além da construção da Faculdade Católica, considerada o seu maior empreendimento social, responsável pela aceleração do desenvolvimento econômico de Quixadá. A nova Maternidade Jesus Maria José, reconhecida pela Unicef como Hospital Amigo da Criança, e o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão foram erguidos por ele.

"Bispo operário"
Além das estruturas sociais e religiosas erguidas pelo "bispo operário", como é conhecido por muitos, foi ele quem trouxe para Quixadá a Comunidade Rainha da Paz, onde funciona uma creche e uma escola, atendendo mais de 500 crianças. Outro problema social, o vício, foi lembrado por ele. Dom Adélio convenceu os fundadores da Comunidade Novos Horizontes, abrigo para tratamento de dependentes químicos, a implantar uma unidade nesta cidade. Comemoram com dom Adélio mais uma de suas empreitadas sociais e religiosas.


Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 25 de março de 2011

Alegria no campo e na cidade: Chuvas voltam a banhar a sede e o interior de Madalena

Após um périodo denominado pelos meteorologistas de veraníco, nesta quinta-feira 24 voltou a chover no município de Madalena, trazendo de volta a esperança de uma boa safra, de açudes cheios e pastagem para os animais, na sede do município choveu 30 milímetros, na Várzea Alegre 14.

Mesmo não sendo possível precisar quantidade, temos informações de boas chuvas em todas as regiões do município, com o tempo bastante promissor a expectativa é de mais chuvas para as próximas horas.

Charge

Febre Aftosa: SDA notifica 36.622 pecuaristas

O combate à febre aftosa no Estado está intenso. Os 36.622 proprietários de bovinos do Ceará que, nos últimos três anos, deixaram de vacinar seu rebanho em alguma das etapas da campanha de vacinação, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, foram notificados e têm até 31 de março para provar que os animais estão vacinados ou não.

De acordo com o titular da SDA, Nelson Martins, na última terça-feira, todos os secretários de Agricultura do Brasil se reuniram com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

Trabalho
"A determinação é de que os Estados continuem trabalhando para combater a doença. Fizemos a notificação de todos, sem exceção, e pedimos para que eles compareçam até o fim do mês nos escritórios regionais da Ematerce ou Adagri. Se o produtor mostrar que vacinou, o problema está resolvido", disse ele. Caso ainda não tenha vacinado, o secretário informou que será feita uma vacinação assistida, às custas do proprietário, com técnicos da Adagri, junto aos donos do rebanho.

"A vacinação terá que ser o mais rápido possível. Assim, vamos poder atualizar todo o cadastro do Estado", afirmou Nelson Martins. Ele ainda informou que a primeira etapa da campanha de vacinação deste ano começa no próximo dia 1º de maio. O local do lançamento ainda não foi definido.

Mudança de classificação
Todo esse trabalho é com o objetivo de melhorar cada vez mais o rebanho do Estado e fazer com que o Ceará mude de classificação de zona de risco médio da doença e consiga ser zona livre de aftosa com ou sem vacinação. A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que infecta todos os animais de casco fendido. Aparece rapidamente em populações susceptíveis por meio de várias formas de transmissão. O agente etiológico é um vírus da família picornaviridae, gênero aphthovírus.

Projeto São José
Outro trabalho realizado pelo Governo do Estado é Projeto São José que realiza, entre outros projetos, abastecimento de água e trator.

Nelson Martins informou que o Projeto São José, que contava com financiamento do Banco Mundial, foi concluído em junho de 2009. "De lá para cá, os projetos realizados têm recebido os recursos somente do Governo do Estado, vindos do Fecop e Tesouro estadual".

Uma nova parceria com o Banco Mundial está sendo realizada para o Projeto São José III. "Esperamos assinar o contrato do São José III em novembro de 2011. O Banco Mundial vai participar com US$ 200 milhões com contrapartida de US$ 100 milhões do Estado".

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dilma promete a prefeitos mais ajuda para creches municipais

Presidenta Dilma recebe prefeitos em Brasília
A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou hoje (24) a um grupo de prefeitos que vai editar uma medida provisória para garantir que os municípios recebam recursos para custear gastos com creches que ainda não foram reconhecidas pelo Ministério da Educação no censo escolar anual. Atualmente, a burocracia federal obriga as prefeituras a bancar sozinhas o funcionamento das creches até que o ministério registre a instituição por meio do censo escolar.
“A gente sabe que há um pequeno espaço de tempo entre a construção da creche e o momento em que ela passa a receber o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação]”, disse Dilma, antes do anúncio.
A presidenta destacou a importância das creches. “A raiz da desigualdade está na creche. Nela, a criança de uma família de classe média tem acesso a todo tipo de estímulo, alimentação de qualidade. Ter uma política de creche é ter uma politica educacional, não é uma política pura e simples de assistência social”.
Em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff assinou termo de compromisso com as prefeituras para a construção de 718 unidades de educação infantil e fez a entrega simbólica de 54 creches. A estimativa do Ministério da Educação é que as unidades atendam a 140 mil crianças . O investimento total será de R$ 800 milhões.
Os recursos são destinados à construção das creches e, também, à aquisição de equipamentos e mobiliário. A partir do recebimento do dinheiro, que sai do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as prefeituras têm 18 meses para executar as obras. Desde 2007, foram formalizados 2.348 convênios para a construção de creches, mas, até agora, apenas 312 foram entregues.
A construção das unidades de educação infantil faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), criado pelo governo federal em 2007. O ProInfância integra a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Os convênios firmados hoje com as prefeituras contemplam dois tipos de unidades de educação infantil. O primeiro tem capacidade para atender a 240 crianças até 5 anos de idade, em dois turnos, com oito salas pedagógicas, uma sala de informática, cozinha, refeitório e pátio coberto, entre outros ambientes. O outro permite atender a até 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no primeiro projeto.
Representando o município de Madalena esteve presente participando da solenidade o prefeito Wilson de Pinho, tendo em vista que o município está entre os 419 contemplados com a liberação das 718 novas creches que serão construídas no país

Fichas sujas eleitos em 2010 poderão tomar posse, decide STF

“A Lei da Ficha Limpa só poderá ser aplicada a partir das eleições municipais de 2012. Além disso, todos os políticos barrados pela norma, que obtiveram votos suficientes para ser eleitos em 2010, poderão tomar posse. Essas são as consequências do julgamento de hoje (23), no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a validade da Lei da Ficha Limpa. Em um placar de 6 votos a 5, a Corte proibiu a aplicação da regra já nas eleições de 2010.
O ministro Luiz Fux, responsável por desempatar a questão, votou com o relator Gilmar Mendes defendendo o princípio da anualidade. A regra está presente no Artigo 16 da Constituição Federal e determina que lei que alterar o processo eleitoral só pode produzir efeitos um ano após entrar em vigor. Tiveram a mesma opinião os ministros Antonio Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Cezar Peluso.
Os votos contrários, que defenderam a aplicação imediata da lei, foram dos ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. Com exceção de Fux, empossado no dia 3 de março, o placar foi idêntico ao dos dois julgamentos realizados no ano passado sobre os registros de Joaquim Roriz e Jader Barbalho. Os ministros repetiram, inclusive, vários dos argumentos usados anteriormente.
Os políticos liberados com a decisão de hoje ainda não poderão tomar posse. Eles ainda precisam de decisões do STF sobre seus respectivos casos para que isso ocorra. A partir de agora, os ministros do Supremo poderão decidir individualmente, seguindo o entendimento firmado hoje no plenário, sobre os cerca de 30 recursos que aguardavam definição da Corte. A medida também poderá ser tomada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ainda tramitam cerca de 20 processos relativos à Lei da Ficha Limpa.
Apesar de definir o quadro das eleições de 2010, o julgamento de hoje não dá a palavra final sobre os rumos da Lei da Ficha Limpa nas próximas eleições. Caso provocado, o STF poderá se posicionar sobre a constitucionalidade de cada um dos pontos de inelegibilidade criados pela norma.”

Vamos Nós - Após esta decisão que é fruto da omissão do congresso nacional e que beneficia uma leva de corruptos, o que se espera é que no próximo ano a "Ficha Limpa" realmente prevaleça, se não no âmbito da justiça, que seja pelo menos na conciência do eleitor, evitando votar em candidatos reconhecidamente corruptos e incompetêntes.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projeto São José III :Comunidade de Juremal contemplada com liberação de projeto de mecanização agrícola

A comunidade de Juremal no distrito de Cacimba Nova no município de Madalena foi mais uma das comunidades do município beneficiada com projeto de mecanização agrícola, no último domingo 20, representantes da associação de Juremal viajaram a cidade de Sobral onde ali, por ocasião do lançamento do projeto São José III receberam das mãos do governador Cid e do secretário Nelson Martins as chaves de um trator com implementos. A conquista se deve a luta dos moradores da comunidade que contaram com o apoio da vereadora Cileide, representante da região, do secretário da agricultura Eurivando Vieira do prefeito Wilson de Pinho e sobretudo do governo do estado.

Prefeito Wilson de Pinho participa de evento no palácio do planalto

O prefeito Wilson de Pinho participa nesta quinta-feira 24 no palácio do planalto em Brasília da solenidade de inauguração de 54 unidades e assinatura de termos de compromisso com 419 municípios, dentre os quais está o município de Madalena, para a construção de 718 novas unidades de educação infantil no âmbito do programa Pró-infância, o evento terá a participação da presidente Dilma Rousseff.
A programação prevista é a seguinte:

10h - Assinaturas dos termos de compromisso com os 419 municípios
11h - Solenidade de inauguração das 54 unidades de educação infantil e anúncio da construção das 718 novas unidades.

 O passado e o presente
A cerca de alguns comentários infelizes proferidos recentemente em Madalena, onde se fala sobre o saudosismo do passado e o desejo de reproduzi-lo no futuro, diríamos que esta notícia sobre mais uma viagem do prefeito Wilson a Brasília para assinatura de convênio junto ao governo Federal, reflete a prática política moderna e de resultados implantada na gestão do prefeito Wilson de Pinho e que vem resultando numa série de investimentos importantíssimos para o município ao longo dos últimos 06 anos, melhorando consideravelmente a qualidade de vida do seu povo e elevando sua auto-estima, diante do exposto é só comparar as ações passadas com as atuais e facilmente perceberemos a enorme diferença.

terça-feira, 22 de março de 2011

Comissão de Reforma Política do Senado aprova fim de coligações em eleições proporcionais

Os senadores aprovaram hoje (22), na Comissão de Reforma Política do Senado, a proposta de extinção das coligações partidárias nas eleições proporcionais. Por unanimidade, os membros da comissão consideraram que esse modelo de associação deveria acabar e criticaram a forma como essas coligações são feitas.
“Coligação é uma grande distorção do nosso processo representativo. Sou a favor do fim das coligações”, afirmou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), e o líder do PT, Humberto Costa (PE), também disseram que as coligações buscam apenas o compartilhamento do horário gratuito de televisão durante as eleições.
O consenso sobre o fim das coligações, contudo, não se repetiu no momento de discutir o modelo eleitoral brasileiro. Os membros da comissão não chegaram a uma proposta para ser incorporada ao texto que seguirá para o plenário do Senado. Com isso, a votação sobre esse assunto ficou para a próxima quinta-feira (24).

Dengue soma 5.534 casos em 144 cidades Cearenses

O crescimento no número de casos de dengue no Estado, principalmente no interior, preocupa autoridades no Estado e Municípios. O Ceará é um dos Estados no País com o maior número de casos da doença registrados. Já são 15 óbitos, um deles na Capital. Foram notificados, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no dia 18 último, 11.613 casos suspeitos de dengue, em 158 municípios. Desses, 5.534 foram confirmados, em 144 deles. Itapipoca lidera com 688 casos de dengue e dois óbitos. Desses, 29 são de dengue hemorrágica.

Das 15 mortes, três pessoas foram vítimas de dengue hemorrágica, nos Municípios de Icó, Chorozinho e São Gonçalo do Amarante. Os óbitos de dengue com complicação aconteceram nas cidades de Caucaia (3), Itapipoca (2) e 1 em cada um dos Municípios de: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Acarape, Quixadá, Granja e Tejuçuoca). Outros 3 óbitos foram descartados e 19 permanecem em investigação.

A esperança para a prevenção da doença, por meio de vacina, para o Brasil, poderá sair do Ceará. Ontem, a pesquisadora, Maria Isabel Florindo, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), esteve na Secretaria de Saúde apresentando a vacina que vem sendo testada em ratos. Os resultados têm sido promissores. Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, a pesquisa feita por meio da inoculação de proteínas do vírus da dengue em ratos tem resultados positivos na proteção contra a doença.

O resultado da pesquisa deve ser apresentado de forma sucinta também ao secretário de Saúde, Arruda Bastos, e poderá haver mais apoio do Estado para os avanços necessários até que a vacina possa ser testada em humanos. "É uma possibilidade real e factível", diz o coordenador, após a apresentação na manhã de ontem, da pesquisa. Ele destaca que haverá todo o apoio necessário, no sentido de promover melhorias de trabalho no próprio laboratório onde vem sendo desenvolvida a pesquisa. "Tive conhecimento dessa vacina apenas pela imprensa. Agora tomamos conhecimento oficial e, se for confirmada a eficácia, vai ser inédito". Também será mantido contato com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), para ver o fortalecer a pesquisa.

Enquanto isso, o Estado prepara um plano de ação intensificado de 60 dias, principalmente na área de atendimento, com aumentos inclusive no número de leitos em hospitais, enfermarias, fortalecendo a assistência e o processo de acompanhamento dos casos suspeitos. A detecção de dengue Ceará, por meio de pesquisa ativa, segundo Manoel Fonseca, tem sido mais eficaz que em outros Estados do País. Ele justifica o número de óbitos identificados da doença por conta de uma investigação rigorosa. No caso dos Municípios do interior, principalmente os 41, classificados de alto risco, a recomendação é abrir um terceiro turno de atendimento na atenção básica.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, a orientação a partir de agora é que qualquer quadro febril, principalmente em crianças, tenha assistência até o terceiro dia, para perceber se há quadro de dores abdominais intensas, queda de pressão arterial ou se a criança fica irritada ou muito violenta. Essa orientação será uma forma de verificar possíveis casos relacionados a dengue hemorrágica.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Deputados do PSDB admitem fragilidade

Deputado Fernando Hugo PSDB é presença solitária no plenário
Uma das bancadas que demonstrava mais força na Assembleia Legislativa, o PSDB, vive hoje no parlamento cearense uma fase apagada. Primeiro pela falta de debates puxados pelos tucanos e também pela ausência deles no plenário. O líder do partido na Casa, deputado Moésio Loiola (PSDB), não esconde que há uma certa acomodação e apatia da bancada, mas deixa claro que esse comportamento está longe de ser um descaso.

O deputado Fernando Hugo (PSDB), que assumiu, no início deste ano, o seu sexto mandato como parlamentar estadual do Ceará, lamenta a "imensa ausência dos deputados estaduais nas sessões", desabafando não existir coesão entre os tucanos que representam o partido no Legislativo cearense.

A força da internet : Brasil já possui mais de 73 milhões de internautas

O número de pessoas com acesso à internet no Brasil atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online. O número, que considera todo tipo de acesso, seja residencial, no trabalho, em escolas ou em lan houses, representa um crescimento de 9,6% em um ano: o País tinha 67,5 milhões de internautas no final de 2009.

O acesso à internet no trabalho e em domicílios teve crescimento ainda maior, de acordo com o Ibope, que utilizou números do mês de fevereiro de 2011 e de 2010 para a comparação separada por locais de conexão.

O total de pessoas com conexão em pelo menos um desses dois ambientes chegou a 56 milhões em fevereiro de 2011, o que significou um crescimento de 19,2% sobre os 47 milhões do mesmo mês do ano anterior.

Nos domicílios
O total de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet cresceu 24% nesse período e chegou a 52,8 milhões, segundo o Ibope.

Das 56 milhões de pessoas em todo o Brasil que têm acesso à internet no trabalho ou em residências, 41,4 milhões foram usuárias ativas em fevereiro, crescimento de 12,7% na comparação com os 36,7 milhões de fevereiro de 2010.

domingo, 20 de março de 2011

Dos ex-presidentes convidados, apenas Lula não foi ao almoço em homenagem a Obama

Obama e Dilma conversam durante o almoço
A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conseguiu reunir em um mesmo ambiente, o Palácio do Itamaraty, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff e quatro ex-presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) , Itamar Franco (PPS-MG), Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) não compareceu ao almoço oferecido em homenagem ao líder norte-americano. Ex-ministro do governo Lula, o atual governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), justificou a ausência como uma forma de evitar “dupla representação”.

Para Fernando Henrique Cardoso, o convite feito por Dilma foi uma “gentileza”, pois há assuntos, de acordo com ele, que vão além das divergências partidárias. A exemplo dele, Itamar brincou com o 
1ª Dama cumprimenta ex-presidentes
fato de ter sido convidado pela presidenta, alvo de críticas dele durante a campanha eleitoral. Segundo o senador mineiro, foi um convite “diferente”, mas não inusitado.

Aliado do goveno, Sarney destacou a relevância da visita de Obama ao Brasil como um fato que merece destaque por causa do papel que o país passou a desempenhar no cenário internacional.

Vamos Nós - O convite da presidente Dilma Rousseff aos ex-presidentes brasileiros para o almoço com o presidente Obama foi uma atitude digna de uma grande estadista, mostra personalidade e que também não é uma pessoa que guarda rancor. Apesar das dificuldades que ainda enfrenta, a nação brasileira tem mais é que orgulhar-se da democracia que o país vivencia atualmente, quanto a justificativa de Tarso Genro para a ausência do ex-presidente Lula, foi um tanto quanto sem sentido, Dilma é a presidente, Lula a exemplo dos demais, apesar de mais recente é um ex-presidente, portanto não haveria dupla representação. 

sábado, 19 de março de 2011

Secretário Eurivando Vieira foi o convidado deste sábado do “Panorama Geral”

Secretário Eurivando Vieira no "Panorama Geral" com Chico Almir
Recebemos neste sábado 19,  no Programa Panorama Geral na Rádio Campo Maior AM 840 o Secretário da Agricultura de Madalena Eurivando Vieira, que falou das suas ações a frente da pasta desde o início da segunda gestão do Prefeito Wilson de Pinho, Eurivando fez questão de ressaltar o excelente desempenho da sua equipe de trabalho e o apoio recebido do Prefeito Wilson, ressaltando ainda as parcerias com diversos órgãos, dentre os quais destacam-se o BNB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Federação das Associações Comunitárias, Ematerce, Câmara Municipal, SDA e MDA, segundo o Secretário a principal parceria e a mais importante de todas foi a que se estabeleceu diretamente com o produtor rural, que na sua gestão tem recebido todo apoio possível, informou ainda que brevemente a usina de beneficiamento do leite estará em funcionamento, fazendo com que haja o fortalecimento do setor pecuário leiteiro do município. 

Lembrou que neste domingo 20, estará em Sobral levando diretores da associação comunitária de Juremal no distrito de Cacimba Nova para receber um trator liberado através do governo do estado, onde estarão presentes o governador Cid Gomes e o Secretário Nelson Martins. 

Foram muitas ligações telefônicas de reconhecimento a atuação do Secretário Eurivando, inclusive do Prefeito Wilson de Pinho que fez questão de expressar seu contentamento pelo dinamismo e a forma 
Dependências internas da usina do leite em fase de conclusão
democrática adotada pelo secretário Eurivando, fazendo com que haja atualmente harmonia entre poder publico e classe trabalhadora, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Leônidas dos Santos  também fez questão de enaltecer o excelente trabalho e o apoio que a os agricultores vem recebendo da Secretaria Municipal da Agricultura, a Vereadora Cileide Maciel do PDT foi outra que elogiou a boa gestão do Secretário. 

Pelo que se pode observar, o trabalho realizado pelo Secretário Eurivando, aliado ao seu jeito simples e humilde de ser e de agir vem ganhando repercussão dentro e fora do município de Madalena, portanto, parabéns a ele e a sua equipe.

Falece em Fortaleza Francisco de Sousa Barbosa "Chico Camelo"

Faleceu nas primeiras horas da manhã deste sábado 19 em Fortaleza o comerciante, construtor e carpinteiro Francisco de Sousa Barbosa, o Chico Camelo, cidadão bastante conhecido em Madalena e região, dedicou sua vida a família e ao trabalho, proprietário de vários imóveis na sede do município de Madalena, todos construídos por ele próprio, era também comerciante estabilizado a muitos anos na Avenida Antônio Costa Vieira no centro da cidade, foi figura de grande destaque na construção da igreja matriz de nossa senhora da imaculada conceição. Externamos a família enlutada nossos pêsames, na pessoa de sua esposa Maria José e filhos e que o exemplo de dignidade deixado por Chico Camelo seja motivo de conforto para seus familiares e amigos, que Deus lhe conceda a graça de descansar em paz.    

São José

A terra fértil sinaliza para mesa farta e boa safra, fazendo com que o sertanejo eleve os olhos para o céu e agradeça

A certeza de que São José é o "pai providente" de todos os católicos e, em especial, dos sertanejos - têm no dia 19 de março a data limite para o início da quadra chuvosa - é materializada pela mesa farta, graças à chuva que já caiu, até agora, em todo o Estado. Por isso, hoje, Dia de São José, santo considerado pai adotivo de Jesus Cristo, formando a Sagrada Família ao lado de Maria e Jesus Cristo, os agricultores cearenses mudam o tom de suas preces ao padroeiro.

A apreensão e o medo de não chover, o que pode significar mesa vazia, dão lugar às preces em agradecimento ao inverno que cada vez mais se torna realidade. Neste cenário de esperança de boa safra é que os cearenses dos quatro cantos do Estado festejam, desde o dia nove de março, com missas e novenas, o Dia de São José, cujas comemorações terminam hoje.

Santo universal
Em diversas paróquias e capelas espalhadas pela Capital, a exemplo da Catedral Metropolitana de Fortaleza, que realiza programação a partir das 8h30min, encerrando com procissão às 17h, os fiéis reverenciam São José. Ele é venerado como santo universal da Igreja Católica, padroeiro da família e dos artesãos. Nesse clima de evangelização e agradecimento, os cearenses homenageiam São José, que incorpora também a simplicidade do operário, pela profissão de carpinteiro que exercia.

Até o fim do período medieval, era rara a representação de São José, começando aparecer a partir do fim do século XV e início do XVI. Ora parece pintado como um homem velho, barbudo em roupas burguesas, ora como trabalhador. Descendente do Rei Davi, morou em Nazaré, era noivo de Maria, cuja maternidade acontece por obra e graça do Espírito Santo, despertando no noivo, a desconfiança.

Mas a obediência e crença falaram mais alto no coração do carpinteiro de Nazaré, ao receber a revelação durante um sonho, pela boca de um anjo, aceitando a vontade divina. A Igreja Católica presta homenagem a São José no dia 19 de Março, sendo os Beneditinos os primeiros a celebrarem a data, em 1030, seguidos pelas congregações Servos de Maria (1324) e Franciscanos (1399). Em algumas cidades italianas uma tradição antiga permanece até hoje: a mesa de São José.

No Ceará, juntamente com Santa Luzia ( 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), ele forma a trilogia dos santos que podem ajudar a ter um bom inverno. Todos os anos, o homem do campo começa a fazer as suas apostas no inverno do ano seguinte, no dia 13 de dezembro, ao fazer a experiência com seis pedras de sal, que ficam ao relento. Dependendo do grau de umidade, em cada uma delas, indica os meses que serão mais chuvosos, ou senão não haverá inverno. Embora essa fé permaneça viva no imaginário do homem do campo, é refutado do discurso científico.

De acordo com informações do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), "para a Ciência, não há relação entre a chuva nesse dia e qualidade da estação chuvosa no Estado do Ceará". Este ano, a previsão da Funceme para a quadra chuvosa oscila entre 45% de probabilidade para a categoria normal, 40% para acima do normal e 15% para a abaixo da média.

Com o tema "São José, ajudai-nos a defender a vida que Deus no confiou", diversas comunidades de Aquiraz, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) homenageiam o padroeiro da cidade. "São José é a figura principal da Sagrada Família e pai providente", destaca Nilton Inácio da Silva, secretário da Paróquia de Aquiraz, que comemora 300 anos de evangelização.

Durante as festas dos padroeiros, a Igreja Católica aproveita para enfatizar a evangelização. "Neste ano, os fiéis vão agradecer", destaca, informando que desde o dia 9 de março o santo está sendo homenageado com novenas e missas. Hoje, a partir das 17h, várias paróquias participam do cortejo ao Santo, que mantém estreita relação com a família. "Durante a procissão da Capela de São José do Bairro Álvaro Weyne, acontece o encontro com Nossa Senhora de Fátima", explica Maria Celestina de Aguiar, enfatizando a força do Santo com a família.

Mesa de S. José é tradição que continua até
hoje em algumas cidades italianas
Mesa do Santo
Tradição é preservada
No Ceará, o Dia de São José representa a data limite para a esperança do homem do campo no bom desempenho da estação chuvosa, sendo prenúncio de mesa farta para o resto do ano. No entanto, nem todos os anos são bons de chuva no Estado, daí a relação do Santo com as chuvas. Sua festa ocorre durante a Quaresma e coincide com a passagem do equinócio.

Diferente do Hemisfério Norte, onde a data marca o fim do inverno e início da primavera, no Ceará, o Dia de São José acontece na estação chuvosa. Por isso, em algumas cidades italianas, até hoje, os habitantes conservam a tradição da "Mesa de São José".

Trata-se de costume antigo e que está mais ligado ao agradecimento de uma graça alcançada do que a um encontro social. Algumas famílias conservam o hábito de preparar a "Mesa de São José" na noite de 18 de março, sendo formada por massas, verduras, peixes frescos, frutas e vinhos. Não pode faltar à mesa, a imagem de São José. A tradição determina que seja convidados familiares, amigos e três crianças pobres, representando a Sagrada Família. As comidas são servidas, sempre, ao meio dia, de 19 de março.

A imagem do pai provedor, por ser considerado o patrono universal da Igreja Católica, faz com que a celebração permaneça até hoje. É importante lembrar que, ao longo dos séculos, o Santo teve diversas representações sendo uma das primeiras, na Itália, ligada à Sagrada Família, no período Barroco.

O tipo devocional de São José vai se tornando cada vez mais difuso. Há 300 anos, uma imagem do Santo é encontrada no litoral cearense, por pescadores. "Pesava muito, indicando que queria ficar aqui", diz Nilton Inácio da Silva. Assim, São José de Ribamar torna-se o padroeiro da cidade de Aquiraz, a primeira Capital do CE.

Fonte: Diário do Nordeste

sexta-feira, 18 de março de 2011

Tasso só pensa naquilo: cuidar dos netos

O ex-senador Tasso Jereissati afirmou, nesta quinta-feira, que disputa 2012 em Fortaleza quem resolve é a “meninada” do partido. Referiu-se ao empresário Pedro Fiúza, que assumirá em abril a presidência do partido na Capital, e ao ex-deputado estadual Marcos Cals que, em maio, será o novo presidente regional da legenda.
Tasso chegou de São Paulo, onde tratou de questões particulares e assumiu como membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP).
Sem querer briga, repetiu várias vezes que está distante da política eleitoral e que só quer mesmo é “cuidar dos meus netos”.
Tasso desembarcou de avião de carreira, foi cumprimentado por populares no saguao do Pinto Martins e deixou o local dirigindo seu carro. 

Vamos Nós - Faz bem o ex senador, até porque o Ceará está sendo muito bem administrado pelo Governador Cid e muito bem representado no senado através dos senadores Pimentel e Eunício, portanto ele terá todo tempo para se dedicar aos netos. Que tal o exemplo do Dr Tasso ser copiado por alguns dos seus seguidores?

Comissão do senado aprova o fim da reeleição

Mudança que aumenta mandato e acaba com reeleição deu primeiro passo para ser aprovada

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou ontem o fim da reeleição, com a ampliação para cinco anos dos mandatos de presidente, governadores e prefeitos.

Se for aprovada pelo Congresso como na comissão, a regra não valerá para quem já ocupa cargos de comando no Executivo, como a presidente Dilma Rousseff (PT) - que continuaria tendo direito a disputar a reeleição em 2014.


Os senadores também decidiram manter o sistema do voto obrigatório, mesmo com parte da comissão favorável ao voto facultativo.

“Temo o risco de termos governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva. Em momentos de crise, isso pode gerar instabilidade”, disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).


A comissão vai apresentar somente no dia 5 de abril o relatório final com todas as suas decisões. Até lá vai discutir quatro temas da reforma por semana - com decisões parciais a respeito de cada um.

Apenas dois senadores se declararam favoráveis à manutenção da reeleição no Poder Executivo: Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Francisco Dornelles (PP-RJ). Outros 12 senadores foram contra o modelo atual.
Senadores Aécio Neves e Itamar Franco, favoráveis a proposta


“A reeleição é um instituto pouco republicano. Na época em que foi votada, fiquei extremamente preocupado. Participar da eleição com alguém com a máquina e a caneta cheia de tinta é muito complicado”, disse o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), ex-presidente da República.

Também ex-presidente, o senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) “impôs” a reeleição ao País em 1997 enquanto estava na Presidência da República para benefício próprio.

Fonte: Folhapress

quinta-feira, 17 de março de 2011

Crime bárbaro choca população de Boa Viagem

Na última terça-feira 15,  mais um crime bárbaro foi registrado  no município de Boa Viagem, quando o empresário do ramo de distribuição de bebidas Adriano Almeida Costa , popularmente conhecido como Adriano do depósito, 49 anos  foi executado após sofrer um assalto, mesmo sem reagir, um elemento atirou nas costas  da vítima que teve morte imediata.
O fato aconteceu na localidade de Barro Vermelho, zona rural de Boa Viagem,  o comerciante Adriano  em companhia do seu motorista e de um empregado retornavam de uma venda naquela comunidade em uma estrada carroçavel, quando foram surpreendidos por quatro elementos armados de revólveres e pistolas, que foram logo atirando nos pneus do veículo, quando o condutor parou, os elementos anunciaram o assalto, ordenando que todos se retirassem do carro. Os assaltantes tomaram todo o dinheiro do comerciante e pertences das demais vítimas. Já de posse dos objetos do assalto, um dos individuos efetuou um tiro nas costas do empresário mesmo sem este ter esboçado nenhuma reação, o tiro atingiu o coração. segundo as testemunhas que também foram vítimas, o empresário estava com as mãos na cabeça.

O Polícial Militar Valdemiro, informou que os elementos estavam a pé, as buscas estão avançadas e um suspeito já foi identificado pela polícia.

Moradores afirmam que o empresário era uma pessoa bastante querida no município, durante a programação jornalistica das duas emissoras de rádio da cidade, a todo momento pessoas ligavam para se solidarizar com a família  e pedir justiça.

Fonte: Revista Central/Com adaptações

Governador Cid Gomes é convidado para almoço com Obama

Presidente Dilma e Governador Cid
O governador Cid Gomes vai participar do almoço que a presidente Dilma oferecerá ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta sábado, 19, em Brasília.
A informação foi divulgada pela assessoria do Palácio da Abolição. Com isso, fica cancelada a programação do governo itinerante que Cid cumpriria neste fim de semana. Mas, está certo que o governador estará em Sobral, no próximo domingo, lançando o projeto São José III.
Cid tenta prorrogar para esse evento a presença do ministro Afonso Florence, do desenvolvimento agrário. O ministro é aguardado nesta sexta-feira, 18, em Fortaleza. 

Dilma recebe Shakira no Palácio do Planalto

A cantora colombiana Shakira causou alvoroço e histeria no Planalto na tarde desta quinta-feira, antes e depois de ser recebida pela presidente Dilma Rousseff. Shakira, que fará um show na capital à noite, entregou a Dilma um violão autografado e propôs parceria entre a Fundação Alas, criada por ela para atender crianças pobres da América Latina, e o governo brasileiro.
O encontro de Shakira com a presidente durou cerca de 20 minutos. Depois, numa entrevista em que falou apenas em português, Shakira relatou que Dilma gostou do trabalho social desenvolvido pela fundação, voltado especialmente para crianças até seis anos. “Ela ficou entusiasmada de trabalharmos juntos”, disse a cantora.
“É uma bênção que o Brasil tenha agora uma mulher (na presidência) para entender a realidade das crianças, disse a cantora.” No Salão Nobre, onde realizou a coletiva, Shakira foi abordada por funcionários do palácio que pediram autógrafos, tiraram fotos e gritaram o nome da cantora.

Fonte: Estadão

Estado e Prefeituras cearenses correm para não perder R$ 378 milhões

Dinheiro precisa ser usado por prefeituras e Estado até 30 de abril. Caso contrário, será devolvido à União

Depois do anúncio de que o Ceará poderá perder R$ 378,9 milhões em recursos para 565 obras no Estado que estão enquadrados em “restos a pagar”, a bancada cearense em Brasília começa a se articular para impedir a devolução do dinheiro aos cofres da União.

Desses 565 convênios, a maioria firmados entre as prefeituras e o Governo Federal, 281 estão com a situação pendente, ou por inadimplência ou por falta da entrega de documentos exigidos para a aprovação dos repasses. O valor dessas obras é de R$ 163,7 milhões.

As outras 284 obras estão em situação regular, mas também esperam pela verba. Elas somam R$ 215,2 milhões.

Os maiores valores são para o Centro de Eventos (R$ 35 milhões) e para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com 18,7 milhões.

A data limite para que os valores sejam repassados pelo Governo Federal é 30 de abril. Os parlamentares temem que, ate lá, os impasses não sejam resolvidos.

Segundo o deputado federal José Guimarães (PT), a bancada tentará negociar com o Ministério do Planejamento, no caso dos convênios em situação regular, o repasse até a data limite.

Em relação aos pendentes, de acordo com o senador José Pimentel (PT), a tentativa será realizar uma “força tarefa” junto às prefeituras e ao Governo do Estado para que regularizem as situações, a fim de que a Caixa Econômica possa liberar os processos e repassar as verbas.

Haverá, ainda, por parte da bancada, o pedido de prorrogação do prazo de pagamento, para que os governos municipais e estadual sanem as pendências. Conforme Guimarães e Pimentel, obras do PAC e da área da saúde não estão inclusas nestes restos a pagar.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Parabéns a um Cidadão de bem

Com alegria e satisfação, reproduzimos belíssima homenagem feita ao nosso estimado amigo Tarciso Pinho pelo seu filho Tarciso Júnior através do seu blog pessoal
  
“Quero parabenizar no dia de hoje 16 de Março ao meu grande Pai - José Tarciso Pinho, cidadão de bem, bom esposo, pai exemplar. Comerciante a mais de 42 anos no municipio de Madalena, ministro da Eucaristia já por muitos anos, homem de um coração maravilhoso, que busca sempre ser solidário entre os irmãos, principalmente os humildes . Sempre que posso acompanho ele e minha mãe, seja nas visitas semanais para a comunhão dos enfermos, ou nos finais de semana que saímos pelos bairros da cidade ou em comunidades para visitar os amigos.
Nesse momento, essas pequenas linhas que escrevo aqui, com certeza não retrata o tamanho do amor e carinho que sinto por meu pai, pois é bem superior, mas não poderia deixar de registrar e falar da alegria de comemorarmos juntos os 72 anos de um homem que procuro seguir seus passos.
Obrigado pelo Papai que você é, quero viver ainda ao teu lado por muito e muitos anos.
Parabéns!”

Tarciso Júnior
                                                        
Vamos Nós – Parabenizamos ao Tarciso pelo aniversário, pelo cidadão exemplar que é, e também pela maravilhosa família que constituiu, que esta data alegre e feliz seja renovada por muitos anos.
Abraços
Chico Almir, Ana Célia, Almir Júnior e Ana Letícia