terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prefeitos buscam industrialização para Municípios

Os prefeitos de Banabuiú, Choró, Ibaretama e Madalena trabalham no sentido de atrair o interesse de empresários para o Interior do Ceará. Oferecendo infraestrutura e isenção fiscal, pretendem convencer empresários de Franca (São Paulo) a montarem indústrias nestes Municípios. Será a oportunidade para geração de emprego e renda para a faixa etária produtiva de suas cidades. A iniciativa parte da Associação dos Municípios do Sertão Central(Amusc) e conta com o apoio da Diocese de Quixadá. A comitiva esteve na semana passada na cidade paulista, e ali foram recepcionados pelo prefeito, Sidney Franco. O bispo de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, manteve contato com o representante da Paróquia de Santa Rita (Franca), padre Welington Rubens, facilitando a recepção dos anfitriões. Além do prefeito paulista um grupo de empresários foi convidado a conhecer a realidade das cidades cearenses e as propostas dos prefeitos Veridiano Sales (Banabuiú), Antônio Mendes (Choró), Edson Moraes (Ibaretama) e Wilson de Pinho (Madalena), também presidente da Amusc. Segundo o presidente da Amusc, os empresários de Franca visitarão as quatro cidades cearenses no início de 2011, ainda no mês de janeiro. Além do setor calçadista, proprietários de indústrias de moda íntima e de moda praia demonstraram interesse nas propostas apresentadas. Na bagagem, além da disposição em promover o desenvolvimento econômico de suas cidades, os prefeitos do Ceará demonstram a importância social dos futuros empreendimentos no Interior do Estado. O prefeito de Choró ficou empolgado com a viagem. Franca é realmente um dos maiores polos calçadistas do País. Com economia sólida, a cidade é limpa e bem estruturada. "Um exemplo a ser seguido". Ele ficou satisfeito com as garantias apresentadas pelo presidente da Amusc aos empresários paulistas. O galpão será construído pelo Governo do Estado, conforme assegurou Wilson de Pinho aos empresários paulistas. O Município disponibilizará o terreno para construção da indústria. "Dé", como é mais conhecido por seus conterrâneos, estima a possibilidade de criação de 100 empregos no início. Hoje, com mais de 350 mil habitantes, Franca tem na agricultura e na pecuária importantes fontes econômicas. Também é considerada a maior produtora de calçados do Brasil e da América Latina. Possui mais de mil indústrias. A visita da Amusc surgiu após relatos dos prefeitos, preocupados com a falta de trabalho em seus Municípios, principalmente para os jovens e mão de obra produtiva, pessoas a entre 20 a 35 anos. Eles observam que, apesar dos financiamentos e facilidades oferecidas pelas instituições financeiras, para o setor da agropecuária, está havendo um acréscimo do êxodo do meio rural para a área urbana de suas cidades, o que pode estar causando o aumento da violência, favelização, e a proliferação de consumo de drogas.

Fonte: Diário do Nordeste



Funceme aposta em bom inverno para 2011 no Ceará

Depois de um período de estiagem, o sertanejo vive a expectativa de boas chuvas em 2011. As atenções se voltam para as experiências populares e para as previsões meteorológicas. O quadro atual é animador. As águas do Oceano Pacífico Equatorial estão mais frias do que o normal para essa época do ano, caracterizando o efeito La Niña, que é favorável ao sistema de ocorrência de chuvas no semiárido nordestino. Diante dessa realidade, a Funceme aposta em um bom inverno. A Ematerce começa a distribuição de sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar no próximo dia 3, na região do Cariri. O secretário de Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, mantém uma expectativa positiva. "A ocorrência do efeito La Niña é animador e isso traz esperança para todos nós. Sabemos que há outros fatores, mas queremos acreditar em um bom inverno no ano de 2011". Neste ano, predominou o efeito El Niño, contribuindo para ocorrência de estiagem no sertão nordestino. A temperatura média para esta época do ano é de 26 graus Celsius e uma diferença de cerca de quatro graus para mais ou para menos caracteriza os fenômenos El Niño e La Niña. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, esses fenômenos têm duração média de três a quatro meses. "Não são eventos que se modificam de uma hora para outra", observou. "Por isso, o quadro atual é animador e deve se estender até abril".

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Beleza

Miss Quixeramobim entre as concorrentes ao título estadual 
A quixeramobinense Cibele Castro, de 18 anos, que atualmente ostenta o posto de mulher mais bela de Quixeramobim, está entre as favoritas ao Miss Ceará 2011.
O concurso chega a sua final nesta terça-feira, 30. O evento de escolha da Miss Ceará, ocorrerá no Clube de Shows e Eventos Siará Hall, em Fortaleza, a partir das 22 horas. Na disputa pelo título estão 25 candidatas. O público pode votar em sua candidata preferida através do site www.misscearaoficial.com.br . A votação dos internautas contribuirá para a classificação de um grupo de 15 candidatas que estarão mais próximas do título. A candidata quixeramobiense, Cibele Castro, disse estar tranqüila para a final. A torcida local já se mobiliza na organização de caravanas para prestigiar e torcer pela vitória de Cibele. Segundo Maria do Carmo, principal incentivadora do concurso em Quixeramobim, sairão dois ônibus da Praça da Matriz para o evento. A passagem é gratuita. Os interessados deverão apenas adquirir o ingresso para o evento, no valor de R$ 15,00. No concurso de 2009, a candidata quixeramobiense, Ruanna Fernandes, conquistou o titulo de Miss Turismo.


Fonte: Sistema Maior de Comunicação

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Unidades do IFCE serão inauguradas hoje
 
No total, 30 campi serão inaugurados pelo presidente Lula. Entre eles estão os de Acaraú, Canindé e Crateús   
O presidente Lula realiza, hoje, inauguração simultânea de 30 unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em Brasília. No Ceará, serão três campi inaugurados: Acaraú, Canindé e Crateús, que já estão em funcionamento. A solenidade terá a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, do reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, dos diretores gerais dos campi e dos prefeitos dos Municípios, com transmissão por videoconferência. Em Acaraú, o campus do IFCE está com 80% das obras concluídas e 120 alunos matriculados, com funcionamento em sede provisória. Os cursos em andamento são o de licenciatura em Física e os técnicos subsequentes ao médio de Pesca e de Aquicultura. Os novos cursos previstos para início de 2011 são os técnicos em Construção Naval, em Serviço de Restaurante e Bar e o curso superior em Ciências Biológicas. O campus de Canindé iniciou suas atividades em março deste ano e já ocupa sua sede definitiva, beneficiando 202 alunos. A unidade oferta os cursos superiores tecnológicos em Gestão de Turismo e em Redes de Computadores, bem como a licenciatura em Educação Física. Tem também o curso técnico integrado ao médio na área de Eventos, focado no demanda da região. Em 2011 iniciarão as aulas do curso técnico integrado ao médio em Telecomunicações. Já em Crateús, o campus já está em atividade letiva, atendendo hoje a mais de 100 alunos. Oferece os cursos técnicos integrados ao médio nas áreas de Química e de Edificações. O curso superior oferecido é a licenciatura em Matemática, com previsão de implantação de mais graduações para os próximos anos.

Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 28 de novembro de 2010

Produtores Rurais se reúnem em Madalena

 
Aconteceu na tarde do ultimo sábado 27 de novembro no auditório da casa Cardeal  Guarino reunião para tratar da reestruturação do Sindicato Rural de Madalena, entidade filiada a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC, tivemos a honra de conduzir a reunião na condição de integrante da comissão responsável pelo processo de reestruturação,  integram conosco a comissão os seguintes produtores rurais: Prefeito Wilson de Pinho, Secretário da Agricultura Eurivando Vieira e o Agrônomo Carlos Flaubert Patrício de Almeida, além de produtores rurais de diversas localidades do Município, também compareceram a reunião o Gerente de negócios do BNB Agência de Boa Viagem Osvaldo Magalhães que esteve representando o Gerente geral Vieira Neto que por motivo de viagem não pode comparecer e Dona Nilza Luna Assessora Sindical da FAEC que falou da importância da iniciativa de reestruturação e revitalização do Sindicato Rural de Madalena que encontra-se inativo desde o ano de 2.006, e em cumprimento ao estatuto da entidade comprometeu-se a baixar edital na segunda-feira 29 de novembro para que em 30 dias possa estar sendo realizada a eleição para composição da nova diretoria.Usando da palavra em nome dos produtores rurais fizemos questão de enaltecer o apoio do Prefeito Wilson de Pinho e o excelente trabalho do secretário Eurivando a frente da Secretaria da Agricultura que será importante parceira, e que o fortalecimento da categoria só se tornará possível com o engajamento de todos os produtores na luta. A seguir a Proposta de Ações que propuse-mos para a nova gestão do Sindicato:
 
PROPOSTA DE AÇÕES DO SINDICATO RURAL DE MADALENA APRESENTADA NA REUNIÃO DO DIA 27 DE NOVEMBRO DE 2.010:

                                                                    1.0 PLANO DE METAS:

1.1- REPRESENTAR E DEFENDER OS INTERESSES DOS PRODUTORES RURAIS DE MADALENA EM TODAS AS ESFERAS DE PODER, BUSCANDO PARCERÍAS COM OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL VISANDO A VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA QUE SE ENCONTRA ATUALMENTE DESISTIMULADA E COM BAIXA AUTO-ESTIMA;

1.2- ESTAR SEMPRE EM SINTÔNIA COM AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, ATUALIZANDO INFORMAÇÕES SOBRE LINHAS DE FINANCIAMENTOS E DEMAIS AÇÕES DESSAS INSTITUIÇÕES VOLTADAS PARA OS PRODUTORES;

1.3- DISPONIBILIZAR AOS SÓCIOS ORIENTAÇÃO JURÍDICA ATRAVÉS DE ADVOGADO CONSTITUÍDO E CONTÁBIL PRINCIPALMENTE COM VISTA AS DECLARAÇÕES ANUAIS DO ITR, FIRMAR PARCERIA COM A PREFEITUTA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE AGRICULTURA PARA ORINTAÇÕES NAS ÁREAS DE MEDICINA VETERINÁRIA E AGRÔNOMIA;

1.4- IMPLANTAR UM BANCO DE SÉMEN COM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE GENÉTICA DO REBANHO BOVINO, PRINCIPALMENTE DAS MATRIZES LEITEIRAS;

1.5- ESTABELECER PARCERIA COM LABORATÓRIO OU EMPRESA CREDENCIADA PARA AQUISIÇÃO DE VACINAS COM MENOR CUSTO (FEBRE AFTOSA, RAIVA, BOTULISMO, VERMIFUGOS, ETC);

1.6- INTERMEDIAR A COMPRA DE RAÇÃO, PRINCIPALMENTE NOS PÉRIODOS CRÍTICOS, ELIMINANDO A FIGURA DO ATRAVESSADOR;

1.7- ESTIMULAR E APOIAR O PLANTIO DO MILHO E DA PALMA COM O OBJETIVO DE BARATEAR CUSTOS PARA UTILIZAÇÃO PRINCIPALMENTE NA BOVINOCULTURA LEITEIRA;

1.8- REALIZAR CAMPANHAS ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES INCENTIVANDO O CONSUMO DE PRODUTOS ORIUNDOS DO SETOR PRIMÁRIO DO MUNICÍPIO (LEITE, QUEIJO, DOCE, OVO DE GALINHA CAIPIRA, CARNE, PEIXE, FRUTA, VERDURA E DEMAIS PRODUTOS EVENTUAMENTE PRODUZIDOS).


                                       2.0 GESTÃO ADMINISTRATIVA:


2.1-GESTÃO COMPARTILHADA DA DIRETORIA SEMPRE EM SINTÔNIA COM O PENSAMENTO DA MAIORIA DOS SÓCIOS;

2.2- ADMINISTRAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DISPONÍVEIS BASEADO EM UM PLANEJAMENTO PRÉVIO ELEGENDO PRIORIDADES E COM O ESTRITO ACOMPANHAMENTO DO CONSELHO FISCAL;

2.3-REALIZAÇÃO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS BIMESTRAIS OU EXTRAORDINÁRIAS QUANDO HOUVER ASSUNTO A SER DEMANDADO;

2.4-ALUGUEL DE UM IMÓVEL NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE PARA INSTALAR A SEDE DO SINDICATO COM UM FUNCIONÁRIO ATENDENDO DE SEGUNDA A SEXTA DE SETE ÀS TREZE HORAS;

2.5-ADQUIRIR, SE POSSIVEL ATRAVÉS DE DOAÇÃO, UM COMPUTADOR COM IMPRESSORA PARA A SEDE DO SINDICATO;

2.6- CONFECÇÕES DE CARTEIRAS PARA OS SÓCIOS

2.7-APÓS ANÁLISE FUTURA, SE NESCESSÁRIO REVISÃO DO ESTATUTO PARA POSSÍVEIS ADEQUAÇÕES E CRIAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO.


 MADALENA-CE, 27 DE NOVEMBRO DE 2.010

 FRANCISCO ALMIR FRUTUOSO SEVERO

Lula terá oito funcionários a seu dispor após deixar a Presidência

“Quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da República, a partir de janeiro de 2011, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda poderá contar com oito funcionários públicos a seu dispor. A lista de itens aos quais os ex-presidentes têm direito inclui quatro seguranças e dois motoristas treinados pelo Gabinete de Segurança Institucional, além de dois carros oficiais. Lula, assim como os outros que o antecederam, também terá outros dois assessores. Todos os funcionários são custeados pela Presidência da República e lotados na Casa Civil e receberão gratificações além de seus salários básicos. Os presidentes não recebem nenhum tipo de pensão quando deixam o cargo. Em caso de morte, contudo, as viúvas têm direito a uma pensão equivalente às das viúvas de ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O valor é o mesmo do salário de um ministro do Supremo, atualmente R$ 26.723,13, e é vitalício. A viúva não poderá acumular esse rendimento com nenhum outro tipo de pensão pago pela União, podendo escolher com qual ficará, se for o caso. Ao todo, dois decretos presidenciais e um do Congresso Nacional regulamentam os benefícios aos quais os presidentes da República têm direito quando deixam o cargo. O primeiro, de 1986, do Congresso, promulgado pelo então presidente do Senado José Fragelli. O segundo decreto foi assinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo, em janeiro de 1992.O último decreto foi do presidente Lula, em 2008. Todos eles se complementam e redundam na regulamentação dos mesmos benefícios.O Brasil tem atualmente quatro ex-presidentes da República vivos: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Todos eles participam ainda ativamente da vida política do país. Os dois primeiros são senadores da República, sendo Sarney presidente do Senado Federal. Itamar Franco também venceu as últimas eleições o cargo de senador a partir de janeiro.”
(R7.com)

sábado, 27 de novembro de 2010

Moradores do Bairro Boa Vista solicitam providências

Vilany Barros agente comunitária de saúde e moradora do bairro Boa Vista estar solicitando em nome dos moradores do bairro que sejam trocadas algumas lâmpadas da iluminação pública da Avenida Antônio Severo de Pinho que se encontram queimadas, enquanto que ali próximo, na Rua Antônio Marques Viana no mesmo bairro existe uma lâmpada que fica acesa noite e dia, ela também faz menções elogiosas a este Blog as quais muito agradecemos, reafirmando nosso compromisso com a defesa dos interesses maiores da população de Madalena. Diante da justa solicitação da Vilany em nome dos moradores do bairro, faremos um apelo a Secretaria de Obras através do secretário Daudécio Rocha e do Darlan Cassiano que é o responsável pelo setor para que o problema seja resolvido brevemente, inclusive já tomamos conhecimento que a Secretaria iniciou trabalho de reposição de luminárias em alguns pontos da cidade.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bairro Alto da Alegria em festa: Associação dos Moradores realizará II Feira Cultural

A Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Alto da Alegria em Madalena estará realizando nesta sexta-feira dia 26 de novembro a partir das dezoito horas na Rua José Martins de Sousa a II Feira Cultural da comunidade, a programação constará de apresentações culturais, barracas com comidas típicas, exposição e venda de produtos artesanais produzidos pelos próprios moradores além de show com a banda lunay composta por músicos do Município, a coordenação do evento é do presidente da associação João Uchoa e da Professora Dalva a quem agradecemos pelo convite que nos foi enviado, desejando aos dois e a toda comunidade que organiza e participa desta bela festa o mesmo êxito obtido na sua primeira edição. Trata-se de uma iniciativa pioneira e extremamente interessante que deve ser assimilada por outras comunidades da sede e também do interior do Município, portanto, parabéns a todos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Secretaria de Agricultura de Madalena contrata Médica Veterinária

       (Foto: Arquivo do Chico Almir)
Para atender a demanda atualmente existente no Município de Madalena a Secretaria de Agricultura através do Secretário Eurivando Vieira acaba de contratar a Médica Veterinária Zilderleide Bezerra Brito, que terá a missão de acompanhar diversas ações voltadas para o melhoramento do setor pecuário do Município, dentre as quais se incluem medidas preventivas para a preservação da sanidade dos animais e o melhoramento genético de diversas espécies, principalmente bovinos através de programas de inseminação artificial, ações que serão essenciais para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, tendo em vista os investimentos que estão sendo realizados no setor, destacando a usina de beneficiamento de leite que encontra-se em fase de construção. A Veterinária será responsável também pela inspeção de produtos da Agricultura famíliar destinados a merenda escolar do  Município.

Sertões de Canindé: Reunião debate consórcio de lixo

                                                                                   (Foto: Antônio Carlos)
Em reunião realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Canindé foi discutida uma série de assuntos relacionados à operacionalização do Consórcio Municipal de Aterro de Resíduos Sólidos - Unidade Sertões de Canindé (Comares-UCN), conhecido como "Consórcio do Lixo". Este projeto visa, principalmente, a preservação do meio ambiente e a conservação do lençol freático da região compreendida entre os Municípios de Canindé, Caridade, Itatira, Paramoti e Madalena. Na ocasião, foram escolhidos o presidente, vice e demais diretores do consórcio. O presidente eleito foi Cláudio Pessoa, prefeito de Canindé. A sede do aterro sanitário, que terá vida útil de 20 anos, será em Canindé. Os demais deverão enviar seus resíduos sólidos. O consórcio é um protocolo de intenções, publicado pelos cinco municípios integrados. De acordo com os técnicos da Secretaria de Cidades do Ceará, serão transportados para o aterro sanitário regional 984.262 toneladas de resíduos industriais não perigosos, em uma área prevista de 14,48 hectares, numa área total de 28 hectares. Um cinturão verde será construído ao longo do aterro para preservar a mata ciliar e assegurar vida ao meio ambiente. Trator de esteira, pá carregadeira de pneus, caminhão basculante e uma balança eletrônica fazem parte dos acessórios do empreendimento que irá acabar de vez com os lixões das cinco cidades. Estações de transferências serão implantadas nas cidades de Madalena, Caridade, Paramoti e Itatira, com a utilização de contêineres. Segundo projeto, a usina de triagem terá capacidade de atender um movimento diário de 45 toneladas de resíduos sólidos destinados ao aterro, que custará R$ 5.057.900,41. As estações de transferências estão orçadas em R$ 895.136,55, além de R$ 500 mil para o projeto executivo.

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Conab libera milho para o Ceará, mas preço é alvo de protesto

O secretário do Desenvolvimento Rural do Estado, Antônio Amorim, está em Brasília. Ali, ele terá audiências no Ministério da Agricultura para tentar reduzir o preço da saca de 60 quilos do milho que a Conab colocou à disposição dos agricultores e produtores para evitar crise em razão da safra do produto que não foi boa neste ano. Com o secretário, participarão da conversa o presidente em exercício da Federação da Agricultura do Estado, Flávio Saboya, um membro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado, e o superintendente estadual da Conab, José Afonso.
O preço, que estava em 22,14 a saca, conforme o secretário, subiu para R$ 35,00, o que aumenta as dificuldades dos setores que precisam do milho. “Como se não bastasse a estiagem, agora vem milho caro. Temos que resolver essa situação”, disse o secretário Amorim, antes de embarcar na madrugada desta quarta-feira. A Conab liberou 52 mil toneladas procedentes do Mato Grosso. O superintendente do órgão, José Afonso diz que o preço é compatível, em razão do custo do frete. “Era pra custar R$ 37,00 ou R$ 38,00 e nós não cobramos isso”, acentuou. Já o presidente da Federação da Agricultura do Estado, Flávio Saboya, considera elevado e avalia que dá para negociar um meio termo. Na avaliação do secretário Amorim, esse meio termo seria a saca ser vendida a R$ 25,00.
(Blog do Eliomar)

Polêmica sobre a denominação da agrovila do açude Umari

Após ser denominada oficialmente Edgard Patrício de Almeida através de projeto de lei aprovado por unanimidade em duas votações pelo plenário da Câmara de Vereadores de Madalena a Agrovila que receberá famílias que residiam na bacia hidrográfica do açude Umarí vem motivando polêmica por parte de alguns moradores do local que questionam  o projeto aprovado pelos vereadores, segundo eles a Câmara não consultou a comunidade e que o nome proposto seria o do Padre Pedro Paulo Cavalcante de Menezes, ex-vigário da paróquia de Madalena. Lamentamos os desdobramentos dessa decisão, considerando que o ex-vereador Edgard Patrício foi durante sua existência um homem extremamente identificado com a região pela qual sempre trabalhou inclusive numa época em que ser vereador era um sacerdócio, inclusive não recebendo remuneração pelo exercício do mandato, quanto ao Padre Pedro, foi um sacerdote digno, honrado e que dedicou parte da sua vida ao povo de Madalena, portanto a memória de ambos deve estar imune a esse tipo de constrangimento assim como seus familiares. Ontem os Vereadores iriam se reunir com a comunidade sobre o assunto, ainda não sabemos dos desdobramentos da referida reunião, posteriormente voltaremos ao tema, esperando que a os integrantes da Câmara e os moradores usem o bom senso e ponham um ponto final  no assunto, até porque revogar uma lei aprovada recentemente seria uma desmoralização para a própria Câmara Municipal, que seja pensada uma homenagem digna ao padre Pedro através de uma outra obra de destaque,  e que projetos dessa natureza apresentados futuramente pelo poder legislativo sejam previamente discutidos com as comunidades interessadas.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Chaval – Juiz proíbe permanência de menores após 23 horas em praças e vias públicas

“O juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho, respondendo pela Vara Única da Comarca de Chaval, baixou portaria proibindo a permanência de menores de 18 anos, desacompanhados de pais ou responsáveis, após as 23h em praças e vias públicas de Chaval (425 Km de Fortaleza). O não cumprimento da determinação poderá resultar no recolhimento das crianças e adolescentes pelas autoridades. A portaria, publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira, 22, determina também que a entrada e permanência de crianças e adolescentes em bailes, promoções dançantes, boates ou estabelecimentos semelhantes só é permitida com o acompanhamento dos pais ou responsáveis. O juiz considerou que, atualmente, os adolescentes residentes em Chaval estão cometendo uma série de infrações, como dirigir veículos automotores, usar drogas e consumir bebidas alcoólicas com o consentimento dos pais ou responsáveis.
Segundo informações do Tribunal de Justiça do Ceará, o juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho acredita existir “inquestionável excesso de liberdade concedida por pais e responsáveis”. Para ele, a situação está acarretando prejuízos na formação de toda a comunidade.
Outras determinações
Na portaria constam 12 artigos. O de nº 7 proíbe a venda ou distribuição, mesmo que gratuitas, de fogos de estampido e de artifícios, com exceção daqueles de reduzido potencial. Há também proibição para a participação de adolescentes menores de 16 anos, em concursos de beleza, sem a prévia autorização dos pais. Além dos artigos que versam sobre o controle da venda e distribuição de álcool e drogas para crianças e adolescentes e do uso de veículos automotores pelos menores sem habilitação, a portaria prevê, no artigo 9º, o acesso em lan houses e cybers cafés por menores de 18 anos, apenas das 8h às 22h. Além disso, veda a entrada e permanência de alunos fardados ou em horário escolar nesses estabelecimentos. O magistrado determinou também que a portaria seja afixada em todos os estabelecimentos que promovam bailes, além de bares e casas de diversão. Para fins de conhecimento, divulgação, e cumprimento das determinações, o juiz também enviou cópias ao Ministério Público, delegado de Polícia, comandante do destacamento da Polícia Militar, Prefeitura, Câmara de Vereadores e ao Conselho Tutelar.”
(Site do TJ-CE)

sábado, 20 de novembro de 2010

Natal sem Fome


Recebemos no Programa Panorama Geral desta sexta-feira 19/11 a visita do Secretário de Saúde de Madalena Ovídio Pereira acompanhado do mobilizador social da secretaria Airton Gomes e do Médico Dr. Tiago Sales, o objetivo da visita foi o lançamento da campanha “Natal sem fome-Madalena” que tem como meta realizar uma campanha de arrecadação de alimentos e de fundos para aquisição de alimentos junto aos órgãos municipais e a comunidade visando proporcionar um natal mais digno aos necessitados, e ainda sensibilizar e estimular cidadãos a trabalharem por uma sociedade mais justa e inclusiva, além de aproximar cada vez mais as equipes de saúde e a secretaria de saúde de um modo geral das pessoas em situação de carência, a campanha deverá contar com o apoio das demais secretarias municipais, igrejas, entidades governamentais e não governamentais, comerciantes e sociedade em geral. Esteve conosco também o coordenador do Cred-amigo do Banco do Nordeste Queiroz que falou sobre os investimentos do BNB em Madalena e colocou-se a disposição dos coordenadores da campanha "Natal sem fome" para contribuir no quer for possível. No ano passado de forma inédita quem encampou projeto semelhante foi a policia militar do município na pessoa do seu comandante Roberto Alves Tavares, portanto, parabéns a todos pela iniciativa e que a campanha da equipe da saúde seja coroada de pleno êxito, nosso blog estará sempre á disposição para contribuir com ações dessa envergadura.        

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

IBGE realizará reunião em Madalena nesta Sexta-feira

Estará acontecendo á partir das 10 horas desta sexta-feira, reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística-CMGE do Município de Madalena com o objetivo de tratar assuntos relacionados ao encerramento dos trabalhos do Censo 2.010 bem como a apresentação dos dados da coleta, deverão estar presentes representantes do IBGE no Ceará, Supervisores do Censo no Município, além de todos os integrantes da Comissão Municipal. Conforme já publicado anteriormente neste blog Madalena tem atualmente conforme dados oficiais recém coletados 17.067 habitantes, representando crescimento de 14,82% em relação ao resultado obtido no ano 2.000, percentual de crescimento que é superior ao registrado no Estado e no País. A reunião acontecerá no Gabinete do Prefeito e não contará com a presença do Prefeito Wilson de Pinho tendo em vista que o mesmo encontra-se em viagem oficial à Cidade de Franca no Estado de São Paulo onde mantém contatos com empresários do interior Paulista visando à instalação futuramente de indústria calçadista no Município de Madalena, no entanto é importante que os demais integrantes da Comissão possam estar presentes nesta reunião que fará avaliação final dos trabalhos realizados no Município, resultados estes que, diga-se de passagem, serão norteadores das políticas publicas para os próximos dez anos.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ceará tem 45 municípios com alto risco de dengue


O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, anunciou, nesta quinta-feira, durante entrevista ao programa “Debates do POVO”, comandado pelo jornalista Erivaldo Carvalho na Rádio O POVO/CBN, que haverá uma ação especial de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegipt, transmissor da dengue, em 45 municípios. Foram notificados casos da doença em 117 municípios, conforme o secretário, o que dá um total acumulado de 10.774 casos.
“Nós registramos notificações de dengue nesses 117 municípios, mas verificou-se que há risco alto da doença em 45 localidades. Nessas áreas, vamos concentrar esforços, convocar a sociedade, escolas e mobilizar o maior número de agentes de endemias. O inverno está próximo e temos que enfrentar esse problema com apoio de todos”, convocou o secretário. 
Municípios - Risco Muito Alto de Dengue
Acopiara, Apuiarés, Boa Viagem, Camocim,Canindé, Capistrano, Caridade, Chorozinho, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Guaiúba, Horizonte, Ibicuitinga, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Itapagé, Itapipoca, Itatira, Maracanaú, Marco, Massapê, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Novo Oriente, Pacatuba, Palmácia, Pentecoste, Pereiro, Potengi, Redenção, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, SãoJoão do Jaguaribe, Tarrafas, Tianguá, Tururu, Ubajara, Aracoiaba, Arneiroz, Moraújo, Umirim

Dilma convida Mantega a permanecer na Fazenda


A presidente eleita, Dilma Rousseff, decidiu convidar Guido Mantega a permanecer no Ministério da Fazenda em seu futuro governo. O convite estava programado para ser feito ontem à noite, em jantar entre os dois na Granja do Torto - residência de campo da Presidência, cedida à eleita na transição. Em reunião anteontem à noite no Palácio da Alvorada, Lula voltou a defender a manutenção de Mantega no comando da Fazenda. Segundo a Folha apurou, Lula e Dilma discutiram uma lista de nomes que a presidente eleita pretende convidar para montar o seu primeiro escalão.
Dilma planeja anunciar sua equipe econômica na próxima semana. Pode divulgar também nomes de ministros com gabinetes no Palácio do Planalto. Além da permanência de Mantega, ela passou a cogitar a hipótese de manter Henrique Meirelles no Banco Central ao menos até fevereiro do próximo ano, aguardando a posse do novo Congresso Nacional.
(Folha)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Apicultura em Madalena

Produtores e técnicos na Localidade de Santana

Numa região marcada pelas intempéries da natureza como é o semi-árido nordestino, a prática de culturas alternativas que tenham melhores condições de adequar-se ao nosso clima e que também possibilite a geração de renda digna ao homem do campo é sempre muito bem vinda, uma dessas alternativas é a apicultura, que nos últimos tempos vem crescendo consideravelmente, no Município de Madalena a atividade vem se expandindo em algumas comunidades e para fortalecer cada vez mais o setor foi criada uma associação que congrega os produtores, o Secretário de Agricultura Eurivando Vieira vem incentivando e apoiando os apicultores  do Município que atualmente já produzem mel de excelente qualidade, Segundo Eurivando a tendência para o futuro será a inclusão de mais comunidades na atividade.



segunda-feira, 15 de novembro de 2010


                                                                                                  Produzido Por: Tarciso Júnior

Um pouco da nossa história: 15 de Novembro, Proclamação da República

       No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais. A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões: Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica; Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra; A classe média (funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império; Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico; Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Marechal Deodoro da Fons
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil. Completamos neste 15 de novembro de 2010 cento e vinte e um anos da proclamação da República Brasileira, foram muitas conquistas e muito temos ainda á conquistar, um ótimo feriado a todos.


domingo, 14 de novembro de 2010

Até quando?

(Foto:TJ Publicidade)                                         

Moradores residentes nos bairros Alto da Alegria, Agrovila, Boa Vista, Santana e Henrique Jorge no Município de Madalena continuam preocupados e mais uma vez estão exigindo a quem de direito, no caso o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - DNIT, órgão do Governo Federal responsável pela administração das rodovias, a ampliação da sinalização e a colocação de redutores de velocidade no trecho da BR 020 que corta a sede urbana do Município, a locomoção dos moradores dos  mencionados bairros para o centro da cidade e também para outros bairros se dá cruzando a BR, situação que já levou a perda de vidas humanas inclusive de crianças, o excesso de velocidade é o principal fator á contribuir para os acidentes, ontem por pouco não tivemos mais um acidente com vítima fatal, quando um veículo colidiu com uma motocicleta conduzida por uma jovem residente no Bairro Alto da Alegria. Portanto é necessário que o problema seja levado a instância competente e exigido desta que as providências sejam tomadas o mais breve possível, a colocação de sinalização adequada e de redutores de velocidade fará com que vidas sejam preservadas. A título de sugestão proporíamos a Câmara de Vereadores na conformidade do seu regimento interno à criação de uma comissão especial com o objetivo de tratar do problema junto ao DNIT, até porque a população deseja e espera que urgentemente a Câmara Municipal manifeste-se oficialmente sobre o assunto.             
 

Em Fortaleza, diversão combina com bebida, forró elétrico e farra

Eis artigo do professor Antonio Mourão Cavalcante publicado neste sábado no O POVO. Com o título “Grito no meio da noite”, ele fala de um sério problema: a falta de opção de diversão sadia para nossos jovens. Confira:

“Imagino a preocupação dos pais de hoje em dia. Se correm à vista nos jornais em busca de diversão para os filhos – uma suposta agenda cultural – mesmo que não sejam retrógrados, vão ficar assustados. Dificilmente vão encontrar notícia de um evento sadio e educativo. Além dos forrós de duvidosa qualidade, dos festivais promovidos por bebidas alcoólicas, nada absolutamente de proveitoso e construtivo. Os seus filhos estarão à mercê do pior que eles poderiam frequentar. Baixa qualidade artística, bebidas alcoólicas em profusão. Como se os jovens só gostassem disso.
Paradoxalmente, estes “eventos culturais” contam com o apoio financeiro de instituições públicas – Governo Federal (Ministério disso e daquilo), Governo Estadual (incentivo ao turismo e à cultura) e prefeituras. Nossos impostos são aplicados em promoções de duvidosa orientação e objetivo. Pode parecer um discurso caduco e superado de quem não entende o que se passa na cabeça dos jovens. “Tá por fora”. Mas alguém tem que abrir o jogo e falar. Isso não é possível! Não é assim que se faz com nossa juventude. Na segunda-feira vamos lastimar as manchetes do fim de semana. Os acidentes e a violência de toda natureza. Chega. Não devemos aceitar que nossa juventude seja destruída dessa forma. Nós pais precisamos assumir, com coragem, uma revolta justa. Exigir do poder público que pare de patrocinar estas manifestações ridículas e que não levam a nada. Determinar uma maior fiscalização nesses locais. Por exemplo: por que menores podem comprar e usar bebidas alcoólicas sem qualquer controle? Frequentar ambientes que nitidamente nada lhes podem favorecer?
Sei da dor de pais de família que vivem a expectativa de receber um telefonema dentro da noite: “seu filho sofreu um grave acidente e está sendo conduzido ao IJF.” Basta de tanta estupidez.

* Antonio Mourão Cavalcante – Médico, antropólogo e professor universitário

   Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Sobre este artigo do Doutor Antônio Mourão, acrescentaríamos que além da capital, a triste realidade por ele tão bem retratada está presente também no interior do Estado

sábado, 13 de novembro de 2010

Mudança de Dilma é levada para a Granja do Torto

Presidente eleita deixará casa alugada no Lago Sul, em Brasília.
Na transição, ela vai morar em uma das residências oficiais da Presidência.
 
Funcionários de transportadora fazem a mudança da presidente eleita, Dilma Rousseff, para a Granja do Torto. Dilma deixa a casa alugada pela campanha no Lago Sul, área nobre da cidade, e passa a morar na Granja do Torto, uma das residências oficias da presidência da República. O local é atualmente usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma "casa de campo". A decisão tem como finalidade dar mais privacidade e segurança para a presidente eleita.
 Fonte: G1

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Eleições 2010: Resultado fortalece representação política de Madalena a partir do próximo ano

Pimentel, Eunicio, Cid e Domingos Filho

O resultado das eleições de 2.010 em Madalena, tanto no primeiro quanto no segundo turno deixou o Município em situação política privilegiada, o Governador reeleito Cid Gomes do PSB e os Senadores eleitos Eunício Oliveira do PMDB e José Pimentel do PT receberam votações bastante expressivas assim como a Presidente eleita Dilma Rousseff que no segundo turno obteve quase 90% dos votos válidos, mesmo se tratando de um Municipio com pouco mais de doze mil eleitores, os percentuais registrados em favor dos candidatos majoritários eleitos foram dos maiores registrados no estado. Já os candidatos proporcionais mais votados no Município são quase todos integrantes da base aliada e ligados aos candidatos majoritários eleitos, entre os mais votados para deputado Federal estão, Domingos Neto – PSB filho do Vice Governador eleito Domingos Filho do PMDB, o mais votado em Madalena e no estado, André Figueiredo – PDT, Danilo Forte – PMDB, José Guimarães – PT e Vicente Arruda – PR que mesmo não integrando a base do governo estadual obteve quase 1.000 votos, para deputado Estadual os mais votados foram, Camilo Santana – PT ex secretário estadual de Desenvolvimento Agrário muito ligado ao Governador Cid, foi o mais votado em Madalena e também no estado, Mauro Filho – PSB ex secretário estadual da Fazenda é outro muito próximo do Governador, inclusive especulações sobre a composição da futura equipe de auxiliares diretos do Governador apontam Camilo e Mauro como prováveis secretários, Raquel Marques – PT, e Eliane Novais – PSB são Deputadas da base que também receberam votações razoáveis, Téo Menezes – PSDB e Idemar Citó – DEM que não pertencem à base aliada obtiveram boas votações e independente de posturas políticas deverão igualmente satisfação pública a comunidade. O resultado das urnas foi  reflexo das parcerias dos governos Federal e Estadual com o Municipio de Madalena na gestão do atual Prefeito Wilson de Pinho, através da boa utilização dos recursos públicos proporcionando investimentos importantes para o desenvolvimento econômico e social, um dos principais exemplos dentre outros é o açude Umarí, um antigo sonho que hoje já é realidade. Para os próximos anos o que a população espera e deverá cobrar de todos esses representantes é muito trabalho e compromisso com as causas que realmente interessam ao povo de Madalena, que o apoio recebido nas urnas seja retribuído na consecução de futuros projetos que possibilitem ao Município continuar trilhando o caminho do desenvolvimento. O povo de Madalena gosta e participa ativamente das campanhas políticas e deverá passar a acompanhar cotidianamente o desempenho dos seus representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, assim como a conduta de algumas “lideranças” locais que nos períodos eleitorais atuam como agenciadores do voto popular, voto este que deve ser sobretudo livre e democrático.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Representante do Governo do Estado afirma que consórcio concluirá estrada Madalena/Quixeramobim dentro do prazo delimitado


Diante de alguns problemas recentes que desaceleraram a obra da estrada Madalena/Quixeramobim o coordenador da central de licitação do governo do estado Tarso Pinheiro Borges disse em entrevista ao programa cidade em campo da rádio campo maior de Quixeramobim apresentado pelo Jornalista Ronildo Saldanha, que manteve contato com a administração do consórcio responsável pela obra, ocasião em que foi assegurada pela construtora, a conclusão dos trabalhos dentro do prazo delimitado
                                                                                                                           
Fonte: Sistema Maior de Comunicação

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Juiz de Direito da Comarca de Madalena sofre acidente automobilístico na BR 020

Hilux conduzida pelo Juiz

Saveiro destruida pelo fogo
Um acidente envolvendo uma caminhonete Hilux conduzida pelo Juiz de Direito da Comarca de Madalena Dr. Fabiano Damasceno Maia e um veículo Saveiro conduzido por Adjacir Girão por pouco não acabou em tragédia, os dois veículos trafegavam em sentidos opostos e se chocaram por volta das 13 horas desta quarta feira na BR 020 nas imediações da localidade de Várzea Comprida próximo a sede do Município de Madalena, após o violento choque os veículos capotaram, ficando ambos totalmente destroçados, inclusive a saveiro foi destruída pelas chamas tendo em vista que após a batida a mesma veio  a incendiar. Aparentemente sem nenhuma lesão grave o Juiz de Direito Dr. Fabiano Damasceno que retornava a Madalena após algumas audiências no vizinho Município de Itatira onde o Magistrado está respondendo foi levado para Fortaleza, o condutor da saveiro Adjacir Girão foi conduzido ao hospital  Mãe Totonha em Madalena onde recebeu os primeiros socorros e em seguida transferido para o hospital de Canindé, segundo informações da equipe médica que atendeu Adjacir em Madalena, o mesmo estava consciente, porém com suspeita de traumatismo craniano,segundo ainda a equipe médica ele afirmou que estava vindo do Município de Tauá com destino a Fortaleza, informações dão conta ainda que o paciente ao chegar em Canindé foi levado para a capital em um helicóptero. Na opinião de populares que chegaram ao local logo após o acidente e presenciaram a cena, somente um milagre justificaria os dois condutores terem sobrevivido a violência da colisão, quanto as causas do acidente não temos nenhuma informação, restando, portanto aguardar  manifestação da pericia técnica. A noticia do acidente repercutiu e preocupou bastante a população de Madelena, tendo em vista a comoção que é sempre natural nestes casos e o bom conceito do Juiz da Comarca  perante a comunidade

Posto do DETRAN em Madalena oferece comodidade aos proprietários de veículos do Município

A implantação do posto avançado do DETRAN no Município de Madalena em fevereiro deste ano foi resultado de convênio firmado entre o órgão estadual e a Prefeitura de Madalena, que disponibilizou prédio, linha telefônica, internet e funcionários que realizaram treinamento para o devido exercício de suas funções, decorridos nove meses da inauguração a movimentação diária registrada atualmente no posto justifica plenamente a sua instalação, são muitas pessoas que buscam atendimentos diversos, dentre os mais procurados estão, transferências, vistorias, emissão de extratos de licenciamento, serviços que outrora só eram realizados em outros Municípios.O posto do DETRAN de Madalena está localizado na Avenida Antônio Costa Vieira nº 322, próximo a Prefeitura, o telefone para contato é o 3442-1153, horário de funcionamento de 08 ás 15:00 de segunda a sexta-feira
 

Reproduzimos aqui, comentário do companheiro Tarciso Júnior sobre matéria vinculada neste blog no último sábado 07 de novembro, com o tema “Título de Cidadão Honorário, a quem se destina?”

Mas uma vez volto a comentar matérias importantes postadas neste blog, desta vez sobre pessoas não naturais do nosso município que recebem títulos honoríficos ou popularmente Titulo de Cidadania.
Atenção autoridades publicas é preciso ficar atentos para escolher realmente quem tem o reconhecimento da comunidade pelo trabalho prestado e contribuem dia a dia para o crescimento de nossa Madalena. Município que em breve com a chegada de grandes conquistas e seu positivo crescimento estará recebendo novos moradores vindos de outras cidades para aqui fazer história.

No meu simples modo de pensar, a entrega de um titulo se faz jus a pessoas que realmente são merecedoras, deixando o agraciado (a), os familiares, os amigos e toda população bem mais feliz.

Espero que nos próximos anos, nossos legisladores saibam realmente selecionar com muita calma, os novos agraciados com Titulo de cidadão Madalenense, pois mesmo de forma tímida, sem participar de sessões e distante de seu representante parlamentar, o povo poderá nas próximas eleições municipais, deixar de fora quem deixou de lembrar alguém que aqui chegou, fez ou está fazendo muito por esta terra, que é o coração do Sertão Cearense.

Tarciso Junior


Lembramos aos nossos internautas que os comentários sobre assuntos abordados neste blog ou qualquer outro tema deverão ser enviados através da janela “Comentários “do próprio blog ou pelo 
 E-mail: chicoalmirmadalena@gmail.com

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Censo 2010: Madalena registra crescimento populacional de 14,82%


Os resultados preliminares do censo demográfico Brasileiro de 2010 foram publicados no Diário Oficial da União do último dia 04 de novembro, somos 185.712.713 brasileiros, no ano 2.000 éramos 169.799.170, o que representa um aumento de aproximadamente 10%, no Ceará atingimos a 8.180.087 pessoas, em 2.000 somávamos 7.430.661, representando crescimento também em torno de 10%, já no Município de Madalena o IBGE contabilizou este ano 17.067 habitantes, no ano 2.000 foram 14.864, representando um crescimento populacional na ordem de 14,82%, percentual que é superior ao registrado no Estado e no País. Esses dados mostram que os Madalenenses estão acreditando mais no potencial do Município e nele permanecendo, no Brasil são 5.565 Municípios e muitos tiveram redução no número de habitantes. Uma constatação que deverá ser bastante analisada pelos nossos governantes nas diversas esferas de poder, é o êxodo rural que continua acontecendo de forma desenfreada e superlotando as periferias das pequenas, médias e grandes cidades do País, contribuindo substancialmente para o agravamento de problemas sociais, como a falta de moradias dignas, desemprego, tráfico e consumo de entorpecentes, e uma série de outros problemas que levam a desagregação familiar. Na condição de integrante da Comissão Municipal responsável pelo acompanhamento do Censo, ressaltamos o apoio do Prefeito Wilson de Pinho, assim como o trabalho realizado pela equipe que coordenou o Censo em Madalena, composta por jovens do próprio Município, más que deram conta do recado, parabéns a todos       

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Redução na Vazão dos Poços do SAAE deixa Bairros de Madalena sem Água

O baixo índice pluviométrico registrado na quadra invernosa deste ano no Município de Madalena está causando sérios transtornos à população, além das comunidades do interior que enfrentam o problema da falta d’água e estão sendo abastecidas através da operação carro pipa coordenada pelo exército em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a situação agora se agrava na sede do Município em razão da redução drástica na vazão dos poços que alimentam o sistema de abastecimento gerenciado pelo SAAE, de acordo com o Diretor do órgão José Oéles Pereira todas as medidas possíveis estão sendo tomadas, no entanto a solução do problema torna-se bastante complexa,  visto que  na medida em que o tempo vai passando os poços estão diminuindo suas vazões, o bombeamento para os bairros através do sistema de rodizio tem sido uma das tentativas para melhorar a situação, em alguns locais já houve inclusive a suspensão do envio das contas aos usuários do sistema. Diante do quadro que se apresenta a solução para minimizar o sofrimento das famílias residentes nos locais mais críticos da sede deverá ser a ampliação da operação carro pipa. Este é um problema antigo vivenciado pela população de Madalena e que sempre se repete nos anos de chuvas escassas, no entanto, uma solução definitiva se avizinha, com a conclusão do Açude Umarí que terá capacidade para acumular trinta e cinco milhões de metros cúbicos prevista para o próximo mês dezembro e o prenuncio de um bom inverno em 2011, esperamos que esta seja a ultima vez que a população residente na sede urbana do Município esteja sofrendo com o problema da falta d'água. Portanto, diante deste quadro que acabamos de narrar, repetiremos uma frase que já manifestamos em outras oportunidades, "A construção do Açude Umarí será a Obra do Século no Município de Madalena"    
Carro Pipa: a solução para o momento
 Açude Umarí: A esperança para o Futuro